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Null Reference Exception: Object reference not set to an instance of an object

3 participantes

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DÚVIDA Null Reference Exception: Object reference not set to an instance of an object

Mensagem por JuniorMoraes Seg Abr 06, 2020 12:42 pm

Olá pessoal, tudo legal com vocês?
Galera, eu preciso de uma instrução, sou novo no Unity e também sou novo em programação, porém vou estudando e seguindo vários tutoriais.
Estou seguindo um tutorial passo a passo e muito bem explicado do canal We Make a Game, recentemente na parte de inventário e coleta de itens, mas tem um erro que está me frustrando demais. Tenho um Player, tenho o item e o inventário e os scripts de cada um e fiz com bastante atenção cada script e tentei entender cada código. O problema é que comigo não deu certo, quando o player chega próximo ao item, aperto o botão para coletar o item acontece o erro: NullReferenceException: Object Reference not set to an object. E ele aparece no Script de base de itens. Por favor, se alguém puder me dar uma ajuda ou instrução, ficarei muito agradecido! 

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class ItemBase : MonoBehaviour
{
 public string nameItem;
 public Sprite icon;
 public bool isStacklabe;
 protected int amount = 1;
 private bool canTakeItem;

 public void AddItem (int amountToAdd = 1)
 {
 amount += amountToAdd;
 }

 public int GetAmount()
 {
 return amount;
 }

 public void Update()
 {
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.V) && canTakeItem)
 {
 InventoryController.instance.AddItemToInventory(this);
 }
 }

 public void OnTriggerStay(Collider other)
 {
 if(other.gameObject.CompareTag("Player"))
 {
 canTakeItem = true;
 UIController.instance.ShowMessageToTakeItem ();
 }

 }

 public void OnTriggerExit(Collider other)
 {
 if(other.gameObject.CompareTag("Player"))
 {
 canTakeItem = false;
 }
 }
}
Script de base de itens.

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class InventoryController : MonoBehaviour
{

 public List<ItemBase> inventoryItems;
 public static InventoryController instance;

 void Start()
 {
 instance = this;
 }

 void Update ()
 {
 
 }

 public void AddItemToInventory(ItemBase item)
 {
 inventoryItems.Add (item);
 item.gameObject.SetActive (false);
 }

}
Script do inventário.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class MedBehaviour : ItemBase
{
 public float amountLiquid;
}

Script do Item.

Eu gostaria de colocar imagens pra mostrar de forma mais precisa mas acho que é só por Link Sad
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DÚVIDA Re: Null Reference Exception: Object reference not set to an instance of an object

Mensagem por MayLeone Seg Abr 06, 2020 3:17 pm

Entendo.
O erro diz que o objeto (referência) q vc está tentando acessar é nullo, ou seja, não existe mais na memória.
Muitas coisas podem acarretar esse erro, fica difícil saber se ele veio do script do player, do item, do inventário ou da base do item. Recomendo postar o erro aqui ou dizer no debug log da onde esse erro está indo.

Meu palpite seria a parte do inventário onde ele desativa o item:

Código:
item.gameObject.SetActive(false);

Pq dessa forma o item some da cena, e de alguma forma algum script pode estar tentando acessar ele.

Outro palpite é o script do inventário em si. 
Como está utilizando o singleton pattern pra ele, é essencial q só exista uma instância dele no jogo todo. Se vc estiver em outra cena q tem outro objeto do inventário ativo, pode causar esse conflito.

Mas é difícil saber sem a descrição do erro completa e de qual script ele vêm.
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DÚVIDA Re: Null Reference Exception: Object reference not set to an instance of an object

Mensagem por JuniorMoraes Seg Abr 06, 2020 3:44 pm

MayLeone escreveu:Entendo.
O erro diz que o objeto (referência) q vc está tentando acessar é nullo, ou seja, não existe mais na memória.
Muitas coisas podem acarretar esse erro, fica difícil saber se ele veio do script do player, do item, do inventário ou da base do item. Recomendo postar o erro aqui ou dizer no debug log da onde esse erro está indo.

Meu palpite seria a parte do inventário onde ele desativa o item:

Código:
item.gameObject.SetActive(false);

Pq dessa forma o item some da cena, e de alguma forma algum script pode estar tentando acessar ele.

Outro palpite é o script do inventário em si. 
Como está utilizando o singleton pattern pra ele, é essencial q só exista uma instância dele no jogo todo. Se vc estiver em outra cena q tem outro objeto do inventário ativo, pode causar esse conflito.

Mas é difícil saber sem a descrição do erro completa e de qual script ele vêm.
Pois então, eu queria postar as imagens ou o próprio arquivo do projeto aqui, é permitido fazer isso aqui?

Mas só pra complementar, o erro aparece linha 28 no script ItemBase  (base de itens).

Vou ver outra forma de esclarecer melhor minha dúvida, se for possível postar imagens ou o arquivo, melhor ainda!

Obrigado pela atenção! Smile
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DÚVIDA Re: Null Reference Exception: Object reference not set to an instance of an object

Mensagem por JuniorMoraes Qua Abr 08, 2020 8:35 pm

Oi pessoal, só to atualizando esse post pra ver se vcs podem me dar uma forcinha, eu refiz tudo mas o problema ainda persiste, eu sinceramente não consigo encontrar onde pode estar o erro, então vou mostrar duas imagens que talvez mostre alguma coisa relevante pra esclarecer:
Null Reference Exception: Object reference not set to an instance of an object View?usp=drivesdk
Essa quando entra em contato com o item, aparece o problema no script ItemBase  (base de itens) cs:28.
Null Reference Exception: Object reference not set to an instance of an object View?usp=drivesdk
E essa marca o item em amarelo, é aqui que não entendo.

Pfv, gente. Não sei se estou fazendo certo de vir aqui e pedir ajuda dessa forma. Mas estarei aqui pra ajudar em que eu puder. Agradeço desde já!
JuniorMoraes
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DÚVIDA Re: Null Reference Exception: Object reference not set to an instance of an object

Mensagem por diegopds Qua Abr 15, 2020 10:58 pm

JuniorMoraes escreveu:Oi pessoal, só to atualizando esse post pra ver se vcs podem me dar uma forcinha, eu refiz tudo mas o problema ainda persiste, eu sinceramente não consigo encontrar onde pode estar o erro, então vou mostrar duas imagens que talvez mostre alguma coisa relevante pra esclarecer:
Null Reference Exception: Object reference not set to an instance of an object View?usp=drivesdk
Essa quando entra em contato com o item, aparece o problema no script ItemBase  (base de itens) cs:28.
Null Reference Exception: Object reference not set to an instance of an object View?usp=drivesdk
E essa marca o item em amarelo, é aqui que não entendo.

Pfv, gente. Não sei se estou fazendo certo de vir aqui e pedir ajuda dessa forma. Mas estarei aqui pra ajudar em que eu puder. Agradeço desde já!
não da pra ver as imagens

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DÚVIDA Re: Null Reference Exception: Object reference not set to an instance of an object

Mensagem por diegopds Qua Abr 15, 2020 11:09 pm

JuniorMoraes escreveu:Olá pessoal, tudo legal com vocês?
Galera, eu preciso de uma instrução, sou novo no Unity e também sou novo em programação, porém vou estudando e seguindo vários tutoriais.
Estou seguindo um tutorial passo a passo e muito bem explicado do canal We Make a Game, recentemente na parte de inventário e coleta de itens, mas tem um erro que está me frustrando demais. Tenho um Player, tenho o item e o inventário e os scripts de cada um e fiz com bastante atenção cada script e tentei entender cada código. O problema é que comigo não deu certo, quando o player chega próximo ao item, aperto o botão para coletar o item acontece o erro: NullReferenceException: Object Reference not set to an object. E ele aparece no Script de base de itens. Por favor, se alguém puder me dar uma ajuda ou instrução, ficarei muito agradecido! 

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class ItemBase : MonoBehaviour
{
 public string nameItem;
 public Sprite icon;
 public bool isStacklabe;
 protected int amount = 1;
 private bool canTakeItem;

 public void AddItem (int amountToAdd = 1)
 {
 amount += amountToAdd;
 }

 public int GetAmount()
 {
 return amount;
 }

 public void Update()
 {
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.V) && canTakeItem)
 {
 InventoryController.instance.AddItemToInventory(this);
 }
 }

 public void OnTriggerStay(Collider other)
 {
 if(other.gameObject.CompareTag("Player"))
 {
 canTakeItem = true;
 UIController.instance.ShowMessageToTakeItem ();
 }

 }

 public void OnTriggerExit(Collider other)
 {
 if(other.gameObject.CompareTag("Player"))
 {
 canTakeItem = false;
 }
 }
}
Script de base de itens.

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class InventoryController : MonoBehaviour
{

 public List<ItemBase> inventoryItems;
 public static InventoryController instance;

 void Start()
 {
 instance = this;
 }

 void Update ()
 {
 
 }

 public void AddItemToInventory(ItemBase item)
 {
 inventoryItems.Add (item);
 item.gameObject.SetActive (false);
 }

}
Script do inventário.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class MedBehaviour : ItemBase
{
 public float amountLiquid;
}

Script do Item.

Eu gostaria de colocar imagens pra mostrar de forma mais precisa mas acho que é só por Link Sad
provavelmente o problema está no script base de itens,pq primeiro vc deve instanciar a list criando uma nova,eu n sei se da erro n fazer isso.
Código:
public List<ItemBase> inventoryItems = new List<ItemBase>();

e o erro que acontece na linha 28 do scripts  é por conta que n existe a list instanciada e vc ta tentando colocar valores nela

diegopds
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DÚVIDA Re: Null Reference Exception: Object reference not set to an instance of an object

Mensagem por JuniorMoraes Qui Abr 16, 2020 1:33 pm

diegopds escreveu:
JuniorMoraes escreveu:Olá pessoal, tudo legal com vocês?
Galera, eu preciso de uma instrução, sou novo no Unity e também sou novo em programação, porém vou estudando e seguindo vários tutoriais.
Estou seguindo um tutorial passo a passo e muito bem explicado do canal We Make a Game, recentemente na parte de inventário e coleta de itens, mas tem um erro que está me frustrando demais. Tenho um Player, tenho o item e o inventário e os scripts de cada um e fiz com bastante atenção cada script e tentei entender cada código. O problema é que comigo não deu certo, quando o player chega próximo ao item, aperto o botão para coletar o item acontece o erro: NullReferenceException: Object Reference not set to an object. E ele aparece no Script de base de itens. Por favor, se alguém puder me dar uma ajuda ou instrução, ficarei muito agradecido! 

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class ItemBase : MonoBehaviour
{
 public string nameItem;
 public Sprite icon;
 public bool isStacklabe;
 protected int amount = 1;
 private bool canTakeItem;

 public void AddItem (int amountToAdd = 1)
 {
 amount += amountToAdd;
 }

 public int GetAmount()
 {
 return amount;
 }

 public void Update()
 {
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.V) && canTakeItem)
 {
 InventoryController.instance.AddItemToInventory(this);
 }
 }

 public void OnTriggerStay(Collider other)
 {
 if(other.gameObject.CompareTag("Player"))
 {
 canTakeItem = true;
 UIController.instance.ShowMessageToTakeItem ();
 }

 }

 public void OnTriggerExit(Collider other)
 {
 if(other.gameObject.CompareTag("Player"))
 {
 canTakeItem = false;
 }
 }
}
Script de base de itens.

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class InventoryController : MonoBehaviour
{

 public List<ItemBase> inventoryItems;
 public static InventoryController instance;

 void Start()
 {
 instance = this;
 }

 void Update ()
 {
 
 }

 public void AddItemToInventory(ItemBase item)
 {
 inventoryItems.Add (item);
 item.gameObject.SetActive (false);
 }

}
Script do inventário.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class MedBehaviour : ItemBase
{
 public float amountLiquid;
}

Script do Item.

Eu gostaria de colocar imagens pra mostrar de forma mais precisa mas acho que é só por Link Sad
provavelmente o problema está no script base de itens,pq primeiro vc deve instanciar a list criando uma nova,eu n sei se da erro n fazer isso.
Código:
public List<ItemBase> inventoryItems = new List<ItemBase>();

e o erro que acontece na linha 28 do scripts  é por conta que n existe a list instanciada e vc ta tentando colocar valores nela
    Então, quanto as imagens, tentei pelo Google Drive mas parece que não funciona Closed Eyes , vou tentar pelo Imgur.
    Quanto ao erro, descobri que se eu abrir e fechar o inventário antes uma vez só, ele instancia o item nele, é como se o inventário estivesse desativado e por isso se dava o erro. Agora tenho que resolver isso  Closed Eyes

    Agradeço pela atenção de vcs! Muito obrigado mesmo! Smiling Eyes

Imagem 1
https://imgur.com/hTa3XjO

Imagem 2
https://imgur.com/FFV33Yy
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