Uma das principais razões pelas quais desenvolvedores fracassam
+3
SteveRogers
poyser
thales.ulisses
7 participantes
Página 1 de 1
Uma das principais razões pelas quais desenvolvedores fracassam
Eu já vi isso dezenas de vezes no Game Jolt e aqui no fórum mesmo, tanto desenvolvedores de jogos gratuitos quanto desenvolvedores do Steam ou App Store. São estúdios "exército de um homem só" que adotam um nome fantasia, em que uma pessoa carrega um projeto praticamente sozinha em seu tempo livre, de vez em quando chamando ajuda de terceiros. Divulgam screenshots, teaser trailers, e até uma DEMO às vezes.
De repente, esse estúdio lança uma página para um novo jogo, com screenshots e vídeos, demonstrando que ele já gastou tempo fazendo uma build do "jogo novo", interrompendo o antigo. Pode ser até uma sequência pro jogo que não foi finalizado ainda. Resultado: agora ele tem dois projetos que não saem do lugar. Em vez de ele adicionar as ideias novas no primeiro projeto e criar um jogo maior, ele pensa mais alto do que pode alcançar.
Cedo ou tarde, ambas as páginas vão sair do ar sutilmente, ou porque o desenvolvedor mudou de foco novamente e começou um terceiro ou quarto projeto, ou então porque não tem mais tempo pra desenvolver os jogos e desistiu. No fim das contas, a falta de foco acaba com mais projetos do que a falta de recursos financeiros.
De repente, esse estúdio lança uma página para um novo jogo, com screenshots e vídeos, demonstrando que ele já gastou tempo fazendo uma build do "jogo novo", interrompendo o antigo. Pode ser até uma sequência pro jogo que não foi finalizado ainda. Resultado: agora ele tem dois projetos que não saem do lugar. Em vez de ele adicionar as ideias novas no primeiro projeto e criar um jogo maior, ele pensa mais alto do que pode alcançar.
Cedo ou tarde, ambas as páginas vão sair do ar sutilmente, ou porque o desenvolvedor mudou de foco novamente e começou um terceiro ou quarto projeto, ou então porque não tem mais tempo pra desenvolver os jogos e desistiu. No fim das contas, a falta de foco acaba com mais projetos do que a falta de recursos financeiros.
thales.ulisses- Avançado
- PONTOS : 2849
REPUTAÇÃO : 34
Áreas de atuação : Não tenho interesse em desenvolver jogos. Me inscrevi no fórum apenas para dar feedback em demos
Respeito as regras :
poyser- Avançado
- PONTOS : 3033
REPUTAÇÃO : 46
Áreas de atuação : https://play.google.com/store/apps/dev?id=6312026995180986052
Respeito as regras :
Re: Uma das principais razões pelas quais desenvolvedores fracassam
Thales, boa tarde.
Qual é o tipo de jogo que prende sua atenção?
Qual é o tipo de jogo que você faria, se tivesse interesse na área de desenvolvimento?.
Sei que gosta de escrever, e é bom com narrativas. Comenta sempre em projetos alheios, se oferece pra ajudar, mas em nenhum momento vi falar sobre suas preferência de jogos. Aproveita que o tópico é seu e fala um pouco sobre isso. ^^
Qual é o tipo de jogo que você faria, se tivesse interesse na área de desenvolvimento?.
Sei que gosta de escrever, e é bom com narrativas. Comenta sempre em projetos alheios, se oferece pra ajudar, mas em nenhum momento vi falar sobre suas preferência de jogos. Aproveita que o tópico é seu e fala um pouco sobre isso. ^^
SteveRogers- Instrutor
- PONTOS : 2672
REPUTAÇÃO : 156
Respeito as regras :
Eu prefiro jogos que são obras artísticas. Por exemplo, mesmo sem ter tido coragem de jogar, eu tive muito interesse por Sad Satan e Demonophobia. Também tenho interesse por jogos extremamente controversos como Kill the Faggot, Angry Goy, ou BOLSOMITO 2K18, mas é mais uma curiosidade.SteveRogers escreveu:Thales, boa tarde.
Meu jogo favorito pra jogar mesmo é Left 4 Dead, ou FPS's com ritmo rápido. Um dos poucos jogos que uniu a jogabilidade que eu gosto sem deixar de ter um significado foi Spec Ops The Line, juntamente com Far Cry 5, mas não joguei ainda.
thales.ulisses- Avançado
Áreas de atuação : Não tenho interesse em desenvolver jogos. Me inscrevi no fórum apenas para dar feedback em demos
Respeito as regras :
O que mais tem no universo de desenvolvedores iniciantes é gente com vários projetos inacabados e no final nenhum deles sai do papel. Eu fico surpreso como até hoje ninguém escreveu sobre isso aqui no fórum.poyser escreveu:Faz sentido '-'
thales.ulisses- Avançado
Respeito as regras :
[quote="thales.ulisses"][quote="poyser"]Faz sentido '-'[/quote]
O que mais tem no universo de desenvolvedores iniciantes é gente com vários projetos inacabados e no final nenhum deles sai do papel. Eu fico surpreso como até hoje ninguém escreveu sobre isso aqui no fórum.[/quote]
Também acho muito importante esse assunto. Comecei a pouco tempo no desenvolvimento de jogos, mas uma das primeiras coisas que eu busquei avaliar foi a minha capacidade e até onde eu estava disposto a ir. Acredito que ideias para jogos incríveis muitos são capazes de ter mas poucos param para se perguntar se aquilo é viável no momento. Vejo direto pessoas falando que tiveram uma ideia para um jogo "estilo GTA" ou um mmorpg mas quando vou olhar o cara está tentando fazer isso sozinho ou com uma equipe minúscula. Às vezes, quando vejo que a ideia é boa e pode ser feita em uma escala menor tento dar conselhos, mas na maioria das vezes deixo passar para não fazer o papel do cara chato que só joga os outros pra baixo.
Acredito que o desenvolvedor Indie deve sempre buscar fazer muito com pouco porque não temos um orçamento enorme e dezenas de pessoas para trabalhar no projeto.
O que mais tem no universo de desenvolvedores iniciantes é gente com vários projetos inacabados e no final nenhum deles sai do papel. Eu fico surpreso como até hoje ninguém escreveu sobre isso aqui no fórum.[/quote]
Também acho muito importante esse assunto. Comecei a pouco tempo no desenvolvimento de jogos, mas uma das primeiras coisas que eu busquei avaliar foi a minha capacidade e até onde eu estava disposto a ir. Acredito que ideias para jogos incríveis muitos são capazes de ter mas poucos param para se perguntar se aquilo é viável no momento. Vejo direto pessoas falando que tiveram uma ideia para um jogo "estilo GTA" ou um mmorpg mas quando vou olhar o cara está tentando fazer isso sozinho ou com uma equipe minúscula. Às vezes, quando vejo que a ideia é boa e pode ser feita em uma escala menor tento dar conselhos, mas na maioria das vezes deixo passar para não fazer o papel do cara chato que só joga os outros pra baixo.
Acredito que o desenvolvedor Indie deve sempre buscar fazer muito com pouco porque não temos um orçamento enorme e dezenas de pessoas para trabalhar no projeto.
abraao36- Membro
- PONTOS : 2017
REPUTAÇÃO : 5
Respeito as regras :
Exatamente. A gente tenta avisar pra pelo menos alguma coisa menor sair do papel e os "chatos" somos nós. Não é um traço brasileiro; eu já tentei avisar inúmeros desenvolvedores gringos que eles estavam com vários projetos parados porque ficavam mudando de ideia de dois em dois meses, e eles quase sempre me ignoram. E sempre que me ignoram, eu saio chateado porque já sei que aquele jogo que eu tanto queria não vai mais ficar pronto.abraao36 escreveu:Também acho muito importante esse assunto. Comecei a pouco tempo no desenvolvimento de jogos, mas uma das primeiras coisas que eu busquei avaliar foi a minha capacidade e até onde eu estava disposto a ir. Acredito que ideias para jogos incríveis muitos são capazes de ter mas poucos param para se perguntar se aquilo é viável no momento. Vejo direto pessoas falando que tiveram uma ideia para um jogo "estilo GTA" ou um mmorpg mas quando vou olhar o cara está tentando fazer isso sozinho ou com uma equipe minúscula. Às vezes, quando vejo que a ideia é boa e pode ser feita em uma escala menor tento dar conselhos, mas na maioria das vezes deixo passar para não fazer o papel do cara chato que só joga os outros pra baixo.thales.ulisses escreveu:O que mais tem no universo de desenvolvedores iniciantes é gente com vários projetos inacabados e no final nenhum deles sai do papel. Eu fico surpreso como até hoje ninguém escreveu sobre isso aqui no fórum.poyser escreveu:Faz sentido '-'
thales.ulisses- Avançado
Respeito as regras :
Analisando friamente, só se considera "Desenvolvedor Independente de Jogos" quem tem pelo menos um jogo publicado. Se você tem 1000 projetos inacabados, é apenas um aspirante a desenvolvedor tentando encontrar o caminho certo.
Se você é programador só vai lançar um jogo "decente" sozinho se ele for puramente lógico, do contrário a arte vai ficar meia-boca e assim por diante. A não ser que você utilize arte de terceiros como assets e etc.
Não dá pra ser bom em tudo, ou você é FODA em uma coisa ou meia-boca em um monte.
Lógico que existem exceções, mas como o nome já diz, não é pra todo mundo.
Na minha opinião as duas principais razões pra um projeto fracassar são as mesmas de uma gravidez indesejada: Excesso de tesão e falta de planejamento.
Se você é programador só vai lançar um jogo "decente" sozinho se ele for puramente lógico, do contrário a arte vai ficar meia-boca e assim por diante. A não ser que você utilize arte de terceiros como assets e etc.
Não dá pra ser bom em tudo, ou você é FODA em uma coisa ou meia-boca em um monte.
Na minha opinião as duas principais razões pra um projeto fracassar são as mesmas de uma gravidez indesejada: Excesso de tesão e falta de planejamento.
O caminho mas rápido de ser o melhor em todas as areas e focar na sua e quando conhecer alguém foda em outra area aprenda com ele pois assim não ira passar pelas mesma pedras e tera um aprendizado melhor e sobre jogos indies não irem a frente no brasil o problema e dinheiro toma muito tempo e não e tao simples fazer pois voce gasta para fazer e também tem que divulgar e não tem ajudar nenhuma de lugar nenhum.artplayer escreveu:Analisando friamente, só se considera "Desenvolvedor Independente de Jogos" quem tem pelo menos um jogo publicado. Se você tem 1000 projetos inacabados, é apenas um aspirante a desenvolvedor tentando encontra o caminho certo.
Chilinger- MembroAvançado
- PONTOS : 4091
REPUTAÇÃO : 42
Respeito as regras :
Eu penso muito em Yandere Simulator: um jogo que está em desenvolvimento desde 2014 e nunca sai do estado de tech demo porque o desenvolvedor fica perdendo tempo elaborando easter eggs, mecânicas de jogo que ele mesmo muda de ideia e remove, e volta e meia ele também refaz vários dos modelos dos personagens sem a menor necessidade de se preocupar com isso agora.
Outros exemplos são Remothered Tormented Fathers, Mighty No. 9, e até mesmo Duke Nukem Forever: três jogos que quase foram cancelados porque o próprio desenvolvedor mudava de ideia no meio do caminho e parava pra tentar algo maior. Mesmo que o jogo saia do papel, o resultado quase sempre é catastrófico porque o dinheiro acaba antes do projeto.
Outros exemplos são Remothered Tormented Fathers, Mighty No. 9, e até mesmo Duke Nukem Forever: três jogos que quase foram cancelados porque o próprio desenvolvedor mudava de ideia no meio do caminho e parava pra tentar algo maior. Mesmo que o jogo saia do papel, o resultado quase sempre é catastrófico porque o dinheiro acaba antes do projeto.
thales.ulisses- Avançado
Respeito as regras :
- thales.ulisses:
- thales.ulisses escreveu:Eu já vi isso dezenas de vezes no Game Jolt e aqui no fórum mesmo, tanto desenvolvedores de jogos gratuitos quanto desenvolvedores do Steam ou App Store. São estúdios "exército de um homem só" que adotam um nome fantasia, em que uma pessoa carrega um projeto praticamente sozinha em seu tempo livre, de vez em quando chamando ajuda de terceiros. Divulgam screenshots, teaser trailers, e até uma DEMO às vezes.
Interessante seu argumento, e realmente a falta de foco prejudica tanto um projeto quanto o próprio desenvolvedor, que por sinal, em diversos casos não percebe que está rodando em círculos.
Eu nem sei se me encaixo nestes em relação aos estudos que faço, na Unity eu tenho muito a aprender e no momento com ela tenho apenas um projeto em mente para consolidar (ainda está faltando conhecimento em sonorização e animação), mas creio que este ano levo o mesmo para frente e de modo algum irei mudar de rumo, como passatempo estou à estudar LUA para desenvolvimento de jogos mobile utilizando o framework LÖVE e por ultimo tenho (com o foco de estudo maior que o da Unity) estudo desenvolvimento de software utilizando .NET...
Eu as vezes penso: "Será que estou estudando coisas demais."
Tegh- Avançado
- PONTOS : 2653
REPUTAÇÃO : 97
Respeito as regras :