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Não consigo desativar script de gameObject (C#)

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DÚVIDA Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por wooZbr Qua Jan 20, 2021 5:19 pm

Estou tentando desativar o componente (script) "Basic Input" do gameObject "Car" por outro script mas não consigo. 
Procurei bastante na internet e o código ficou assim:
Código:
Car.GetComponent<BasicInput>().enabled = false;

Mas o unity retorna o seguinte erro: "Assets\Scripts\Menu\MainMenu.cs(21,26): error CS0246: The type or namespace name 'BasicInput' could not be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)"

O nome do script é "BasicInput" mas no inspector ele está "Basic Input" (com espaço) e o GameObject Car é inserido na cena por script também:
Código:
Car = Instantiate(GameData.pCarObj, CarPos.transform.position, CarPos.transform.rotation);

vlw

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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por Pokedlg Qua Jan 20, 2021 5:32 pm

O Car é um prefab?
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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por wooZbr Qua Jan 20, 2021 5:34 pm

Pokedlg escreveu:O Car é um prefab?
Sim, no caso a variável GameData.pCarObj se refere a um prefab.

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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por Pokedlg Qua Jan 20, 2021 5:41 pm

Existe uma diferença entre o prefab e o objeto em cena, se voce colocar um script a um GameObject que está em cena, ele não irá automaticamente atribuir este script ao prefab Original. (Acredito que esse seja o seu problema), para resolver, vai no GameObject que tem o script "BasicInput" que está em cena, se ele for um prefab clique com o botao direito do mouse e vai em Unpack Prefab, depois arraste ele até algum lugar da aba project para poder transformar ele em um novo prefab e substitua o prefab original por esse, pois agora ele irá conter o script "BasicInput"
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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por Pokedlg Qua Jan 20, 2021 5:50 pm



No exemplo que fiz, voce verá que no começo o prefab original nao estava com o script, depois que criou um novo prefab com script, o prefab original teve o script.
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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por wooZbr Qua Jan 20, 2021 5:53 pm

Pokedlg escreveu:Existe uma diferença entre o prefab e o objeto em cena, se voce colocar um script a um GameObject que está em cena, ele não irá automaticamente atribuir este script ao prefab Original. (Acredito que esse seja o seu problema), para resolver, vai no GameObject que tem o script "BasicInput" que está em cena, se ele for um prefab clique com o botao direito do mouse e vai em Unpack Prefab, depois arraste ele até algum lugar da aba project para poder transformar ele em um novo prefab e substitua o prefab original por esse, pois agora ele irá conter o script "BasicInput"
Então cara, acho que não é esse o problema porque o prefab dele já contém o script, e ele sequer está na cena antes de executar, é criado pelo script.

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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por Pokedlg Qua Jan 20, 2021 5:56 pm

Voce poderia mandar uma imagem do inspector do prefab?
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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por Pokedlg Qua Jan 20, 2021 6:25 pm

Ok, voce poderia entao mandar o script, para vermos se pode ser outra coisa?
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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por wooZbr Qua Jan 20, 2021 6:46 pm

Pokedlg escreveu:Ok, voce poderia entao mandar o script, para vermos se pode ser outra coisa?

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class MainMenu : MonoBehaviour
{
    public Transform FreeRoamLine;
    public GameObject FreeRoam;
    public GameObject CarPos;
    public GameObject Car;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        FreeRoam = this.transform.Find("FreeRoam").gameObject;
        FreeRoamLine = FreeRoam.transform.Find("Line");
        CarPos = GameObject.Find("CarPos");
        Car = Instantiate(GameData.pCarObj, CarPos.transform.position, CarPos.transform.rotation);
        Car.name = "Car";
        Car.GetComponent<BasicInput>().enabled = false;

    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {  

    }
}

Print: 
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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por Pokedlg Qua Jan 20, 2021 7:11 pm

Isto está selecionada na aba Project ou na Hierarchy da unity?
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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por Pokedlg Qua Jan 20, 2021 7:13 pm

O que é o GameData.pCarObj ?
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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por Micco Qua Jan 20, 2021 7:21 pm

Tenta instanciar o carro dizendo explicitamente que é um GameObject:
Código:
Car = Instantiate(GameData.pCarObj, CarPos.transform.position, CarPos.transform.rotation) as GameObject;

Acredito que também dê pra fazer assim:
Código:
Car.gameObject.GetComponent<BasicInput>().enabled = false;
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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por wooZbr Qua Jan 20, 2021 10:36 pm

Pokedlg escreveu:Isto está selecionada na aba Project ou na Hierarchy da unity?
Tá na aba Project, e GameData.pCarObj é a variável do script GameData que armazena o GameObject do carro (pois tem mais de um)
Uma parte do script dela:

Código:
    public static string pCar; //var do nome do carro
    public static GameObject pCarObj; //var do gameobject (prefab) do carro
      [...]
      pCar = PlayerPrefs.GetString("pCar", "Pickup"); //pega o nome do carro salvo, se não tiver vai ser Pickup
      pCarObj = Resources.Load(pCar) as GameObject; //carrega o gameobject do carro de acordo com o nome

@Micco Não deu certo também :\

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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por Pokedlg Qui Jan 21, 2021 1:07 am

Me desculpe, eu confundi os problemas. Agora me lembrei que já tinha passado por esse problema antes Intrigado. (Talvez possa ser o que eu estou pensando), o estranho é que se fosse isso, o erro que apareceu no Console seria diferente. Acontece que voce está passando um GameObject para se tornar bool e nao teria como converter uma variavel do tipo Unity.GameObject em bool. Tente fazer o teste com esse script:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class MainMenu : MonoBehaviour
{
    public Transform FreeRoamLine;
    public GameObject FreeRoam;
    public GameObject CarPos;
    public GameObject Car;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        FreeRoam = this.transform.Find("FreeRoam").gameObject;
        FreeRoamLine = FreeRoam.transform.Find("Line");
        CarPos = GameObject.Find("CarPos");
        Car = Instantiate(GameData.pCarObj, CarPos.transform.position, CarPos.transform.rotation);
        Car.name = "Car";
        var scriptBasicInput = Car.GetComponent<BasicInput>();
        scriptBasicInput.enabled = false;

    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    { 

    }
}


Se isto nao funcionar, tente deste jeito:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class MainMenu : MonoBehaviour
{
    public Transform FreeRoamLine;
    public BasicInput basicInput;
    public GameObject FreeRoam;
    public GameObject CarPos;
    public GameObject Car;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        FreeRoam = this.transform.Find("FreeRoam").gameObject;
        FreeRoamLine = FreeRoam.transform.Find("Line");
        CarPos = GameObject.Find("CarPos");
        Car = Instantiate(GameData.pCarObj, CarPos.transform.position, CarPos.transform.rotation);
        Car.name = "Car";
        basicInput = Car.GetComponent<BasicInput>();
        basicInput.enabled = false;

    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    { 

    }
}

Acredito que o primeiro irá funcionar se o problema for o que eu estou pensando.
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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por wooZbr Qui Jan 21, 2021 4:13 pm

Pokedlg escreveu:Me desculpe, eu confundi os problemas. Agora me lembrei que já tinha passado por esse problema antes Intrigado. (Talvez possa ser o que eu estou pensando), o estranho é que se fosse isso, o erro que apareceu no Console seria diferente. Acontece que voce está passando um GameObject para se tornar bool e nao teria como converter uma variavel do tipo Unity.GameObject em bool. Tente fazer o teste com esse script:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class MainMenu : MonoBehaviour
{
    public Transform FreeRoamLine;
    public GameObject FreeRoam;
    public GameObject CarPos;
    public GameObject Car;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        FreeRoam = this.transform.Find("FreeRoam").gameObject;
        FreeRoamLine = FreeRoam.transform.Find("Line");
        CarPos = GameObject.Find("CarPos");
        Car = Instantiate(GameData.pCarObj, CarPos.transform.position, CarPos.transform.rotation);
        Car.name = "Car";
        var scriptBasicInput = Car.GetComponent<BasicInput>();
        scriptBasicInput.enabled = false;

    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {  

    }
}


Se isto nao funcionar, tente deste jeito:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class MainMenu : MonoBehaviour
{
    public Transform FreeRoamLine;
    public BasicInput basicInput;
    public GameObject FreeRoam;
    public GameObject CarPos;
    public GameObject Car;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        FreeRoam = this.transform.Find("FreeRoam").gameObject;
        FreeRoamLine = FreeRoam.transform.Find("Line");
        CarPos = GameObject.Find("CarPos");
        Car = Instantiate(GameData.pCarObj, CarPos.transform.position, CarPos.transform.rotation);
        Car.name = "Car";
        basicInput = Car.GetComponent<BasicInput>();
        basicInput.enabled = false;

    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {  

    }
}

Acredito que o primeiro irá funcionar se o problema for o que eu estou pensando.

Continua o mesmo erro, mas no segundo script ele acusa erro na linha 9   Neutro

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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por Pokedlg Qui Jan 21, 2021 4:17 pm

Qual o erro que aparece?
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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por wooZbr Qui Jan 21, 2021 4:25 pm

Pokedlg escreveu:Qual o erro que aparece?
Assets\Scripts\Menu\MainMenu.cs(9,12): error CS0246: The type or namespace name 'BasicInput' could not be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)

BTW eu tô achando que esse erro é porque o nome do script aparece com espaço ali no component dele. Tem algum jeito de colocar o nome com espaço no script?

