[RESOLVIDO] Personagens diferentes no mesmo Animator Controller
2 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Personagens diferentes no mesmo Animator Controller
Pessoal, boa noite! Seguinte,
Tenho o personagem chamado H1AmareloSerio e ele tem 4 animações no Animator Controller. Também tenho outro personagem H1AmareloSorrindo que só tem 1 animação no mesmo Animator Controller. As transições estão feitas normalmente.
Se eu colocasse as 5 animações como sendo apenas do H1AmareloSerio, todas as 5 rodariam sem problemas, mas com os 2 personagens juntos no mesmo Animator Controller, não está funcionando.
Será que é por causa disso que a 5ª animação, que é a do personagem H1AmareloSorrindo, não está rodando? Pois a 5ª animação é de outro personagem.
É possível ter mais de um personagem no mesmo Animator Controller e todos interagirem entre sí?
Mt obg!
Tenho o personagem chamado H1AmareloSerio e ele tem 4 animações no Animator Controller. Também tenho outro personagem H1AmareloSorrindo que só tem 1 animação no mesmo Animator Controller. As transições estão feitas normalmente.
Se eu colocasse as 5 animações como sendo apenas do H1AmareloSerio, todas as 5 rodariam sem problemas, mas com os 2 personagens juntos no mesmo Animator Controller, não está funcionando.
Será que é por causa disso que a 5ª animação, que é a do personagem H1AmareloSorrindo, não está rodando? Pois a 5ª animação é de outro personagem.
É possível ter mais de um personagem no mesmo Animator Controller e todos interagirem entre sí?
Mt obg!
Última edição por WLCS22 em Qui Abr 29, 2021 1:00 pm, editado 1 vez(es)
WLCS22- MembroAvançado
- PONTOS : 1927
REPUTAÇÃO : 60
Respeito as regras :
Re: [RESOLVIDO] Personagens diferentes no mesmo Animator Controller
Supondo que esses personagens tenham a mesma quantidade de ossos, nomes similares (o que geralmente é o caso caso você baixe eles da mixamo), você pode apenas utilizar o mesmo avatar+animator nos dois.
Baixe o personagem A sem animações, apenas o rig+mesh
Baixe o personagem B com as 5 animações.
Na Unity mude B para humanoide, isso vai criar um avatar, crie o animator controller e utilize no B.
O A você muda pra humanoide, mas ao invés de criar um avatar, você usa o avatar do B, assim as animações e todo resto funciona com ele.
Baixe o personagem A sem animações, apenas o rig+mesh
Baixe o personagem B com as 5 animações.
Na Unity mude B para humanoide, isso vai criar um avatar, crie o animator controller e utilize no B.
O A você muda pra humanoide, mas ao invés de criar um avatar, você usa o avatar do B, assim as animações e todo resto funciona com ele.
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4443
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Oi, Fagner, boa noite e obg pela atenção!
Fiquei um pouco confusa.. Vamos por partes
"Baixe o personagem A sem animações, apenas o rig+mesh"
Isso eu consigo apenas com o FUSE?
Pois qnd a gente entra no Mixamo, o avatar já começa com uma animação. Não é possível baixar um avatar do Mixamo sem animação.
"você pode apenas utilizar o mesmo avatar+animator nos dois"
e
"crie o animator controller e utilize no B."
Isso me confundiu, são dois AnimatorControllers, um pra cada avatar, ou apenas um AnimatorController que fica com o personagem B?
"você usa o avatar do B"
Olha, oq eu quero é que as 4 primeiras animações sejam usadas pelo 1º personagem e a 5ª animação seja com usada pelo 2º personagem. Mas vc falando isso, se eu não usar animação no personagem A, como eu terei seus traços e movimentação no avatar B?
Obg!
Fiquei um pouco confusa.. Vamos por partes
"Baixe o personagem A sem animações, apenas o rig+mesh"
Isso eu consigo apenas com o FUSE?
Pois qnd a gente entra no Mixamo, o avatar já começa com uma animação. Não é possível baixar um avatar do Mixamo sem animação.
"você pode apenas utilizar o mesmo avatar+animator nos dois"
e
"crie o animator controller e utilize no B."
Isso me confundiu, são dois AnimatorControllers, um pra cada avatar, ou apenas um AnimatorController que fica com o personagem B?
"você usa o avatar do B"
Olha, oq eu quero é que as 4 primeiras animações sejam usadas pelo 1º personagem e a 5ª animação seja com usada pelo 2º personagem. Mas vc falando isso, se eu não usar animação no personagem A, como eu terei seus traços e movimentação no avatar B?
Obg!
WLCS22- MembroAvançado
Respeito as regras :
Olha, quando você postou eu pensei que fosse um personagem completamente diferente que apenas utilizava o mesmo rig, mas vendo que é o mesmo boneco tendo como única diferença o sorriso, eu recomendaria você utilizar blendshapes para mudar a face de sério para sorrindo, isso usando apenas um modelo com as 5 animações.
BlendShape, ou ShapeKey(se você usa o blender) é um recurso feito exatamente pra isso, pra ter variações na mesh do personagem sem precisar refazer um boneco ou usar outro rig.
Via código, quando você quisesse ele sorrindo, bastaria acessar o skinnedMeshRenderer e mudar o valor da blendShape do sorriso.
Aqui tem a documentação:
https://docs.unity3d.com/Manual/BlendShapes.html
Tenho quase certeza que o Fuse tem a opção de exportar blendShapes, isso é bem comum em qualquer software de modelagem ou criação de personagens, mas como não conheço a ferramenta, não sei te dizer exatamente como fazer, youtube é seu amigo kkk
O resultado é até mais interessante, pois não muda de vez, você pode fazer uma troca suave entre as blendShapes pra ter o efeito de uma animação super complexa.
Olha aqui por volta de 1 min. O tutorial é antigo, talvez nem funcione, olha só o efeito como fica.
BlendShape, ou ShapeKey(se você usa o blender) é um recurso feito exatamente pra isso, pra ter variações na mesh do personagem sem precisar refazer um boneco ou usar outro rig.
Via código, quando você quisesse ele sorrindo, bastaria acessar o skinnedMeshRenderer e mudar o valor da blendShape do sorriso.
Aqui tem a documentação:
https://docs.unity3d.com/Manual/BlendShapes.html
Tenho quase certeza que o Fuse tem a opção de exportar blendShapes, isso é bem comum em qualquer software de modelagem ou criação de personagens, mas como não conheço a ferramenta, não sei te dizer exatamente como fazer, youtube é seu amigo kkk
O resultado é até mais interessante, pois não muda de vez, você pode fazer uma troca suave entre as blendShapes pra ter o efeito de uma animação super complexa.
Olha aqui por volta de 1 min. O tutorial é antigo, talvez nem funcione, olha só o efeito como fica.
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4443
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Perfeito. Vou assistir e implementar. É a primeira vez que mexerei no BlendShape. Vou te retornar dando certo ou não! Obg, Fagner!
WLCS22- MembroAvançado
Respeito as regras :