Qual a sua opinião sobre modelos de negócio e monetização de jogos?
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SteveRogers
artplayer
6 participantes
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Qual a sua opinião sobre modelos de negócio e monetização de jogos?
Olá a todos!
Mobile:
Supondo que eu faça um jogo simples por mês e consiga atingir esta média de downloads (supondo que ataxa de downloads de um app compense a do outro), em um ano eu teria 12 apps rendendo uma média de R$7.200/mês, (isso é correto?).
Se eu tenho uma equipe de duas pessoas eu dobraria isso e assim por diante.
É só uma estimativa, imagino que isso dependa do nicho específico, valores de CPM e CPC, além de vendas no app, versões pagas, etc...
PC:
Realmente não tenho experiência com vendas de jogos para PC. O último projeto em que trabalhei era para steam, a experiência que tenho com a steam é relacionada a publicação de beta fechado, solicitação de keys, e aspectos técnicos como Steam Server, Steam Voice, enfim, a API steam em geral.
Em algumas pesquisas, cheguei a um número de 2.000 cópias vendidas no primeiro mês de vida um jogo indie. Temos que levar em consideração os 30% da steam mais impostos brasileiros. A matemática não é muito complicada para se ter uma média de quanto se pode gastar e quanto se pode ganhar dependendo do valor do jogo.
Inclusive, tenho um jogo prontinho pra steam =D.
Asset Store:
Não encontrei um tópico que tratasse diretamente do assunto, então estou abrindo esse aqui na intenção de criar a discussão sobre o tema.
Gostaria de discutir lucro real no desenvolvimento de jogos, quais as suas experiências em relação, modelos de negócio mais rentáveis, ferramentas utilizadas para monetização/marketing e etc.
Vou começar falando um pouco sobre minha experiência pessoal... (Não precisa ser se não quiser)- Spoiler:
- Eu tenho alguns anos de experiência com o google adsense(web) e era bem rentável no início, depois com a moda dos blogueiros e com o início do desenvolvimento "democrático" dos jogos isso ficou pra trás.Passei pelo Delphi, C, PHP, ASP e enfim C# e Unity. Nunca me interessei por Java, não sei o porque.Minha paixão sempre foi networking e foi nessa área que mais me destaquei.Passei os últimos dois anos trabalhando em um projeto grande e muito promissor que acabou por falta de grana e provavelmente desgastemental e psicológico da equipe por não ver o resultado de imediato depois de tanto tempo (Acreditem, isso desanima).Nesses dois anos foi gasto o equivalente a um carro 0KM (não sei se posso divulgar o valor) e 12, as vezes 18 horas de trabalho diários.
Mobile:
Durante esse período, acabei lançando um jogo mobile educativo que havia feito para o meu filho e quando atingi 10k de downloads, resolvi colocar Admob nele para fins de teste.
O jogo rendia uma média de R$600/mês com admob e sem nenhuma divulgação ou marketing. Este jogo levou uma semana de trabalho, trabalhando apenas nos finais de semana.
Ok, minha experiência de mercado é muito limitada, mas isso me fez pensar:Supondo que eu faça um jogo simples por mês e consiga atingir esta média de downloads (supondo que ataxa de downloads de um app compense a do outro), em um ano eu teria 12 apps rendendo uma média de R$7.200/mês, (isso é correto?).
Se eu tenho uma equipe de duas pessoas eu dobraria isso e assim por diante.
É só uma estimativa, imagino que isso dependa do nicho específico, valores de CPM e CPC, além de vendas no app, versões pagas, etc...
PC:
Realmente não tenho experiência com vendas de jogos para PC. O último projeto em que trabalhei era para steam, a experiência que tenho com a steam é relacionada a publicação de beta fechado, solicitação de keys, e aspectos técnicos como Steam Server, Steam Voice, enfim, a API steam em geral.
Em algumas pesquisas, cheguei a um número de 2.000 cópias vendidas no primeiro mês de vida um jogo indie. Temos que levar em consideração os 30% da steam mais impostos brasileiros. A matemática não é muito complicada para se ter uma média de quanto se pode gastar e quanto se pode ganhar dependendo do valor do jogo.
