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por daisfaria Dom Nov 17, 2019 1:23 pm
To fazendo um trabalho pra escola sobre reciclagem, é um jogo simples em 2d no qual o personagem coleta algum material e é exibido na tela uma imagem falando sobre, ja tenho o sistema de coleta pronto mas como faço pra image(que jatenho pronta) aparecer na tela em forma de aviso por alguns segundos quando ele coletar o material?
daisfaria- Iniciante
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por PauloFR Dom Nov 17, 2019 1:35 pm
daisfaria escreveu:To fazendo um trabalho pra escola sobre reciclagem, é um jogo simples em 2d no qual o personagem coleta algum material e é exibido na tela uma imagem falando sobre, ja tenho o sistema de coleta pronto mas como faço pra image(que jatenho pronta) aparecer na tela em forma de aviso por alguns segundos quando ele coletar o material?
Faz tipo um OnCollisionEnter q quando é ativado da um enable na imagem e dps uma rotina desativa...
- Código:
// precisa da UnityEngine.UI
[SerializeField] Image avisoImg // Var que você define a imagem...
// void que detecta a colisão
void OnCollisionEnter (Collision col) {
// pergunta se é o player, obs: você precisa colocar a tag Player no jogador...
if(col.tag == "Player"){
avisoImg.enabled = true;
// Inicia um relogio
StartCourotine("TirarImg");
}
}
IEnumerator TirarImg(){
// Após um tempo desativa a imagem dnv...
yield return new WaitForSeconds(2);
avisoImg.enabled = true;
}
PauloFR- ProgramadorMaster
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por daisfaria Dom Nov 17, 2019 1:53 pm
- Código:
public class COLETAITEM : MonoBehaviour
{
void Start()
{
}
// Update is called once per frame
void Update()
{
}
void OnTriggerEnter2D (Collider2D other)
{
other.gameObject.SetActive(false);
}
}
da uma olhada como é o sistema de coleta, o jogo é muito básico, queria fazer esse processo dentro do meu OnTrigger, apenas fazer a imagem "parabéns voce coletou um jornal" aparecer por alguns segundos
daisfaria- Iniciante
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por PauloFR Dom Nov 17, 2019 2:03 pm
daisfaria escreveu:- Código:
public class COLETAITEM : MonoBehaviour
{
void Start()
{
}
// Update is called once per frame
void Update()
{
}
void OnTriggerEnter2D (Collider2D other)
{
other.gameObject.SetActive(false);
}
}
da uma olhada como é o sistema de coleta, o jogo é muito básico, queria fazer esse processo dentro do meu OnTrigger, apenas fazer a imagem "parabéns voce coletou um jornal" aparecer por alguns segundos
soh iniciar a courotine depois do SetActive eh a msm coisa tlgd ?
- Código:
public class COLETAITEM : MonoBehaviour {
[SerializeField] GameObject objDaImagem; // Esse SerializeField serve basicamente pra mostrar a variável no inspector da unity
void OnTriggerEnter2D (Collider2D other) // No Kso o Collider2D precisa ser trigger pra funcionar...
{
if(other.tag == "Player")
{
objDaImagem.gameObject.SetActive(true); // no kso como vc quer que a imagem apareça vc precisa ativa-la
StartCourotine("TirarImg"); // isso aq chama o reloginhu lah do IEnumerator...
}
}
IEnumerator TirarImg()
{
yield return new WaitForSeconds(3); // contagem do tempo
other.gameObject.SetActive(false); // desativa a imagem pra ela sumir
}
}
A imagem tem q ser um GameObject definido antes ;-; n pode ser esse other não, pq tipo esse other vai ser como se fosse o player ent vc meio q desativa o player qnd desativa o other...
se vc tiver com dúvidas sobre tag, só ir no inspector e lá em cima abaixo do nome vai ter Tag ai tu define como Player...
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por daisfaria Dom Nov 17, 2019 2:14 pm
"objDaImagem".gameObject.SetActive(true)
o que coloco nesse espaço?
tbm tive esse erro "O nome "StartCourotine" não existe no contexto atual Assembly-CSharp " perdoa a ignorancia, sou mt leigo nisso
daisfaria- Iniciante
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por PauloFR Dom Nov 17, 2019 2:16 pm
daisfaria escreveu: "objDaImagem".gameObject.SetActive(true)
o que coloco nesse espaço?
tbm tive esse erro "O nome "StartCourotine" não existe no contexto atual Assembly-CSharp " perdoa a ignorancia, sou mt leigo nisso
erro meu eh "StartCoroutine", man ;-; eh o q ta escrito objDaImagem tlgd ? eh a própria img, soq no kso ela tem q ser um sprite talvez...
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