Unity ou Unreal Engine ? Alguém que ja usou UE para opinar?
5 participantes
Página 1 de 1
Unity ou Unreal Engine ? Alguém que ja usou UE para opinar?
Então gente, desde sempre usei o unity pela acessibilidade e popularidade entre iniciantes/indie no mundo DEV.
Mas, (sim pode ser preconceito meu) as vezes parece que o Unity é meio limitado.
Digo isso por que sempre que vejo conteúdos de Unreal Engine, as coisas são realmente muito boas.
Sim, eu entendo perfeitamente que como tem muita gente iniciante no unity, é natural que os jogos que encontramos dele são bem mais simples.
Mas como eu nunca usei Unreal Engine eu não sei dizer se há realmente essa diferença.
O foco aqui não é criar rixas de engine's, eu só quero saber se essa diferença realmente existe em coisas como :
Animações
Gráficos
Vegetação (Grama / Árvore) [Visto que isso no HDRP/URP ta bem ruim]
Eu sei que não sei usar todo potencial da Unity e nem to falando que sei tudo e a Engine é ruim, não me entendam mau, eu apenas quero saber de alguém que ja usou ambos, se essas coisas que citei são mais acessíveis na Unreal.
Fiquem a vontade para citar pró's e contra de ambas
Mas, (sim pode ser preconceito meu) as vezes parece que o Unity é meio limitado.
Digo isso por que sempre que vejo conteúdos de Unreal Engine, as coisas são realmente muito boas.
Sim, eu entendo perfeitamente que como tem muita gente iniciante no unity, é natural que os jogos que encontramos dele são bem mais simples.
Mas como eu nunca usei Unreal Engine eu não sei dizer se há realmente essa diferença.
O foco aqui não é criar rixas de engine's, eu só quero saber se essa diferença realmente existe em coisas como :
Animações
Gráficos
Eu sei que não sei usar todo potencial da Unity e nem to falando que sei tudo e a Engine é ruim, não me entendam mau, eu apenas quero saber de alguém que ja usou ambos, se essas coisas que citei são mais acessíveis na Unreal.
lesgoy- Mestre
- PONTOS : 3488
REPUTAÇÃO : 49
Respeito as regras :
Re: Unity ou Unreal Engine ? Alguém que ja usou UE para opinar?
jogo low poly com animações simples eu uso a unity, mas qnd quero fazer um jogo mais realista uso a ue4.lesgoy escreveu:Então gente, desde sempre usei o unity pela acessibilidade e popularidade entre iniciantes/indie no mundo DEV.
Animações
Gráficos
JulioWinchester- MembroAvançado
- PONTOS : 2093
REPUTAÇÃO : 48
Áreas de atuação : https://linktr.ee/juliopepe
Respeito as regras :
Bem, eu uso a Unity desde a versão 4 e no início do ano migrei pra UE.
Eu cheguei em um ponto em que a Unity já não supria as minhas necessidades. Sou programador de ofício e a curva pra o c++ da UE levou +/- dois meses, mas com blueprints você faz 99.9% do que pode fazer com c++.
Minha opinião:
Gráficos: Dispensa comentários, a Unity apanha pra Unreal feio, muito feio.
Produtividade: Muito maior na Unreal, você faz as coisas muito mais rápido, por já terem ferramentas "built in" que você teria que comprar na unity.
Estabilidade: Sem comparações, a UE é bem mais madura e estável, (nada de pacotes preview e centenas de versões quebradas), sistemas dedicados a open-world, aquele sistema de shader, nossa... shadergraph parece coisa de criança.
Networking: Networking sólido e fácil de usar, diversos subsistemas. A unity nem sequer tem um sistema de rede. (Unet é uma piada e Dots Netcode vai demorar anos pra ficar pronto, se ficar).
A quantidade de conteúdo de qualidade é absurda, ainda mais que a Epic comprou a quixel, sem falar nos assets mensais que eles dão, e por ai vai.
Os jogos ficam de fato mais rápidos com c++ nativo. (DOTS não está nem de longe pronto, e não vai estar por um longo tempo).
A Unity é melhor na documentação, e se você for fazer um jogo 2D, fique com a Unity.
Se pretende fazer jogos mobile pra dispositivos low-end, também fique com a Unity.
Tenha em mente que se você pretender migrar, há uma curva de aprendizado que varia de acordo com as suas habilidades. São engines diferentes, com propósitos diferentes e muitos conceitos totalmente diferentes.
Abraços e sucesso!
Eu cheguei em um ponto em que a Unity já não supria as minhas necessidades. Sou programador de ofício e a curva pra o c++ da UE levou +/- dois meses, mas com blueprints você faz 99.9% do que pode fazer com c++.
Minha opinião:
Gráficos: Dispensa comentários, a Unity apanha pra Unreal feio, muito feio.
