ESCOLA DE DESENVOLVIMENTO DE GAMES.
3 participantes
Página 1 de 1
ESCOLA DE DESENVOLVIMENTO DE GAMES.
Salve galera, como que vocês estão ?
Estive passando um tempo estudando bastante e fiquei com uma ideia na cabeça mas gostaria de ouvir opiniões alheias.
A indústria de desenvolvedoras no Brasil é EXTREMAMENTE pequena. São pouquíssimas grandes desenvolvedoras e pouquíssimos games brasileiros rolando no mercado comparado aos outros países.
A minha ideia é a de montar uma escola de desenvolvimento de games paralelo a uma desenvolvedora. Os alunos fariam os cursos, se desenvolveriam e poderiam futuramente trabalhar junto com a gente e quem sabe assim, começaríamos a aquecer um pouco o mercado de games no Brasil.
Gostaria de fazer algumas perguntas para vocês.
- Qual a experiência de vocês em cursos, escolas de desenvolvimento de jogos ?
- Já trabalharam em uma desenvolvedora de games? Teriam interesse ?
Estive passando um tempo estudando bastante e fiquei com uma ideia na cabeça mas gostaria de ouvir opiniões alheias.
A indústria de desenvolvedoras no Brasil é EXTREMAMENTE pequena. São pouquíssimas grandes desenvolvedoras e pouquíssimos games brasileiros rolando no mercado comparado aos outros países.
A minha ideia é a de montar uma escola de desenvolvimento de games paralelo a uma desenvolvedora. Os alunos fariam os cursos, se desenvolveriam e poderiam futuramente trabalhar junto com a gente e quem sabe assim, começaríamos a aquecer um pouco o mercado de games no Brasil.
Gostaria de fazer algumas perguntas para vocês.
- Qual a experiência de vocês em cursos, escolas de desenvolvimento de jogos ?
- Já trabalharam em uma desenvolvedora de games? Teriam interesse ?
ruanzikaad- Mestre
- PONTOS : 3188
REPUTAÇÃO : 47
Respeito as regras :
Re: ESCOLA DE DESENVOLVIMENTO DE GAMES.
Acho a ideia bem legal.
Na na minha opinião a desenvolvedora teria que vir primeiro, ter um "portfólio" pra mostrar uma certa confiança para os futuros alunos. E até mesmo gerar grana pra cobrir os custos necessários pra isso, tempo é dinheiro.
De vez em quando me pego sonhando com um time colaborativo desenvolvendo jogos e dividindo lucros e tudo mais. Um ambiente organizado, seguindo todas as etapas... Não sei se é uma utopia ou resultado da solidão de desenvolver sozinho. Sei lá, o fator humano e confiança são coisas muito complicadas.
Tive a oportunidade de trabalhar com algumas ótimas pessoas e a experiência foi excelente! Quando se trabalha em equipe, se aprende muito, principalmente que ninguém é total dono da razão ou sabe de tudo.
Nunca escrevi cursos ou coisa do gênero por falta de tempo. Divido meu tempo entre desenvolver e aprender mais.
Na na minha opinião a desenvolvedora teria que vir primeiro, ter um "portfólio" pra mostrar uma certa confiança para os futuros alunos. E até mesmo gerar grana pra cobrir os custos necessários pra isso, tempo é dinheiro.
De vez em quando me pego sonhando com um time colaborativo desenvolvendo jogos e dividindo lucros e tudo mais. Um ambiente organizado, seguindo todas as etapas... Não sei se é uma utopia ou resultado da solidão de desenvolver sozinho. Sei lá, o fator humano e confiança são coisas muito complicadas.
Tive a oportunidade de trabalhar com algumas ótimas pessoas e a experiência foi excelente! Quando se trabalha em equipe, se aprende muito, principalmente que ninguém é total dono da razão ou sabe de tudo.
Nunca escrevi cursos ou coisa do gênero por falta de tempo. Divido meu tempo entre desenvolver e aprender mais.
Eu e meu amigo pretendemos começar uma equipe para fazer jogos indie, para ter algo em nosso portifólio e futuramente se tudo der certo construir um grupo de desenvolvimento. Poderia contar mais como era esse trabalho em grupo? como vocês dividiam tarefas, se vocês tinham horários ou apenas no tempo livre, gostaria muito de ver seu "depoimento" ^^"artplayer escreveu:Acho a ideia bem legal.
rafaelllsd- ProgramadorMaster
- PONTOS : 5242
REPUTAÇÃO : 507
Áreas de atuação : Unity, Audacity, Blender, Gimp, C#, JS, MySQL.
Respeito as regras :
Era um projeto relativamente grande com uma equipe pequena, de programadores éramos eu e mais um. Nós dividíamos as tarefas em blocos, enquanto ele cuidava do sistema de inventário, eu cuidava do network e movimentação. Sempre foi com horário fixo, mas no sentido de estar aberto à comunicação pra sanar dúvidas, geralmente de 8h às 12h. Também tínhamos reuniões regulares pra discutir a evolução, resolução de bugs, e tudo mais. Tudo era organizado utilizando o trello.rafaelllsd escreveu:Eu e meu amigo pretendemos começar uma equipe para fazer jogos indie, para ter algo em nosso portifólio e futuramente se tudo der certo construir um grupo de desenvolvimento. Poderia contar mais como era esse trabalho em grupo? como vocês dividiam tarefas, se vocês tinham horários ou apenas no tempo livre, gostaria muito de ver seu "depoimento" ^^"
Eu abri muito a minha mente em relação a programação, como métodos que eu torcia o nariz, mas que quando vi na prática acabei adotando e gostando.
Em relação a Marketing, empreendedorismo e afins, nossaaa, eu ainda sou cego pra isso, mas no pouco que aprendi, digamos que meus olhos se abriram pra um outro mundo, sério, foi como nascer!
O melhor de tudo é a troca de aprendizado, vale muito a pena. Sem contar as amizades. As vezes me dá vontade de entrar em Jams só por essa troca.
Hoje em dia desenvolvo sozinho, e é bem solitário e massante.
É difícil encontrar pessoas em que você confie, o dinheiro muda as pessoas.
Atualmente minha linha de trabalho é a seguinte: (100% focado em mobile)
Antes de começar a escrever o jogo, tento avaliar a concorrência e ver em quê eu posso ser melhor que eles, planejo o ASO, e planejo o melhor método de monetização e (marketing de pobre).
- Escrevo o projeto (GDD);
- Planejo todas as etapas com checklist e data de entrega de cada etapa;
- faço diagramas uml para as principais classes/métodos
- Executo à risca oque está no trello, e me forço a cumprir as datas de entrega.
Nunca escrevo o mesmo código dias vezes, faço custom inspector pra tudo que posso e salvo como pacotes de assets.
Não sei ainda se é a metodologia correta, no momento eu estou refazendo alguns jogos que ficaram abandonados por um tempo, tenho um pronto e outro por terminar. Também tenho algumas idéias legais anotadas, nada muito complexo, mas bem elaborado (Acredito eu).
@artplayer
Incrível, a troca de conhecimentos e o companheirismo parece ser as melhores partes de um grupo de desenvolvimento. Eu realmente gosto do que eu faço e com tudo isso que você disse, tende a me levar a diante e ter sabedoria para seguir a diante com meu sonho. Obrigado e boa sorte.
Incrível, a troca de conhecimentos e o companheirismo parece ser as melhores partes de um grupo de desenvolvimento. Eu realmente gosto do que eu faço e com tudo isso que você disse, tende a me levar a diante e ter sabedoria para seguir a diante com meu sonho. Obrigado e boa sorte.
rafaelllsd- ProgramadorMaster
- PONTOS : 5242
REPUTAÇÃO : 507
Áreas de atuação : Unity, Audacity, Blender, Gimp, C#, JS, MySQL.
Respeito as regras :