Fazer personagem descer uma tirolesa
2 participantes
Página 1 de 1
Fazer personagem descer uma tirolesa
Bom dia,esse é meu primeiro post e já tem 4 dúvidas. Eu estou com um problema em meu projeto que resolvi parcialmente, mas de uma forma que acho não ser a correta, a personagem tem que descer uma tirolesa, então criei um trigger com uma tag e ao colidir na tag entra a animação, mas não conseguia sincronizar sem falar que a personagem morria ao final do percurso, eu fiz ela se alinhar ao objeto mas não consegui fazer ela seguir a animação da tirolesa,usei esse código:
transform.eulerAngles = new Vector3(this.transform.eulerAngles.x, tiroleza.transform.eulerAngles.y+90, transform.eulerAngles.z);
transform.position = new Vector3(this.transform.position.x, tiroleza.transform.position.y , transform.position.z);
Então criei a animação da personagem descendo, houve alguns problemas de animação que resolvi fazendo ela subir ao invés de descer e funcionou, não sei pq inverteu, mas enfim a duvida seria como posso fazer a personagem pendurar e descer sem precisar da animação??( Falo a animação dela descendo todo o trajeto) Gostaria de fazer ela tipo linkar no objeto e no fim do percurso deslincar. Se alguém tiver uma dica agradeceria.
Outras duas duvidas estão relacionadas com a animação, a personagem tem muitas animações e algumas se comportam de uma maneira que parece não respeitar a gravidade, um exemplo é quando corre e ao parar entra a animação de parar de correr, se caso vc estiver correndo e for cair enquanto corre ela cai, mas ao entrar a animação de parar de correr ela fica parada no ar tipo desenho animado, acabando a animação ela continua a queda. Outra duvida seria como posso movimentar os braços dela quando esta armada para cima e para baixo, eu consegui mudando o nome dos bones, mas isso retira a animação, como posso fazer ela movimentar os braços normal nas outras animações e quando se arma eu ter controle devolvendo o controle da animação quando não estiver armada. Agradeço desde já.
Outra duvida seria com Linecast, em meu cenário existem muitos lugares onde não reconhece o chão, pq acontece isso? E como posso resolver?
Um adendo aqui para agradecer ao Marcos Shultz pela grande ajuda com seus videos tutoriais.
transform.eulerAngles = new Vector3(this.transform.eulerAngles.x, tiroleza.transform.eulerAngles.y+90, transform.eulerAngles.z);
transform.position = new Vector3(this.transform.position.x, tiroleza.transform.position.y , transform.position.z);
Então criei a animação da personagem descendo, houve alguns problemas de animação que resolvi fazendo ela subir ao invés de descer e funcionou, não sei pq inverteu, mas enfim a duvida seria como posso fazer a personagem pendurar e descer sem precisar da animação??( Falo a animação dela descendo todo o trajeto) Gostaria de fazer ela tipo linkar no objeto e no fim do percurso deslincar. Se alguém tiver uma dica agradeceria.
Outras duas duvidas estão relacionadas com a animação, a personagem tem muitas animações e algumas se comportam de uma maneira que parece não respeitar a gravidade, um exemplo é quando corre e ao parar entra a animação de parar de correr, se caso vc estiver correndo e for cair enquanto corre ela cai, mas ao entrar a animação de parar de correr ela fica parada no ar tipo desenho animado, acabando a animação ela continua a queda. Outra duvida seria como posso movimentar os braços dela quando esta armada para cima e para baixo, eu consegui mudando o nome dos bones, mas isso retira a animação, como posso fazer ela movimentar os braços normal nas outras animações e quando se arma eu ter controle devolvendo o controle da animação quando não estiver armada. Agradeço desde já.
Outra duvida seria com Linecast, em meu cenário existem muitos lugares onde não reconhece o chão, pq acontece isso? E como posso resolver?
Um adendo aqui para agradecer ao Marcos Shultz pela grande ajuda com seus videos tutoriais.
SergioDB- Membro
- PONTOS : 2132
REPUTAÇÃO : 10
Respeito as regras :
Re: Fazer personagem descer uma tirolesa
Então, para fazer o personagem 'descer uma tirolesa' tem alguns passos a se seguir. O primeiro seria desativar o script de controle de movimento do personagem, pois este código geralmente faz o personagem atuar no eixo Y (cair por causa da gravidade ou pular) e isto não é muito interessante, então o código deve ser desativado e o Rigidbody deve ter a sua gravidade desativada.
Depois disso, bastaria fazer um Vector3.MoveTowards na posição da tirolesa.
Depois disso, bastaria fazer um Vector3.MoveTowards na posição da tirolesa.
Eu fiz isso desativei os movimentos do script, desativei a gravidade mas mesmo assim a personagem acaba indo em direção ao solo e morre, eu acabei resolvendo com animação mesmo, coloquei objetos de colisão que se ativam ao entrar a animação dela e ao chegar no destino desativam, resolveu o problema mas não esta certo queria fazer da maneira correta, tentei postar uma imagem aqui mas não consegui.
SergioDB- Membro
Respeito as regras :
SergioDB escreveu:Eu fiz isso desativei os movimentos do script, desativei a gravidade mas mesmo assim a personagem acaba indo em direção ao solo e morre, eu acabei resolvendo com animação mesmo, coloquei objetos de colisão que se ativam ao entrar a animação dela e ao chegar no destino desativam, resolveu o problema mas não esta certo queria fazer da maneira correta, tentei postar uma imagem aqui mas não consegui.
Se o personagem está caindo é por que algumas coisa está causando "gravidade" nele... Ou o Rigidbody está com a gravidade ativada, ou, se você está usando characterController, tem algum código ativo fazendo um move.y nele.
Ela não esta caindo mais depois de desativado a gravidade, mas segue reto e no final ela morre, consegui descobrir a maneira dela não morrer mas o problema de sincronizar ela a tirolesa não esta dando certo ela não segue a tirolesa a sim em linha reta, pode ser que seja por ter animado a tirolesa no 3Dstudio, apesar que o pivot dela (tirolesa) segue a posição da tirolesa, só a personagem que não.
Marcos aproveitando suas respostas eu gostaria de pedir a vc um favor, vc tem alguma video aula ou um exemplo de script para localRotate? estou precisando movimentar o braço da personagem para cima e para baixo para mudar a mira, estou usando o seu script atirar, fiz algumas modificações nele pois é para personagem em 3º pessoa, mas esta agindo estranho o laser, vou ver se fixo a mira em linha reta e movimento o braço dela, eu consegui mexer o braço dela usando uma aula sua de girar objeto pela posição do mouse, mas o que preciso é movimento curto com limite, o que não ocorre usando seu exemplo pois não é para esse tipo de funcionalidade. Obrigado!!
Marcos aproveitando suas respostas eu gostaria de pedir a vc um favor, vc tem alguma video aula ou um exemplo de script para localRotate? estou precisando movimentar o braço da personagem para cima e para baixo para mudar a mira, estou usando o seu script atirar, fiz algumas modificações nele pois é para personagem em 3º pessoa, mas esta agindo estranho o laser, vou ver se fixo a mira em linha reta e movimento o braço dela, eu consegui mexer o braço dela usando uma aula sua de girar objeto pela posição do mouse, mas o que preciso é movimento curto com limite, o que não ocorre usando seu exemplo pois não é para esse tipo de funcionalidade. Obrigado!!
SergioDB- Membro
Respeito as regras :
SergioDB escreveu:Ela não esta caindo mais depois de desativado a gravidade, mas segue reto e no final ela morre, consegui descobrir a maneira dela não morrer mas o problema de sincronizar ela a tirolesa não esta dando certo ela não segue a tirolesa a sim em linha reta, pode ser que seja por ter animado a tirolesa no 3Dstudio, apesar que o pivot dela (tirolesa) segue a posição da tirolesa, só a personagem que não.
Tenho vários tutoriais sobre localRotation, principalmente sobre quaternions, mas sempre depende da hierarquia e de qual eixo você está tentando rotacionar.
O eixo X geralmente buga nas rotações locais... tente ajustar o pivot para girar sempre no eixo Z. Além disso, tente trabalhar com somas de angulos, por exemplo:
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class Teste : MonoBehaviour {
public GameObject objeto;
public float angulo = 10;
Vector3 startEulerAngles;
void Start () {
startEulerAngles = objeto.transform.localEulerAngles;
}
void Update () {
objeto.transform.localEulerAngles = new Vector3 (startEulerAngles.x, startEulerAngles.y, startEulerAngles.z + angulo);
}
}
Obrigado por sua resposta, eu vou tentar seu exemplo para ver se consigo limitar o movimento do braço, com o exemplo anterior eu fiz ela mexer o braço mas não tinha limite e ele girava conforme movia o mouse, eu consegui mover somente em dois eixos mas não consegui fazer ter limite de ângulo, então seu exemplo tem tudo para me ajudar resolver o problema. Muito obrigado.
SergioDB- Membro
Respeito as regras :