Produtividade: Muito maior na Unreal, você faz as coisas muito mais rápido, por já terem ferramentas "built in" que você teria que comprar na unity.
Estabilidade: Sem comparações, a UE é bem mais madura e estável, (nada de pacotes preview e centenas de versões quebradas), sistemas dedicados a open-world, aquele sistema de shader, nossa... shadergraph parece coisa de criança.
Networking: Networking sólido e fácil de usar, diversos subsistemas. A unity nem sequer tem um sistema de rede. (Unet é uma piada e Dots Netcode vai demorar anos pra ficar pronto, se ficar).
A quantidade de conteúdo de qualidade é absurda, ainda mais que a Epic comprou a quixel, sem falar nos assets mensais que eles dão, e por ai vai.
Os jogos ficam de fato mais rápidos com c++ nativo. (DOTS não está nem de longe pronto, e não vai estar por um longo tempo).
A Unity é melhor na documentação, e se você for fazer um jogo 2D, fique com a Unity.
Se pretende fazer jogos mobile pra dispositivos low-end, também fique com a Unity.
Tenha em mente que se você pretender migrar, há uma curva de aprendizado que varia de acordo com as suas habilidades. São engines diferentes, com propósitos diferentes e muitos conceitos totalmente diferentes.
Abraços e sucesso!
A unreal um pouco que testei no pc de um amigo me pareceu realmente muito mais produtiva devido aos blueprints (tanto porque sair de uma linguagem de costume pra outra seria estranho pra mim ^^ )
ja no dia em que fui instalar em meu pc pra começar me aventurar com essa engine descobri que necessito de um pc melhor
ja no dia em que fui instalar em meu pc pra começar me aventurar com essa engine descobri que necessito de um pc melhor
speedluk- Avançado
- PONTOS : 2676
REPUTAÇÃO : 29
Respeito as regras :
Meu foco no momento é mobile, a Unreal gera um apk vazio passando dos 50Mb, isso é um baita NÃO pra mim, na Unity com Il2CPP, o apk padrão é só 6.8Mb. Ao meu ver se o foco é mobile, não vale a pena ir pra Unreal, tudo que a torna bonita (linear colorspace, HDR, tonemapper ACES) não se aplica a mobile por questão de desempenho, acaba que você vai ter que ir capando a engine até o momento que ela vai te entregar o mesmo que a Unity e ainda vai ter esse problema do apk grande.
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4442
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Fagner escreveu:Meu foco no momento é mobile, a Unreal gera um apk vazio passando dos 50Mb, isso é um baita NÃO pra mim, na Unity com Il2CPP, o apk padrão é só 6.8Mb. Ao meu ver se o foco é mobile, não vale a pena ir pra Unreal, tudo que a torna bonita (linear colorspace, HDR, tonemapper ACES) não se aplica a mobile por questão de desempenho, acaba que você vai ter que ir capando a engine até o momento que ela vai te entregar o mesmo que a Unity e ainda vai ter esse problema do apk grande.
Mobile não é o meu foco na UE, mas depois dessa mensagem fui dar uma olhada.
Com a remoção de símbolos, código compartilhado de shaders e módulos desnecessários como LeapMotionController, SlatDebugger e etc, o tamanho do apk do template de terceira pessoa ficou em exatos 29,8MB. Com reflexões, ambient occlusion e algum pós como bloom o desempenho foi bem legal em um J6.
Definitivamente vou testar mais quando eu tiver algum tempo.
Realmente acho que depende do hardware alvo, da qualidade que você quer entregar e em quanto tempo você quer entregar.
Da minha perspectiva, vale a pena trocar alguns dispositivos "ultra-low-end" pelo dobro ou triplo de velocidade de produção, estabilidade e qualidade visual.
- Spoiler:
- Parece que a UE não está muito presente em mobile, mas jogos como PES Mobile e Black Desert Online mobile, foram feitos usando a UE.
30Mb ainda é algo a se considerar pra um apk vazio e a configuração padrão da Unreal não afeta só os Ultra-low-end, celulares medianos não aguentam esse tipo de carga num jogo real por mais de 5 minutos, numa cena simples pode até empurrar por mais um tempo.
Boa parte dos efeitos aí usa um framebuffer separado, e as GPUs mobile ainda sofrem bastante com fillrate e outras particularidades, assim que o thermal throttling for acionado, o jogo vai sofrer pra manter o fps com o desempenho sendo limitado, isso até o aparelho esfriar novamente.
Mesmo se reproduzir o estilo visual da Unreal na Unity, habilitando o Linear e jogando um ACES por cima, o custo por pixel acaba sendo alto demais, mesmo pra celulares na faixa de 800-1200 reais, você já corta uma parcela grande de jogadores com isso, e ainda limita o gameplay pra sessões 4-5min com fps fluido.
