[TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider
+3
luiz12345
ldmldm
MarcosSchultz
7 participantes
Página 1 de 1
[TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider
Fala pessoal, elaborei um sistema simples para melhorar significativamente a estabilidade dos veículos feitos com wheel collider
Vídeo:
Script utilizado:
Vídeo:
Script utilizado:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class EstabilizarVeiculo : MonoBehaviour {
public WheelCollider rodaTrazEsq, rodaTrazDir;
public float forca = 10000, estabilidadeXvel = 800;
private Rigidbody corpoRigido;
private bool estaNoChao1, estaNoChao2;
void Start () {
corpoRigido = GetComponent<Rigidbody> ();
corpoRigido.centerOfMass += new Vector3 (0, -0.3f, -0.3f);
}
void Update () {
float forcaEsquerdaTraz = 1;
float forcaDireitaTraz = 1;
// CHECAR COLISOES
WheelHit hit;
estaNoChao1 = rodaTrazEsq.GetGroundHit (out hit);
if (estaNoChao1) {
forcaEsquerdaTraz = (-rodaTrazEsq.transform.InverseTransformPoint (hit.point).y - rodaTrazEsq.radius) / rodaTrazEsq.suspensionDistance;
}
estaNoChao2 = rodaTrazDir.GetGroundHit (out hit);
if (estaNoChao2) {
forcaDireitaTraz = (-rodaTrazDir.transform.InverseTransformPoint (hit.point).y - rodaTrazDir.radius) / rodaTrazDir.suspensionDistance;
}
// APLICAR FORCAS DESCOBERTAS
float antiRollForce = (forcaEsquerdaTraz-forcaDireitaTraz)*forca;
if (estaNoChao1) {
corpoRigido.AddForceAtPosition (rodaTrazEsq.transform.up * -antiRollForce, rodaTrazEsq.transform.position);
}
if (estaNoChao2) {
corpoRigido.AddForceAtPosition (rodaTrazDir.transform.up * -antiRollForce, rodaTrazDir.transform.position);
}
}
void FixedUpdate(){
if (estaNoChao1 || estaNoChao2) {
corpoRigido.AddForce (-transform.up * (5000 + estabilidadeXvel * Mathf.Abs ((corpoRigido.velocity.magnitude * 3.6f))));
}
corpoRigido.velocity = Vector3.ClampMagnitude (corpoRigido.velocity, 300);
}
}
Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:55 pm, editado 1 vez(es)
Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider
Olá, Marcos.... que bom que voltou.... obrigado pelo seu empenho em nos ensinar, estou aprendendo muito com seus vídeos... nossa você caiu do Céu cara... Obrigado mesmo.
ldmldm- Iniciante
- PONTOS : 3224
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider
o meu tava com 2 erros como eu n sei tirar uma pergunta eu so vo editar memo '=' ótimo script o problema era q o carro tava sem suspenção ai so foi ver seu vídeo com mais atenção e coloquei tudo certin e n ta dando erro nenhum :D o q taria faltando e um frei melhor mais esta bão :D
Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider
luiz12345 escreveu:o meu tava com 2 erros como eu n sei tirar uma pergunta eu so vo editar memo '=' ótimo script o problema era q o carro tava sem suspenção ai so foi ver seu vídeo com mais atenção e coloquei tudo certin e n ta dando erro nenhum :D o q taria faltando e um frei melhor mais esta bão :D
para fazer um freio descente, basta aplicar brakeTorque nas wheelColliders :D
Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider
ficou muito bom , mas meu carro ficou puxando para a direita :/
deikson- MembroAvançado
- PONTOS : 3438
REPUTAÇÃO : 14
Idade : 28
Áreas de atuação : Modelagem SketchUp;
design;
Iniciando C#;
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider
deve ser algo no seu script
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5726
REPUTAÇÃO : 744
Idade : 26
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider
o meu tbm esta fazendo isto quando eu percebi a unity e tao boa q ela percebe q o colisor do carro, e enfia um eixo no centro de massa (se o colisor ta torto o centro de massa também sera torto o carro andara torto) .deikson escreveu:ficou muito bom , mas meu carro ficou puxando para a direita :/
verifica o transform do seu colisor isto pode esta afetando. no meu caso era isto.
Extreme Craft- Avançado
- PONTOS : 3275
REPUTAÇÃO : 30
Idade : 23
Áreas de atuação : C# , Blender , Unity
Respeito as regras :
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5726
REPUTAÇÃO : 744
Idade : 26
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider
deikson escreveu:ficou muito bom , mas meu carro ficou puxando para a direita :/
Vários fatores ocasionam isto, VÁRIOS mesmo.
A princípio, é um bug já relatado por várias pessoas, aonde você tem que controlar manualmente a distribuição do RPM, por que as rodas da direita tendem a rodar mais rápido -.-
Outros fatores que também podem ocasionar isto são o centro de massa, também como a posição não linear das rodas.
Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider
Tem como passar o asset de algum carro para testes?
dfop02- Avançado
- PONTOS : 3258
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 27
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider
https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/69641
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5726
REPUTAÇÃO : 744
Idade : 26
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
Tópicos semelhantes
» [TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
» Estabilidade com Wheel Collider
» Ajuda sobre melhorar a Fricção no Wheel Collider
» [TUTORIAL] Wheel Collider - como configurar corretamente.
» Wheel Collider e Box Collider no Carro
» Estabilidade com Wheel Collider
» Ajuda sobre melhorar a Fricção no Wheel Collider
» [TUTORIAL] Wheel Collider - como configurar corretamente.
» Wheel Collider e Box Collider no Carro
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos