[RESOLVIDO] Aumentar um valor quando próximo do HitPoint
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[RESOLVIDO] Aumentar um valor quando próximo do HitPoint
Boas malta, estou com uma dúvida acerca de algo.
Bom, é um pouco difícil de explicar, por exemplo, eu tenho um Raycast que mede a distância do ponto de origem e do HitPoint do mesmo, e obviamente, quanto mais próximo, menor a distância, porém, eu queropegar esse valor, e ao invés de diminuir, queria ir aumentando quando for ficando proximo do HitPoint. Estou usando o Mathf.Acos, mas ele automaticamente acrescenta 1 no valor.
Alguma sugestão?
Bom, é um pouco difícil de explicar, por exemplo, eu tenho um Raycast que mede a distância do ponto de origem e do HitPoint do mesmo, e obviamente, quanto mais próximo, menor a distância, porém, eu queropegar esse valor, e ao invés de diminuir, queria ir aumentando quando for ficando proximo do HitPoint. Estou usando o Mathf.Acos, mas ele automaticamente acrescenta 1 no valor.
Alguma sugestão?
Última edição por dstaroski em Qua Ago 15, 2018 2:25 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Título editado conforme padrões do fórum)
Re: [RESOLVIDO] Aumentar um valor quando próximo do HitPoint
Olá, bom dia!
Se eu interpretei bem sua dúvida, você quer que um valor aumente conforme a distância diminui. Mas você não especificou como quer que esse aumento seja, se ele tem algum limite, se ele é exponencial, etc.
Por exemplo: você teria um valor máximo 100, se a distância for 30, subtraindo de 100, restaria 70. Se a distância diminuir ainda mais, para 5, restaria 95.
Dessa forma existiria uma relação entre os valores, enquanto um diminui, o outro aumenta.
Caso queira que esse valor aumente ainda mais, basta multiplicá-lo por ele mesmo, por exemplo.
Se a distância for 99, resta 1, multiplicado por ele mesmo da 1. Se a distância for 98, resta 2, 2x2= 4, e por aí vai...
Você também pode usar o exponencial, nesse caso o valor resultante aumentaria muuuito mais rápido.
Se eu interpretei bem sua dúvida, você quer que um valor aumente conforme a distância diminui. Mas você não especificou como quer que esse aumento seja, se ele tem algum limite, se ele é exponencial, etc.
Por exemplo: você teria um valor máximo 100, se a distância for 30, subtraindo de 100, restaria 70. Se a distância diminuir ainda mais, para 5, restaria 95.
Dessa forma existiria uma relação entre os valores, enquanto um diminui, o outro aumenta.
Caso queira que esse valor aumente ainda mais, basta multiplicá-lo por ele mesmo, por exemplo.
Se a distância for 99, resta 1, multiplicado por ele mesmo da 1. Se a distância for 98, resta 2, 2x2= 4, e por aí vai...
Você também pode usar o exponencial, nesse caso o valor resultante aumentaria muuuito mais rápido.
Isabela- Avançado
- PONTOS : 2834
REPUTAÇÃO : 260
Idade : 24
Respeito as regras :
Re: [RESOLVIDO] Aumentar um valor quando próximo do HitPoint
Isabela escreveu:Olá, bom dia!
Se eu interpretei bem sua dúvida, você quer que um valor aumente conforme a distância diminui. Mas você não especificou como quer que esse aumento seja, se ele tem algum limite, se ele é exponencial, etc.
Por exemplo: você teria um valor máximo 100, se a distância for 30, subtraindo de 100, restaria 70. Se a distância diminuir ainda mais, para 5, restaria 95.
Dessa forma existiria uma relação entre os valores, enquanto um diminui, o outro aumenta.
Caso queira que esse valor aumente ainda mais, basta multiplicá-lo por ele mesmo, por exemplo.
Se a distância for 99, resta 1, multiplicado por ele mesmo da 1. Se a distância for 98, resta 2, 2x2= 4, e por aí vai...
Você também pode usar o exponencial, nesse caso o valor resultante aumentaria muuuito mais rápido.
Olá, obrigado pela resposta. Consegui da outra forma, mas vou testar vossa lógica porque me parece mais eficiente, mandarei aqui o código...
Re: [RESOLVIDO] Aumentar um valor quando próximo do HitPoint
Isabela escreveu:Olá, bom dia!
Se eu interpretei bem sua dúvida, você quer que um valor aumente conforme a distância diminui. Mas você não especificou como quer que esse aumento seja, se ele tem algum limite, se ele é exponencial, etc.
Por exemplo: você teria um valor máximo 100, se a distância for 30, subtraindo de 100, restaria 70. Se a distância diminuir ainda mais, para 5, restaria 95.
Dessa forma existiria uma relação entre os valores, enquanto um diminui, o outro aumenta.
Caso queira que esse valor aumente ainda mais, basta multiplicá-lo por ele mesmo, por exemplo.
Se a distância for 99, resta 1, multiplicado por ele mesmo da 1. Se a distância for 98, resta 2, 2x2= 4, e por aí vai...
Você também pode usar o exponencial, nesse caso o valor resultante aumentaria muuuito mais rápido.
Obtive um bom resultado fazendo isso:
Fácil demais, o problema é que nunca fui bom em math mesmo.
- Código:
float rotTeste;
public Transform originPointRay;
public void Update()
{
RaycastHit hit;
if (Physics.Raycast(originPointRay.position, originPointRay.forward, out hit, 1f))
{
if (hit.transform.gameObject.tag == "Wall")
{
rotTeste = Vector3.Distance(originPointRay.position, hit.point);
Debug.Log(Mathf.Abs(rotTeste - 1f));
}
}
Re: [RESOLVIDO] Aumentar um valor quando próximo do HitPoint
Obs.: Seu título foi alterado devido não ser adequado para um fórum, afinal "Matemática louca" não ajudar alguém em uma busca no fórum.NotoriousDev escreveu:Boas malta, estou com uma dúvida acerca de algo.
Bom, é um pouco difícil de explicar, por exemplo, eu tenho um Raycast que mede a distância do ponto de origem e do HitPoint do mesmo, e obviamente, quanto mais próximo, menor a distância, porém, eu queropegar esse valor, e ao invés de diminuir, queria ir aumentando quando for ficando proximo do HitPoint. Estou usando o Mathf.Acos, mas ele automaticamente acrescenta 1 no valor.
Alguma sugestão?
Abraço e obrigado!
Re: [RESOLVIDO] Aumentar um valor quando próximo do HitPoint
dstaroski escreveu:Obs.: Seu título foi alterado devido não ser adequado para um fórum, afinal "Matemática louca" não ajudar alguém em uma busca no fórum.NotoriousDev escreveu:Boas malta, estou com uma dúvida acerca de algo.
Bom, é um pouco difícil de explicar, por exemplo, eu tenho um Raycast que mede a distância do ponto de origem e do HitPoint do mesmo, e obviamente, quanto mais próximo, menor a distância, porém, eu queropegar esse valor, e ao invés de diminuir, queria ir aumentando quando for ficando proximo do HitPoint. Estou usando o Mathf.Acos, mas ele automaticamente acrescenta 1 no valor.
Alguma sugestão?
Abraço e obrigado!
Tão dificil quanto escolher um nome para um método. kkk Obrigado.
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