[TUTORIAL] Trocar jogo de linguagem facilmente com UI Dropdown via script.
2 participantes
Página 1 de 1
Esse tutorial te ajudou?
[TUTORIAL] Trocar jogo de linguagem facilmente com UI Dropdown via script.
Para fazer isto precisa se:
1: Criar um objeto do tipo Dropdown e configurar o nome de suas opções.
Ao clicar no simbolo de "+" voce pode adicionar mais opcoes, ou excluir selecionando-as e apertando o simbolo de "-".
O Value é o indice inicial que seu dropdown vai estar quando o jogo começar.
2: Criar um script e deixa-lo assim
3: Tento em vista que você já tenha criado seu menu voce precisa incluir este script em cada objeto do tipo texto que esse menu possua (como o texto que vem dentro dos botoes). Deixe todos os textos vazios.
4: Configurando. Aqui a configuração deve ser manual e individual para cada texto na tela. Pode levar um tempo grande se você tiver muitos elementos em seu jogo. Para configurar acesse a aba inspector em um texto. Vai aparecer isso:
Arraste o objeto dropdown para o campo de nome Seletor.
Repare que contém um size ali embaixo. Coloque o valor total de linguagens que seu jogo possui nele. No meu caso 2 (português e inglês). Em seguida aperte enter e aparecerão campos para escrever. Agora preencha o primeiro campo com a palavra na primeira linguagem que voce definiu no dropdown. Preencha tudo seguindo a ordem exata que você definiu no dropdown. No meu caso primeiro PT depois ENG. Vai ficar assim:
Configure todos textos assim.
Se fez tudo corretamente seu projeto deve estar mais ou menos assim:
Projeto de demonstração. Acessivel na opção Opcoes.
1: Criar um objeto do tipo Dropdown e configurar o nome de suas opções.
Ao clicar no simbolo de "+" voce pode adicionar mais opcoes, ou excluir selecionando-as e apertando o simbolo de "-".
O Value é o indice inicial que seu dropdown vai estar quando o jogo começar.
2: Criar um script e deixa-lo assim
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
public class linguagem : MonoBehaviour {
public Dropdown seletor;
public string[] texto;
void Start () {
}
void Update () {
GetComponent<Text> ().text = texto [seletor.value];
}
}
3: Tento em vista que você já tenha criado seu menu voce precisa incluir este script em cada objeto do tipo texto que esse menu possua (como o texto que vem dentro dos botoes). Deixe todos os textos vazios.
4: Configurando. Aqui a configuração deve ser manual e individual para cada texto na tela. Pode levar um tempo grande se você tiver muitos elementos em seu jogo. Para configurar acesse a aba inspector em um texto. Vai aparecer isso:
Arraste o objeto dropdown para o campo de nome Seletor.
Repare que contém um size ali embaixo. Coloque o valor total de linguagens que seu jogo possui nele. No meu caso 2 (português e inglês). Em seguida aperte enter e aparecerão campos para escrever. Agora preencha o primeiro campo com a palavra na primeira linguagem que voce definiu no dropdown. Preencha tudo seguindo a ordem exata que você definiu no dropdown. No meu caso primeiro PT depois ENG. Vai ficar assim:
Configure todos textos assim.
Se fez tudo corretamente seu projeto deve estar mais ou menos assim:
Projeto de demonstração. Acessivel na opção Opcoes.
- Caso queira aprender a fundo leia:
Você percebeu como fizemos isto? Não? Ora pois! Veja !
Quando adicionamos opcoes ao nosso dropdown nós tambem estamos dando um valor a elas. Chamamos esse valor de indice ou index. Indices começam no 0 e vao subindo de 1 em 1 (0,1,2,3,4....).
Quando colocamos os textos na aba inspector tambem estamos dando um valor a eles.
Pois bem, ao iniciar o jogo o script verificará qual o indice atual do dropdown (qual linguagem ele ta selecionado) e irá colocar a palavra com o mesmo indice. Por isso precisamos manter a ordem das linguagens. Para o script poder saber qual palavra colocar.
RenanMSV- Instrutor
- PONTOS : 4483
REPUTAÇÃO : 356
Áreas de atuação : Programação em C#, PHP. SQL, JavaScript (Web)
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Trocar jogo de linguagem facilmente com UI Dropdown via script.
Por algum motivo aleatório, este tópico só chegou ao meu conhecimento agora O.o, eitah
Re: [TUTORIAL] Trocar jogo de linguagem facilmente com UI Dropdown via script.
Esse método ainda ta meio capenga ja que ele seta o texto de todos objetos a todo frame. Precisaria especificar através de um método separado. O que causaria menos processamento por frame no jogo e em contrapartida um trabalho maior manual de ligar todos textos no inspector
RenanMSV- Instrutor
- PONTOS : 4483
REPUTAÇÃO : 356
Áreas de atuação : Programação em C#, PHP. SQL, JavaScript (Web)
Respeito as regras :
Tópicos semelhantes
» [TUTORIAL] Trocar jogo de linguagem facilmente com UI Dropdown v2.
» Como fazer um sistema para trocar musica da cena com DROPDOWN?
» [TUTORIAL] Script para medir o FPS do seu JOGO
» [TUTORIAL] Script para jogo FPS Mobile
» [TUTORIAL] - Script de lanterna pra seu jogo de terror e outros...
» Como fazer um sistema para trocar musica da cena com DROPDOWN?
» [TUTORIAL] Script para medir o FPS do seu JOGO
» [TUTORIAL] Script para jogo FPS Mobile
» [TUTORIAL] - Script de lanterna pra seu jogo de terror e outros...
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos