Duvida com API Vulkan Vs OpenGL -- Unity !!!!
3 participantes
Página 1 de 1
Duvida com API Vulkan Vs OpenGL -- Unity !!!!
Galera a uns anos ai começaram a falar do Vulkan que veio para superar o OpenGL em tudo, que ia ter uma diferença enorme em muita coisa tal.. alem de que só nas placas da AMD que veria uma diferença gritante, eu fiquei meio sei la sinceramente com isso, vi que aqui no forum teve algumas pessoas citando ele mas ja faz um tempo então agora em 2019 com a unity dando mais suporte
A Pergunta é, agora em 2019.. Vulkan ou OpenGL?? //Cite Diferenças ou Motivo da sua resposta
Duvida fora do contexto.. -> Das Versões da unity 2019 qual a versão estavel, estou na 2018.4.2??
Coloquem informações que vocês descobriram sobre pra curiosidade aqui nesse post [Pois não achei tanta informação/novidades]
A Pergunta é, agora em 2019.. Vulkan ou OpenGL?? //Cite Diferenças ou Motivo da sua resposta
Duvida fora do contexto.. -> Das Versões da unity 2019 qual a versão estavel, estou na 2018.4.2??
Coloquem informações que vocês descobriram sobre pra curiosidade aqui nesse post [Pois não achei tanta informação/novidades]
nibirou- MembroAvançado
- PONTOS : 2074
REPUTAÇÃO : 15
Áreas de atuação : C#,C++,produção de audio
Respeito as regras :
Re: Duvida com API Vulkan Vs OpenGL -- Unity !!!!
Cara, a proposta do Vulkan é ser uma API de baixo nível, lembro que apareceram alguns jogos exemplos tipo o Ashes of Singularity(famoso DX12 benchmark) no qual eles estressavam justamente a parte onde essa API assim se sobressai, multithreading e GPU instancing, mas na prática, o teu jogo que não vai ser focado só nisso, então o ganho de desempenho não é lá essas coisas, tanto que a propaganda não é sobre 10% a mais de FPS, mas manter o mesmo nível gráfico consumindo 10% menos bateria, ele otimiza alguns processos e isso sempre é bom, mas nada fantástico, o mesmo vale pro DX12.
Se teu jogo estiver sofrendo do lado do CPU, usar o Vulkan pode te dar uma folga maior pra conseguir uns FPS sim, mas se você tem problemas de GPU, fillrate ou algo assim, o ganho é quase zero.
Eu usaria? Óbvio, qualquer ganho de desempenho ou otimização com apenas um clique de botão é sempre bem vinda.
Sobre as versões, eu ficaria na ultima estável da 2018, acho que é a 2018.4.6 no momento. A 2019 não é instável, mas eu prezo pela compatibilidade de certos plugins e também já tenho costume com o RP vanilla, pra mim, mudar pra 2019 só vai valer a pena quando a maioria dos novos recursos saírem de fase beta e os novos Render Pipeline ficarem mais robustos
Se teu jogo estiver sofrendo do lado do CPU, usar o Vulkan pode te dar uma folga maior pra conseguir uns FPS sim, mas se você tem problemas de GPU, fillrate ou algo assim, o ganho é quase zero.
Eu usaria? Óbvio, qualquer ganho de desempenho ou otimização com apenas um clique de botão é sempre bem vinda.
Sobre as versões, eu ficaria na ultima estável da 2018, acho que é a 2018.4.6 no momento. A 2019 não é instável, mas eu prezo pela compatibilidade de certos plugins e também já tenho costume com o RP vanilla, pra mim, mudar pra 2019 só vai valer a pena quando a maioria dos novos recursos saírem de fase beta e os novos Render Pipeline ficarem mais robustos
SteveRogers- Instrutor
- PONTOS : 2673
REPUTAÇÃO : 156
Respeito as regras :
SteveRogers escreveu:Cara, a proposta do Vulkan é ser uma API de baixo nível, lembro que apareceram alguns jogos exemplos tipo o Ashes of Singularity(famoso DX12 benchmark) no qual eles estressavam justamente a parte onde essa API assim se sobressai, multithreading e GPU instancing, mas na prática, o teu jogo que não vai ser focado só nisso, então o ganho de desempenho não é lá essas coisas, tanto que a propaganda não é sobre 10% a mais de FPS, mas manter o mesmo nível gráfico consumindo 10% menos bateria, ele otimiza alguns processos e isso sempre é bom, mas nada fantástico, o mesmo vale pro DX12.
Eu fiquei esperançoso com essa vulkan kkk, tava ja na expectativa que ia ser um ganho consideravel de desempenho comparado ao opengl, mas lendo oq vc falou pareçe por enquanto fora da realidade
nibirou- MembroAvançado
Respeito as regras :
Não é fora da realidade, mas é um recurso que se dá melhor em determinados jogos, se você for fazer um jogo de tiro, cenário pequeno, fechado não vai ver as vantagens de usar uma API como o Vulkan, mas se você tá fazendo um joguinho 2D com bazilhões de asteroides se movendo na tela, teu jogo vai ter um desempenho bem melhor com ele.
Eu colocaria uma opção no jogo pra o usuário escolher se quer Vulkan ou OpenGl, e iria me preocupar em estudar outras coisas, como o novo DOTS da unity, parece promissor.
Eu colocaria uma opção no jogo pra o usuário escolher se quer Vulkan ou OpenGl, e iria me preocupar em estudar outras coisas, como o novo DOTS da unity, parece promissor.
SteveRogers- Instrutor
Respeito as regras :
SteveRogers escreveu:Não é fora da realidade, mas é um recurso que se dá melhor em determinados jogos, se você for fazer um jogo de tiro, cenário pequeno, fechado não vai ver as vantagens de usar uma API como o Vulkan, mas se você tá fazendo um joguinho 2D com bazilhões de asteroides se movendo na tela, teu jogo vai ter um desempenho bem melhor com ele.
Então um jogo tipo mundo aberto mmorpg 3D, com muitas mecanicas,efeitos, animações etc... o Vulkan se sai superior?
nibirou- MembroAvançado
Respeito as regras :
Se você for analisar os jogos que oferecem Vulkan como alternativa, o maior ponto a favor é a maior estabilidade de FPS, flutua bem menos em alguns casos, há quem diga que o FPS melhora bastante, mas quando você vê esse tipo de declaração, é o cara que joga com um Pentium ou um i3, ou seja, o processador tava sendo comido vivo por algo no jogo, o Vulkan ajuda a tirar um pouco dessa carga, logo teu processador vai conseguir entregar mais frames pra tua GPU renderizar, se ela aguentar.
Depende do jogo, e do balanço que você tem entre CPU e GPU, se você tem uma super máquina, bem balanceada creio que não tem muita diferença, mas se o jogo força muito o CPU, e você tem uma CPU mais fraca, você vê ganho.
Jogos mundo aberto normalmente tem bastante NPCs, e tudo o que você falou, o cara com uma placa de vídeo decente, mas que tem um Pentium vai sentir uma melhora considerável, o usuário de um Ryzen topzera ou um i7 não vai notar muita coisa.
Depende do jogo, e do balanço que você tem entre CPU e GPU, se você tem uma super máquina, bem balanceada creio que não tem muita diferença, mas se o jogo força muito o CPU, e você tem uma CPU mais fraca, você vê ganho.
Jogos mundo aberto normalmente tem bastante NPCs, e tudo o que você falou, o cara com uma placa de vídeo decente, mas que tem um Pentium vai sentir uma melhora considerável, o usuário de um Ryzen topzera ou um i7 não vai notar muita coisa.
SteveRogers- Instrutor
Respeito as regras :
Eu, agora, ainda vou de OpenGL...
Quanto a versão da Unity, pega a última versão da 2018...
2019 ainda está beeeeem bugada.
MarcosSchultz escreveu:Eu, agora, ainda vou de OpenGL...
Em quais coisas ela ta bugando?
nibirou- MembroAvançado
Respeito as regras :
nibirou escreveu:MarcosSchultz escreveu:Eu, agora, ainda vou de OpenGL...
Renderização, física, serialização de classes, a lista é longa
MarcosSchultz escreveu:nibirou escreveu:MarcosSchultz escreveu:Eu, agora, ainda vou de OpenGL...
Ai Complica kkk, me disseram que ta ótimo a versão 2019.1.14, quero começar um projeto serio nas versões de 2019, mas assim complica se tem muito bug podendo afetar meu projeto e ter que começar denovo em uma atualização superior podendo ocorrer mais bugs aaaaaa
nibirou- MembroAvançado
Respeito as regras :
nibirou escreveu:MarcosSchultz escreveu:nibirou escreveu:MarcosSchultz escreveu:Eu, agora, ainda vou de OpenGL...
Ai Complica kkk, me disseram que ta ótimo a versão 2019.1.14, quero começar um projeto serio nas versões de 2019, mas assim complica se tem muito bug podendo afetar meu projeto e ter que começar denovo em uma atualização superior podendo ocorrer mais bugs aaaaaa
Não é bug muito sério, é aquelas coisinha que atrapalhm apenas, por exemplo:
- mensagem de erro ao arrastar um prefab para a cena em runtime
- mensagem de erro ao usar OnValidate em um código com array não inicializada
- novo método de detecção de colisão preditiva para rigidbody, que na verdade é um bug vivo
- juntas (HingeJoint) em cascata só aguentam no máximo 2 em sequência, se colocar mais do que isso, fica ultra instável
bom, acho que ja deu pra ter uma idéia do tipo de coisa que está bugando nessas novas versões da Unity