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Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

2 participantes

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DÚVIDA Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

Mensagem por joffersoju Seg Out 14, 2019 6:08 pm

Oi...

Estou tentando fazer uma mecânica simples tipo jogo da memória...

Código:
using UnityEngine;

public class JogoMemoria : MonoBehaviour
{
    public GameObject[] cartas; //4 cartas
    public Transform[] posicao; //4 posicoes

    public void MudarPosicao() // onClick de um botao
    {
        foreach (GameObject item in cartas)
        {
            int objRandom = Random.Range(0, cartas.Length);
            item.transform.position = posicao[objRandom].position;
        }
    }
}

O problema é que sempre fica posicoes vazias ou posicao com mais de duas cartas... tentei de várias formas e não consegui... então, alguém pode me ajudar como posso fazer essa parte de um jeito simples? 

As demais partes tentarei fazer... qq coisa pergunto aqui... Mecânica simples no estilo Jogo da Memória 541976152

joffersoju
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DÚVIDA Re: Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

Mensagem por MayLeone Ter Out 15, 2019 3:17 am

É que vc está deixando sortear valores repetidos.
Tente adicionar numa lista as posições que já foram sorteadas e verificar com um if se essa posição sorteada já existe na lista, se sim, sorteie outra, se não sorteia ela mesmo.
MayLeone
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DÚVIDA Re: Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

Mensagem por joffersoju Ter Out 15, 2019 11:32 am

Oi...

Fiz assim, peguei uns scripts e fui adequando... 
Linkei o indice randomico e fui add os sprites linkados no inspector a posicao dos gameobjectos anversos... funcionou...

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class JogoMemoria : MonoBehaviour
{
    private int valorMin = 0;
    public int valorMax;
    [Space(20)]
    public int valorSorteado;
    [Space(20)]
    public List<int> numerosJaSorteados = new List<int>();
    public GameObject[] anverso;
    public Sprite[] cartaOuro;

    void Update()
    {
        valorSorteado = NumeroRandomico();

        foreach (GameObject objeto in anverso)
        {
            int index = System.Array.IndexOf(anverso, objeto);
            objeto.GetComponent<SpriteRenderer>().sprite = cartaOuro[numerosJaSorteados[index]];
        }
    }

    public int NumeroRandomico()
    {
        if (Mathf.Abs(valorMax - valorMin) > numerosJaSorteados.Count)
        {
            while (true)
            {
                int numeroAleatorio = Random.Range(valorMin, valorMax);
                if (!numerosJaSorteados.Contains(numeroAleatorio))
                {
                    numerosJaSorteados.Add(numeroAleatorio);
                    return numeroAleatorio;
                }
            }
        }
        else
        {
            Debug.LogError("todas as cartas já saíram");
            return 0;
        }
    }
}

O que achou?

joffersoju
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DÚVIDA Re: Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

Mensagem por MayLeone Ter Out 15, 2019 3:02 pm

Hum, ficou um pouco mais complexo do que eu imaginava, mas parece que ficou bom.
MayLeone
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DÚVIDA Re: Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

Mensagem por joffersoju Ter Out 15, 2019 3:51 pm

MayLeone escreveu:Hum, ficou um pouco mais complexo do que eu imaginava, mas parece que ficou bom.
Oi... como poderia ficar mais simples e ter a mesma funcionalidade???

Poderia me mostrar para que eu aprenda por gentileza?

joffersoju
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DÚVIDA Re: Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

Mensagem por joffersoju Ter Out 15, 2019 5:06 pm

Pois, tentei fazer como disse... encontrando a posição vazia... mas, não consegui... só consegui desse outro jeito... vc pode me mostrar como eu faria para encontrar a posição que ficou vazia e assim, atribuir um Sprite a ela? como tb evitar que uma mesma posição recebesse dois sprites?

joffersoju
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DÚVIDA Re: Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

Mensagem por joffersoju Qua Out 16, 2019 1:54 am

Oi... continuei o jogo... 

Coloquei esse script em cada carta que vira...

mas, não consigo fazer com que na carta anterior... o sprite do verso volte pra ela... 

pode me ajudar???

Código:
using System;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class AbrirCarta : MonoBehaviour
{
    public GameObject posicao;
    public Sprite verso;
    public Text[] cartaTexto;

    private void OnMouseDown()
    {
        JogoMemoria.pontosCarta = JogoMemoria.pontosCarta + 1;

        GetComponent<SpriteRenderer>().sprite = posicao.GetComponent<SpriteRenderer>().sprite;

        if (JogoMemoria.pontosCarta == 1)
        {
            cartaTexto[0].text = GetComponent<SpriteRenderer>().sprite.name;
        }
        else if (JogoMemoria.pontosCarta == 2)
        {
            cartaTexto[1].text = GetComponent<SpriteRenderer>().sprite.name;
            CompararCartas();
        }
    }

    void CompararCartas()
    {
        if (cartaTexto[0].text.Equals(cartaTexto[1].text))
        {
            Debug.Log("Voce venceu");
            JogoMemoria.pontosCarta = 0;
        }
        else
        {
            GetComponent<SpriteRenderer>().sprite = verso;
            JogoMemoria.pontosCarta = 0;
        }
    }
}

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DÚVIDA Re: Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

Mensagem por joffersoju Qua Out 16, 2019 2:03 am

o outro código

Código:
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class JogoMemoria : MonoBehaviour
{
    private int valorMin = 0;
    public int valorMax;
    [Space(20)]
    public int valorSorteado;
    [Space(20)]
    public List<int> numerosJaSorteados = new List<int>();
    public GameObject[] anverso, cartasVerso;
    public Sprite[] cartaOuro;
    public Text nomeCarta1, nomeCarta2;
    public static int pontosCarta = 0;
    public int pontosCartaFake;

    private void Start()
    {
        foreach(GameObject obj in cartasVerso)
        {
            print(obj);
        }
    }
    private void Update()
    {
        pontosCartaFake = pontosCarta;
    }

    public void NovoNumero()
    {
        valorSorteado = NumeroRandomico();

        while(numerosJaSorteados.Count < valorMax)
        {
            valorSorteado = NumeroRandomico();
        }

        foreach (GameObject objeto in anverso)
        {
            int index = System.Array.IndexOf(anverso, objeto);
            objeto.GetComponent<SpriteRenderer>().sprite = cartaOuro[numerosJaSorteados[index]];
        }
    }

    public int NumeroRandomico()
    {
        if (Mathf.Abs(valorMax - valorMin) > numerosJaSorteados.Count)
        {
            while (true)
            {
                int numeroAleatorio = Random.Range(valorMin, valorMax);
                if (!numerosJaSorteados.Contains(numeroAleatorio))
                {
                    numerosJaSorteados.Add(numeroAleatorio);
                    return numeroAleatorio;
                }
            }
        }
        else
        {
            Debug.LogError("todas as cartas já saíram");
            return 0;
        }
    }
}

já com algumas pequenas alteracoes...

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DÚVIDA Re: Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

Mensagem por joffersoju Qua Out 16, 2019 9:34 pm

Fechei a mecânica básica... 
1. []cartasAleatorias recebem as []cartasEscolhidas sem repetição...
2. A []cartasPosições recebem ao serem clicadas os as[]cartasAleatorias...
3. Após clicar nas duas cartas, elas comparam por string e se forem iguais, mantem viradas, senão desviram, por tag e depois, a tag é desabilitada...

É isso, a mecânica do jogo da memória funcionou bacana...

Melhoria são bem vindas...

Script JogoMemoria em qualquer objeto
Script AbrirCarta nas cartas que serão abertas

Código:
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class JogoMemoria : MonoBehaviour
{
    private int valorMin = 0;
    public int valorMax;
    [Space(20)]
    public int valorSorteado;
    [Space(20)]
    public List<int> numerosJaSorteados = new List<int>();
    public GameObject[] anverso;
    public Sprite[] cartaOuro;
    public static int pontosCarta = 0;
    public int pontosCartaFake;


    private void Update()
    {
        pontosCartaFake = pontosCarta;
    }

    public void NovoNumero()
    {
        valorSorteado = NumeroRandomico();

        while (numerosJaSorteados.Count < valorMax)
        {
            valorSorteado = NumeroRandomico();
        }

        foreach (GameObject objeto in anverso)
        {
            int index = System.Array.IndexOf(anverso, objeto);
            objeto.GetComponent<SpriteRenderer>().sprite = cartaOuro[numerosJaSorteados[index]];
        }
    }

    public int NumeroRandomico()
    {
        if (Mathf.Abs(valorMax - valorMin) > numerosJaSorteados.Count)
        {
            while (true)
            {
                int numeroAleatorio = UnityEngine.Random.Range(valorMin, valorMax);
                if (!numerosJaSorteados.Contains(numeroAleatorio))
                {
                    numerosJaSorteados.Add(numeroAleatorio);
                    return numeroAleatorio;
                }
            }
        }
        else
        {
            Debug.LogError("todas as cartas já saíram");
            return 0;
        }
    }
}




Código:
using System;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityScript.Steps;

public class AbrirCarta : MonoBehaviour
{
    public GameObject[] baralhoAleatorio, cartaPrimeira;
    public Sprite verso;
    public Text[] cartaTexto;

    public string posicaoCartaString;
    public int posicaoCartaInt;
    public new string tag;

    private void OnMouseDown()
    {
        JogoMemoria.pontosCarta = JogoMemoria.pontosCarta + 1;
        posicaoCartaInt = Convert.ToInt16(posicaoCartaString);
        GetComponent<SpriteRenderer>().sprite = baralhoAleatorio[posicaoCartaInt].GetComponent<SpriteRenderer>().sprite;
        gameObject.tag = tag;

        if (JogoMemoria.pontosCarta == 1)
        {
            cartaTexto[0].text = GetComponent<SpriteRenderer>().sprite.name;
        }
        else if (JogoMemoria.pontosCarta == 2)
        {
            cartaTexto[1].text = GetComponent<SpriteRenderer>().sprite.name;
            CompararCartas();
        }
    }

    void CompararCartas()
    {
        if (cartaTexto[0].text.Equals(cartaTexto[1].text))
        {
            Debug.Log("Voce venceu");
            foreach (GameObject carta in cartaPrimeira)
            {
                carta.tag = "Untagged";
            }
            JogoMemoria.pontosCarta = 0;
        }
        else
        {
            Invoke("Tempo", 1);
        }
    }

    void Tempo()
    {
        GetComponent<SpriteRenderer>().sprite = verso;
        cartaPrimeira = GameObject.FindGameObjectsWithTag("tag");
        foreach (GameObject carta in cartaPrimeira)
        {
            carta.GetComponent<SpriteRenderer>().sprite = verso;
            carta.tag = "Untagged";
        }
        JogoMemoria.pontosCarta = 0;
    }
}

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