[TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D
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LeoBrito
noocktall
MarcosSchultz
7 participantes
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[TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D
Fala pessoal, estou deixando este tutorial simples explicando como fazer uma camera para seguir o Player em jogos 2D ou 2.5D
Basta criar um script em C# com o nome "CameraPlayer", utilizar este código e depois jogar o script na sua camera. E configurar as variáveis claro.
Basta criar um script em C# com o nome "CameraPlayer", utilizar este código e depois jogar o script na sua camera. E configurar as variáveis claro.
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class CameraPlayer : MonoBehaviour {
public float dampTime = 0.15f;
private Vector3 velocity = Vector3.zero;
public Transform objetoParaSeguir;
void Update () {
Vector3 point = GetComponent<Camera> ().WorldToViewportPoint (objetoParaSeguir.position);
Vector3 delta = objetoParaSeguir.position - GetComponent<Camera> ().ViewportToWorldPoint (new Vector3 (0.5f, 0.5f, point.z)); //(new Vector3(0.5, 0.5, point.z));
Vector3 destination = transform.position + delta;
transform.position = Vector3.SmoothDamp (transform.position, destination, ref velocity, dampTime);
}
}
Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:46 pm, editado 1 vez(es)
Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D
nenhum vídeo ? pena '-' queria ver em funcionamento (2.5D)
Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D
noocktall escreveu:nenhum vídeo ? pena '-' queria ver em funcionamento (2.5D)
Tutorial rápido mesmo...
Más básicamente a camera segue de lado nos eixos X e Y
Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D
Show de bola este Script, serviu como uma luva para o meu game.
Obrigado MarcosSchultz.
e parabéns pelo o seu canal, e site.
Obrigado MarcosSchultz.
e parabéns pelo o seu canal, e site.
Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D
Marcos, tem como eu fazer ele seguir apenas no eixo x?
ANDERSONSILVA- Iniciante
- PONTOS : 1924
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Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D
ANDERSONSILVA escreveu:Marcos, tem como eu fazer ele seguir apenas no eixo x?
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
public class CameraPlayer : MonoBehaviour {
public float dampTime = 0.15f;
private Vector3 velocity = Vector3.zero;
public Transform objetoParaSeguir;
void Update() {
Vector3 point = GetComponent<Camera>().WorldToViewportPoint(objetoParaSeguir.position);
Vector3 delta = objetoParaSeguir.position - GetComponent<Camera>().ViewportToWorldPoint(new Vector3(0.5f, 0.5f, point.z)); //(new Vector3(0.5, 0.5, point.z));
Vector3 destination = transform.position + new Vector3(delta.x, 0, 0);
transform.position = Vector3.SmoothDamp(transform.position, destination, ref velocity, dampTime);
}
}
rafaellucas19932- Iniciante
- PONTOS : 1857
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Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D
MarcosSchultz escreveu:Fala pessoal, estou deixando este tutorial simples explicando como fazer uma camera para seguir o Player em jogos 2D ou 2.5D
Basta criar um script em C# com o nome "CameraPlayer", utilizar este código e depois jogar o script na sua camera. E configurar as variáveis claro.
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class CameraPlayer : MonoBehaviour {
public float dampTime = 0.15f;
private Vector3 velocity = Vector3.zero;
public Transform objetoParaSeguir;
void Update () {
Vector3 point = GetComponent<Camera> ().WorldToViewportPoint (objetoParaSeguir.position);
Vector3 delta = objetoParaSeguir.position - GetComponent<Camera> ().ViewportToWorldPoint (new Vector3 (0.5f, 0.5f, point.z)); //(new Vector3(0.5, 0.5, point.z));
Vector3 destination = transform.position + delta;
transform.position = Vector3.SmoothDamp (transform.position, destination, ref velocity, dampTime);
}
}Olá pessoal. O meu deu certo exceto na parte de quando o player morre aparece uma mensagem de erro falando que o Player
foi destruido mas o "objetoParaSeguir" do script está tentando achar o Player mas o mesmo foi destruido então dá erro. Alguem pode me ajudar??
Marcos Manuel- Iniciante
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Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D
Teria como eu tirar o smooth do X e deixar só no Y ? Tentei fazer umas modificações no script e não consegui =/
gersoneson- Membro
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Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D
*EDIT:gersoneson escreveu:Teria como eu tirar o smooth do X e deixar só no Y ? Tentei fazer umas modificações no script e não consegui =/
Teria como eu tirar a lentidão do X**********
gersoneson- Membro
- PONTOS : 1919
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