Inclusive, tenho um jogo prontinho pra steam =D.
Asset Store:
Apesar de estarem mais rígidos agora, me parece bem lucrativo, uma vez que a inscrição é gratuita e possui uma infinidade de possibilidades não exploradas. Sem contar no fato de que a cada jogo/aplicativo que fazemos, podemos transformar muitas de suas funcionalidades em assets e render alguma grana. Infelizmente só tenho um asset publicado, então não posso falar sobre valores.
Enfim, com experiência de mercado limitada minha opinião é de que no momento, mobile é mais rentável. Alguns aplicativos simples podem sustentar um projeto mais ambicioso.Qual a experiência de vocês e sua opinião sobre o "modelo de negócio" mais rentável, sobre o mercado, tendências, quais as suas experiências e expectativas?
Abraços e sucesso!
Re: Qual a sua opinião sobre modelos de negócio e monetização de jogos?
Tópico excelente! obrigado por compartilhar suas experiências, estou pra lançar um jogo Android e estava na dúvida sobre a monetização, vou tentar o Admob como no seu exemplo.
SteveRogers- Instrutor
- PONTOS : 2642
REPUTAÇÃO : 156
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Re: Qual a sua opinião sobre modelos de negócio e monetização de jogos?
Ótimo tópico, vou compartilhar minha experiência aqui também e ver a dos outros membros.
Desde quando iniciei minha carreira como desenvolvedor, o único dinheiro que ganhei com ads foi com um jogo mobile que fiz (The Sprinter Maze), mas eu quase não divulguei direito, só postei aqui no fórum e compartilhei no WhatsApp, o jogo era mais para aprendizado mesmo, já que era o primeiro.
Ao todo, ganhei US$ 0,48 (R$ 1,85)
Mas esse valor foi o que ganhei com Ads, em um jogo totalmente independente.
Segui firme nos estudos até que me surgiu uma grande oportunidade: um jogo patrocinado.
Com a ajuda de um amigo, apresentei um projeto a uma empresa e o mesmo foi aprovado no mesmo dia. Atualmente trabalho neste projeto e todos os custos estão sendo bancados por essa empresa.
Desde quando iniciei minha carreira como desenvolvedor, o único dinheiro que ganhei com ads foi com um jogo mobile que fiz (The Sprinter Maze), mas eu quase não divulguei direito, só postei aqui no fórum e compartilhei no WhatsApp, o jogo era mais para aprendizado mesmo, já que era o primeiro.
Ao todo, ganhei US$ 0,48 (R$ 1,85)
Mas esse valor foi o que ganhei com Ads, em um jogo totalmente independente.
Segui firme nos estudos até que me surgiu uma grande oportunidade: um jogo patrocinado.
Com a ajuda de um amigo, apresentei um projeto a uma empresa e o mesmo foi aprovado no mesmo dia. Atualmente trabalho neste projeto e todos os custos estão sendo bancados por essa empresa.
JohnRambo- Moderador
- PONTOS : 5144
REPUTAÇÃO : 661
Idade : 24
Áreas de atuação : Unity;
Programação;
Música e Sonorização;
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
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Re: Qual a sua opinião sobre modelos de negócio e monetização de jogos?
Qual é mais Rentável AdMod ou UnityAds ?
Magnatah- Instrutor
- PONTOS : 3517
REPUTAÇÃO : 209
Idade : 24
Áreas de atuação : Dєรєиvσlvєdσя Wєb(Fяσит-єиd), Blєиdєя, υиiтy, C#, ρнρ є Jαvαรcяiρт.
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Re: Qual a sua opinião sobre modelos de negócio e monetização de jogos?
Não usei UnityAds ainda. Mas pelo que vi eles ainda tem poucos anunciantes e a maioria com anúncios em inglês. O admob tem muito mais anunciantes, é mais maduro e tem mais opções. Então eu ficaria com o admob.Magnatah escreveu:Qual é mais Rentável AdMod ou UnityAds ?
