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[RESOLVIDO] Como faço para clicar em um objeto e visualizar, girar...

4 participantes

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Resolvido [RESOLVIDO] Como faço para clicar em um objeto e visualizar, girar...

Mensagem por c4stor Qua Abr 24, 2019 11:50 pm

Olá.
Sou iniciante, preciso de ajuda, como faço para apertar um botão e visualizar o objeto, poder gira-lo com o mouse e depois, o objeto voltar onde estava; Como no vídeo a seguir:



Ou algo parecido...

Desde já, agradeço.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como faço para clicar em um objeto e visualizar, girar...

Mensagem por MarcosSchultz Qui Abr 25, 2019 4:38 am

Acho que isto é o mais próximo de um tutorial pronto que eu tenho sobre esse tema




Da pra fazer um OnMouseEnter, freezar a camera, aproximar o item até a posição (camera.tranform.position + camera.transform.forword * 2)

Depois, basta rotacionar o item de acordo com os inputs do GetAxis (Mouse X e mouse Y).

Bastante simples para falar a verdade. Se não conseguir, talvez eu grave um video quando eu conseguir um tempo livre (o que pode demorar um pouco)
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como faço para clicar em um objeto e visualizar, girar...

Mensagem por c4stor Qui Abr 25, 2019 3:20 pm

MarcosSchultz escreveu:Acho que isto é o mais próximo de um tutorial pronto que eu tenho sobre esse tema




Da pra fazer um OnMouseEnter, freezar a camera, aproximar o item até a posição (camera.tranform.position + camera.transform.forword * 2)

Depois, basta rotacionar o item de acordo com os inputs do GetAxis (Mouse X e mouse Y).

Bastante simples para falar a verdade. Se não conseguir, talvez eu grave um video quando eu conseguir um tempo livre (o que pode demorar um pouco)

O vídeo funcionou bem. Tudo certo.

Mas não entendi como adapta-lo da forma que você escreveu aqui...
Se puder fazer um vídeo seria ótimo. Obrigado.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como faço para clicar em um objeto e visualizar, girar...

Mensagem por MarcosSchultz Qui Abr 25, 2019 8:09 pm

c4stor escreveu:
MarcosSchultz escreveu:Acho que isto é o mais próximo de um tutorial pronto que eu tenho sobre esse tema




Da pra fazer um OnMouseEnter, freezar a camera, aproximar o item até a posição (camera.tranform.position + camera.transform.forword * 2)

Depois, basta rotacionar o item de acordo com os inputs do GetAxis (Mouse X e mouse Y).

Bastante simples para falar a verdade. Se não conseguir, talvez eu grave um video quando eu conseguir um tempo livre (o que pode demorar um pouco)

O vídeo funcionou bem. Tudo certo.

Mas não entendi como adapta-lo da forma que você escreveu aqui...
Se puder fazer um vídeo seria ótimo. Obrigado.

Qual controlador você está usando? O FPSController?

Provavelmente a parte mais chatinha vai ser travar o movimento da câmera mesmo, o resto é fácil.
MarcosSchultz
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como faço para clicar em um objeto e visualizar, girar...

Mensagem por c4stor Qui Abr 25, 2019 11:08 pm

MarcosSchultz escreveu:
c4stor escreveu:
MarcosSchultz escreveu:Acho que isto é o mais próximo de um tutorial pronto que eu tenho sobre esse tema




Da pra fazer um OnMouseEnter, freezar a camera, aproximar o item até a posição (camera.tranform.position + camera.transform.forword * 2)

Depois, basta rotacionar o item de acordo com os inputs do GetAxis (Mouse X e mouse Y).

Bastante simples para falar a verdade. Se não conseguir, talvez eu grave um video quando eu conseguir um tempo livre (o que pode demorar um pouco)

O vídeo funcionou bem. Tudo certo.

Mas não entendi como adapta-lo da forma que você escreveu aqui...
Se puder fazer um vídeo seria ótimo. Obrigado.

Qual controlador você está usando? O FPSController?

Provavelmente a parte mais chatinha vai ser travar o movimento da câmera mesmo, o resto é fácil.
Sim o FPSController.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como faço para clicar em um objeto e visualizar, girar...

Mensagem por MarcosSchultz Sex Abr 26, 2019 1:32 am

Ok, vou ver se consigo elaborar um tutorial nesse fim de semana. Ta meio corrido, mas vou tentar.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como faço para clicar em um objeto e visualizar, girar...

Mensagem por c4stor Sex Abr 26, 2019 3:20 pm

MarcosSchultz escreveu:Ok, vou ver se consigo elaborar um tutorial nesse fim de semana. Ta meio corrido, mas vou tentar.
Valeu!
Se puder detalhar também, no vídeo, as partes do script que você vai mudar.
Porque no futuro eu vou fazer um esquema para: se o item for importante, ir para o inventario, se não voltar onde estava...
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Mensagem por MarcosSchultz Sáb Abr 27, 2019 2:57 am

Vou ter que ficar dando UP nesse tópico, pra lembrar de fazer o tutorial, heueheueheuh. Oh vida corrida.
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Mensagem por Crash Psycho Sáb Abr 27, 2019 9:13 am

MarcosSchultz escreveu:Ok, vou ver se consigo elaborar um tutorial nesse fim de semana. Ta meio corrido, mas vou tentar.
Nossa man!

Isso iria me ajudar muito,iria deixar o meu jogo mais interativo,espero ancioso pelo o seu tutorial...

Apesar de ser um dos únicos que realmente da vontade de assistir,já aproveitando, tem como fazer um tutorial sobre a luz da nova Unity 2019? Falar sobre o realtime e o Bake,eu realmente estou tendo dificuldades com a luz na nova unity.
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se aperfeiçoando na unity 3D.

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Mensagem por MarcosSchultz Sáb Abr 27, 2019 7:17 pm

A dúvida é, você quer "travar" o seu jogador enquanto observa o objeto? O código que eu fiz no vídeo acima faz exatamente as partes de mover e rotacionar os objetos, etc... 

A única coisa que daria pra modificar é "travar" o FPSController enquanto está vendo o objeto... no caso seria travar movimento e rotação.
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Mensagem por c4stor Sáb Abr 27, 2019 10:21 pm

MarcosSchultz escreveu:A dúvida é, você quer "travar" o seu jogador enquanto observa o objeto? O código que eu fiz no vídeo acima faz exatamente as partes de mover e rotacionar os objetos, etc... 

A única coisa que daria pra modificar é "travar" o FPSController enquanto está vendo o objeto... no caso seria travar movimento e rotação.
Exato. Quero que quando eu clicar no objeto: não poder andar e nem olhar para os lados.
O objeto chegue perto da minha visão e eu apenas possa clicar nele e girar.
Logo depois, quando clicar em uma tecla, o objeto voltar exatamente onde estava.
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Mensagem por c4stor Sáb maio 04, 2019 10:37 am

MarcosSchultz escreveu:A dúvida é, você quer "travar" o seu jogador enquanto observa o objeto? O código que eu fiz no vídeo acima faz exatamente as partes de mover e rotacionar os objetos, etc... 

A única coisa que daria pra modificar é "travar" o FPSController enquanto está vendo o objeto... no caso seria travar movimento e rotação.
Só vim dar um up, para lembrar de fazer quando tiver um tempo.
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Mensagem por lidog Sex maio 10, 2019 9:47 am

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Mensagem por c4stor Qua Set 11, 2019 1:16 pm

Fiz um script que funcionou bem, se alguém precisar, ta aí:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class VisuOBJ : MonoBehaviour
{
    Camera mainCamera;
    float rotXTemp;
    float rotYTemp;
    public GameObject objetoPai;
    Vector3 posicaoInicial;
    Quaternion rotacaoInicial;
    //
    public static bool ativVisualizar;
    bool mouseDentroDoObjeto;
    public GameObject player;
    public float distanciaMinima = 2;
    public KeyCode teclaParaPegar = KeyCode.E;
    //
    private void Awake()
    {
        mainCamera = Camera.main;
    }
    private void Start()
    {
        ativVisualizar = false;
        mouseDentroDoObjeto = false;
        //
        posicaoInicial = objetoPai.transform.position; //new Vector3(1, 1, 1);
        rotacaoInicial = objetoPai.transform.rotation;
    }
    //
    void Update()
    {
        float distance = Vector3.Distance(player.transform.position, objetoPai.transform.position);//medir a distancia

        if (distance < distanciaMinima)
        {
            if (mouseDentroDoObjeto == true)
            {
                if (Input.GetKey(teclaParaPegar))
                {
                    ativVisualizar = true;
                }
                else
                {
                    ativVisualizar = false;
                }
            }
        }
        
        
        //
        if (ativVisualizar == true)//girar
        {
            objetoPai.transform.position = mainCamera.transform.position + mainCamera.transform.forward * 0.4f;//trazer o item para frente da tela
            Time.timeScale = 0;//travar movimento
            rotXTemp = Input.GetAxis("Mouse X") * 5.0f;
            rotYTemp = Input.GetAxis("Mouse Y") * 5.0f;
            objetoPai.transform.Rotate(mainCamera.transform.up, -rotXTemp, Space.World);
            objetoPai.transform.Rotate(mainCamera.transform.right, rotYTemp, Space.World);
        }
        else//voltar a posição inicial
        {
            Time.timeScale = 1;
            objetoPai.transform.rotation = rotacaoInicial;
            objetoPai.transform.position = posicaoInicial;
        }
    }
    //
    private void OnMouseEnter()
    {
        mouseDentroDoObjeto = true;

    }
    private void OnMouseExit()
    {
        mouseDentroDoObjeto = false;
    }
}


Modificação no script mouse look
Código:
       public void LookRotation(Transform character, Transform camera)
        {
            if (!Input.GetKey(KeyCode.E))//contrario! // segure E e trava as rotações.
            {
                float yRot = CrossPlatformInputManager.GetAxis("Mouse X") * XSensitivity;
                float xRot = CrossPlatformInputManager.GetAxis("Mouse Y") * YSensitivity;

                m_CharacterTargetRot *= Quaternion.Euler(0f, yRot, 0f);
                m_CameraTargetRot *= Quaternion.Euler(-xRot, 0f, 0f);
            }


Se o pivo estiver errado(não estiver girando no meio):

Crie um GameObject vazio dentro do objeto
Desvincule o GameObject vazio do objeto
Mova ou rotacione o GameObject vazio...(para o meio)
Coloque o objeto como filho do GameObject vazio
Vincule o "objetoPai" ao GameObject


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