[TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
+38
jogador432
ARMAGEDOM GAMES
NKKF
RenanRibas123
francisco barroso
alexs
Zack2
Phph09
bruno700mb
Jonny
DJ JOHN FOX
Weslley
Callyde Jr
LuizFixa3D
DUT
Gregory2017
HeF Software
Gabriel César O
Fehh
PauloFR
Edu Schimdt
thzin
Fábiow775
Yuri Heinz
rafaelllsd
simaomenezes
rafaelxd5
MarcosSchultz
karllus250
AndyShow
vitorhpmelo
Schneider666
Marquess
Mattheus
GuiMVP
Matheus sonico
juansa23
hellkiller
42 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
[TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Fala pessoal, elaborei este tutorial simples para mostrar como vocês podem criar os próprios veículos de maneira simples e com uma suspensão extremamente realista...
Vídeo:
Scripts usados:
Vídeo:
Scripts usados:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class VeiculoSimples : MonoBehaviour {
public Transform[] MeshRodas;
public WheelCollider[] ColisorRodas;
public float torque = 1000, pesoVeiculo = 1500;
private float angulo, direcao;
private Rigidbody corpoRigido;
void Start () {
corpoRigido = GetComponent<Rigidbody> ();
corpoRigido.mass = pesoVeiculo;
}
void Update () {
direcao = Input.GetAxis ("Horizontal");
if (Input.GetAxis ("Horizontal") > 0.7f || Input.GetAxis ("Horizontal") < -0.7f) {
angulo = Mathf.Lerp (angulo, direcao, Time.deltaTime * 4);
} else {
angulo = Mathf.Lerp (angulo, direcao, Time.deltaTime * 2);
}
}
void FixedUpdate(){
ColisorRodas [0].steerAngle = angulo * 40;
ColisorRodas [1].steerAngle = angulo * 40;
//
ColisorRodas [2].motorTorque = Input.GetAxis("Vertical")*torque;
ColisorRodas [3].motorTorque = Input.GetAxis("Vertical")*torque;
for (int x = 0; x < ColisorRodas.Length; x++) {
Quaternion quat;
Vector3 pos;
ColisorRodas [x].GetWorldPose (out pos, out quat);
MeshRodas [x].position = pos;
MeshRodas [x].rotation = quat;
}
}
}
Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:47 pm, editado 1 vez(es)
hellkiller- Mestre
- PONTOS : 4054
REPUTAÇÃO : 170
Áreas de atuação : Programação em C#,
Modelagem,
GameArt.
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Vo testar e jaja digo como fico no caminhao kk
juansa23- Iniciante
- PONTOS : 3254
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
como eu faço para desativar e ativar esse scritp atraves de um script js ex
var dirigindo:boolean;
function Update () {
GetComponent(VeiculoSimples).enabled = dirigindo;
}
var dirigindo:boolean;
function Update () {
GetComponent(VeiculoSimples).enabled = dirigindo;
}
Matheus sonico- Avançado
- PONTOS : 3836
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 22
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Matheus sonico escreveu:como eu faço para desativar e ativar esse scritp atraves de um script js ex
var dirigindo:boolean;
function Update () {
GetComponent(VeiculoSimples).enabled = dirigindo;
}
Basta declarar uma variavel do tipo "VeiculoSimples" e usar o enabeld mesmo... Más por que javaScript? A unity já deixou de dar suporte ao JavaScript, C# eh a linguagem que manda
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Marcos eu aprendi a usar o unity3D com o GamesIndie por isso programo em js
Matheus sonico- Avançado
- PONTOS : 3836
REPUTAÇÃO : 29
Idade : 22
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Hello Schultz gatão
Cara no final quando você fala que quer fazer a asset e tals, e fala que para nos modelarmos os carros e tudo la....
Então primeiro jogo da minha vida foi GTA SA, e quando fui ficando mais velho e tals, conheci os mods e comecei eu a mesmo customizar meu GTA ai um gringo la invento um mod chamado IMVEHFT (Existe um tbm chamado STEERING que tem mais algumas outras funções e que você pode achar veiculos adaptados para os dois ao mesmo tempo :D ) que da as funções reais de um carro para os carros do GTA SA, mas não qualquer modelo 3D, você tem que adapitalos e separar tudo, ai pensei os MODS (Carros, Motos, Caminhões, etc) de GTA SA são livres e qualquer um pode usá los, os autores mesmo falam unica coisa que pedem são os creditos, então porque você não usa eles?
Unica coisa que teria que fazer e abrir no blender (ou outro), e converter os modelos para um formato que a Unity aceite...
Bom foi uma dica eu mesmo vou tentar fazer isso aqui (tentar pq eu n sei usar nada la no blender kk, meu nogocio mesmo e Zmodeler :D), bom sé for tentar ou alguem tentar fazer para você mesmo boa sorte na conversão :D
Cara no final quando você fala que quer fazer a asset e tals, e fala que para nos modelarmos os carros e tudo la....
Então primeiro jogo da minha vida foi GTA SA, e quando fui ficando mais velho e tals, conheci os mods e comecei eu a mesmo customizar meu GTA ai um gringo la invento um mod chamado IMVEHFT (Existe um tbm chamado STEERING que tem mais algumas outras funções e que você pode achar veiculos adaptados para os dois ao mesmo tempo :D ) que da as funções reais de um carro para os carros do GTA SA, mas não qualquer modelo 3D, você tem que adapitalos e separar tudo, ai pensei os MODS (Carros, Motos, Caminhões, etc) de GTA SA são livres e qualquer um pode usá los, os autores mesmo falam unica coisa que pedem são os creditos, então porque você não usa eles?
Unica coisa que teria que fazer e abrir no blender (ou outro), e converter os modelos para um formato que a Unity aceite...
Bom foi uma dica eu mesmo vou tentar fazer isso aqui (tentar pq eu n sei usar nada la no blender kk, meu nogocio mesmo e Zmodeler :D), bom sé for tentar ou alguem tentar fazer para você mesmo boa sorte na conversão :D
GuiMVP- Iniciante
- PONTOS : 3308
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Os modelos que estou procurando precisam ser medium poly, com parte interna, volante movel, cambio de marchas movel, varetas dos piscas moveis, limpadores de parabrisa moveis, pivot e rodas separadas, luzes de frente, ré, freio, piscas, sinaleiras, faroletes, marcadores de velocidade, etc...
Como eu disse no vídeo, é pra ser o asset mais completo da AssetStore, por isso está extremamente difícil achar modelos... Aquele do vídeo que eu mostrei foi o único +/- que eu consegui, más tive que fazer altos ajustes no sketchUp para conseguir usa-lo
Como eu disse no vídeo, é pra ser o asset mais completo da AssetStore, por isso está extremamente difícil achar modelos... Aquele do vídeo que eu mostrei foi o único +/- que eu consegui, más tive que fazer altos ajustes no sketchUp para conseguir usa-lo
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Assets/car/VeiculoSimples.cs(4,14): error CS0101: The namespace `global::' already contains a definition for `VeiculoSimples'
O meu unity ta dando esse erro
O meu unity ta dando esse erro
Mattheus- Iniciante
- PONTOS : 3238
REPUTAÇÃO : 0
Idade : 27
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Matheus respeita as regras do forum,regra n2
Quanto ao seu problema provavelmente VC copiou o script, e o nome do seu script n corresponde ao que esta no codigo ,verifique o nome do script na unity, com O dessa linha.
Quanto ao seu problema provavelmente VC copiou o script, e o nome do seu script n corresponde ao que esta no codigo ,verifique o nome do script na unity, com O dessa linha.
- Código:
public class VeiculoSimples : MonoBehaviour {
hellkiller- Mestre
- PONTOS : 4054
REPUTAÇÃO : 170
Áreas de atuação : Programação em C#,
Modelagem,
GameArt.
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
hellkiller escreveu:Matheus respeita as regras do forum,regra n2
Quanto ao seu problema provavelmente VC copiou o script, e o nome do seu script n corresponde ao que esta no codigo ,verifique o nome do script na unity, com O dessa linha.
- Código:
public class VeiculoSimples : MonoBehaviour {
Como Assim "Matheus respeita as regras do forum,regra n2"?
2 - Proibido nick ofensivo, tanto para com o fórum como para outros membros (punição: troca do nome por "MembroXX")
Quanto ao meu problema, os nomes correspondem, eu tinha copiado o Script antes mais depois fis ele pelo tutorial do video e deu o mesmo erro...
Mattheus- Iniciante
- PONTOS : 3238
REPUTAÇÃO : 0
Idade : 27
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Mattheus escreveu:hellkiller escreveu:Matheus respeita as regras do forum,regra n2
Quanto ao seu problema provavelmente VC copiou o script, e o nome do seu script n corresponde ao que esta no codigo ,verifique o nome do script na unity, com O dessa linha.
- Código:
public class VeiculoSimples : MonoBehaviour {
Como Assim "Matheus respeita as regras do forum,regra n2"?
2 - Proibido nick ofensivo, tanto para com o fórum como para outros membros (punição: troca do nome por "MembroXX")
Quanto ao meu problema, os nomes correspondem, eu tinha copiado o Script antes mais depois fis ele pelo tutorial do video e deu o mesmo erro...
What? tem um botão gigante na página principal mostrando as regras do fórum, e a número 2 não é essa ai não.
consegui, mais...
MarcosSchultz escreveu:Mattheus escreveu:hellkiller escreveu:Matheus respeita as regras do forum,regra n2
Quanto ao seu problema provavelmente VC copiou o script, e o nome do seu script n corresponde ao que esta no codigo ,verifique o nome do script na unity, com O dessa linha.
- Código:
public class VeiculoSimples : MonoBehaviour {
Como Assim "Matheus respeita as regras do forum,regra n2"?
2 - Proibido nick ofensivo, tanto para com o fórum como para outros membros (punição: troca do nome por "MembroXX")
Quanto ao meu problema, os nomes correspondem, eu tinha copiado o Script antes mais depois fis ele pelo tutorial do video e deu o mesmo erro...
What? tem um botão gigante na página principal mostrando as regras do fórum, e a número 2 não é essa ai não.
Blz cara mals. Resolvi esse problema. Mais agr deu outro erro. Usei esse script em um carro da asset setore e deu certo. Mais tentei usar em um carro feito no skechup, o problema é q a roda fica toda invertida qnd dou Play mesmo com as roda alinhadas em X,y e z.
Mattheus- Iniciante
- PONTOS : 3238
REPUTAÇÃO : 0
Idade : 27
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
MarcosSchultz escreveu:Mattheus escreveu:hellkiller escreveu:Matheus respeita as regras do forum,regra n2
Quanto ao seu problema provavelmente VC copiou o script, e o nome do seu script n corresponde ao que esta no codigo ,verifique o nome do script na unity, com O dessa linha.
- Código:
public class VeiculoSimples : MonoBehaviour {
Como Assim "Matheus respeita as regras do forum,regra n2"?
2 - Proibido nick ofensivo, tanto para com o fórum como para outros membros (punição: troca do nome por "MembroXX")
Quanto ao meu problema, os nomes correspondem, eu tinha copiado o Script antes mais depois fis ele pelo tutorial do video e deu o mesmo erro...
What? tem um botão gigante na página principal mostrando as regras do fórum, e a número 2 não é essa ai não.
Blz. Já resolvi o problema, mais agr o problema é q as rodas ficam invertidas, mesmo com o X,y e o z alinhados. O carro q estou tentando editar foi feito no skechup.
Mattheus- Iniciante
- PONTOS : 3238
REPUTAÇÃO : 0
Idade : 27
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
MarcosSchultz escreveu:Mattheus escreveu:hellkiller escreveu:Matheus respeita as regras do forum,regra n2
Quanto ao seu problema provavelmente VC copiou o script, e o nome do seu script n corresponde ao que esta no codigo ,verifique o nome do script na unity, com O dessa linha.
- Código:
public class VeiculoSimples : MonoBehaviour {
Como Assim "Matheus respeita as regras do forum,regra n2"?
2 - Proibido nick ofensivo, tanto para com o fórum como para outros membros (punição: troca do nome por "MembroXX")
Quanto ao meu problema, os nomes correspondem, eu tinha copiado o Script antes mais depois fis ele pelo tutorial do video e deu o mesmo erro...
What? tem um botão gigante na página principal mostrando as regras do fórum, e a número 2 não é essa ai não.
Blz. Já resolvi o problema, mais agr o problema é q as rodas ficam invertidas, mesmo com o X,y e o z alinhados. O carro q estou tentando editar foi feito no skechup.
Mattheus- Iniciante
- PONTOS : 3238
REPUTAÇÃO : 0
Idade : 27
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Veja o vídeo passo a passo cara, você não está prestando atenção da parte que eu falei sobre o eixo Z
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
sem dúvida o melhor tutor do seguimento...
Marquess- Iniciante
- PONTOS : 3152
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
não sei se alguem ai ja havia comentado antes a minha ideia mas.... para fazer a centralização do pivô da roda não seria mais fácil usar uma esfera ou um cilindro ao invés de ter que medir o centro da roda ou não?
Schneider666- Iniciante
- PONTOS : 3128
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Não por causa de algumas referências como torque, dentre outras coisas.
A Unity já usa raio nas próprias wheelColliders para facilitar as centenas de cálculos que envolvem as rodas.
A Unity já usa raio nas próprias wheelColliders para facilitar as centenas de cálculos que envolvem as rodas.
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
ah sim vlw eu vi q é meio dificil sem ser com aquela referencia, tipo vi que não fica muito preciso, não da a medida exata tbm e obrigado por me tirar essa duvida ja consegui fazer la a roda girar certinho quero ver se aprendo agr a fazer um script pra ele ter freio e uma chase cam depois se conseguir eu compartilho ae como eu fiz tipo eu não sei muito bem programar ainda mas eu aprendo aos poucos uma coisa de cada vez...
Schneider666- Iniciante
- PONTOS : 3128
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Olá, segui o tutorial e deu um problema que minhas rodas estão orbitando os wheel colliders, não estão seguindo a posição deles, o que poderia ser ?
vitorhpmelo- Iniciante
- PONTOS : 3115
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Problema nos Eixos, Presta Atenção se os Eixos tão Certos Verde pra Cima Azul pra frente,em tudo nas rodas,no carro,etc.... e se as rodas tem um Pivô bem no Centro, as vezes as rodas tão com Pivô do Lado, pq ela gira sempre em torno do Pivo central, senão tiver certo, cria um gameobject e coloca a roda Dentro, bem no centro do Pivo!vitorhpmelo escreveu:Olá, segui o tutorial e deu um problema que minhas rodas estão orbitando os wheel colliders, não estão seguindo a posição deles, o que poderia ser ?
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Já resolvi aqui, obrigado!
vitorhpmelo- Iniciante
- PONTOS : 3115
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
o meu acontece isso como resolver[img][/img]
karllus250- Avançado
- PONTOS : 3259
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Cara, preciso saber como você está montando... com certeza tem algo muito errado, provavelmente com as massas do veículo, etc
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
marcos vlw eu olhei denovo o video e ja achei o erro :D :D :DMarcosSchultz escreveu:Cara, preciso saber como você está montando... com certeza tem algo muito errado, provavelmente com as massas do veículo, etc
karllus250- Avançado
- PONTOS : 3259
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
como fazer os botoes volante etc para android
karllus250- Avançado
- PONTOS : 3259
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
karllus250 escreveu:como fazer os botoes volante etc para android
Difícil dizer, por que nem eu fiz ainda para o meu asset, kkkkk
Na verdade, não é difícil, mas não estou conseguindo fazer o Unity Remote funcionar, para poder gravar tutoriais relacionados a android.
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
COMO COLOCAR UM SISTEMA DE SOM NESSE SCRIPT
karllus250- Avançado
- PONTOS : 3259
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Cara, um sistema de som? nesse script? Quase impossível.
Você precisa elaborar um sistema de marchas, do contrário, não tem nem aonde se basear para fazer o som do motor ficar mais rápido ou mais lento.
Você precisa elaborar um sistema de marchas, do contrário, não tem nem aonde se basear para fazer o som do motor ficar mais rápido ou mais lento.
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
marcos como coloca som nesse script do carro
karllus250- Avançado
- PONTOS : 3259
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Com um código de umas 500 linhas, kkkkk
Para colocar som neste sistema, primeiro você precisa fazer um sistema de marchas, pois o som é baseado nisto.
Para colocar som neste sistema, primeiro você precisa fazer um sistema de marchas, pois o som é baseado nisto.
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Galera criei vários script e também testei o do Marcos , só que simplesmente não consigo fazer saltos (Stunts estilo GTA kkj) com wheel Collider parece que ele não pega uma velocidade boa, editei valores e mesmo assim não consigo! HELP_ME
[RESOLVIDO] diminui o "Drag" do carro, agora parece uma bala!!
[RESOLVIDO] diminui o "Drag" do carro, agora parece uma bala!!
rafaelxd5- Membro
- PONTOS : 3261
REPUTAÇÃO : 6
Idade : 25
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Boa tarde, Marcos, muito bom o tutorial, parabéns.
simaomenezes- Iniciante
- PONTOS : 3283
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
vlww :D
E em breve sairá o asset. Está se encaminhando para o final.
Algumas correções aqui e ali devido ao lançamento da Unity 5.5, mas nada demais.
E em breve sairá o asset. Está se encaminhando para o final.
Algumas correções aqui e ali devido ao lançamento da Unity 5.5, mas nada demais.
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Conseguiu os modelos dos veiculos?MarcosSchultz escreveu:vlww :D
E em breve sairá o asset. Está se encaminhando para o final.
Algumas correções aqui e ali devido ao lançamento da Unity 5.5, mas nada demais.
rafaelllsd- ProgramadorMaster
- PONTOS : 5242
REPUTAÇÃO : 507
Idade : 24
Áreas de atuação : Unity, Audacity, Blender, Gimp, C#, JS, MySQL.
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
rafaelllsd escreveu:Conseguiu os modelos dos veiculos?MarcosSchultz escreveu:vlww :D
E em breve sairá o asset. Está se encaminhando para o final.
Algumas correções aqui e ali devido ao lançamento da Unity 5.5, mas nada demais.
Modelei todos U.U
Tem 9 no total.
Estou montando agora veículo por veículo e ajustando as propriedades de cada um. E também resolvendo uns 15 problemas que apareceram com o update da Unity 5.5
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Hum, então ele vai ser pago, tem um ideia de quantos vai o preço? Estou a espera do seu asset . Estive tentando modelar alguns carros mais eles sai meio bugado kkkk, até agora só consegui modelar Helicopteros e Aviões (Sem interior).MarcosSchultz escreveu:rafaelllsd escreveu:Conseguiu os modelos dos veiculos?MarcosSchultz escreveu:vlww :D
E em breve sairá o asset. Está se encaminhando para o final.
Algumas correções aqui e ali devido ao lançamento da Unity 5.5, mas nada demais.
Modelei todos U.U
Tem 9 no total.
Estou montando agora veículo por veículo e ajustando as propriedades de cada um. E também resolvendo uns 15 problemas que apareceram com o update da Unity 5.5
rafaelllsd- ProgramadorMaster
- PONTOS : 5242
REPUTAÇÃO : 507
Idade : 24
Áreas de atuação : Unity, Audacity, Blender, Gimp, C#, JS, MySQL.
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
rafaelllsd escreveu:Hum, então ele vai ser pago, tem um ideia de quantos vai o preço? Estou a espera do seu asset . Estive tentando modelar alguns carros mais eles sai meio bugado kkkk, até agora só consegui modelar Helicopteros e Aviões (Sem interior).MarcosSchultz escreveu:rafaelllsd escreveu:Conseguiu os modelos dos veiculos?MarcosSchultz escreveu:vlww :D
E em breve sairá o asset. Está se encaminhando para o final.
Algumas correções aqui e ali devido ao lançamento da Unity 5.5, mas nada demais.
Modelei todos U.U
Tem 9 no total.
Estou montando agora veículo por veículo e ajustando as propriedades de cada um. E também resolvendo uns 15 problemas que apareceram com o update da Unity 5.5
Ainda pretendo que seja gratuito.
Estou pensando em uma arrecadação bem baixa, tipo $100. Se isto for alcançado, o asset sai de graça para todos, ou algo assim. A intenção é que seja gratuito mesmo.
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
ae pessoal atualizei o script, adicionei nitro e limitador de angulo para o veiculo n capotar, tambem inclui tração traseira e dianteira para escolher.
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class VeiculoSimples : MonoBehaviour {
public Transform[] MeshRodas;
public WheelCollider[] ColisorRodas;
public float torque = 1000, pesoVeiculo = 1500, torqueMotor;
private float angulo, direcao;
private Rigidbody corpoRigido;
[Header("Tração")]
public bool Traseira;
public bool Dianteira, Nitro;
public float PotenciaNitro = 3000;
public GameObject NitroDirecao;
[Space(20)]
public bool Acelerar, Freiar, RE, Planar, inclinar;
public int InclinacaomaximaX = 40;
public float EixoX;
public int Inclinacaomaxima = 40;
public float EixoZ;
public bool capotar;
public static float analogicoH, analogicoV;
public Vector3 eulerAngleVelocity;
public Rigidbody rb;
void Start () {
corpoRigido = GetComponent<Rigidbody> ();
corpoRigido.mass = pesoVeiculo;
rb = GetComponent<Rigidbody>();
}
void Update () {
NitroDirecao.transform.rotation = Quaternion.Euler (0, (Input.GetAxis ("Horizontal") * 40) + transform.eulerAngles.y, 0);
// ----------- Joystic ------------------------------
if (!ColisorRodas [0].isGrounded & !ColisorRodas [1].isGrounded & !ColisorRodas [2].isGrounded & !ColisorRodas [3].isGrounded & gameObject) {
Planar = true;
// eulerAngleVelocity.x = Input.GetAxis ("Vertical") * 40;
// eulerAngleVelocity.z = -Input.GetAxis ("Horizontal") * 40;
} else {
Planar = false;
}
EixoZ = transform.eulerAngles.z;
if (EixoZ > Inclinacaomaxima & EixoZ < 180) {
transform.rotation = Quaternion.Euler (gameObject.transform.rotation.eulerAngles.x, gameObject.transform.rotation.eulerAngles.y, Inclinacaomaxima);
}
if (EixoZ < 360 - Inclinacaomaxima & EixoZ > 180) {
transform.rotation = Quaternion.Euler (gameObject.transform.rotation.eulerAngles.x, gameObject.transform.rotation.eulerAngles.y, 360 - Inclinacaomaxima);
}
EixoX = transform.eulerAngles.x;
if (EixoX > InclinacaomaximaX & EixoX < 180) {
transform.rotation = Quaternion.Euler (InclinacaomaximaX, gameObject.transform.rotation.eulerAngles.y, gameObject.transform.rotation.eulerAngles.z);
}
if (EixoX < 360 - InclinacaomaximaX & EixoX > 180) {
transform.rotation = Quaternion.Euler (360 - InclinacaomaximaX, gameObject.transform.rotation.eulerAngles.y, gameObject.transform.rotation.eulerAngles.z);
}
// eulerAngleVelocity.y = Input.GetAxis ("Horizontal") * 80;
direcao = Input.GetAxis ("Horizontal");
if (Input.GetAxis ("Horizontal") > 0.7f || Input.GetAxis ("Horizontal") < -0.7f) {
angulo = Mathf.Lerp (angulo, direcao, Time.deltaTime * 4);
} else {
angulo = Mathf.Lerp (angulo, direcao, Time.deltaTime * 2);
}
// NitroDirecao.transform.eulerAngles.y = Input.GetAxis ("Horizontal") * 40;
if (Input.GetButton (buttonName: "Rum")) {
Nitro = true;
} else {
Nitro = false;
}
if (Input.GetButton (buttonName: "Acelerar")) {
ColisorRodas [0].brakeTorque = (0);
ColisorRodas [1].brakeTorque = (0);
ColisorRodas [2].brakeTorque = (0);
ColisorRodas [3].brakeTorque = (0);
Acelerar = true;
} else{
Acelerar = false;
}
if (Input.GetButtonUp (buttonName: "Acelerar")) {
ColisorRodas [0].motorTorque = 0;
ColisorRodas [1].motorTorque = 0;
ColisorRodas [2].motorTorque = 0;
ColisorRodas [3].motorTorque = 0;
}
if (Input.GetButton (buttonName: "RE")) {
ColisorRodas [0].brakeTorque = (0);
ColisorRodas [1].brakeTorque = (0);
ColisorRodas [2].brakeTorque = (0);
ColisorRodas [3].brakeTorque = (0);
RE = true;
} else{
RE = false;
}
if (Input.GetButtonUp (buttonName: "RE")) {
ColisorRodas [0].motorTorque = 0;
ColisorRodas [1].motorTorque = 0;
ColisorRodas [2].motorTorque = 0;
ColisorRodas [3].motorTorque = 0;
}
if (Input.GetButton (buttonName: "Freiar")) {
// ColisorRodas [2].sidewaysFriction.extremumSlip.
//ColisorRodas [2].mass = (1000);
Freiar = true;
} else {
Freiar = false;
}
if (Input.GetButtonUp (buttonName: "Freiar")) {
ColisorRodas [0].brakeTorque = (0);
ColisorRodas [1].brakeTorque = (0);
ColisorRodas [2].brakeTorque = (0);
ColisorRodas [3].brakeTorque = (0);
}
}
void FixedUpdate(){
Quaternion deltaRotation = Quaternion.Euler (eulerAngleVelocity * Time.deltaTime);
rb.MoveRotation (rb.rotation * deltaRotation);
//corpoRigido.AddForce (transform.forward * torque *10);
//transform.position = Vector3.Lerp(transform.position,new Vector3 (transform.localPosition.x +1 ,transform.localPosition.y,transform.localPosition.z) ,3*Time.deltaTime);
torqueMotor = ColisorRodas [3].motorTorque;
ColisorRodas [0].steerAngle = angulo * 50;
ColisorRodas [1].steerAngle = angulo * 50;
//
if (Acelerar == true) {
if (Planar == false) {
if (Nitro == true) {
corpoRigido.AddForce (NitroDirecao.transform.forward * PotenciaNitro * 10);
}
if (Dianteira == true) {
ColisorRodas [0].motorTorque = torque;
ColisorRodas [1].motorTorque = torque;
}
if (Traseira == true) {
ColisorRodas [2].motorTorque = torque;
ColisorRodas [3].motorTorque = torque;
}
}
}
if (RE == true) {
if (Dianteira == true) {
ColisorRodas [0].motorTorque = -torque;
ColisorRodas [1].motorTorque = -torque;
}
if (Traseira == true) {
ColisorRodas [2].motorTorque = -torque;
ColisorRodas [3].motorTorque = -torque;
}
}
if (RE == false & Acelerar == false) {
if (Dianteira == true) {
ColisorRodas [0].brakeTorque = (torque/4);
ColisorRodas [1].brakeTorque = (torque/4);
}
if (Traseira == true) {
ColisorRodas [2].brakeTorque = (torque/4);
ColisorRodas [3].brakeTorque = (torque/4);
}
}
if (Freiar == true) {
if (Dianteira == true) {
ColisorRodas [0].brakeTorque = (1000000);
ColisorRodas [1].brakeTorque = (1000000);
}
if (Traseira == true) {
ColisorRodas [2].brakeTorque = (1000000);
ColisorRodas [3].brakeTorque = (1000000);
}
//ColisorRodas [3].sidewaysFriction.extremumSlip = (2);
} else {
// ColisorRodas [2].sidewaysFriction.extremumSlip = (0.02);
// ColisorRodas [3].sidewaysFriction.extremumSlip = (0.02);
// ColisorRodas [2].brakeTorque = (0);
// ColisorRodas [3].brakeTorque = (0);
// ColisorRodas [0].brakeTorque = (0);
// ColisorRodas [1].brakeTorque = (0);
}
for (int x = 0; x < ColisorRodas.Length; x++) {
Quaternion quat;
Vector3 pos;
ColisorRodas [x].GetWorldPose (out pos, out quat);
MeshRodas [x].position = pos;
MeshRodas [x].rotation = quat;
}
}
}
Yuri Heinz- Avançado
- PONTOS : 3614
REPUTAÇÃO : 38
Idade : 28
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Galera sou novo aquialguem pode me dizer como fazer as rodas acompanhar as wheel Colliders não to conseguindo pois sou novato na unity não achei na net se alguém saber por favor ajuda aqui
Fábiow775- Membro
- PONTOS : 2882
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Fábiow775 escreveu:Galera sou novo aquialguem pode me dizer como fazer as rodas acompanhar as wheel Colliders não to conseguindo pois sou novato na unity não achei na net se alguém saber por favor ajuda aqui
Olá Fabiow775
Você Assistiu o Video?
Pois no Video o Marcos Explica como Fazer exatamente isso
Recomendo assistir o Video se vc ainda não Viu, ou Rever e Prestar Atenção!
Grande Abraço!
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Oi não vi tava meio sem tempo. Mais vou ver sim muito obg por ter respondido. Só mais uma coisa eu edito os scripts no visual e sempre na hora de eu colocar aparece copile als errors tem alguma coisa haver? Cheguei a ver um outro vídeo que ensinava a fazer a rotação das rodas mais era no jacascript daí me deu esse erro aí o vídeo e um pouco antigo será que tem alguma coisa haver? Obrigado vlw
Fábiow775- Membro
- PONTOS : 2882
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Fábiow775 escreveu:Oi não vi tava meio sem tempo. Mais vou ver sim muito obg por ter respondido. Só mais uma coisa eu edito os scripts no visual e sempre na hora de eu colocar aparece copile als errors tem alguma coisa haver? Cheguei a ver um outro vídeo que ensinava a fazer a rotação das rodas mais era no jacascript daí me deu esse erro aí o vídeo e um pouco antigo será que tem alguma coisa haver? Obrigado vlw
Pode ser o nome do script como também a sintaxe defasada, pois muita coisa mudou da Unity 4 pra 5
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Ok vlw aí consegui já muito obrigado.
Fábiow775- Membro
- PONTOS : 2882
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Eu gostaria de ajudar, eu posso fazer um carro com tudo que você pede.MarcosSchultz escreveu:Os modelos que estou procurando precisam ser medium poly, com parte interna, volante movel, cambio de marchas movel, varetas dos piscas moveis, limpadores de parabrisa moveis, pivot e rodas separadas, luzes de frente, ré, freio, piscas, sinaleiras, faroletes, marcadores de velocidade, etc...
Como eu disse no vídeo, é pra ser o asset mais completo da AssetStore, por isso está extremamente difícil achar modelos... Aquele do vídeo que eu mostrei foi o único +/- que eu consegui, más tive que fazer altos ajustes no sketchUp para conseguir usa-lo
thzin- Avançado
- PONTOS : 2888
REPUTAÇÃO : 19
Idade : 22
Áreas de atuação : Básico 3ds Max
Básico Maya
Básico Photoshop
Intermediário Blender
Intermediário Unreal Engine
Interm
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Meio que já consegui os modelos... estou elaborando a documentação.
A parte boa? Vai ter 2 assets, um free e um pago. E o free vai ser razoavelmente completo também.
A parte boa? Vai ter 2 assets, um free e um pago. E o free vai ser razoavelmente completo também.
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Beleza, me add no facebook https://www.facebook.com/KoTtOrAmA1MarcosSchultz escreveu:Meio que já consegui os modelos... estou elaborando a documentação.
A parte boa? Vai ter 2 assets, um free e um pago. E o free vai ser razoavelmente completo também.
qualquer coisa só falar...
thzin- Avançado
- PONTOS : 2888
REPUTAÇÃO : 19
Idade : 22
Áreas de atuação : Básico 3ds Max
Básico Maya
Básico Photoshop
Intermediário Blender
Intermediário Unreal Engine
Interm
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Eu usei o script "VeiculoSimples" do tutorial "wheel Collider" , e quando eu aperto "a" vira para direita .
Como resolvo isso?
Como resolvo isso?
Edu Schimdt- Iniciante
- PONTOS : 3581
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Edu Schimdt escreveu:Eu usei o script "VeiculoSimples" do tutorial "wheel Collider" , e quando eu aperto "a" vira para direita .
Como resolvo isso?
https://www.youtube.com/watch?v=SAD5ph3Az88
Assista o vídeo completo prestando atenção na parte da configuração da roda '-'
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider
» [TUTORIAL] Wheel Collider - como configurar corretamente.
» malha da roda não girando com wheel collider unity
» [TUTORIAL] Como fazer um Sol Realista na Unity 5 ( Sun Shafts )
» [TUTORIAL] Unity 3D - Sol realista (SunShafts) ->> 2020 funcionando
» [TUTORIAL] Wheel Collider - como configurar corretamente.
» malha da roda não girando com wheel collider unity
» [TUTORIAL] Como fazer um Sol Realista na Unity 5 ( Sun Shafts )
» [TUTORIAL] Unity 3D - Sol realista (SunShafts) ->> 2020 funcionando
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos