criação de tabela comm filtro
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criação de tabela comm filtro
Boa tarde
Estou criando um jogo em que a pessoa que está jogando, em determinado momento, deverá selecionar alguns itens em tabela, de tal maneira que ela consiga filtrar algumas informações. Tipo, se ela selecionar o ano de 2019, aparecerão todos os jogadores cadastrados naquele ano. Tudo Offline, tipo tabela do excel mesmo, o mesmo princípio. não tenho ideia de como fazer, alguém poderia me dar uma luz?
Estou criando um jogo em que a pessoa que está jogando, em determinado momento, deverá selecionar alguns itens em tabela, de tal maneira que ela consiga filtrar algumas informações. Tipo, se ela selecionar o ano de 2019, aparecerão todos os jogadores cadastrados naquele ano. Tudo Offline, tipo tabela do excel mesmo, o mesmo princípio. não tenho ideia de como fazer, alguém poderia me dar uma luz?
eduardonog30- Avançado
- PONTOS : 2882
REPUTAÇÃO : 5
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Re: criação de tabela comm filtro
Banco de dados é o que você precisa conhecer pra conseguir fazer o que quer.
aprender sobre comandos SQL, integrar SQlite, Mysql ou qualquer outro SGBD na Unity.
Você precisará de um banco, tabelas, inserir os dados na tabela e depois recuperar as informações utilizando o comando SELECT para filtrar por data, por exemplo.
Ah! e criar a estrutura da tabela na Unity, pois até onde sei, não tem nada nativo na UI
aprender sobre comandos SQL, integrar SQlite, Mysql ou qualquer outro SGBD na Unity.
Você precisará de um banco, tabelas, inserir os dados na tabela e depois recuperar as informações utilizando o comando SELECT para filtrar por data, por exemplo.
Ah! e criar a estrutura da tabela na Unity, pois até onde sei, não tem nada nativo na UI
Última edição por Fagner em Ter Jan 21, 2020 3:09 pm, editado 1 vez(es)
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4442
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Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
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Re: criação de tabela comm filtro
Boa tarde Fagner, estou tentando fazer um sistema parecido com este mencionado a cima.
Tenho um jogo com pacientes cadastrados e um menu de gerenciamento onde posso visualizar as informações de cada paciente.
O problema é que a cada vez que o jogador joga, sua pontuação é salva, isso faz com que a tabela pra visualizar seu histórico de pontuação seja sempre maior que a anterior. Como eu faria uma tabela dinâmica que aumentasse automaticamente?
Tenho um jogo com pacientes cadastrados e um menu de gerenciamento onde posso visualizar as informações de cada paciente.
O problema é que a cada vez que o jogador joga, sua pontuação é salva, isso faz com que a tabela pra visualizar seu histórico de pontuação seja sempre maior que a anterior. Como eu faria uma tabela dinâmica que aumentasse automaticamente?
Erick99- Iniciante
- PONTOS : 1767
REPUTAÇÃO : 0
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Re: criação de tabela comm filtro
Aumentar o tamanho indefinidamente pode nao ser o ideal, eu deixaria limitado a uns 10 resultados, mais que isso, pra ir exibindo os mais antigos, usaria "páginas", basicamente seria um botão que quando clicado carregaria os próximos 10 elementos salvos.
Mas se for necessário exibir todas numa tabela só, você pode criar um prefab (modelo) da linha dessa tabela e ir instanciando o mesmo dentro de um scroll view.
Não cheguei a ver o tutorial, mas pelo título e pela thumb acredito que isso possa te dar uma luz.
https://www.schultzgames.com/t9991-scrollbar-para-menus-ou-inventarios#67793
Mas se for necessário exibir todas numa tabela só, você pode criar um prefab (modelo) da linha dessa tabela e ir instanciando o mesmo dentro de um scroll view.
Não cheguei a ver o tutorial, mas pelo título e pela thumb acredito que isso possa te dar uma luz.
https://www.schultzgames.com/t9991-scrollbar-para-menus-ou-inventarios#67793
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4442
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
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Re: criação de tabela comm filtro
Ah, lembrando que um arquivo .CSV (planilha) pode ser lido/salvo como um arquivo de texto, é só mudar o path que a unity consegue compreender que é um arquivo de texto e te retornará uma string:
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Windows.File.html <- Para ler/criar os arquivos
https://forum.unity.com/threads/csv-data-and-properties.526995/ <- Converter a String retornada em listas, arrays de Strings.
Recomendo o que o Fagner disse, por se tratar de muitos elementos num local só, o ideal seria fazer um sistema de paginação.
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Windows.File.html <- Para ler/criar os arquivos
https://forum.unity.com/threads/csv-data-and-properties.526995/ <- Converter a String retornada em listas, arrays de Strings.
Recomendo o que o Fagner disse, por se tratar de muitos elementos num local só, o ideal seria fazer um sistema de paginação.
NKKF- ProgramadorMaster
- PONTOS : 4817
REPUTAÇÃO : 574
Idade : 20
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
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Re: criação de tabela comm filtro
Outra sugestão que eu tenho também, se não estiver usando BDs, você pode criar uma List para armazenar os itens do personagem, e quando o jogador quiser filtrar alguma informação basta você utilizar a biblioteca LINQ do .Net que possui funções de query iguais as de um BD.
As cláusulas mais usuais pra essa situação é o OrderBy que vai ordenar a sua List pela filtragem do usuário (ordem alfabética do nome do item, por exemplo) ou mesmo a cláusula Where que vai jogar dentro de uma outra List os elementos com aquele tipo de filtragem, por exemplo, os jogadores de 2019 como você mencionou.
Vale a pena dar uma olhada nessa library, ainda se utilizar esses comandos com operador Lambda, seus códigos ficarão ainda melhores.
Consulta LINQ: https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/csharp/programming-guide/concepts/linq/introduction-to-linq-queries
As cláusulas mais usuais pra essa situação é o OrderBy que vai ordenar a sua List pela filtragem do usuário (ordem alfabética do nome do item, por exemplo) ou mesmo a cláusula Where que vai jogar dentro de uma outra List os elementos com aquele tipo de filtragem, por exemplo, os jogadores de 2019 como você mencionou.
Vale a pena dar uma olhada nessa library, ainda se utilizar esses comandos com operador Lambda, seus códigos ficarão ainda melhores.
Consulta LINQ: https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/csharp/programming-guide/concepts/linq/introduction-to-linq-queries
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