SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Arquivo jar não encontrado
OBJETO sendo detruído imediatamente mesmo com o...
Meu site de Modelos 3D
DÚVIDA - ao pressionar andar, o player parece cancelar a gravidade (VÍDEO)
[RESLVIDO] Unity - "transform.SetParent()" em 2 objetos move outros objetos
Dúvida sobre resoluções de tela
Duvida na AppleStore
pressionando a tecla abaixar, o player continua andando abaixado (2D).
Fala Pessoal! Saiu mais um trailer do jogo que venho desenvolvendo
[RESOLVIDO] passar de uma animação para a outra rapidamente pelo animator
Unity - PlayerPrefs n são apagados no Celular mesmo Reiniciando o Aparelho
Modeloes 3D do Site Sketchfab
Blender - Modelos Importados transparentes
[PEDIDO]Cololar jogo na loja play store
Como pegar um objeto e fazer ele aparecer em forma de Estamina no Inspector
Procuro Pessoas para Projeto
Algum tutorial de como fazer um app que receba fotos e q fiqu armazenado no
Procuro um time para um jogo de corrida
[RESOLVIDO] Botões de Ataque e Pular carrega duas animações ao mesmo tempo
DEATH ISLAND 0.2.5 SURVIVAL GAME 4 ANOS EM DESENVOLVIMENTO
Player travando na colisão com o chão Unity 2D
Como resolver vazamento de memoria?
Instanciar uma classe nos atributos de outra classe é uma boa prática?
Jogo multiplayer com steam
Unity - Renderizção com Câmera Jogo Lento e travando. Alguém pfv?!
Mini Quarteirão com Texturas 3D VENDA
Controle do braço e cabeça no fps
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Ativar o objeto correto em Clones.
[TUTORIAL] Como fazer um interruptor simples (Unity 2018)
Preciso de 20 testadores jogo mobile
O Labirinto II - Trailer Oficial
Ue posso divulgar meu game que ainda esta em criaçao aqui no forum?
[RESOLVIDO] Inverter o sprite para a direçao que o personagem anda.
Set Active não a reabiilitado C#
Build APK VR Google Cardbord com video.
[PROGRAMADOR FREELA] $$
Mais Um jogo!
Collider (mesh?)
[TUTORIAL] Deformar mesh com batidas (para objetos, veículos, etc)
WW2 Low poly Pack (Free)
Procuro freelancer
Novo Teaser do jogo Dark Age
Unity Admob Erro
Sombras estão quadradas na build
nao consigo fazer o player sentar no sofa alguem me ajuda
Unity - Ao mudar de scene, todas as Lights são deletadas
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
modelar avatar e skins para um jogo web
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Qua Out 23, 2024 8:39 pm
Sex Out 18, 2024 4:05 pm
Dom Out 06, 2024 6:02 pm
Sáb Out 05, 2024 6:37 am
Qui Out 03, 2024 10:09 pm
Seg Set 30, 2024 9:25 am
Sáb Set 28, 2024 11:39 am
Seg Set 09, 2024 7:33 am
Dom Set 08, 2024 10:08 pm
Ter Set 03, 2024 11:59 am
Qua Ago 28, 2024 7:45 pm
Qua Ago 28, 2024 7:18 pm
Qua Ago 28, 2024 8:34 am
Dom Ago 25, 2024 8:37 pm
Sáb Ago 24, 2024 1:58 pm
Sex Ago 23, 2024 3:30 pm
Sex Ago 23, 2024 3:23 pm
Qua Ago 21, 2024 5:48 pm
Dom Ago 18, 2024 8:51 pm
Sex Ago 16, 2024 12:59 pm
Qua Ago 14, 2024 10:57 am
Sáb Ago 10, 2024 8:03 pm
Sex Ago 09, 2024 7:37 pm
Dom Ago 04, 2024 4:41 pm
Dom Ago 04, 2024 3:16 pm
Qui Jul 25, 2024 2:48 pm
Dom Jul 21, 2024 7:07 pm
Dom Jul 21, 2024 12:07 am
Sáb Jul 13, 2024 12:33 am
Qui Jun 27, 2024 5:49 pm
Qui Jun 20, 2024 12:30 pm
Dom Jun 09, 2024 7:43 pm
Dom Jun 09, 2024 2:16 pm
Seg Jun 03, 2024 11:39 am
Seg maio 27, 2024 12:45 pm
Seg maio 20, 2024 9:01 pm
Dom maio 19, 2024 3:08 pm
Sáb maio 18, 2024 11:46 am
Sáb maio 11, 2024 8:55 am
Qui maio 09, 2024 11:33 pm
Seg Abr 29, 2024 9:34 pm
Qui Abr 25, 2024 3:34 pm
Seg Abr 22, 2024 5:15 pm
Seg Abr 15, 2024 12:23 pm
Seg Abr 08, 2024 9:27 pm
Seg Abr 08, 2024 8:01 am
Sáb Abr 06, 2024 8:05 pm
Qui Abr 04, 2024 11:34 pm
Qui Abr 04, 2024 11:13 pm
Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am



































































































Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off

5 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off

Mensagem por Felipe42 Dom Jan 26, 2020 4:52 am

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Teste : MonoBehaviour
{

    public GameObject car;
    public string Car;

    void Start ()
    {
        Debug.Log("Esta funcionando");
    }

    void Update () {
        if (Input.GetKeyDown(KeyCode.F)) {
          (car. GetComponent(Car) as MonoBehaviour).enabled = false; 
        }
        else if (Input.GetKeyDown(KeyCode.F)) {
          (car. GetComponent(Car) as MonoBehaviour).enabled = true; 
        }         
    }
}
 





ELE ESTA CORRETO?
COLOQUEI VARIAS FORMAS DE ELSE IF ATE TIREI O ELSE E COLOQUEI LA EM CIMA E NAO FUNCIONA DA ERRO
NO CASSO ESSE SKRIPT AI QUE TA AGORA ELE TA FUNCIONANDO A PRIMEIRA OPÇAO QUE É DESLIGAR O SKRIPT CARRO MAS NAO TA LIGANDO DE VOLTA.
Felipe42
Felipe42
Avançado
Avançado

PONTOS : 2029
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off

Mensagem por Felipe42 Dom Jan 26, 2020 4:53 am

ESTA DANDO ESTE ERRO: https://prnt.sc/qsz2e7
Felipe42
Felipe42
Avançado
Avançado

PONTOS : 2029
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off

Mensagem por Felipe42 Dom Jan 26, 2020 4:56 am

no caso nao esta dando nenhum erro mas tambem nao funciona
Felipe42
Felipe42
Avançado
Avançado

PONTOS : 2029
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off

Mensagem por Fagner Dom Jan 26, 2020 9:41 pm

Felipe, com todo respeito, parece que você está apertando botões aleatoriamente torcendo pro código funcionar.
Para um pouco, tira uma semana pra estudar C#, o Marcos mesmo tem uma série de C# voltado pra Unity. Garanto que depois disso você vai ter ao menos uma noção do que procurar pra fazer as coisas funcionarem.
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 4443
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off

Mensagem por MayLeone Dom Jan 26, 2020 10:14 pm

'-'

Está fazendo a condição ser a tecla F no IF e depois no else ser a mesma tecla? Isso não faz sentido.

O else serve justamente para ser a outra opção, caso a verificação no IF não retorne true, colocar o mesmo comando nas duas expressões é estranho e não vai funcionar mesmo.

Acredito que você deseje que o objeto ative e desative pressionando a tecla F, não é mesmo?
Caso for esse o seu desejo, coloque o script abaixo em um objeto vazio da cena, e no inspector, coloque através da variável "car" o objeto do carro que quer desativar/ativar.

Código:
using UnityEngine;

public class CarActivate : MonoBehaviour {

public GameObject car;

private bool activateObject = true;

private void Update (){

if(Input.GetKeyDown(KeyCode.F))
activateObject = !activateObject;

car.gameObject.SetActivate(activateObject);

}

}

Mas mesmo assim, como disse o Fagner, também recomendo que veja aulas iniciais de C#, porque como pode ver o código e a lógica são muito simples.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3814
REPUTAÇÃO : 602
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off

Mensagem por Felipe42 Dom Jan 26, 2020 11:50 pm

nao man esse q  vc mandou n tem nada a ve entao n funciona no caso oque o skript ta dando é que ele n ta reconhecendo o segundo if entao n ta funcionando
Felipe42
Felipe42
Avançado
Avançado

PONTOS : 2029
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off

Mensagem por Felipe42 Dom Jan 26, 2020 11:52 pm

man em questao de aprender skript eu procuro so q em vez de eles ensinarem eles fazem o skript e deixa o download como q eu vou aprender assim man, voces aprenderam nao sei como, eu procuro alguns skripts e nao acho eu procuro codigos ou variaveis e nao acho eu procuro forum eu nao acho alem desse que nao permiti fazer pedido sendo q ja vi um monte de gente fazendo pedido e foi recebido.


eu queria so um site q eu podesse procurar variaves skritps sla codigos
Felipe42
Felipe42
Avançado
Avançado

PONTOS : 2029
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off

Mensagem por poyser Seg Jan 27, 2020 12:43 am

Um bom começo para aprender a escrever codigos é aprender antes de tudo logica de programação, assim depois de aprender logica de programação, vc escolhe uma linguagem (c# é a linguagem que a unity usa), dai vc pode aprender o c# puro que ja ajuda mt a escrever scripts em C#, caso nao queira aprender o c# puro vc pode aprender direto C# para unity, foi assim que comecei e sempre pensei igual a vc, porem acabei encontrando um curso de algoritmo em um canal do youtube chamado curso em video, foi ai que esclareci como funcionava, como a usar o (if) que é um coisa crucial na programação, tudo isso vc aprende com o tempo, quando vc ver ja vai estar programando que nem louco, a questão é nunca desistir. Entenda vc nunca vai saber de tudo sobre programação pois sempre ira estar aparecendo novas tecnologias.

Existe a documentação da Unity, la tem todos os "Codigos" para montar seus scripts que a unity usa, mas tem que estudar eles para poder usa-los certos, creio que vc tera que aprender com o tempo tambem o  C# puro (basico ou intermediario) para ter um melhor intendimento ao longo do tempo.

curso de logica de programação (curso de algoritmo) --- https://www.youtube.com/watch?v=8mei6uVttho&list=PLHz_AreHm4dmSj0MHol_aoNYCSGFqvfXV

As playlists do canal do marcos ---- https://www.youtube.com/channel/UCsXIdvfp138xs1K1eTsaezQ/playlists

documentação da unity caso queira ---- https://docs.unity3d.com/ScriptReference/

obs : nunca tente abrir scripts complexos no inicio da aprendizagem para tentar entender ou estudar pois isso só ira lhe trazer dor de cabeça e desanimo.
poyser
poyser
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 3034
REPUTAÇÃO : 46
Idade : 26
Áreas de atuação : https://play.google.com/store/apps/dev?id=6312026995180986052
Respeito as regras : Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off

Mensagem por marcos4503 Seg Jan 27, 2020 12:44 am

Bom...Vamos lá cara... Primeira coisa...

"Sempre procure o caminho, e não um dedo que lhe aponte um."

Desculpa se parece que to sendo arrogante, mas se escreve "script". Eu não sei qual é seu dom primário, é claro que meu dom primário é a programação, mas cara... Todos nós aprendemos de uma forma... E essa forma é conhecida como Engenharia Reversa e Estudo.

 A partir da hora que você souber o que CADA linha do código faz, você saberá criar seu PRÓPRIO script com suas PRÓPRIAS funcionalidades, você precisa ser criativo cara... É como pilotar... Como você vai pilotar uma moto sem saber o por que de o acelerador fazer com que a moto ande, ou sen saber o por que de usar a embreagem a cada troca de marchas.

Com a programação é a mesma coisa.

PRIMEIRO: Aprenda a lógica de programação. O que é isso? A lógica da programação consiste em..

Condições, O que fazer se X condição for verdadeira ou falsa. Exemplo?

Vamos a um exemplo básico:

Acordo de manhã e quero sair de casa. Vejo a porta.

if(porta == "trancada"){
   DestrancaAbrePorta();
}
if(porta != "trancada"){
   AbrePorta();
}

Conseguiu entender a base por trás disso? A programação é a arte de diser ao processador, o que fazer. Nós apontamos o dedo para que a máquina siga o caminho, e não ao contrario. 

Explicando. No primeito IF ("se" em portugues) eu disse pra maquina... Se a porta estiver trancada.... A destranco e a abro. No segundo IF digo que se ja estiver destrancada, a abro simplesmente.

Quer um conselho? Pegue scripts prontos, mas estude-os, faça modificações, se você vê um GetComponent() no script, mas não sabe o que esse método (comando) faz, pesquise. Seja auto didata... Nós ajudamos sim, mas da muito mais prazer ajudar alguém qur quer aprender de verdade... Na programação não é como 3D, não da pra pegar um asset pronto e funcionará se encaixando magicamente no seu projeto. Cada projeto exige scripts feitos sob medida para cada jogo, por isso é importante saber criar seus próprios códigos.

Ps: GetComponent() = Faz com que seu script acesse um outro Componente em um GameObject (por exemplo, acessar um AudioSource e dar Play).

Desculpe se pareci arrogante. Não foi a intenção, isso foi apenas para que veja o melhor pra ti. Que isso sirva para outros no futuro também...
marcos4503
marcos4503
Instrutor

Masculino PONTOS : 5067
REPUTAÇÃO : 578
Idade : 25
Áreas de atuação :
Programação, Mobile, Web e Design.

Veja meus assets para Unity!
https://windsoft.xyz/mtassets


Respeito as regras : Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off Aad8pUi

http://windsoft.xyz

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off

Mensagem por Felipe42 Seg Jan 27, 2020 1:02 pm

marcos4503 escreveu:Bom...Vamos lá cara... Primeira coisa...

"Sempre procure o caminho, e não um dedo que lhe aponte um."

Desculpa se parece que to sendo arrogante, mas se escreve "script". Eu não sei qual é seu dom primário, é claro que meu dom primário é a programação, mas cara... Todos nós aprendemos de uma forma... E essa forma é conhecida como Engenharia Reversa e Estudo.

 A partir da hora que você souber o que CADA linha do código faz, você saberá criar seu PRÓPRIO script com suas PRÓPRIAS funcionalidades, você precisa ser criativo cara... É como pilotar... Como você vai pilotar uma moto sem saber o por que de o acelerador fazer com que a moto ande, ou sen saber o por que de usar a embreagem a cada troca de marchas.

Com a programação é a mesma coisa.

PRIMEIRO: Aprenda a lógica de programação. O que é isso? A lógica da programação consiste em..

Condições, O que fazer se X condição for verdadeira ou falsa. Exemplo?

Vamos a um exemplo básico:

Acordo de manhã e quero sair de casa. Vejo a porta.

if(porta == "trancada"){
   DestrancaAbrePorta();
}
if(porta != "trancada"){
   AbrePorta();
}

Conseguiu entender a base por trás disso? A programação é a arte de diser ao processador, o que fazer. Nós apontamos o dedo para que a máquina siga o caminho, e não ao contrario. 

Explicando. No primeito IF ("se" em portugues) eu disse pra maquina... Se a porta estiver trancada.... A destranco e a abro. No segundo IF digo que se ja estiver destrancada, a abro simplesmente.

Quer um conselho? Pegue scripts prontos, mas estude-os, faça modificações, se você vê um GetComponent() no script, mas não sabe o que esse método (comando) faz, pesquise. Seja auto didata... Nós ajudamos sim, mas da muito mais prazer ajudar alguém qur quer aprender de verdade... Na programação não é como 3D, não da pra pegar um asset pronto e funcionará se encaixando magicamente no seu projeto. Cada projeto exige scripts feitos sob medida para cada jogo, por isso é importante saber criar seus próprios códigos.

Ps: GetComponent() = Faz com que seu script acesse um outro Componente em um GameObject (por exemplo, acessar um AudioSource e dar Play).

Desculpe se pareci arrogante. Não foi a intenção, isso foi apenas para que veja o melhor pra ti. Que isso sirva para outros no futuro também...



entendi cara vlw
Felipe42
Felipe42
Avançado
Avançado

PONTOS : 2029
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off

Mensagem por Felipe42 Seg Jan 27, 2020 1:02 pm

marcos4503 escreveu:Bom...Vamos lá cara... Primeira coisa...

"Sempre procure o caminho, e não um dedo que lhe aponte um."

Desculpa se parece que to sendo arrogante, mas se escreve "script". Eu não sei qual é seu dom primário, é claro que meu dom primário é a programação, mas cara... Todos nós aprendemos de uma forma... E essa forma é conhecida como Engenharia Reversa e Estudo.

 A partir da hora que você souber o que CADA linha do código faz, você saberá criar seu PRÓPRIO script com suas PRÓPRIAS funcionalidades, você precisa ser criativo cara... É como pilotar... Como você vai pilotar uma moto sem saber o por que de o acelerador fazer com que a moto ande, ou sen saber o por que de usar a embreagem a cada troca de marchas.

Com a programação é a mesma coisa.

PRIMEIRO: Aprenda a lógica de programação. O que é isso? A lógica da programação consiste em..

Condições, O que fazer se X condição for verdadeira ou falsa. Exemplo?

Vamos a um exemplo básico:

Acordo de manhã e quero sair de casa. Vejo a porta.

if(porta == "trancada"){
   DestrancaAbrePorta();
}
if(porta != "trancada"){
   AbrePorta();
}

Conseguiu entender a base por trás disso? A programação é a arte de diser ao processador, o que fazer. Nós apontamos o dedo para que a máquina siga o caminho, e não ao contrario. 

Explicando. No primeito IF ("se" em portugues) eu disse pra maquina... Se a porta estiver trancada.... A destranco e a abro. No segundo IF digo que se ja estiver destrancada, a abro simplesmente.

Quer um conselho? Pegue scripts prontos, mas estude-os, faça modificações, se você vê um GetComponent() no script, mas não sabe o que esse método (comando) faz, pesquise. Seja auto didata... Nós ajudamos sim, mas da muito mais prazer ajudar alguém qur quer aprender de verdade... Na programação não é como 3D, não da pra pegar um asset pronto e funcionará se encaixando magicamente no seu projeto. Cada projeto exige scripts feitos sob medida para cada jogo, por isso é importante saber criar seus próprios códigos.

Ps: GetComponent() = Faz com que seu script acesse um outro Componente em um GameObject (por exemplo, acessar um AudioSource e dar Play).

Desculpe se pareci arrogante. Não foi a intenção, isso foi apenas para que veja o melhor pra ti. Que isso sirva para outros no futuro também...



entendi cara vlw
Felipe42
Felipe42
Avançado
Avançado

PONTOS : 2029
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off

Mensagem por Felipe42 Seg Jan 27, 2020 1:04 pm

Felipe42 escreveu:
marcos4503 escreveu:Bom...Vamos lá cara... Primeira coisa...

"Sempre procure o caminho, e não um dedo que lhe aponte um."

Desculpa se parece que to sendo arrogante, mas se escreve "script". Eu não sei qual é seu dom primário, é claro que meu dom primário é a programação, mas cara... Todos nós aprendemos de uma forma... E essa forma é conhecida como Engenharia Reversa e Estudo.

 A partir da hora que você souber o que CADA linha do código faz, você saberá criar seu PRÓPRIO script com suas PRÓPRIAS funcionalidades, você precisa ser criativo cara... É como pilotar... Como você vai pilotar uma moto sem saber o por que de o acelerador fazer com que a moto ande, ou sen saber o por que de usar a embreagem a cada troca de marchas.

Com a programação é a mesma coisa.

PRIMEIRO: Aprenda a lógica de programação. O que é isso? A lógica da programação consiste em..

Condições, O que fazer se X condição for verdadeira ou falsa. Exemplo?

Vamos a um exemplo básico:

Acordo de manhã e quero sair de casa. Vejo a porta.

if(porta == "trancada"){
   DestrancaAbrePorta();
}
if(porta != "trancada"){
   AbrePorta();
}

Conseguiu entender a base por trás disso? A programação é a arte de diser ao processador, o que fazer. Nós apontamos o dedo para que a máquina siga o caminho, e não ao contrario. 

Explicando. No primeito IF ("se" em portugues) eu disse pra maquina... Se a porta estiver trancada.... A destranco e a abro. No segundo IF digo que se ja estiver destrancada, a abro simplesmente.

Quer um conselho? Pegue scripts prontos, mas estude-os, faça modificações, se você vê um GetComponent() no script, mas não sabe o que esse método (comando) faz, pesquise. Seja auto didata... Nós ajudamos sim, mas da muito mais prazer ajudar alguém qur quer aprender de verdade... Na programação não é como 3D, não da pra pegar um asset pronto e funcionará se encaixando magicamente no seu projeto. Cada projeto exige scripts feitos sob medida para cada jogo, por isso é importante saber criar seus próprios códigos.

Ps: GetComponent() = Faz com que seu script acesse um outro Componente em um GameObject (por exemplo, acessar um AudioSource e dar Play).

Desculpe se pareci arrogante. Não foi a intenção, isso foi apenas para que veja o melhor pra ti. Que isso sirva para outros no futuro também...



entendi cara vlw

eu sempre pego skripts prontos pra entender mais e tals mas a porra do unity sei la n funciona alguns diz q a linguagem é desatualizada eu n entendo
Felipe42
Felipe42
Avançado
Avançado

PONTOS : 2029
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off

Mensagem por MayLeone Seg Jan 27, 2020 2:47 pm

O C# não é desatualizado, a linguagem que já está em desuso e que fazia parte da Unity no passado era a Unity Script. 
Os códigos que apresentamos aqui são todos em C#.

Mais uma dica além das acima, comece pelo fácil. Suba um degrau de cada vez.
Não queria começar fazendo um script de inteligência artificial avançada, tente fazer um simples sistema de apertar um botão e uma mensagem em console aparecer.
Parece idiota, que não vai servir no jogo, mas vai servir para o aprendizado.

Procure entender o que cada comando no código faz, as coisas não estão ali por acaso.

Por exemplo, o código abaixo:

Código:
using UnityEngine;

public class Teste : MonoBehaviour {

void Start (){

Debug.Log("Olá mundo");

}

}

Vamos analisar cada linha?

Código:
using UnityEngine;
 Essa linha diz que estamos usando a biblioteca da Unity "UnityEngine" para poder usar os componentes exclusivos dela.

Código:
public class Teste : MonoBehaviour {
}

Essa linha cria uma classe (no caso do Unity, um script) pra você usar em seus objetos da cena. Esse script tem o nome "Teste" e para ele funcionar, o arquivo no seu projeto precisa ter exatamente o mesmo nome da classe.
A parte ": MonoBehaviour" indica que seu script tem comportamento de objeto da Unity, então ele pode ser colocado em objetos da cena.

Código:
void Start(){
Debug.Log("Olá mundo");
}

A linha seguinte possui uma função da Unity muito importante: O Start. Essa função permite executar o que está dentro dela, assim que o objeto ser carregado na cena, daí o nome Start.
Dentro do Start estamos usando o comando Debug.Log para mostrar a mensagem "Olá mundo".
Então se você colocar esse script acima num objeto da cena, logo que esse objeto for carregado a mensagem "Olá mundo" irá aparecer no console. 

Viu? Cada linha de código tem um motivo, uma explicação, faz a sua parte separadamente, basta entender o que é o que dali.

Mas então você pensa... Como saber onde abrir essas chaves, aspas, parênteses, porque o Start usa a palavra "void", enquanto o UnityEngine tem a palavra "using" e etc...

Então, quando a gente abre um código e não sabe sobre a linguagem, tudo parece uma sopa de letrinhas, nada faz sentido e não segue um padrão, cada comando é declarado de formas diferentes e só gera mais dúvidas.
Mas isso acontece porque você não estudou a sintaxe da linguagem, ou seja, como ela é escrita e estruturada, porque ali coloca ponto e vírgula e ali não, essas coisas.
Cada linguagem tem a sua sintaxe diferente, por isso é importante estudar sobre aspectos isolados dela.

Por exemplo, inicie seu estudo pelas variáveis, porque são os componentes mais básicos e triviais de qualquer linguagem.
Quando você estudar sobre variáveis, vai entender que a sintaxe para declarar elas é sempre:

modificador, tipo de dado, identificador, fim de comando.

Onde;

Modificador é o nível de acesso a variável, no Unity, se aquela variável vai ficar visível ou não no inspector.
Existem vários modificadores, você vai aprendendo conforme a necessidade, mas os principais:

private => Indica que a variable é privada e não pode ser acessada externamente ou no inspector.

public => Indica que a variable é publica e pode ser acessada externamente e aparece no inspector.

Tipo de dado: Seria qual tipo de informação a variável vai guardar, se é valor numérico de inteiro (int), ou decimal (float), ou de texto (string) ou lógico (bool). 
Esses tipos são os principais, mas existem outros.

Identificador: É o nome da variável, pra você pode usar ela durante o código, por exemplo: "vidaDoPersonagem".

Fim de comando: É a notação utilizada em C#, o famoso ponto e vírgula ";" pra indicar que aquele comando acabou.

Então como agora você sabe a sintaxe da declaração de uma variável, não vai mais ficar perdido quando ver essas palavras-chave e essas notações.

Por exemplo, se quiser declarar uma variável pública, que guarda strings, com o nome de "mensagemDeGameOver" você sabe que pode fazer assim:

Código:
public string mensagemDeGameOver;

Modificador, tipo de dado, identificador e final da declaração.

Agora as coisas parecem mais claras?

Outra dúvida que você pode ter... Qual a ordem de aprendizagem, quais conteúdos ver?

Conteúdo é o que não falta, mas se quiser aprender Unity, você precisa aprender o C# que é a linguagem dessa engine.

Normalmente a curva de aprendizagem se dá na seguinte ordem de conceitos:

- Variáveis
- Operações com variáveis
- Estrutura If...else
- Laço de repetição for
- Laços de repetição while e do..while
- Arrays
- Laço de repetição foreach
- Lists
- Estrutura switch..case
- Classes e objetos
- Métodos
- Retorno de métodos
- Namespace

Isso é o básico do C#, se você aprender esse básico acima, mais a lógica de programação, você já consegue resolver muitos dos seus problemas em relação a programação.

Mas isso é a introdução ao C#, como você vai fazer games pelo Unity, deve aprender os comandos e bibliotecas especiais dessa engine:

- Pra que serve o Start, Update, FixedUpadate
- Comandos de entrada (teclas, mouse e etc)
- Vector2 e Vector3
- GetComponent
- Transform e GameObject
- Rigidbody
- OnTriggers e OnColliders
- Invoke e Coroutine
- Raycast e Mask

Só com os conceitos acima você já consegue criar seus próprios Scripts, porque são conceitos principais (claro que existem muitos outros, mas você vai aprendendo com o tempo).

Mas cara, já te passei até o conteúdo que você tem que estudar, primeiro no C# puro e depois na Unity, basta agora querer.

Onde aprender?
Existem muitos canais no YouTube que ensinam C#, eu recomendo o canal da Boson Treinamentos eu aprendi bastante coisas por lá.

Em relação a Unity, tudo o que eu citei ali encima tem no canal do Marcos, tente ver com paciência, mas depois que já aprendeu o básico do C#.

Para fixar o aprendizado, comece pequeno (volta a dica inicial). Pense em desenvolver script simples, sem ficar preso a um tutorial por aí, tente ter uma ideia, pode ser simples, mas tente aplicar o que você aprendeu em um programa bobo, por exemplo, aprendi o que são variáveis e a somar com elas, por que não faço um sistema que calcule a média dos alunos da escola?
Parece bobo e inútil, mas vai fazer você usar os conceitos aprendidos até então apenas na teoria e vai te forçar a pensar, a lembrar da sintaxe, a testar e etc.

E daí vai progredindo, criando programas e Scripts mais complexos, sempre vai aparecer uma dúvida, mas estamos aqui para isso, só que antes Tente! Não somos um fórum de entrega de Scripts prontos, é isso que somos contra e você não entendeu, nós ajudamos quem tentou, fez o seu próprio script mas por alguma razão não funciona. O fórum existe pra isso.

Bom rapaz, já te dei todas as dicas possíveis e mais um pouco, se você quiser aprender mesmo basta segui-las, agora depende de ti. Qualquer dúvida estaremos aqui.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3814
REPUTAÇÃO : 602
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off

Mensagem por Felipe42 Qua Fev 05, 2020 10:02 pm

MayLeone escreveu:O C# não é desatualizado, a linguagem que já está em desuso e que fazia parte da Unity no passado era a Unity Script. 
Os códigos que apresentamos aqui são todos em C#.

Mais uma dica além das acima, comece pelo fácil. Suba um degrau de cada vez.
Não queria começar fazendo um script de inteligência artificial avançada, tente fazer um simples sistema de apertar um botão e uma mensagem em console aparecer.
Parece idiota, que não vai servir no jogo, mas vai servir para o aprendizado.

Procure entender o que cada comando no código faz, as coisas não estão ali por acaso.

Por exemplo, o código abaixo:

Código:
using UnityEngine;

public class Teste : MonoBehaviour {

void Start (){

Debug.Log("Olá mundo");

}

}

Vamos analisar cada linha?

Código:
using UnityEngine;
 Essa linha diz que estamos usando a biblioteca da Unity "UnityEngine" para poder usar os componentes exclusivos dela.

Código:
public class Teste : MonoBehaviour {
}

Essa linha cria uma classe (no caso do Unity, um script) pra você usar em seus objetos da cena. Esse script tem o nome "Teste" e para ele funcionar, o arquivo no seu projeto precisa ter exatamente o mesmo nome da classe.
A parte ": MonoBehaviour" indica que seu script tem comportamento de objeto da Unity, então ele pode ser colocado em objetos da cena.

Código:
void Start(){
Debug.Log("Olá mundo");
}

A linha seguinte possui uma função da Unity muito importante: O Start. Essa função permite executar o que está dentro dela, assim que o objeto ser carregado na cena, daí o nome Start.
Dentro do Start estamos usando o comando Debug.Log para mostrar a mensagem "Olá mundo".
Então se você colocar esse script acima num objeto da cena, logo que esse objeto for carregado a mensagem "Olá mundo" irá aparecer no console. 

Viu? Cada linha de código tem um motivo, uma explicação, faz a sua parte separadamente, basta entender o que é o que dali.

Mas então você pensa... Como saber onde abrir essas chaves, aspas, parênteses, porque o Start usa a palavra "void", enquanto o UnityEngine tem a palavra "using" e etc...

Então, quando a gente abre um código e não sabe sobre a linguagem, tudo parece uma sopa de letrinhas, nada faz sentido e não segue um padrão, cada comando é declarado de formas diferentes e só gera mais dúvidas.
Mas isso acontece porque você não estudou a sintaxe da linguagem, ou seja, como ela é escrita e estruturada, porque ali coloca ponto e vírgula e ali não, essas coisas.
Cada linguagem tem a sua sintaxe diferente, por isso é importante estudar sobre aspectos isolados dela.

Por exemplo, inicie seu estudo pelas variáveis, porque são os componentes mais básicos e triviais de qualquer linguagem.
Quando você estudar sobre variáveis, vai entender que a sintaxe para declarar elas é sempre:

modificador, tipo de dado, identificador, fim de comando.

Onde;

Modificador é o nível de acesso a variável, no Unity, se aquela variável vai ficar visível ou não no inspector.
Existem vários modificadores, você vai aprendendo conforme a necessidade, mas os principais:

private => Indica que a variable é privada e não pode ser acessada externamente ou no inspector.

public => Indica que a variable é publica e pode ser acessada externamente e aparece no inspector.

Tipo de dado: Seria qual tipo de informação a variável vai guardar, se é valor numérico de inteiro (int), ou decimal (float), ou de texto (string) ou lógico (bool). 
Esses tipos são os principais, mas existem outros.

Identificador: É o nome da variável, pra você pode usar ela durante o código, por exemplo: "vidaDoPersonagem".

Fim de comando: É a notação utilizada em C#, o famoso ponto e vírgula ";" pra indicar que aquele comando acabou.

Então como agora você sabe a sintaxe da declaração de uma variável, não vai mais ficar perdido quando ver essas palavras-chave e essas notações.

Por exemplo, se quiser declarar uma variável pública, que guarda strings, com o nome de "mensagemDeGameOver" você sabe que pode fazer assim:

Código:
public string mensagemDeGameOver;

Modificador, tipo de dado, identificador e final da declaração.

Agora as coisas parecem mais claras?

Outra dúvida que você pode ter... Qual a ordem de aprendizagem, quais conteúdos ver?

Conteúdo é o que não falta, mas se quiser aprender Unity, você precisa aprender o C# que é a linguagem dessa engine.

Normalmente a curva de aprendizagem se dá na seguinte ordem de conceitos:

- Variáveis
- Operações com variáveis
- Estrutura If...else
- Laço de repetição for
- Laços de repetição while e do..while
- Arrays
- Laço de repetição foreach
- Lists
- Estrutura switch..case
- Classes e objetos
- Métodos
- Retorno de métodos
- Namespace

Isso é o básico do C#, se você aprender esse básico acima, mais a lógica de programação, você já consegue resolver muitos dos seus problemas em relação a programação.

Mas isso é a introdução ao C#, como você vai fazer games pelo Unity, deve aprender os comandos e bibliotecas especiais dessa engine:

- Pra que serve o Start, Update, FixedUpadate
- Comandos de entrada (teclas, mouse e etc)
- Vector2 e Vector3
- GetComponent
- Transform e GameObject
- Rigidbody
- OnTriggers e OnColliders
- Invoke e Coroutine
- Raycast e Mask

Só com os conceitos acima você já consegue criar seus próprios Scripts, porque são conceitos principais (claro que existem muitos outros, mas você vai aprendendo com o tempo).

Mas cara, já te passei até o conteúdo que você tem que estudar, primeiro no C# puro e depois na Unity, basta agora querer.

Onde aprender?
Existem muitos canais no YouTube que ensinam C#, eu recomendo o canal da Boson Treinamentos eu aprendi bastante coisas por lá.

Em relação a Unity, tudo o que eu citei ali encima tem no canal do Marcos, tente ver com paciência, mas depois que já aprendeu o básico do C#.

Para fixar o aprendizado, comece pequeno (volta a dica inicial). Pense em desenvolver script simples, sem ficar preso a um tutorial por aí, tente ter uma ideia, pode ser simples, mas tente aplicar o que você aprendeu em um programa bobo, por exemplo, aprendi o que são variáveis e a somar com elas, por que não faço um sistema que calcule a média dos alunos da escola?
Parece bobo e inútil, mas vai fazer você usar os conceitos aprendidos até então apenas na teoria e vai te forçar a pensar, a lembrar da sintaxe, a testar e etc.

E daí vai progredindo, criando programas e Scripts mais complexos, sempre vai aparecer uma dúvida, mas estamos aqui para isso, só que antes Tente! Não somos um fórum de entrega de Scripts prontos, é isso que somos contra e você não entendeu, nós ajudamos quem tentou, fez o seu próprio script mas por alguma razão não funciona. O fórum existe pra isso.

Bom rapaz, já te dei todas as dicas possíveis e mais um pouco, se você quiser aprender mesmo basta segui-las, agora depende de ti. Qualquer dúvida estaremos aqui.




caraca voce fez isso tudo carai eu li tudo e entendi ate procurei coisas q estao ai e tals mas tipo assim eu to aprendendo aos poucos mas to indo, a melhor coisa é voce fazer um skript sem pesquisar e ele funcionar quem é novo nisso sabe a felicidade que é vlw men
Felipe42
Felipe42
Avançado
Avançado

PONTOS : 2029
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : Oque tem de errado nesse skript ele nao esta voltando a ficar off WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos