Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
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FelipeSouza11
Duarte
6 participantes
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Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
Olá pessoal como eu faço um MiniMap nesse estilo, eu não sei sobre oque pesquisar para fazer.
Obrigado!
Obrigado!
Duarte- Programador
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Re: Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
Duarte escreveu:Olá pessoal como eu faço um MiniMap nesse estilo, eu não sei sobre oque pesquisar para fazer.
Obrigado!
Da uma lida nesse tópico: GTA V minimap and radar system
Aprenda primeiro como se criar um minimap, e depois tu faz as funções, como barra de vida, etc... visual igual do GTA V.
Veja esse vídeo também: https://www.youtube.com/watch?v=K6FpyLXd9Zk
Esse também: Creating a GTA-like Minimap with Unity 5
Tem esse em português: Tutorial Unity | Mini Mapa
Convidado- Convidado
Re: Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
Vida essa coisas ai não me interessa não eu so quero o MiniMap msm!M4theuz escreveu:Duarte escreveu:Olá pessoal como eu faço um MiniMap nesse estilo, eu não sei sobre oque pesquisar para fazer.
Obrigado!
Da uma lida nesse tópico: GTA V minimap and radar system
Aprenda primeiro como se criar um minimap, e depois tu faz as funções, como barra de vida, etc... visual igual do GTA V.
Veja esse vídeo também: https://www.youtube.com/watch?v=K6FpyLXd9Zk
Esse também: Creating a GTA-like Minimap with Unity 5
Tem esse em português: Tutorial Unity | Mini Mapa
Queria saber como fazer essas Ruas assim?
Só criando uma imagem do mapa com as Ruas desenhadas?
Ih sobre os ícones que não estão na visualização da câmera aparecer nas bordas do MiniMap?
Duarte- Programador
- PONTOS : 3353
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Re: Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
Duarte escreveu:Vida essa coisas ai não me interessa não eu so quero o MiniMap msm!M4theuz escreveu:Duarte escreveu:Olá pessoal como eu faço um MiniMap nesse estilo, eu não sei sobre oque pesquisar para fazer.
Obrigado!
Da uma lida nesse tópico: GTA V minimap and radar system
Aprenda primeiro como se criar um minimap, e depois tu faz as funções, como barra de vida, etc... visual igual do GTA V.
Veja esse vídeo também: https://www.youtube.com/watch?v=K6FpyLXd9Zk
Esse também: Creating a GTA-like Minimap with Unity 5
Tem esse em português: Tutorial Unity | Mini Mapa
Queria saber como fazer essas Ruas assim?
Só criando uma imagem do mapa com as Ruas desenhadas?
Ih sobre os ícones que não estão na visualização da câmera aparecer nas bordas do MiniMap?
Pera lá, você disse que queria um minimap estilo GTA V, mas não sabe nem como cria um minimap, tu tem que aprender criar um e depois personalizar ele, deixando no estilo do GTA V, como não interessa essas coisas pra você?
Convidado- Convidado
Re: Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
os kara da rockstar sao profissionais eles tem o metodos deles,bom nao é a toa a grana que eles ganham,huehue, a gente tambem pode criar o nosso tipo,colocar a vista d cima no editor da unity ate aparecer todo o mapa e tirar o print do mundo todo depois passa no photoshop e ir desenhando e colorindo cada via/rua depois colocar essa imagem num sprite renderer e colocar uma camera com renderer texture e criar o map mask e trasmitir para o RawImage, se nao é o caso Ignore Isto,, <-
no caso Dos Icones,deve saber um bom calculo matemático, ainda nao ganhei esse poder...
no caso Dos Icones,deve saber um bom calculo matemático, ainda nao ganhei esse poder...
Re: Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
Esse estilo de minimap claramente é uma versão simplificada das vias, basta fazer em 3D, colocar acima do mapa original e usar os Culling layers para que ele não seja visível pela câmera principal.
O ícone do carro recebe a posição X,Z do player, assim como sua rotação.
Sobre os ícones, usando billboards você consegue um efeito similar, basta apenas fazer um clamp para que permaneçam visíveis no fustrum da câmera.
O render dessa segunda câmera pode ser facilmente colocado em uma Raw Image na interface.
Em teoria não é nada muuuito complicado, a maior demora seria modelar a versão simplificada do mapa, de resto, basta fazer valer a classe abaixo do seu nome
O ícone do carro recebe a posição X,Z do player, assim como sua rotação.
Sobre os ícones, usando billboards você consegue um efeito similar, basta apenas fazer um clamp para que permaneçam visíveis no fustrum da câmera.
O render dessa segunda câmera pode ser facilmente colocado em uma Raw Image na interface.
Em teoria não é nada muuuito complicado, a maior demora seria modelar a versão simplificada do mapa, de resto, basta fazer valer a classe abaixo do seu nome
Isabela- Avançado
- PONTOS : 2834
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Re: Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
Esse vídeo, muito fácil de seguir e usa o Panel + a visão de uma câmera secundária como referência do mapa todo, nem precisa redesenhar no PS:
Re: Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
Duarte escreveu:Vida essa coisas ai não me interessa não eu so quero o MiniMap msm!M4theuz escreveu:Duarte escreveu:Olá pessoal como eu faço um MiniMap nesse estilo, eu não sei sobre oque pesquisar para fazer.
Obrigado!
Da uma lida nesse tópico: GTA V minimap and radar system
Aprenda primeiro como se criar um minimap, e depois tu faz as funções, como barra de vida, etc... visual igual do GTA V.
Veja esse vídeo também: https://www.youtube.com/watch?v=K6FpyLXd9Zk
Esse também: Creating a GTA-like Minimap with Unity 5
Você viu os links?
Pelo que vi, especialmente no ultimo, é exatamente o que voce quer!
Tem esse em português: Tutorial Unity | Mini Mapa
Queria saber como fazer essas Ruas assim?
Só criando uma imagem do mapa com as Ruas desenhadas?
Ih sobre os ícones que não estão na visualização da câmera aparecer nas bordas do MiniMap?
Phph09- Profissional
- PONTOS : 3788
REPUTAÇÃO : 240
Idade : 19
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Re: Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
Olá a todos que responderam.
Talvez eu tenha explicado mal eu queria saber se existia outra forma de fazer um Minimap nesse stilo sem precisar desenhar ele ou fazer so as ruas em 3D.
Fazer Minimap com uma câmera em cima renderizando não fica legal.
Eu só queria saber sobre oque pesquisar tipo um método especifico não apenas MiniMap no Youtube ou Google.
Eu fiz aqui de varias formas mais para um Jogo Mobile que já possui uma tela pequena nenhum me agradou.
Fiz um agora que é assim:
Talvez sirva ou não estou pensando aqui.
Eu não queria precisar do PhotoShop pq não sie utilizar.
Eu estava precisando de ideias ou sugestões sobre sistemas de GPS para um jogo de Cidade Mobile.
Já fiz também LookAt com uma Seta, mais o Fps caiu Muito.
Mais Obrigado a todos, e Desculpe qualquer coisa.
Talvez eu tenha explicado mal eu queria saber se existia outra forma de fazer um Minimap nesse stilo sem precisar desenhar ele ou fazer so as ruas em 3D.
Fazer Minimap com uma câmera em cima renderizando não fica legal.
Eu só queria saber sobre oque pesquisar tipo um método especifico não apenas MiniMap no Youtube ou Google.
Eu fiz aqui de varias formas mais para um Jogo Mobile que já possui uma tela pequena nenhum me agradou.
Fiz um agora que é assim:
Talvez sirva ou não estou pensando aqui.
Eu não queria precisar do PhotoShop pq não sie utilizar.
Eu estava precisando de ideias ou sugestões sobre sistemas de GPS para um jogo de Cidade Mobile.
Já fiz também LookAt com uma Seta, mais o Fps caiu Muito.
Mais Obrigado a todos, e Desculpe qualquer coisa.
Duarte- Programador
- PONTOS : 3353
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Idade : 24
Áreas de atuação : Programação
Desenvolvedor Android
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Re: Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
Duarte, fazendo a versão simplificada fica idêntico ao GTA, e extremamente leve para mobile, pois você pode usar um shader unlit no minimapa.
fiz isso aqui em menos de 10 minutos no Blender, com tempo você pode fazer algo bem melhor, a setinha usaria a mesma localização do player+um offset na altura.
O tipo de câmera ficaria Top/down para o player ou RTS para veiculo, da mesma forma que o GTA. Como a segunda câmera não iria renderizar tudo de novo, apenas uma malha de menos de 500 polys pro mapa inteiro usando shader unlit, isso não reduziria em nada o desempenho do jogo, aposto que não perderia nem 1 fps.
Como teu jogo é mobile, você pode usar uma sprite mask com transparência, o mapa ficaria em forma de círculo, e conforme ia chegando na borda, ficaria transparente. assim você não deixaria a tela poluída visualmente.
O zoom poderia ser ajustado conforme a velocidade do player, caso estivesse parado, o zoom aproxima, se estiver correndo o zoom afasta, mostrando mais coisas no mapa.
Sobre o GPS, um sistema de waypoints calculando a menor distância já serviria, com essa base, bastaria ligar os pontos com um lineRenderer, ficaria similar a imagem acima.
Se eu fosse você faria ao menos um teste...
fiz isso aqui em menos de 10 minutos no Blender, com tempo você pode fazer algo bem melhor, a setinha usaria a mesma localização do player+um offset na altura.
O tipo de câmera ficaria Top/down para o player ou RTS para veiculo, da mesma forma que o GTA. Como a segunda câmera não iria renderizar tudo de novo, apenas uma malha de menos de 500 polys pro mapa inteiro usando shader unlit, isso não reduziria em nada o desempenho do jogo, aposto que não perderia nem 1 fps.
Como teu jogo é mobile, você pode usar uma sprite mask com transparência, o mapa ficaria em forma de círculo, e conforme ia chegando na borda, ficaria transparente. assim você não deixaria a tela poluída visualmente.
O zoom poderia ser ajustado conforme a velocidade do player, caso estivesse parado, o zoom aproxima, se estiver correndo o zoom afasta, mostrando mais coisas no mapa.
Sobre o GPS, um sistema de waypoints calculando a menor distância já serviria, com essa base, bastaria ligar os pontos com um lineRenderer, ficaria similar a imagem acima.
Se eu fosse você faria ao menos um teste...
Isabela- Avançado
- PONTOS : 2834
REPUTAÇÃO : 260
Idade : 24
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Re: Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
Era isso que eu estava pensando ontem a Noite em relação a o GPS, irei por em pratica logo logo!isah escreveu:Duarte, fazendo a versão simplificada fica idêntico ao GTA, e extremamente leve para mobile, pois você pode usar um shader unlit no minimapa.
fiz isso aqui em menos de 10 minutos no Blender, com tempo você pode fazer algo bem melhor, a setinha usaria a mesma localização do player+um offset na altura.
O tipo de câmera ficaria Top/down para o player ou RTS para veiculo, da mesma forma que o GTA. Como a segunda câmera não iria renderizar tudo de novo, apenas uma malha de menos de 500 polys pro mapa inteiro usando shader unlit, isso não reduziria em nada o desempenho do jogo, aposto que não perderia nem 1 fps.
Como teu jogo é mobile, você pode usar uma sprite mask com transparência, o mapa ficaria em forma de círculo, e conforme ia chegando na borda, ficaria transparente. assim você não deixaria a tela poluída visualmente.
O zoom poderia ser ajustado conforme a velocidade do player, caso estivesse parado, o zoom aproxima, se estiver correndo o zoom afasta, mostrando mais coisas no mapa.
Sobre o GPS, um sistema de waypoints calculando a menor distância já serviria, com essa base, bastaria ligar os pontos com um lineRenderer, ficaria similar a imagem acima.
Se eu fosse você faria ao menos um teste...
Agora em relação a o MiniMap eu estava pensando em fazer com Imagem pois eu não sei modelar eu irei ver com o amigo que fez o mapa sobre deixar so as Ruas.
Obrigado irei fazer umas pesquisar aqui, assim que eu conseguir deixar apenas as Ruas começarei os teste!
Duarte- Programador
- PONTOS : 3353
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Áreas de atuação : Programação
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Re: Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
Olá o sistema de GPS teria como você me passar uma logica.isah escreveu:Duarte, fazendo a versão simplificada fica idêntico ao GTA, e extremamente leve para mobile, pois você pode usar um shader unlit no minimapa.
fiz isso aqui em menos de 10 minutos no Blender, com tempo você pode fazer algo bem melhor, a setinha usaria a mesma localização do player+um offset na altura.
O tipo de câmera ficaria Top/down para o player ou RTS para veiculo, da mesma forma que o GTA. Como a segunda câmera não iria renderizar tudo de novo, apenas uma malha de menos de 500 polys pro mapa inteiro usando shader unlit, isso não reduziria em nada o desempenho do jogo, aposto que não perderia nem 1 fps.
Como teu jogo é mobile, você pode usar uma sprite mask com transparência, o mapa ficaria em forma de círculo, e conforme ia chegando na borda, ficaria transparente. assim você não deixaria a tela poluída visualmente.
O zoom poderia ser ajustado conforme a velocidade do player, caso estivesse parado, o zoom aproxima, se estiver correndo o zoom afasta, mostrando mais coisas no mapa.
Sobre o GPS, um sistema de waypoints calculando a menor distância já serviria, com essa base, bastaria ligar os pontos com um lineRenderer, ficaria similar a imagem acima.
Se eu fosse você faria ao menos um teste...
Pois eu pensei em uma logica aqui e tentei implementar mais não deu certo a seleção de Waypoints tipo escolher os Waypoints da Rota.
Duarte- Programador
- PONTOS : 3353
REPUTAÇÃO : 97
Idade : 24
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Desenvolvedor Android
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Re: Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
Tente armazenar os vizinhos de cada waypoint, pode ser um vetor de vector3, percorra esse vetor pra encontrar qual dos vizinhos está mais perto do destinoFinal, então, este será o destinoTemporário, chegando nele, você refaz as checagens dos vizinhos, etc... repita isso até chegar no destino final.
1 - qual o Waypoint mais perto do player
2 - qual o vizinho do Waypoint mais próximo do player, está mais próximo do destino final.
3 - o que estiver mais perto, fará a checagem dos vizinhos, e assim se repetirá até que o destino seja alcançado;
Dessa forma, você define qual waypoint pode ser vizinho do outro, evitando que o GPS aponte para um waypoint atrás de uma parede por exemplo.
1 - qual o Waypoint mais perto do player
2 - qual o vizinho do Waypoint mais próximo do player, está mais próximo do destino final.
3 - o que estiver mais perto, fará a checagem dos vizinhos, e assim se repetirá até que o destino seja alcançado;
Dessa forma, você define qual waypoint pode ser vizinho do outro, evitando que o GPS aponte para um waypoint atrás de uma parede por exemplo.
Isabela- Avançado
- PONTOS : 2834
REPUTAÇÃO : 260
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Re: Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
Simm, eu consegui aqui revisei e tinha esquecido de adicionar uma linha ai ele não continuava procurando os points ele adicionava o mesmo varias vezes.isah escreveu:Tente armazenar os vizinhos de cada waypoint, pode ser um vetor de vector3, percorra esse vetor pra encontrar qual dos vizinhos está mais perto do destinoFinal, então, este será o destinoTemporário, chegando nele, você refaz as checagens dos vizinhos, etc... repita isso até chegar no destino final.
1 - qual o Waypoint mais perto do player
2 - qual o vizinho do Waypoint mais próximo do player, está mais próximo do destino final.