Não tenho certeza se dei sorte no nicho escolhido ou se as coisas realmente funcionam assim. Mas acredito que dá pra atingir um bom público divulgando em canais que tem a ver com o nicho do jogo (Canais do youtube, Facebook, etc...). Já trabalhei montando campanhas do adwords e facebook para empresas e é realmente barato e atinge um público enorme. Se 10% do valor arrecadado com o jogo for investido em publicidade, acho que dá muito certo!JohnRambo escreveu:Ótimo tópico, vou compartilhar minha experiência aqui também e ver a dos outros membros.
Desde quando iniciei minha carreira como desenvolvedor, o único dinheiro que ganhei com ads foi com um jogo mobile que fiz (The Sprinter Maze), mas eu quase não divulguei direito, só postei aqui no fórum e compartilhei no WhatsApp, o jogo era mais para aprendizado mesmo, já que era o primeiro.
Ao todo, ganhei US$ 0,48 (R$ 1,85)
Mas esse valor foi o que ganhei com Ads, em um jogo totalmente independente.
Segui firme nos estudos até que me surgiu uma grande oportunidade: um jogo patrocinado.
Com a ajuda de um amigo, apresentei um projeto a uma empresa e o mesmo foi aprovado no mesmo dia. Atualmente trabalho neste projeto e todos os custos estão sendo bancados por essa empresa.
Atualmente estou terminando um sistema de tradução pra atingir um público maior, não dá pra viver só de Brasil né? De quebra, acho que ele vai pra asset store também.
JohnRambo você pode falar um pouco mais sobre como descobriu a oportunidade de jogo patrocinado? Se pesquisou por empresas, montou um modelo de ideia e depois ofereceu, se entraram em contato com você, etc...
Cheguei a fazer alguns jogos no freelancer.com, mas sempre fica aquela sensação de que alguém vai ganhar muito dinheiro em cima do seu trabalho.
Re: Qual a sua opinião sobre modelos de negócio e monetização de jogos?
artplayer escreveu:JohnRambo você pode falar um pouco mais sobre como descobriu a oportunidade de jogo patrocinado? Se pesquisou por empresas, montou um modelo de ideia e depois ofereceu, se entraram em contato com você, etc...
Então... No início de janeiro deste ano, eu viajei com uns amigos e passamos a maior parte do tempo em um lugar muito atrativo. E observando as atrações que o mesmo oferece, a forma que a administração do local o gerencia, imaginei "cara, daria certinho um jogo deste lugar"... Ao término da viajem, voltei pra casa com isto na cabeça, mas com muitas dúvidas se isto realmente funcionaria. Eu queria criar este jogo, mas não de graça né kkk já que o jogo iria girar todo em volta daquele lugar. Então, um amigo meu (que não é GameDev, mas é um grande empreendedor) me incentivou a ir adiante, pois acreditava na idéia. Passamos um tempo estudando, colhendo mais idéias para aquele jogo e planejamos uma apresentação. Entramos em contato com o local, e marcamos uma reunião com os administradores. Apresentamos o projeto, mostramos o porquê de investir naquilo, etc.. Depois de umas 3 horas de conversa eles aprovaram.
No momento não posso divulgar muitos detalhes sobre a empresa, nem como será o jogo. Só após a finalização do mesmo.
Mas uma coisa eu digo: Só vence quem não para de lutar.
JohnRambo- Moderador
- PONTOS : 5144
REPUTAÇÃO : 661
Idade : 24
Áreas de atuação : Unity;
Programação;
Música e Sonorização;
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
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Re: Qual a sua opinião sobre modelos de negócio e monetização de jogos?
Que show!JohnRambo escreveu:artplayer escreveu:JohnRambo você pode falar um pouco mais sobre como descobriu a oportunidade de jogo patrocinado? Se pesquisou por empresas, montou um modelo de ideia e depois ofereceu, se entraram em contato com você, etc...
Então... No início de janeiro deste ano, eu viajei com uns amigos e passamos a maior parte do tempo em um lugar muito atrativo. E observando as atrações que o mesmo oferece, a forma que a administração do local o gerencia, imaginei "cara, daria certinho um jogo deste lugar"... Ao término da viajem, voltei pra casa com isto na cabeça, mas com muitas dúvidas se isto realmente funcionaria. Eu queria criar este jogo, mas não de graça né kkk já que o jogo iria girar todo em volta daquele lugar. Então, um amigo meu (que não é GameDev, mas é um grande empreendedor) me incentivou a ir adiante, pois acreditava na idéia. Passamos um tempo estudando, colhendo mais idéias para aquele jogo e planejamos uma apresentação. Entramos em contato com o local, e marcamos uma reunião com os administradores. Apresentamos o projeto, mostramos o porquê de investir naquilo, etc.. Depois de umas 3 horas de conversa eles aprovaram.
No momento não posso divulgar muitos detalhes sobre a empresa, nem como será o jogo. Só após a finalização do mesmo.
Mas uma coisa eu digo: Só vence quem não para de lutar.
A melhor parte é a visão empreendedora, esse olhar pra perceber a oportunidade e a coragem de mostrar a ideia. Parabéns!
Re: Qual a sua opinião sobre modelos de negócio e monetização de jogos?
Sou iniciante no mundo de jogos, mas pelo que eu vejo, acho que o que atende mais hoje em dia é um nicho de jogos novo, um jogo com uma premissa nova, como foi a ideia do primeiro MOBA ou primeiro battle royale que acredita eu, que fizeram sucesso, existe muitos outros jogos que tiveram sucesso pelo estilo de jogo ser diferente dos atuais ou os da época, porém tambem nao deixa de levar e conta que jogos com muitas caracteristicas de outros jogos tambem fizeram e ainda fazem sucesso, ai ja entra a parte de estilo, mecanica, enredo entre outras variaçoes.
Se tiver a ideia pra um jogo com a premissa diferente da atualidade, realmente é quase certeza de que se você trabalhar direito e duro na divulgação, ele te rendera bons frutos.
Outra questao que dificulta isso é a de infraestrutura para a construção de um projeto comercial, pois ninguem vai sair do proprio emprego e deixar as contas atrasarem e faltar comida em casa entre outros problemas que podem afetar um projeto.
Bom, como eu falei sou iniciante, entao dei a minha opinião(como iniciante)
Se tiver a ideia pra um jogo com a premissa diferente da atualidade, realmente é quase certeza de que se você trabalhar direito e duro na divulgação, ele te rendera bons frutos.
Outra questao que dificulta isso é a de infraestrutura para a construção de um projeto comercial, pois ninguem vai sair do proprio emprego e deixar as contas atrasarem e faltar comida em casa entre outros problemas que podem afetar um projeto.
Bom, como eu falei sou iniciante, entao dei a minha opinião(como iniciante)
poyser- Avançado
- PONTOS : 3003
REPUTAÇÃO : 46
Idade : 25
Áreas de atuação : https://play.google.com/store/apps/dev?id=6312026995180986052
Respeito as regras :
Re: Qual a sua opinião sobre modelos de negócio e monetização de jogos?
Outra coisa que é muito importante é se relacionar com outras pessoas do meio.
Na BGS conhecemos algumas pessoas legais e fomos procurar saber de onde vinha a grana pra eles bancarem os projetos. 80%+ dos jogos que estavam lá tinham passado no edital da Ancine ou Lei Rouanet para jogos eletrônicos.
Na BGS conhecemos algumas pessoas legais e fomos procurar saber de onde vinha a grana pra eles bancarem os projetos. 80%+ dos jogos que estavam lá tinham passado no edital da Ancine ou Lei Rouanet para jogos eletrônicos.
Muitos jogos eram só alguns assets misturados com uma boa história. Um jogo na frente do nosso stand era a cena de exemplo de um asset com uma história no papel que tinha cunho cultural pra passar no edital.
Oque me deixou ***** é que alguns dos jogos que sempre estão lá, foram feitos pra não vender, isso mesmo! Você não vende o jogo, não precisa devolver a grana pro governo. Justifica os gastos com folha de pagamento, banca seu estúdio ou um outro projeto por baixo dos panos e tá tudo certo!
Pilantras a parte, pra quem tem um bom jogo no papel e precisa de grana pra bancar o projeto, acho que val a pena tentar esse tipo de incentivo.
Re: Qual a sua opinião sobre modelos de negócio e monetização de jogos?
Tópico interessante. Realmente interessante...
Bom, já que o assunto é sério, vamos a alguns números que eu obtive nos últimos tempos:
Asset Store (03/2017 ~ 06/2019) rendeu R$: 12775,00
YouTube (sei lá ~ hoje) rendeu no máximo uns R$: 2000,00
Google Play (2013) como eu era iniciante, só foi prejuízo.
Projetos pessoais por encomenda (2017~2019) rendeu R$: 10000,00
Nisto podemos perceber uma grande perda de tempo (YouTube) e 2 grandes mercados (Asset Store e projetos por encomenda).
O ponto é que a Asset Store, além de ser instável, é um mercado que éra fácil no início (2017 pra mim), mas agora está se tornando uma arena sangrenta onde só estúdios conseguem vender... Acabo tendo que dedicar muito tempo dando suporte aos clientes por que é simplesmente impossível competir com recursos de estúdios que estão na homePage.
O mais lucrativo de tudo no meu caso é fazer projetos sob encomenda, por que eles geralmente levam pouco tempo comparado aos outros jeitos de sobrevirer... As vezes vem gente pedindo para eu dar aulas particulares (o que eu sempre nego por falta de tempo, infelizmente)... as vezes pessoas querem que eu faça alguma parte de algum projeto pois elas não manjam de programação, e por ai vai, e isto da um dinheirinho até, mas acretido que isto só da lucros pois eu tenho uma "vitrine" que é o fórum e o canal.
Em resumo, projetos dão lucro, mas é necessário ter uma vitrine (um canalzinho no Youtube por exemplo).
Asset Store da lucro, mas parece que eu cheguei depois que a onda quebrou, pois ela está saturando e os requisitos mínimos de qualidade estão aumentando bastaaante.
Bom, esta é a minha experiência em "ganhar dinheiro com programação" por enquanto...
COM CERTEZA um ótimo mercado para mim seria vender cursos na Udemy, mas eu precisaria ter tempo livre pra caramba para conseguir estruturar um curso... Mas a Udemy é um baita mercado também para quem manja um pouco e sabe falar bem no microfone do PC.
Bom, já que o assunto é sério, vamos a alguns números que eu obtive nos últimos tempos:
Asset Store (03/2017 ~ 06/2019) rendeu R$: 12775,00
YouTube (sei lá ~ hoje) rendeu no máximo uns R$: 2000,00
Google Play (2013) como eu era iniciante, só foi prejuízo.
Projetos pessoais por encomenda (2017~2019) rendeu R$: 10000,00
Nisto podemos perceber uma grande perda de tempo (YouTube) e 2 grandes mercados (Asset Store e projetos por encomenda).
O ponto é que a Asset Store, além de ser instável, é um mercado que éra fácil no início (2017 pra mim), mas agora está se tornando uma arena sangrenta onde só estúdios conseguem vender... Acabo tendo que dedicar muito tempo dando suporte aos clientes por que é simplesmente impossível competir com recursos de estúdios que estão na homePage.
O mais lucrativo de tudo no meu caso é fazer projetos sob encomenda, por que eles geralmente levam pouco tempo comparado aos outros jeitos de sobrevirer... As vezes vem gente pedindo para eu dar aulas particulares (o que eu sempre nego por falta de tempo, infelizmente)... as vezes pessoas querem que eu faça alguma parte de algum projeto pois elas não manjam de programação, e por ai vai, e isto da um dinheirinho até, mas acretido que isto só da lucros pois eu tenho uma "vitrine" que é o fórum e o canal.
Em resumo, projetos dão lucro, mas é necessário ter uma vitrine (um canalzinho no Youtube por exemplo).
Asset Store da lucro, mas parece que eu cheguei depois que a onda quebrou, pois ela está saturando e os requisitos mínimos de qualidade estão aumentando bastaaante.
Bom, esta é a minha experiência em "ganhar dinheiro com programação" por enquanto...
COM CERTEZA um ótimo mercado para mim seria vender cursos na Udemy, mas eu precisaria ter tempo livre pra caramba para conseguir estruturar um curso... Mas a Udemy é um baita mercado também para quem manja um pouco e sabe falar bem no microfone do PC.
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