[RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!
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[RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!
Olá pessoal, boa tarde! Sou iniciante, estou estudando gamificação e criando um jogo para meu TCC! Enfim estou me virando literalmente para aprender o Unity e não liguem se a minha dúvida for besta! kk
Bem, tenho a seguinte intenção:
- Ter um sistema de pontuação baseado em cliques, em o jogador aperta um botão e deva ganhar um ponto, e se ele apertar em outro botão deverá ganhar outro ponto e automaticamente, aparecer a soma em um score no topo da tela. Tipo : apertou um botão ganha um ponto, apertou o outro botão ganha mais um, totalizando dois pontos e assim sucessivamente.
Minha situação:
- Conseguir criar o sistema de pontuação, por meio de dois scripts (um para o score e outro para o botão) o problema é que a pontuação esta sendo infinita, ao invés de se ganhar somente um ponto a cada clique, está sendo gerado um ponto a cada clique infinitamente e quando parte para o click em outro botão resulta numa soma infinita a cada clique que é dado.
Estou a dois dias, praticamente, tentando resolver isso! Espero que eu tenha sido claro!
Antecipadamente agradeço a todos!
Valeu!
Bem, tenho a seguinte intenção:
- Ter um sistema de pontuação baseado em cliques, em o jogador aperta um botão e deva ganhar um ponto, e se ele apertar em outro botão deverá ganhar outro ponto e automaticamente, aparecer a soma em um score no topo da tela. Tipo : apertou um botão ganha um ponto, apertou o outro botão ganha mais um, totalizando dois pontos e assim sucessivamente.
Minha situação:
- Conseguir criar o sistema de pontuação, por meio de dois scripts (um para o score e outro para o botão) o problema é que a pontuação esta sendo infinita, ao invés de se ganhar somente um ponto a cada clique, está sendo gerado um ponto a cada clique infinitamente e quando parte para o click em outro botão resulta numa soma infinita a cada clique que é dado.
Estou a dois dias, praticamente, tentando resolver isso! Espero que eu tenha sido claro!
Antecipadamente agradeço a todos!
Valeu!
- Código:
1 - Script do Score
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
public class GlobalEnigma : MonoBehaviour
{
public static int enigmaCont;
public GameObject enigmaDisplay;
public int InternoEnigma;
private void Start()
{
}
void Update()
{
InternoEnigma = enigmaCont;
enigmaDisplay.GetComponent<UnityEngine.UI.Text>().text ="Enigma: " + InternoEnigma;
2- Script do Botão
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class BtnPontos : MonoBehaviour
{
public GameObject textopontos;
public void clicarnobotao()
{
textopontos.SetActive(true);
GlobalEnigma.enigmaCont += 1;
}
}
Espero que eu tenha sido claro! Estou parado a 2 dias tentando resolver isso!
danielPedra90- Membro
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Re: [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!
Porque não cria utilizando PlayerPrefs ?, Poderia chamar utilizando
- Código:
PlayerPrefs.SetInt("enigmacount", PlayerPrefs.GetInt("enigmacount")+1);
Diguinho- MembroAvançado
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Re: [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!
Mas seria em qual linha? Na última do script do botão?
danielPedra90- Membro
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Re: [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!
Desculpa , mas poderia localizar a linha dentro do script?
danielPedra90- Membro
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Re: [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!
Primeiro
SEGUNDO
Fiz algo basico
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
public class GlobalEnigma : MonoBehaviour
{
public Text enigmaText;
private void Start()
{
}
void Update()
{
if(enigmaText != null)
{
enigmaText.text = "" + PlayerPrefs.GetInt("enigmacount");
}
}
}
SEGUNDO
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class BtnPontos : MonoBehaviour
{
public void clicarnobotao()
{
PlayerPrefs.SetInt("enigmacount", PlayerPrefs.GetInt("enigmacount")+1);
}
}
Fiz algo basico
Diguinho- MembroAvançado
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Re: [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!
Caso queira que o score delete e so add
no void start
- Código:
PlayerPrefs.DeleteKey ("enigmacount");
no void start
Diguinho- MembroAvançado
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Re: [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!
Conseguiu amigo ?
Diguinho- MembroAvançado
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Re: [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!
Vixe, parceiro tava tentando até agora! Não rolou não, ele parou de contar...
danielPedra90- Membro
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Re: [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!
Não sei ao certo, mas tava pensando em criar algum condicional que deixasse o botão false ou nulo no segundo clique apenas em cima do botão... Não sei
danielPedra90- Membro
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Re: [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!
Parou de contar ?, Aqui estar funcionando normal.
Diguinho- MembroAvançado
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Re: [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!
Coloque os 2 scripts em um GameObject -> Crie uma Button -> Adcione a GameObject no OnClick->BtnPontos->clicarnobotão // Depois crie um text para ver a pontuação e adcione no Global Enigma.
Diguinho- MembroAvançado
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Re: [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!
O botão ainda está contando a cada clique! Da mesma forma como o meu!
Eu devo estar fazendo algo errado! kkk
Não sei se você me compreendeu, mas quero que ele conte apenas o primeiro clique de um primeiro botão com um ponto e depois conte o apenas o segundo clique de um segundo botão como mais um ponto, sendo que no placar aparecerá a soma (2) dos dois sacou?
Eu devo estar fazendo algo errado! kkk
Não sei se você me compreendeu, mas quero que ele conte apenas o primeiro clique de um primeiro botão com um ponto e depois conte o apenas o segundo clique de um segundo botão como mais um ponto, sendo que no placar aparecerá a soma (2) dos dois sacou?
danielPedra90- Membro
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Re: [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!
Então ira ter 2 botão certo ? Porque não utiliza GameObjectSetActive(bool) para quando clicar no 1 botão sumir ele ? assim o 1 botão iria sumir e não daria para clicar ? podia fazer a mesma coisa com o 2 botão
Diguinho- MembroAvançado
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Re: [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!
Ou Caso não queira que o botāo suma era só adcionar na script interable button false, Mais caso só for 1 botão só criar um playerprefs adicionando um limite de 2 uso (click)
Diguinho- MembroAvançado
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Re: [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!
Então, com relação a sua primeira é que seu eu criar um GO eu teria que criar também né? Falo pq o jogador vai ter que clicar em uma área da tela para em seguida ser chamada uma animação e uma pontuação. Logo , para simplificar, estou usando botões invisíveis. Eu tenho vários botões na área do jogo, pois é um puzzle no formato de click game entende?
Você pode me exemplificar a sintaxe para usar o interactable (false) depois do primeiro clique no botão? (Uma condicional?) Estou pegando a documentação do Unity, mas não estou acertando a sintaxe!
Você pode me exemplificar a sintaxe para usar o interactable (false) depois do primeiro clique no botão? (Uma condicional?) Estou pegando a documentação do Unity, mas não estou acertando a sintaxe!
danielPedra90- Membro
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Re: [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!
Desculpa a demora pra responder(Não to no pc), Mas eu utilizava
Não sei se nessas novas versões do unity ainda funciona
- Código:
gameObject.GetComponent<Button>().interactable = false;
Não sei se nessas novas versões do unity ainda funciona
Diguinho- MembroAvançado
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Re: [RESOLVIDO] Ajuste em sistema de pontuação!
Consegui resolver desabilitando o botão, depois de clicá-lo, tava errando a sintaxe! Mas um outro colega me ajudou. Fica de lição! Valei irmão! Abraço!
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
public class BtnPontos : MonoBehaviour
{
public GameObject textopontos;
public Button botaoponto;
public void clicarnobotao()
{
textopontos.SetActive(true);
GlobalEnigma.enigmaCont+=10;
botaoponto.interactable = false;
}
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
public class BtnPontos : MonoBehaviour
{
public GameObject textopontos;
public Button botaoponto;
public void clicarnobotao()
{
textopontos.SetActive(true);
GlobalEnigma.enigmaCont+=10;
botaoponto.interactable = false;
}
danielPedra90- Membro
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