3 - o que estiver mais perto, fará a checagem dos vizinhos, e assim se repetirá até que o destino seja alcançado;
Dessa forma, você define qual waypoint pode ser vizinho do outro, evitando que o GPS aponte para um waypoint atrás de uma parede por exemplo.
Eu fui procurando os pontos mais próximos e adicionando em uma Lista ai para eu passar para o LineRender tem que ser uma Array eu tentei assim mais ele so esta adicionando o Ultimo componente da lista.
- Código:
Vector3[] allPointPosition = new Vector3[trajeto.Count];
- Código:
if (allPointPosition.Length >= 2)
{
for (int x = 0; x < trajeto.Count; x++) //Fiz um For para a Lista que armazenou o trajeto
{
for (int i = 0; i < allPointPosition.Length; i++) //E um for para a Array criada a cima
{
allPointPosition[i] = trajeto[x]; //Esse método que eu tentei usar para passar os valores da lista para a Array
}
}
- Código:
SpawnLineGenerator(allPointPosition); //Chama o método abaixo e passa os valores da Array
Debug.Log("Ok!");
}
- Código:
private void SpawnLineGenerator(Vector3[] linePoints) //Passa as configurações para o LineRenderer
{
path.positionCount = linePoints.Length;
path.SetPositions(linePoints);
path.loop = false;
}
Eu também tentei "Lista.ToArray();" mais também não deu certo.
Como eu faria isso passar o valor da Lista para Array, sabe me dizer?
E Obrigado Pela atenção!
(Edit: Consegui resolver com uma linha bem simples "allPointPosition = trajeto.ToArray();")
Duarte- Programador
- PONTOS : 3353
REPUTAÇÃO : 97
Idade : 24
Áreas de atuação : Programação
Desenvolvedor Android
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Re: Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
Dando um UP nesse tópico bonitinho pois tive uma ideia que pode ajudar você e o @KAYKETHEO27
KAYKETHEO27, pra fazer o GPS ainda seria necessário uma versão simplificada das ruas/avenidas.
Porém, ao invés do sistema de waypoints, você poderia usar o próprio Navmesh da Unity para gerar o caminho do GPS, e o melhor, como esse caminho tem vários pontos expostos via script, acho que dá pra ligá-los usando line renderer e deixar idêntico a primeira imagem que postei, ou se quiser, dá pra ir pegando o próximo ponto e passando pra uma seta via lookAt().
Enquanto estudava sobre a Navmesh, vi que nas novas versões tem um recurso interessante, o OFF-Mesh Link (https://docs.unity3d.com/Manual/class-OffMeshLink.html), com ele seria possível criar ruas respeitando a direção do tráfego, por exemplo:
Dessa forma você teria um GPS funcional, de fácil exibição, leve até pra mobile (se renderizado com material Unlit), e que respeita o fluxo das vias.
KAYKETHEO27, pra fazer o GPS ainda seria necessário uma versão simplificada das ruas/avenidas.
Porém, ao invés do sistema de waypoints, você poderia usar o próprio Navmesh da Unity para gerar o caminho do GPS, e o melhor, como esse caminho tem vários pontos expostos via script, acho que dá pra ligá-los usando line renderer e deixar idêntico a primeira imagem que postei, ou se quiser, dá pra ir pegando o próximo ponto e passando pra uma seta via lookAt().
Enquanto estudava sobre a Navmesh, vi que nas novas versões tem um recurso interessante, o OFF-Mesh Link (https://docs.unity3d.com/Manual/class-OffMeshLink.html), com ele seria possível criar ruas respeitando a direção do tráfego, por exemplo:
Dessa forma você teria um GPS funcional, de fácil exibição, leve até pra mobile (se renderizado com material Unlit), e que respeita o fluxo das vias.
Isabela- Avançado
- PONTOS : 2834
REPUTAÇÃO : 260
Idade : 24
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Is any tutorial available for Unreal engine 5?
Sup, I'm not from Portuguese.. but,I was searching for ways on how it was created in unreal engine 5.. and came accross this form..
Not casual Games- Iniciante
- PONTOS : 396
REPUTAÇÃO : 0
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