Picos de Queda de FPS!
4 participantes
Página 1 de 1
Picos de Queda de FPS!
Eu tenho um projeto que roda a 60fps, só que ás vezes ele da uns picos de queda provocando umas travadinhas chatas, eu já olhei o Profiler pra ver o que está provocando isso, os scripts, GC, iluminação e o resto está mantendo-se nós 60fps no momento do pico exceto o render, que fica nos 60fps o tempo inteiro, mas na hora do pico ele é o único que chega a ficar abaixo dos 30fps, o problema é que no momento só existe cubos no projeto(TESTE), nenhum modelo com muitos polígonos, e se está assim, imagine se eu colocar modelos com muitos polígonos.
ALGUÉM AI SABERIA MIM DIZER O QUE PODERIA ESTÁ PROVOCANDO ESSES PICOS DE QUEDA DE FPS. Agradeço.
ALGUÉM AI SABERIA MIM DIZER O QUE PODERIA ESTÁ PROVOCANDO ESSES PICOS DE QUEDA DE FPS. Agradeço.
alexalex- Membro
- PONTOS : 3151
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: Picos de Queda de FPS!
Poderia postar um print do profiler?
SteveRogers- Instrutor
- PONTOS : 2673
REPUTAÇÃO : 156
Respeito as regras :
Só da parte do render ou tudo(Render, Scripts, GC e etc...).
alexalex- Membro
Respeito as regras :
Quanto mais informação melhor, poste as duas.
SteveRogers- Instrutor
Respeito as regras :
Eu não tó conseguindo inserir as imagens aqui.
alexalex- Membro
Respeito as regras :
Faça o upload no Imgur, espere a imagem carregar lá, clique com o direito nela e selecione "Copiar endereço da imagem".
Esse endereço você coloca aqui no campo de imagem.
Esse endereço você coloca aqui no campo de imagem.
SteveRogers- Instrutor
Respeito as regras :
Print Render e VSync que ei não sei o que é:
alexalex- Membro
Respeito as regras :
Esse é o momento do pico, que ocorre diversas vezes durante o jogo.
alexalex- Membro
Respeito as regras :
Achei que fosse o Vsync, mas cai pra menos de 30FPS, e vi ali que é algo na renderização, poderia tirar mais um print com a barrinha sobre o pico? pois os prints que postou são de um frame aleatório, e não do frame com o pico.
SteveRogers- Instrutor
Respeito as regras :
Não Sei Se tirei os Prints certo:
alexalex- Membro
Respeito as regras :
Poderia postar um print do jogo, em especial seu(s) canvas?
SteveRogers- Instrutor
Respeito as regras :
Prints Canvas:
01 -
02 -
03 -
01 -
02 -
03 -
alexalex- Membro
Respeito as regras :
Você pode ver que é simples, pois tá em testes.
alexalex- Membro
Respeito as regras :
Realmente é bem estranho, o profiler tá acusando que o delay está no tempo que a Unity faz batch (combina) os elementos da sua UI para renderizar, achei que você tivesse centenas de itens, mas a cena é bem simples mesmo.
SteveRogers- Instrutor
Respeito as regras :
Se os elementos da UI for atualizados frequentemente causaria queda de desempenho? Porque eu atualizou com bastante frequência os elementos UI. Ah também tem alguns objetos em cena (10 objetos) com seu próprio Canvas, poderia ser isso?
alexalex- Membro
Respeito as regras :
Atualize apenas o necessário, se teu life não muda até tomar um hit por exemplo, não tem porque fazer a UI receber o valor de life em cada Update, tente adaptar seu modo de programação para responder a eventos, algo como:
TomarDano (int dano){
life-=dano;
Lifetxt.text = life;
}
ao inves de:
Update(){
Lifetxt.text = life;
}
TomarDano (int dano){
life-=dano;
Lifetxt.text = life;
}
ao inves de:
Update(){
Lifetxt.text = life;
}
SteveRogers- Instrutor
Respeito as regras :
O pior que já fiz isso, só chamo a troca na UI quando o valor é alterado exemplo: a vida do player só chama quando ele sofre dano, a quantidade de item só chama quando é adicionado ou removido algum item e por ai vai.
alexalex- Membro
Respeito as regras :
Então não faço ideia do que pode ser, talvez seu pc, sua versão da Unity... não dá pra saber.
SteveRogers- Instrutor
Respeito as regras :
Pode ser porque meu PC não tem placa de vídeo apesar de ser um i5 da 7ª Geração e 8 de Ram.
alexalex- Membro
Respeito as regras :
Você pode ir fazendo manualmente.
Desabilita tudo e ai começa.
Ativa só o canvas e da play ve se fica normal.
Depois ativa um cubo e da play e assim vai indo.
Uma hora vai dar esse pico e você vai saber qual é o causador do problema eu geralmente faço isso pra descobrir na maioria das vezes eu descubro de onde vem o problema.
Se tem muitos cubos faz em partes, tipo ativa 10 de uma vez, depois mais 10 etc
Desabilita tudo e ai começa.
Ativa só o canvas e da play ve se fica normal.
Depois ativa um cubo e da play e assim vai indo.
Uma hora vai dar esse pico e você vai saber qual é o causador do problema eu geralmente faço isso pra descobrir na maioria das vezes eu descubro de onde vem o problema.
Se tem muitos cubos faz em partes, tipo ativa 10 de uma vez, depois mais 10 etc
lesgoy- Mestre
- PONTOS : 3489
REPUTAÇÃO : 49
Respeito as regras :
Eu Compilei o Projeto e rodei ele fora do editor do Unity, ele se manteve nos 60 fps e não percebi nenhum pico que estava ocorrendo
antes, ao executar dentro do Editor do Unity. Talvez seja isso ou não (espero que seja).
antes, ao executar dentro do Editor do Unity. Talvez seja isso ou não (espero que seja).
alexalex- Membro
Respeito as regras :
Realmente o editor pesa bastante no projeto.
Eu tinha um game rodando a 60 FPS, quando rodei fora do editor ele foi pra 300 !
Você só deve tomar cuidado pra ver se não é uma questão de desempenho.
Pq se seu pc tem um bom desempenho e não apresenta picos, pode ser que um mais inferior apresente(Digamos um que estivesse rodando na mesma velocidade que o seu roda no editor).
De qualquer forma é sempre bom descobrir o causador do problema justamente para evitar de fzr em um futuro
Eu tinha um game rodando a 60 FPS, quando rodei fora do editor ele foi pra 300 !
Você só deve tomar cuidado pra ver se não é uma questão de desempenho.
Pq se seu pc tem um bom desempenho e não apresenta picos, pode ser que um mais inferior apresente(Digamos um que estivesse rodando na mesma velocidade que o seu roda no editor).
De qualquer forma é sempre bom descobrir o causador do problema justamente para evitar de fzr em um futuro
lesgoy- Mestre
- PONTOS : 3489
REPUTAÇÃO : 49
Respeito as regras :
Cara, tenta atualizar a unity para 2019.2, que ela tem umas melhorias de desempenho bem boas na renderização...
Quanto a essa travada, cara, ela não é normal não. Ou tem objeto sendo ativado, ou tem luz sendo ativada do nada, não sei, mas algo errado não está certo
Quanto a essa travada, cara, ela não é normal não. Ou tem objeto sendo ativado, ou tem luz sendo ativada do nada, não sei, mas algo errado não está certo