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[RESOLVIDO] Alteração de nomes e rastreamento das mudanças

2 participantes

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Resolvido [RESOLVIDO] Alteração de nomes e rastreamento das mudanças

Mensagem por Alexandre Santos Qua Jan 13, 2021 11:10 am

Eu estou querendo alterar alguns nomes de GameObjects em um projeto que estou fazendo parte (mas cheguei bem depois), pois os nomes estão muito genéricos e queria saber se o Unity rastreia em que pontos as mudanças de nomes irão afetar (por exemplo: scripts, variáveis etc.) e se já altera e/ou indica onde devo alterar ou preciso ir manualmente alterando os nomes e procurar e alterar seus dependentes.
Preciso fazer essas mudanças para facilitar a implementação de uma nova função ao projeto, se tiver algum jeito mais assertivo de fazer manualmente, também aceito.


Obs. É meu primeiro tópico em fóruns, se tiver algo que fiz errado, me avisa... Deixei a parte principal da pergunta em negrito.

Alexandre Santos
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REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Alteração de nomes e rastreamento das mudanças WvDYdlf

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Alteração de nomes e rastreamento das mudanças

Mensagem por Fagner Qua Jan 13, 2021 11:22 am

Quando você altera o nome de um objeto ou Prefab, seja na pasta Assets ou na cena em si, a Unity passa a mudança para os scripts que fazem referência à aquele objeto. Por experiência, sei que só se perde a referência de um objeto caso você altere o nome da variável no script.
(Nunca vi o código fonte da Unity, mas, é bem provável que o nome da referência que vemos no Inspector seja apenas visual, por baixo do capô ela deve usar o instance ID do objeto, você pode ver essa id única usando o Object.GetInstanceID)

Se existirem muitas coisas que precisam ter um nome alterado e o nome atual já tiver algum sentido, ex: casa056.002 ao invés de cubo.056.002, você pode criar um Editor script pra percorrer a cena, pegar todos os nomes e jogar num arquivo de texto. Com isso você pode abrir esse arquivo num programa como o Excel ou algum editor com suporte a Regex e corrigir vários nomes ao mesmo tempo.

Mas, caso não tenha um nome que faça sentido e seja necessário olhar o que cada coisa é para então renomear, aí não tem jeito, é trabalho manual mesmo.
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 4443
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Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Alteração de nomes e rastreamento das mudanças Aad8pUi

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Alteração de nomes e rastreamento das mudanças

Mensagem por Alexandre Santos Qua Jan 13, 2021 2:45 pm

Valeu cara, estava preocupado, pois as renomeações envolviam Game Objects com scripts complexos... Não são muito não, consigo fazer de boa pela cena mesmo

Outra coisa: como faz para marcar a dúvida como resolvida? Desculpa, nunca tinha participado de fóruns antes

Alexandre Santos
Iniciante
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PONTOS : 1431
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Alteração de nomes e rastreamento das mudanças WvDYdlf

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