 Não consigo desativar script de gameObject (C#) RRWuqMA

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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por SauloeArthur Qui Jan 21, 2021 4:28 pm

wooZbr escreveu:
Pokedlg escreveu:Qual o erro que aparece?
Assets\Scripts\Menu\MainMenu.cs(9,12): error CS0246: The type or namespace name 'BasicInput' could not be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)

BTW eu tô achando que esse erro é porque o nome do script aparece com espaço ali no component dele. Tem algum jeito de colocar o nome com espaço no script?

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creio que o problema não seja com espaço porque se vc colocar o nome do script com letra maiúscula por padrão a unity vai colocar espaço antes daquela letra maiúscula
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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por Pokedlg Qui Jan 21, 2021 4:38 pm

Ja descobri o problema, o problema é no script GameData, nesta linha:

Código:
public static GameObject pCarObj;

Quando voce transforma o GameObject pCarObj em static ele não irá ter mais um valor, voce terá que fazer assim:

No script GameData:

Código:
public static string pCar; //var do nome do carro
public GameObject pCarObj; //var do gameobject (prefab) do carro
  [...]
  pCar = PlayerPrefs.GetString("pCar", "Pickup"); //pega o nome do carro salvo, se não tiver vai ser Pickup
  pCarObj = Resources.Load(pCar) as GameObject; //carrega o gameobject do carro de acordo com o nome


No script MainMenu:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class MainMenu : MonoBehaviour
{
    public Transform FreeRoamLine;
    public GameObject FreeRoam;
    public GameData gameData; //voce terá que colocar o seu Script GameData aqui
    public GameObject CarPos;
    public GameObject Car;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        FreeRoam = this.transform.Find("FreeRoam").gameObject;
        FreeRoamLine = FreeRoam.transform.Find("Line");
        CarPos = GameObject.Find("CarPos");
        Car = Instantiate(gameData.pCarObj, CarPos.transform.position, CarPos.transform.rotation);
        Car.name = "Car";
        Car.GetComponent<BasicInput>().enabled = false;

    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    { 

    }
}

Tente isso, acho que irá funcionar
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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por Pokedlg Qui Jan 21, 2021 5:08 pm

Funcionou?
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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por wooZbr Qui Jan 21, 2021 6:38 pm

Pokedlg escreveu:Funcionou?
Pior que não, continua exatamente o mesmo erro.

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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por NKKF Qui Jan 21, 2021 7:01 pm

Amigo, cê não poderia criar uma variável no seu jogador "canMove" e controlar o comportamento dele por aí?
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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por wooZbr Qui Jan 21, 2021 7:16 pm

NKKF escreveu:Amigo, cê não poderia criar uma variável no seu jogador "canMove" e controlar o comportamento dele por aí?
Posso mas eu não sei como controlar a movimentação sem desativar o script BasicInput, que são os controles do carro. Alias eu não consigo desativar nenhum script do carro mas se eu criar um collider, por exemplo, ele desativa normalmente.

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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por Pokedlg Qui Jan 21, 2021 8:05 pm

Voce tem certeza que o Resources.Load está funcionando corretamente? tire o static do pCarObj e confere se ele está detectando o objeto.

Não consigo desativar script de gameObject (C#) Jjpa4f1MnZkAAAAASUVORK5CYII=
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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por wooZbr Qui Jan 21, 2021 10:59 pm

Pokedlg escreveu:Voce tem certeza que o Resources.Load está funcionando corretamente? tire o static do pCarObj e confere se ele está detectando o objeto.

Não consigo desativar script de gameObject (C#) Jjpa4f1MnZkAAAAASUVORK5CYII=
Tá sim, tanto que o carro aparece na cena direitinho.
Mas eu consegui driblar esse erro agora criando outro prefab do carro com o script de movimento desativado e spawnando ele.
Valeu pela ajuda!!
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DÚVIDA Re: Não consigo desativar script de gameObject (C#)

Mensagem por wooZbr Ter Fev 09, 2021 12:01 am

Fui fazer um menu de pause agora e percebi o que tinha de errado ai: O script BasicInput pertence a um namespace (RVP), então pra desativar ele é só fazer isso:
Código:
Car.GetComponent<RVP.BasicInput>().enabled = true;


Ou seja, adicionar o nome do namespace antes do nome do componente. Antes eu nem sabia que isso existia kkk mas agora ta ai, resolvido xD

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