Esse vídeo mostra o trampo pra otimizar um game maior pra Unreal, o foco era rodar a 60 pra limitar a 30.
Boa parte dos efeitos aí usa um framebuffer separado, e as GPUs mobile ainda sofrem bastante com fillrate e outras particularidades, assim que o thermal throttling for acionado, o jogo vai sofrer pra manter o fps com o desempenho sendo limitado, isso até o aparelho esfriar novamente.
Mesmo se reproduzir o estilo visual da Unreal na Unity, habilitando o Linear e jogando um ACES por cima, o custo por pixel acaba sendo alto demais, mesmo pra celulares na faixa de 800-1200 reais, você já corta uma parcela grande de jogadores com isso, e ainda limita o gameplay pra sessões 4-5min com fps fluido.
Esse vídeo mostra o trampo pra otimizar um game maior pra Unreal, o foco era rodar a 60 pra limitar a 30.
Fagner- Moderador
Respeito as regras :
Fagner escreveu:30Mb ainda é algo a se considerar pra um apk vazio e a configuração padrão da Unreal não afeta só os Ultra-low-end, celulares medianos não aguentam esse tipo de carga num jogo real por mais de 5 minutos, numa cena simples pode até empurrar por mais um tempo.
Quanto as limitações técnicas que você citou, acho que você deveria avisar aos desenvolvedores de BlackDesert mobile, PES mobile e outros jogos "MMO-like" (Incluindo indies) de que o jogo deles não deveria existir.
Quanto ao vídeo, ele é de 2018 e... seria "irreal" não ter um trampo desses em um jogo do tamanho de fortnite mobile. Pra falar a verdade, nem com todo o trabalho do mundo alguém conseguiria fazer algo assim na Unity, simplesmente porque ela não é capaz de entregar algo nessa escala.
Só de imaginar um mundo replicando 50k+ de entidades, em rede, com um mapa desse tamanho, streaming de terreno, qualidade...
A questão é que limitações técnicas sempre vão existir e sempre poderão ser contornadas. O importante pra mim, é a ferramenta que me ajuda a fazer isso mais rápido e sem quebrar.
De qualquer maneira (por favor, não se ofenda), talvez você só esteja especulando. Eu também fazia isso quando era obcecado pela Unity, até que comecei a usar a Unreal de fato. E claro, talvez você tenha razão e eu esteja obcecado pela Unreal agora.
Não quero dar a impressão de que isso é uma discussão e, não posso falar com propriedade da unreal com mobile porque não tentei fazer nada sério pra mobile com ela. Meu trampo atual é com PC.
Aliás, isso eu posso dizer com propriedade: Pra PC, a Unreal bate, mas bate MUITO na unity!
Edit:
Sobre o tópico:
Se o jogo for mobile e a prioridade for desempenho e não qualidade, dada a sua experiência prévia com a Unity, eu continuaria com ela.
Pra PC: Em todos os aspectos, a Unreal vale mais a pena. Ainda que você tenha que estudar uma nova engine.
Concordo, no PC a Unreal bate na Unity com um gato morto até ele miar.
Mas o ponto que quero chegar é que a beleza da Unreal não vem sem um custo, são efeitos aplicados por padrão e isso em mobile afeta significativamente o desempenho, se você é novato, não tem conhecimento aprofundado da engine e de otimização, vai levar bem mais tempo pra fazer o mesmo jogo rodar com o mesmo fps que a Unity roda em mobile.
E sem os efeitos, o game vira um feito na Unity, só que com 23Mb a mais no apk mesmo que só tenha uma lâmpada e uma câmera no game.
Eu já especulei muito, mas desde que passei a usar um debugger de frametime de GPU direto no celular, aprendi o custo de cada coisinha, não dependo mais de cair dos 60 pra saber que pesou... Apontei o tamanho do APK pois o OP já veio ao fórum com dúvidas sobre reduzir o tamanho do apk, então isso tem grandes chances de ser relevante pra ele.
Mas o ponto que quero chegar é que a beleza da Unreal não vem sem um custo, são efeitos aplicados por padrão e isso em mobile afeta significativamente o desempenho, se você é novato, não tem conhecimento aprofundado da engine e de otimização, vai levar bem mais tempo pra fazer o mesmo jogo rodar com o mesmo fps que a Unity roda em mobile.
E sem os efeitos, o game vira um feito na Unity, só que com 23Mb a mais no apk mesmo que só tenha uma lâmpada e uma câmera no game.
Eu já especulei muito, mas desde que passei a usar um debugger de frametime de GPU direto no celular, aprendi o custo de cada coisinha, não dependo mais de cair dos 60 pra saber que pesou... Apontei o tamanho do APK pois o OP já veio ao fórum com dúvidas sobre reduzir o tamanho do apk, então isso tem grandes chances de ser relevante pra ele.
Fagner- Moderador
Respeito as regras :