Itens coletados reaparecem na cena ao retornar para a fase
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Itens coletados reaparecem na cena ao retornar para a fase
Meu jogo tem várias cenas mas apenas em uma delas o player se move e coleta itens. As outras telas são testes de lógica para o usuário. Quando o player toca um item coletável abre-se uma tela para escolher o nível do desafio a ser enfrentado etc. Meu problema está ao retornar do teste de lógica pois quando volto a cena interativa está igual ao início do jogo (player na posição inicial e os todos os itens, inclusive aqueles que haviam sido coletados pelo usuário, estão lá). Já tentei chamar o destroy mas não importa o que eu faça, quando volto do teste de lógica, está tudo lá. Tem alguma ideia de como posso resolver?
margareth.danielle- Iniciante
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Re: Itens coletados reaparecem na cena ao retornar para a fase
Você tem três opções:
- Continua usando cenas separadas, mas implementa algum tipo de salvamento pra guardar a informação do que já foi coletado.
- Continua usando cenas separadas, mas carrega elas de forma aditiva, não sendo necessário criar o sistema de salvamento, pois você nunca vai recarregar a cena onde existe a coleta dos itens.
- Faz tudo numa cena só, utilizando painéis de UI caso os testes de lógica sejam 2D.
Eu iria na segunda opção, iniciaria o game na cena dos coletáveis e utilizaria o modo aditivo pra carregar as cenas de lógica ao mesmo tempo que a principal.
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/SceneManagement.LoadSceneMode.Additive.html
- Continua usando cenas separadas, mas implementa algum tipo de salvamento pra guardar a informação do que já foi coletado.
- Continua usando cenas separadas, mas carrega elas de forma aditiva, não sendo necessário criar o sistema de salvamento, pois você nunca vai recarregar a cena onde existe a coleta dos itens.
- Faz tudo numa cena só, utilizando painéis de UI caso os testes de lógica sejam 2D.
Eu iria na segunda opção, iniciaria o game na cena dos coletáveis e utilizaria o modo aditivo pra carregar as cenas de lógica ao mesmo tempo que a principal.
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/SceneManagement.LoadSceneMode.Additive.html
Última edição por Fagner em Sex Out 16, 2020 3:29 pm, editado 1 vez(es)
Fagner- Moderador
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Re: Itens coletados reaparecem na cena ao retornar para a fase
Tentei utilizar um painel UI mas não ficou bom. Era muita informação e tive de refazer o layout para cenas, o que me pareceu um modo mais organizado.
A ideia das cenas aditivas foi muito boa. Não sabia que este recurso existia.
Me ajudou bastante! Muito obrigada!
A ideia das cenas aditivas foi muito boa. Não sabia que este recurso existia.
Me ajudou bastante! Muito obrigada!
margareth.danielle- Iniciante
- PONTOS : 1521
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Re: Itens coletados reaparecem na cena ao retornar para a fase
isso depende do tamanho da cena para carregar de forma aditiva, pois vai consumir mais memoria.Fagner escreveu:Você tem três opções:
- Continua usando cenas separadas, mas implementa algum tipo de salvamento pra guardar a informação do que já foi coletado.
- Continua usando cenas separadas, mas carrega elas de forma aditiva, não sendo necessário criar o sistema de salvamento, pois você nunca vai recarregar a cena onde existe a coleta dos itens.
- Faz tudo numa cena só, utilizando painéis de UI caso os testes de lógica sejam 2D.
Eu iria na segunda opção, iniciaria o game na cena dos coletáveis e utilizaria o modo aditivo pra carregar as cenas de lógica ao mesmo tempo que a principal.
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/SceneManagement.LoadSceneMode.Additive.html
diegopds- Mestre
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Re: Itens coletados reaparecem na cena ao retornar para a fase
Será que não da pra "descarregar" a cena depois?diegopds escreveu:isso depende do tamanho da cena para carregar de forma aditiva, pois vai consumir mais memoria.Fagner escreveu:Você tem três opções:
- Continua usando cenas separadas, mas implementa algum tipo de salvamento pra guardar a informação do que já foi coletado.
- Continua usando cenas separadas, mas carrega elas de forma aditiva, não sendo necessário criar o sistema de salvamento, pois você nunca vai recarregar a cena onde existe a coleta dos itens.
- Faz tudo numa cena só, utilizando painéis de UI caso os testes de lógica sejam 2D.
Eu iria na segunda opção, iniciaria o game na cena dos coletáveis e utilizaria o modo aditivo pra carregar as cenas de lógica ao mesmo tempo que a principal.
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/SceneManagement.LoadSceneMode.Additive.html
Micco- MembroAvançado
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Re: Itens coletados reaparecem na cena ao retornar para a fase
Sério? kkk Se você chegar ao ponto em que carregar uma única cena de forma aditiva, te cause problemas com memória, ou você tá trabalhando escondido no GTA 6 ou tá tendo sérios problemas de performance...diegopds escreveu:isso depende do tamanho da cena para carregar de forma aditiva, pois vai consumir mais memoria.
Micco escreveu:Será que não da pra "descarregar" a cena depois?
Sim, dá.
Basta utilizar o UnloadSceneAsync
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/SceneManagement.SceneManager.UnloadSceneAsync.html?_ga=2.7708594.1896494228.1602957841-689804454.1602957841
Basicamente, a autora do tópico só vai ter a cena principal sempre carregada, as cenas de desafio (que imagino eu, sejam mais simples que a principal) serão carregadas uma por vez e descarregada logo após.
Fagner- Moderador
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