Existe outras formas de multiplayer sem ser pelo Photon ou Unet?
+4
Madson
SteveRogers
nibirou
Extreme Craft
8 participantes
Página 1 de 1
Existe outras formas de multiplayer sem ser pelo Photon ou Unet?
atualmente faço meu jogo utilizando o unet, o photon é muito complicado... porem me disseram que está difícil de fazer o multiplayer por que eu to fazendo do modo mais difícil (Unet).
acho o unet fácil de usar, porem não é fácil de entender, a sincronia é uma coisa terrível e nojenta, alem que se o projeto for muito detalhado se torna impossível realizar...
Bem, eu queria que me indicassem um outro jeito de fazer multiplayer utilizando a unity, ou outras coisas para facilitar minha vida ;-; ou se este é o único jeito que existe no planeta terra.
o modo multiplayer é pensado em jogar localmente.
vejo muitos projetos na unity com boa sincronia, modo online idêntico ao modo offline, muitos recursos no multiplayer, acredito ter alguma outra forma...
acho o unet fácil de usar, porem não é fácil de entender, a sincronia é uma coisa terrível e nojenta, alem que se o projeto for muito detalhado se torna impossível realizar...
Bem, eu queria que me indicassem um outro jeito de fazer multiplayer utilizando a unity, ou outras coisas para facilitar minha vida ;-; ou se este é o único jeito que existe no planeta terra.
vejo muitos projetos na unity com boa sincronia, modo online idêntico ao modo offline, muitos recursos no multiplayer, acredito ter alguma outra forma...
Extreme Craft- Avançado
- PONTOS : 3275
REPUTAÇÃO : 30
Áreas de atuação : C# , Blender , Unity
Respeito as regras :
Re: Existe outras formas de multiplayer sem ser pelo Photon ou Unet?
Tem NODEJS utilizando Sockets, acho o mais facil na minha opinião mas os tutoriais são bem escassos
nibirou- MembroAvançado
- PONTOS : 2073
REPUTAÇÃO : 15
Áreas de atuação : C#,C++,produção de audio
Respeito as regras :
Espera, se com jogar localmente você quer dizer em lan/Wi-Fi por que você não usa UDP direto?
É até bom que você não precisa se preocupar com interpolação, previsão, etc.
Faz um broadcast na rede pra achar os players e é sucesso, pode atualizar os dados Todo frame se quiser, que não vai ter problema com interpolação
Faz um broadcast na rede pra achar os players e é sucesso, pode atualizar os dados Todo frame se quiser, que não vai ter problema com interpolação
SteveRogers- Instrutor
- PONTOS : 2672
REPUTAÇÃO : 156
Respeito as regras :
SteveRogers escreveu:Espera, se com jogar localmente você quer dizer em lan/Wi-Fi por que você não usa UDP direto?
Fique interessado, tem algum link de documentação pra eu dar uma estudada, por gentileza!?
Madson- Iniciante
- PONTOS : 2836
REPUTAÇÃO : 7
Respeito as regras :
Existe uma nova network bacana bem parecida com o photon, https://www.socketweaver.com/Extreme Craft escreveu:atualmente faço meu jogo utilizando o unet, o photon é muito complicado... porem me disseram que está difícil de fazer o multiplayer por que eu to fazendo do modo mais difícil (Unet).
Diguinho- MembroAvançado
- PONTOS : 2589
REPUTAÇÃO : 15
Áreas de atuação : Programação
Respeito as regras :
Madson escreveu:Fique interessado, tem algum link de documentação pra eu dar uma estudada, por gentileza!?
Acredito que o capitão esteja falando disso aqui;
https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/framework/network-programming/using-udp-services
Isso serve de base pra conexão e transferência de dados.
Você pode pesquisar sobre Broadcast e implementar um sistema de descobrimento automático pra não precisar digitar o endereço IP.
Acredito que dê pra montar a funcionalidade básica com isso, mas recomendo que aprofunde seus estudos sobre TCP e UDP, existem diferenças entre os dois protocolos e você vai querer saber antes de enviar dados sensíveis pela rede.
Boa sorte.
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4442
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Sei que seu objetivo é local, mas pra futura referência... Unet está sendo depreciado, Photon (PUN) é mais pra jogos P2P onde segurança não é um requisito e Photon (Bolt) apesar de bom, ainda pode se tornar um problema por conta das novas licenças.
Acabei de desenvolver um projeto usando LiteNetLib que é uma ótima lib.
O novo netcode da unity já está em preview e eu tenho testado ele com sucesso. É baseado em DOTS, mas no futuro, tudo vai ser mesmo...
Você ainda pode escrever sua solução usando sockets diretamente, mas sinceramente acho um desperdício de tempo ( a não ser que seja pra estudos! ), já existem muitas ótimas libs por aí, e você gastaria mais tempo escrevendo sua solução que fazendo o jogo.
A enorme vantagem do novo netcode em relação aos outros é justamente o "conceito" DOTS. Sistema MultiThreading com gerenciamento automático(Jobs) + Layout e gerenciamento de memória otimizados (ECS) + Saída de código de alto desempenho (Burst), tanto do lado do servidor quanto dos clientes.
Acabei de desenvolver um projeto usando LiteNetLib que é uma ótima lib.
O novo netcode da unity já está em preview e eu tenho testado ele com sucesso. É baseado em DOTS, mas no futuro, tudo vai ser mesmo...
- Novo netcode + LiveLink:
Você ainda pode escrever sua solução usando sockets diretamente, mas sinceramente acho um desperdício de tempo ( a não ser que seja pra estudos! ), já existem muitas ótimas libs por aí, e você gastaria mais tempo escrevendo sua solução que fazendo o jogo.
A enorme vantagem do novo netcode em relação aos outros é justamente o "conceito" DOTS. Sistema MultiThreading com gerenciamento automático(Jobs) + Layout e gerenciamento de memória otimizados (ECS) + Saída de código de alto desempenho (Burst), tanto do lado do servidor quanto dos clientes.
Conheci o LiteNetLib pelo @artplayer posso dizer que é bem gostosinho de se usar!
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5726
REPUTAÇÃO : 744
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :