Há algum segredo em criações de I.A?
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Há algum segredo em criações de I.A?
Há algum segredo na criação de Inteligencias Artificias ou é so ter o conhecimento em programação, sem segredo algum
Projeto Residentes Evil- Membro
- PONTOS : 2008
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras :
Re: Há algum segredo em criações de I.A?
Projeto Residentes Evil escreveu:Há algum segredo na criação de Inteligencias Artificias ou é so ter o conhecimento em programação, sem segredo algum
Depende de que tipo de AI está falando...
Algoritmo "seguidor" geralmente usado para criar os "inimigos" em jogos, nem deveria ser considerado uma AI... é algo que verifica condições e age de acordo.
Se você está falando de AI mesmo, algoritmos que "aprendem com os erros" e aprimoram o seu funcionamento, bom, ai alguns conhecimentos são necessários, por exemplo, lei de controle (aquela parada chata com diagramas de blocos para tudo que é lado).
Eu nunca criei uma AI meesssmo, apenas uns códigos que geram o comportamento de algo, ou seja, controladores.
Quando você tem um bom conhecimento de lei de controle e transformadas de Fourier, ou Laplace, da pra elaborar algum código próprio um pouco mais próximo de uma AI de verdade, pois há rastreamento de parâmetros e da pra, por meio das "funções de transferência", aprimorar os parâmetros da AI, deixando-a mais precisa.
Se tudo isso parecem palavras meio confusas ou complexas, da pra partir direto para o termo "Machine Learning" e estudar isso a fundo... mas não creio que você vá fugir de funções de transferência H(s).
Re: Há algum segredo em criações de I.A?
Para se desenvolver uma IA básica não precisa de muito além de uma boa lógica de programação.
A maioria das game IAs são desenvolvidas a partir de máquinas de estado finito (Finite State Machine) que em resumo são os famosos ifs-elses. Dá para deixar o negócio mais interessante com uma técnica chamada lógica Fuzzy, mas em suma a FSM resolve boa parte dos problemas, sem dizer as engines que possuem sistemas prontos de IA para jogos, como a Unity que possui o recurso do Nav Mesh que cria agentes para encontrar alvos e caminhos.
Mas, caso queria fazer algo mais avançado, podemos entrar no ramo da Machine Learning (aprendizado de máquina) que usa conceitos mais matemáticos como redes neurais, algoritmo genético e árvores de decisão.
Estudar estatística, probabilidade, funções e um pouco de logaritmo ajuda muito a lidar melhor com o desenvolvimento da Machine Learning.
Este conceito está atrelado a fazer com que a máquina de fato aprenda determinada estratégia ou situação, não é algo programático. É muito na base da tentativa, erro e análise.
Existe muito conteúdo bacana na internet, até mesmo em nosso idioma sobre aprendizado de máquina, basta dar uma olhada no YouTube, só não linko as referências pois estou no celular no momento.
Mas em suma, não há muito segredo para criar uma IA satisfatória para games, basta saber lógica e a FSM já ajuda em quase todos os problemas, entretanto se desejar algo mais avançado e sofisticado, aí sim teria que estudar Machine Learning para criar IAs complexas e dinâmicas.
Esse é o segredo pra tudo: o estado e a prática.
A maioria das game IAs são desenvolvidas a partir de máquinas de estado finito (Finite State Machine) que em resumo são os famosos ifs-elses. Dá para deixar o negócio mais interessante com uma técnica chamada lógica Fuzzy, mas em suma a FSM resolve boa parte dos problemas, sem dizer as engines que possuem sistemas prontos de IA para jogos, como a Unity que possui o recurso do Nav Mesh que cria agentes para encontrar alvos e caminhos.
Mas, caso queria fazer algo mais avançado, podemos entrar no ramo da Machine Learning (aprendizado de máquina) que usa conceitos mais matemáticos como redes neurais, algoritmo genético e árvores de decisão.
Estudar estatística, probabilidade, funções e um pouco de logaritmo ajuda muito a lidar melhor com o desenvolvimento da Machine Learning.
Este conceito está atrelado a fazer com que a máquina de fato aprenda determinada estratégia ou situação, não é algo programático. É muito na base da tentativa, erro e análise.
Existe muito conteúdo bacana na internet, até mesmo em nosso idioma sobre aprendizado de máquina, basta dar uma olhada no YouTube, só não linko as referências pois estou no celular no momento.
Mas em suma, não há muito segredo para criar uma IA satisfatória para games, basta saber lógica e a FSM já ajuda em quase todos os problemas, entretanto se desejar algo mais avançado e sofisticado, aí sim teria que estudar Machine Learning para criar IAs complexas e dinâmicas.
Esse é o segredo pra tudo: o estado e a prática.
Re: Há algum segredo em criações de I.A?
Só complementando a minha resposta acima, nunca confunda IA com Game IA, elas são projetadas para fins diferentes. Enquanto a IA nunca deve falhar e sempre obter 100% de precisão, a Game IA DEVE cometer falhas, pois ela é desenvolvida para entreter e divertir.
Eu postei aqui no fórum um artigo sobre o assunto, vale a pena conferir:
https://www.schultzgames.com/t9051-artigo-inteligencia-artificial-para-jogos
Eu postei aqui no fórum um artigo sobre o assunto, vale a pena conferir:
https://www.schultzgames.com/t9051-artigo-inteligencia-artificial-para-jogos
Re: Há algum segredo em criações de I.A?
Se o teu objetivo é aplicar essa IA em um jogo estilo Resident Evil, uma FSM como a MayLeone citou vai te suprir muito bem, seria bacana iniciar seus estudos por aí.
Não vale a pena tentar ir muito além disso pro teu projeto especificamente, tentando fazer uma IA perfeita, pois como ela disse, a IA precisa ter falhas, uma boa IA para jogos é previsível, isso permite que o player possa se planejar e elaborar estratégias para alcançar objetivos.
Se você não tiver uma base muito boa em programação, você pode apenas pesquisar sobre o assunto pra entender a lógica da FSM e ter uma ideia de como utilizar em seu jogo, por fim, usar algum asset de programação visual como o Behavior Designer ou mesmo tentar usar o unity-fsm, uma alternativa free.
Unity FSM github
Não vale a pena tentar ir muito além disso pro teu projeto especificamente, tentando fazer uma IA perfeita, pois como ela disse, a IA precisa ter falhas, uma boa IA para jogos é previsível, isso permite que o player possa se planejar e elaborar estratégias para alcançar objetivos.
Se você não tiver uma base muito boa em programação, você pode apenas pesquisar sobre o assunto pra entender a lógica da FSM e ter uma ideia de como utilizar em seu jogo, por fim, usar algum asset de programação visual como o Behavior Designer ou mesmo tentar usar o unity-fsm, uma alternativa free.
Unity FSM github
SteveRogers- Instrutor
- PONTOS : 2672
REPUTAÇÃO : 156
Respeito as regras :
Re: Há algum segredo em criações de I.A?
Obrigado pelas resposta, criarei um projeto na Unity so pra testes e estudos de Game I.A
Projeto Residentes Evil- Membro
- PONTOS : 2008
REPUTAÇÃO : 4
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