Jogos Pagos e proteção
5 participantes
Página 1 de 1
Jogos Pagos e proteção
Gente vocês conhecem alguma maneira de proteger o jogo?
Imaginem que eu faça um pago.
Coloque na playStore ou em alguma loja de PC com um preço.
É obvio que alguém poderia baixar o jogo no PC e exportá-lo para algum lugar de graça (Quase como um crack).
Ou no android baixar ele e depois com um aplicativo que extrai o APK do jogo, extrair esse APK e colocá-lo para download em outro lugar de graça.
Vocês conhecem alguma maneira de evitar isso?
Imaginem que eu faça um pago.
Coloque na playStore ou em alguma loja de PC com um preço.
É obvio que alguém poderia baixar o jogo no PC e exportá-lo para algum lugar de graça (Quase como um crack).
Ou no android baixar ele e depois com um aplicativo que extrai o APK do jogo, extrair esse APK e colocá-lo para download em outro lugar de graça.
Vocês conhecem alguma maneira de evitar isso?
lesgoy- Mestre
- PONTOS : 3491
REPUTAÇÃO : 49
Respeito as regras :
Re: Jogos Pagos e proteção
Eu desconheço bastante do assunto, mas creio que uma forma seria o comprador fazer uma confirmação de segurança por internet com uma requisição via e-mail (dentre outros), sei isto também é falho pois o próprio comprador pode dispor a senha e e-mail dele para outra pessoa (coisa que só um louco faria), bom essa minha opinião.
Tegh- Avançado
- PONTOS : 2656
REPUTAÇÃO : 97
Respeito as regras :
O problema é que eu não entendo nada de internet no unity então eu não tenho nem ideia de como confirmar se uma key existe ou não.
E claro que não funcionaria eu deixar pre registrado uma e compilar o jogo pq o usuario iria ter uma só dele kk
E tbm não tem cabimento criar 1000 Chaves e programar pra verificar se uma delas existe também.
Teorizando eu teria que ter um site na internet, e quando o usuario se registrasse e ganhasse uma key essa key seria adicionada a este site e meu jogo usaria a conexão para ver se a key digitada esta no site.
Mas como eu disse, não tenho a minima ideia de como fzr isso kkk
E claro que não funcionaria eu deixar pre registrado uma e compilar o jogo pq o usuario iria ter uma só dele kk
E tbm não tem cabimento criar 1000 Chaves e programar pra verificar se uma delas existe também.
Teorizando eu teria que ter um site na internet, e quando o usuario se registrasse e ganhasse uma key essa key seria adicionada a este site e meu jogo usaria a conexão para ver se a key digitada esta no site.
Mas como eu disse, não tenho a minima ideia de como fzr isso kkk
lesgoy- Mestre
- PONTOS : 3491
REPUTAÇÃO : 49
Respeito as regras :
Cara, não sei muito se tem como proteger...
Faz +/- 1 mês que eu li no fórum oficial da Unity um dos desenvolvedores se queixar que publicou um jogo na PlayStore e na semana seguinte um chinês tinha clonado o jogo.
Então se os próprios devs oficiais da Unity não conseguem se proteger, com criptografia e ofuscação, então eu creio que não há muito que nós possamos fazer.
Faz +/- 1 mês que eu li no fórum oficial da Unity um dos desenvolvedores se queixar que publicou um jogo na PlayStore e na semana seguinte um chinês tinha clonado o jogo.
Então se os próprios devs oficiais da Unity não conseguem se proteger, com criptografia e ofuscação, então eu creio que não há muito que nós possamos fazer.
Como você ta falando apenas em evitar que publiquem de forma gratuita o seu jogo pago , então existem sim diversas maneiras que você poderia tentar, no geral, usando algum meio de autenticação através de um servidor (porém seria necessário conexão com a internet para fazer isso, o que já deixa bem mais complicado, principalmente porque estamos falando de mobile né). Mas nada é 100%, ainda mais falando de APKs, que podem ser facilmente editados e recompactados usando o apktool ou outra ferramenta, então depende muito do estilo de jogo e de quanto tempo você quer investir pra fazer uma boa proteção kkkkkkk por isso, antes de tudo, vale mesmo a pena tentar proteger sabendo que até os maiores aplicativos tem suas proteções burladas? complicado né! qualquer dúvida só pedir, gosto bastante dessa área de programação então vou tentar ajudar, porém não vou dar código pronto em!!! boa sorte.
Madness- Designer
- PONTOS : 3612
REPUTAÇÃO : 222
Áreas de atuação : Designer
Iniciante C++
Quase um programador C#
Respeito as regras :
- Madness:
- Madness escreveu:Como você ta falando apenas em evitar que publiquem de forma gratuita o seu jogo pago , então existem sim diversas maneiras que você poderia tentar, no geral, usando algum meio de autenticação através de um servidor (porém seria necessário conexão com a internet para fazer isso, o que já deixa bem mais complicado, principalmente porque estamos falando de mobile né). Mas nada é 100%, ainda mais falando de APKs, que podem ser facilmente editados e recompactados usando o apktool ou outra ferramenta, então depende muito do estilo de jogo e de quanto tempo você quer investir pra fazer uma boa proteção kkkkkkk por isso, antes de tudo, vale mesmo a pena tentar proteger sabendo que até os maiores aplicativos tem suas proteções burladas? complicado né! qualquer dúvida só pedir, gosto bastante dessa área de programação então vou tentar ajudar, porém não vou dar código pronto em!!! boa sorte.
Têm já algum fundamento sobre sobre um meio passivo de implementação nessa questão de servidores de identificação pessoal? Eu gostaria de ter um ponta-pé inicial para estudar a respeito do caso.
Tegh- Avançado
- PONTOS : 2656
REPUTAÇÃO : 97
Respeito as regras :
Dica
Gears 5 foi lançado com crack funcionando inclusive o online, quem está por trás do jogo é a Microsoft, uma das 3 empresas mais valiosas do mundo, se ela não consegue proteger o jogo dela, não será um dev indie que vai.
Infelizmente é a verdade.
O melhor recurso já criado para ser anti pirataria foi o Denuvo, que também já foi quebrado.
Faça um jogo bom, pirataria sempre vai existir, quem baixar pirata, com certeza não tinha planos iniciais para comprar o jogo, se seu jogo teve 500 mil downloads pirata, isso não quer dizer que seu jogo venderia 500 mil cópias, mas sim que seu jogo foi pirateado meio milhão de vezes, se não quer seu jogo pirateado, mire nos consoles.
O resto é simplesmente perca de tempo.
Uma forma de tentar barrar a pirataria, é uma verificação em tempo de execução com um servidor, se não validar o jogo fecha, aí vai cair em um enorme problema de sempre estar precisando ficar online.
Então uma forma de contornar isso, é criar um jogo com dezenas de recursos online, como o Plants vs Zombies, ele tem só modos online, não me recordo de ver este jogo pirateado.
A questão é, você tem um projeto para este fim ou tem grana o suficiente para criar um projeto assim?
Gears 5 foi lançado com crack funcionando inclusive o online, quem está por trás do jogo é a Microsoft, uma das 3 empresas mais valiosas do mundo, se ela não consegue proteger o jogo dela, não será um dev indie que vai.
Infelizmente é a verdade.
O melhor recurso já criado para ser anti pirataria foi o Denuvo, que também já foi quebrado.
Faça um jogo bom, pirataria sempre vai existir, quem baixar pirata, com certeza não tinha planos iniciais para comprar o jogo, se seu jogo teve 500 mil downloads pirata, isso não quer dizer que seu jogo venderia 500 mil cópias, mas sim que seu jogo foi pirateado meio milhão de vezes, se não quer seu jogo pirateado, mire nos consoles.
O resto é simplesmente perca de tempo.
Uma forma de tentar barrar a pirataria, é uma verificação em tempo de execução com um servidor, se não validar o jogo fecha, aí vai cair em um enorme problema de sempre estar precisando ficar online.
Então uma forma de contornar isso, é criar um jogo com dezenas de recursos online, como o Plants vs Zombies, ele tem só modos online, não me recordo de ver este jogo pirateado.
A questão é, você tem um projeto para este fim ou tem grana o suficiente para criar um projeto assim?