[RESOLVIDO] Como fazer o canvas ficar atrás do personagem? Unity 2D
3 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Como fazer o canvas ficar atrás do personagem? Unity 2D
Eu já coloquei meu personagem e também coloquei um canvas de fundo com um vídeo, mas eu preciso que este canvas fique atrás do personagem pois ele representa o cenário. Eu tentei já colocar o personagem em uma layer e o canvas em outra layer e não deu certo. Quem puder me ajudar, fico agradecido.
darkrj- Avançado
- PONTOS : 2323
REPUTAÇÃO : 15
Respeito as regras :
Re: [RESOLVIDO] Como fazer o canvas ficar atrás do personagem? Unity 2D
Se não me engano (sou bastante leigo ainda ao uso da Unity) Canvas é um componente usado para estruturação e principalmente organização de UI, no caso estou em dúvida de sua pergunta, mas creio que seja isto que está perguntando:
Quando criamos algum componente de UI o próprio Canvas é gerado numa certa proporção que não se pode editar... ISSO se não houver uma Câmera de base para o mesmo (foi o que aprendi vendo um canal de ensino chamado CodeMonkey).
Espero ter ajudado, qualquer coisa argumenta aí.
Fonte (Video) - Code Monkey
Quando criamos algum componente de UI o próprio Canvas é gerado numa certa proporção que não se pode editar... ISSO se não houver uma Câmera de base para o mesmo (foi o que aprendi vendo um canal de ensino chamado CodeMonkey).
- Resolução:
- Primeiro: Crie uma câmera para UI (Aconselho que o nome seja "UICamera") e deixe a mesma na posição exata e com tamanho exato da câmera principal (seria bom deixa-la como filho da câmera principal);
Segundo: Crie um Objeto para ser o pai do Canvas (aconselho que associe seu nome com "UI") e dentro deste objeto crie um Canvas ~0;
Terceiro: No Canvas criado na propriedade que aparece no inspector chamada Render Mode deixe selecionado em Screen Space - Camera e na caixa RenderCamera (Que vai aparecer depois da ação anterior) jogue a UICamera lá;
Pronto, tudo que for UI você deve de por no dentro do Canvas.
Espero ter ajudado, qualquer coisa argumenta aí.
Fonte (Video) - Code Monkey
Tegh- Avançado
- PONTOS : 2653
REPUTAÇÃO : 97
Respeito as regras :
Bom dia, de início certifique-se que você já tenha uma Main Camera na sua cena, e o Canvas configurado como Screen Space - Camera, esta configuração é importante pois fará seu Canvas e toda sua hierarquia respeitar a visibilidade dos layers, pois no modo Screen Space - Overlay ele sempre irá ignorar tudo e será desenhado sobre seus objetos.
Assim que você alterar, aparecerá um campo onde você deve jogar sua Main camera. Caso não faça isso, ele ainda utilizará o método antigo.
Com isso configurado, vamos pras configurações dos layers e câmeras.
-Crie um layer pro seu objeto.
-Atribua o layer pro objeto.
-Altere o Culling Mask da sua Main Camera e desmarque o layer do objeto.
-Crie uma nova Camera e selecione apenas o layer do objeto no Culling Mask.
por padrão, criando uma Camera do zero, ela já virá com o Depth = "0", mas vale a pena checar pra evitar quaisquer erros. :3
testado com a versão 2019.1, mas já fiz com versões anteriores e funciona sem problemas.
Assim que você alterar, aparecerá um campo onde você deve jogar sua Main camera. Caso não faça isso, ele ainda utilizará o método antigo.
Com isso configurado, vamos pras configurações dos layers e câmeras.
-Crie um layer pro seu objeto.
-Atribua o layer pro objeto.
-Altere o Culling Mask da sua Main Camera e desmarque o layer do objeto.
-Crie uma nova Camera e selecione apenas o layer do objeto no Culling Mask.
por padrão, criando uma Camera do zero, ela já virá com o Depth = "0", mas vale a pena checar pra evitar quaisquer erros. :3
testado com a versão 2019.1, mas já fiz com versões anteriores e funciona sem problemas.
Isabela- Avançado
- PONTOS : 2834
REPUTAÇÃO : 260
Respeito as regras :
Muito obrigado, dúvidas resolvidas!
darkrj- Avançado
- PONTOS : 2323
REPUTAÇÃO : 15
Respeito as regras :