Programação e autonomia
3 participantes
Página 1 de 1
Programação e autonomia
Pessoal, quanto tempo em média é necessário pra se tornar um programador autônomo que consegue criar seus próprios scripts, por exemplo: vamos supor que quero fazer um sistema de inventário e pra isso eu analiso cada componente que pode ser útil e consigo colocar isso em prática sem precisar de ajuda de tutoriais e etc. Vocês tem alguma dica de estudo ou algo do gênero pra quem quer melhorar ?
QueriaStarMorto- Avançado
- PONTOS : 2424
REPUTAÇÃO : 19
Respeito as regras :
Re: Programação e autonomia
Isso varia muito do seu tempo livre para estudar + o material que você utilizará para tal.
Eu sempre recomendo para quem deseja iniciar em programação, dar uma boa estudada em algoritmos, essa é a base para você realmente começar a ser um programador autônomo, pois seus códigos e a lógica implementada nele são simplesmente vários algoritmos trabalhando juntos, e é isso que faz você deixar os tutoriais de lado e começar a aplicar a SUA lógica para o que você precisa.
Comandos novos, sintaxes, classes e métodos do C# e também da Unity você aprende com a necessidade, não é para ser algo mecânico onde você vai ler toda a documentação da Unity de cabo à rabo e pensar que terminando isso será um programador PRO, porque não será. Simplesmente por dois motivos: Primeiro que há muita coisa lá, dificilmente você vai aprender 100% de tudo, nem os programadores mais experientes sabem todos os comandos e classes da Unity ou da biblioteca do C#. O segundo ponto é que você só vai aprender/absorver esses conteúdos se você tiver a NECESSIDADE de utilizar algum deles, por exemplo: Imagine que você está criando um script que mostra um texto na tela, e quer que esse texto se ajuste de acordo com a resolução do jogo. Você não sabe qual classe/método utilizar para fazer esse ajuste, mas uma rápida pesquisa no google(fórum da Unity) ou na própria documentação, você encontrará algo que possa te ajudar, a classe Resolution, por exemplo. O que eu quero dizer é, antes desse seu script você sequer sabia da existência dessa classe, mas depois que passou a precisar dela você aprende sobre, e numa próxima vez que precisar utilizar, você saberá como.
Nesse mundo da programação, dificilmente nós iremos escapar da documentação da nossa engine/linguagem, será sempre algo novo para aprender, e disso você não escapará.
O que eu recomendo é o seguinte: Estude algoritmos, mas estude mesmo! Só estudando lógica de programação que você deixará de ser um consumidor de tutoriais e passará a ser um programador autônomo.
Depois que estudar esse conteúdo, comece a estudar o básico sobre a linguagem que você utilizar (C#, por exemplo): Inicie pelo estudo de variáveis, estruturas de decisão (if-else), estruturas de repetição (for, while), coleções (arrays, listas, dicionários, foreach), sobre métodos estáticos e não estáticos, classes e heranças.
Também estude as classes e métodos essenciais da Unity, como o transform, gameobject, getcomponent, monobehaviour, colliders, rigidbody, instantiate, invoke, animator, destroy, ienumerator, e etc.
Creio que com o conteúdo acima claro em sua mente, você vai conseguir ter o básico para criar seus próprios scripts.
Claro, não abandone totalmente os tutoriais, eles são importantes pois sempre tem algo novo para ensinar, e um modo diferente de programar que talvez você não conhecesse, mas use-os como fonte de agregação ao conhecimento e não como única saída. Faça você.
Eu não posso lhe estipular um tempo que tudo isso vai durar, mas se você realmente se aplicar nos estudos e praticar muito, acho que em uns 4 meses você pode dominar o básico para criar seus próprios scripts mais simples e conforme você vai evoluindo, você criará scripts mais complexos e produtivos.
Eu sempre recomendo para quem deseja iniciar em programação, dar uma boa estudada em algoritmos, essa é a base para você realmente começar a ser um programador autônomo, pois seus códigos e a lógica implementada nele são simplesmente vários algoritmos trabalhando juntos, e é isso que faz você deixar os tutoriais de lado e começar a aplicar a SUA lógica para o que você precisa.
Comandos novos, sintaxes, classes e métodos do C# e também da Unity você aprende com a necessidade, não é para ser algo mecânico onde você vai ler toda a documentação da Unity de cabo à rabo e pensar que terminando isso será um programador PRO, porque não será. Simplesmente por dois motivos: Primeiro que há muita coisa lá, dificilmente você vai aprender 100% de tudo, nem os programadores mais experientes sabem todos os comandos e classes da Unity ou da biblioteca do C#. O segundo ponto é que você só vai aprender/absorver esses conteúdos se você tiver a NECESSIDADE de utilizar algum deles, por exemplo: Imagine que você está criando um script que mostra um texto na tela, e quer que esse texto se ajuste de acordo com a resolução do jogo. Você não sabe qual classe/método utilizar para fazer esse ajuste, mas uma rápida pesquisa no google(fórum da Unity) ou na própria documentação, você encontrará algo que possa te ajudar, a classe Resolution, por exemplo. O que eu quero dizer é, antes desse seu script você sequer sabia da existência dessa classe, mas depois que passou a precisar dela você aprende sobre, e numa próxima vez que precisar utilizar, você saberá como.
Nesse mundo da programação, dificilmente nós iremos escapar da documentação da nossa engine/linguagem, será sempre algo novo para aprender, e disso você não escapará.
O que eu recomendo é o seguinte: Estude algoritmos, mas estude mesmo! Só estudando lógica de programação que você deixará de ser um consumidor de tutoriais e passará a ser um programador autônomo.
Depois que estudar esse conteúdo, comece a estudar o básico sobre a linguagem que você utilizar (C#, por exemplo): Inicie pelo estudo de variáveis, estruturas de decisão (if-else), estruturas de repetição (for, while), coleções (arrays, listas, dicionários, foreach), sobre métodos estáticos e não estáticos, classes e heranças.
Também estude as classes e métodos essenciais da Unity, como o transform, gameobject, getcomponent, monobehaviour, colliders, rigidbody, instantiate, invoke, animator, destroy, ienumerator, e etc.
Creio que com o conteúdo acima claro em sua mente, você vai conseguir ter o básico para criar seus próprios scripts.
Claro, não abandone totalmente os tutoriais, eles são importantes pois sempre tem algo novo para ensinar, e um modo diferente de programar que talvez você não conhecesse, mas use-os como fonte de agregação ao conhecimento e não como única saída. Faça você.
Eu não posso lhe estipular um tempo que tudo isso vai durar, mas se você realmente se aplicar nos estudos e praticar muito, acho que em uns 4 meses você pode dominar o básico para criar seus próprios scripts mais simples e conforme você vai evoluindo, você criará scripts mais complexos e produtivos.
Re: Programação e autonomia
Muito obrigado por dedicar um tempo do seu dia pra me ajudar. Sério muito obrigado, mais muito obrigado mesmo, não sei nem como agradecer... <3
QueriaStarMorto- Avançado
- PONTOS : 2424
REPUTAÇÃO : 19
Respeito as regras :
Re: Programação e autonomia
QueriaStarMorto escreveu:Muito obrigado por dedicar um tempo do seu dia pra me ajudar. Sério muito obrigado, mais muito obrigado mesmo, não sei nem como agradecer... <3
QueriaStarMorto- Avançado
- PONTOS : 2424
REPUTAÇÃO : 19
Respeito as regras :
Re: Programação e autonomia
Bom! Perdão me intrometer de certo modo, mas achei muito interessante seu tópico então bora lá! Gostaria de me apresentar um pouco, meu nome é Ivo (pseudónimo Tegh) e como pode ver na barra a esquerda onde tem a idade do usuário (17 anos), desde de criança quando fui conhecendo mais o mundo eu gostava de jogos e de máquinas foi se passando o tempo e descobri o mundo da programação e me apeguei a ela. Eu possuo um probleminha chamado "perda de memória recente", a partir do estudo da programação fui destruindo parte disso (hoje é Super Raro de acontecer e muitas vezes acaba sendo apenas uma pequena distração).
Com o tempo fui buscando saber o que era e meu amigo (_0) tenho certeza de que não acaba em termo de documentação, ou seja, como a Mayleone já falou nem o maior profissional da área saberá como fazer tudo em questão de memória, o caso da necessidade é uma espécie de impulsionador de foco(enquanto não resolver continuará a pesquisar por uma solução), uma coisa que Mayleone falou que achei interessante é a questão de LER TODA a documentação, meio impossível mas a partir dela você pode fazer o que quiser a questão muitas vezes é que NEM SEMPRE você vai ler e captar o que foi escrito. No caso, eu já fiz alguns cursos a pouco tempo terminei um voltado para a programação em C# COMERCIAL (Microlins), de início não era este o meu foco, mas com o tempo percebi que deu uma abertura para vários conceitos que aprendi. Muitas vezes um material disponibilizado com o intuito de que aprenda mais rápido pode ser incrementado para que aprenda algo mais estendido, pois muitas vezes tutoriais que você viu são coisas especificas, então o que quero dizer é que (da mesma forma que a Mayleone falou) vai depender de estudo e materiais disponíveis(Acredita que por muito tempo[Mais de um ano] eu não tinha computador, a condição financeira o de minha família não era tão boa, a falta de uma máquina para desenvolvimento é uma barreira quase impenetrável mas, ainda te permite estudar). Hoje na área de programação C# voltada para desenvolvimento web e comercial sou de um bom nível onde sei as necessidades que são requisitadas para formulação de um projetos do tipo com autonomia(Na Unity eu ainda sou um iniciante), se você quer ser autônomo vai necessitar saber em que área vai ser e se for no geral vai demorar bastante, nada que estudo e esforço resolvam, mas também pode depender de quanto você ama o que faz, se você não bota seu coração no que irá desenvolver ou estudar, como vai absorver bem o vê?, a verdade é que através de necessidade pode ser uma boa, mas se for ver o script de um e de outro logo verá a diferença.
Voltando mais para sua pergunta considero que, mesmo dependente de tudo foi falado, com menos de um ano dá para ter uma base intermediaria (já puxando uma borda do avançado) para criar do scripts de nível bem complexo sendo um autónomo, o tempo que a Mayleone deu também é valido, mas como ela falou e eu falo de outro modo, desenvolva sua mente de programador e seu olhar do mesmo, cada um aqui tem as suas especialidades e formas de compreender, eu tenho uma, a MayLeone tem uma, o dono do fórum tem uma e você tem uma forma de desenvolver. Aperfeiçoe o que faz através de seu tempo e não tenha pressa ("A pressa é inimiga da perfeição" vou deixar um exemplo meu disso abaixo em uma imagem/link), depois de tudo isso e muito mais que virá em sua vida, tenho certeza que será um ótimo programador autônomo.
Obs.: eu gostaria de deixar um texto mais informativo, mas saiu algo mais pra inspirador (o informativo da Mayleone já é mais que o suficiente e foi um ótimo textão), abraços cara e até.
Este é um exemplo do que se faz com pouco e com muito tempo.
Caso a imagem esteja com link quebrado clica aqui!
Com o tempo fui buscando saber o que era e meu amigo (_0) tenho certeza de que não acaba em termo de documentação, ou seja, como a Mayleone já falou nem o maior profissional da área saberá como fazer tudo em questão de memória, o caso da necessidade é uma espécie de impulsionador de foco(enquanto não resolver continuará a pesquisar por uma solução), uma coisa que Mayleone falou que achei interessante é a questão de LER TODA a documentação, meio impossível mas a partir dela você pode fazer o que quiser a questão muitas vezes é que NEM SEMPRE você vai ler e captar o que foi escrito. No caso, eu já fiz alguns cursos a pouco tempo terminei um voltado para a programação em C# COMERCIAL (Microlins), de início não era este o meu foco, mas com o tempo percebi que deu uma abertura para vários conceitos que aprendi. Muitas vezes um material disponibilizado com o intuito de que aprenda mais rápido pode ser incrementado para que aprenda algo mais estendido, pois muitas vezes tutoriais que você viu são coisas especificas, então o que quero dizer é que (da mesma forma que a Mayleone falou) vai depender de estudo e materiais disponíveis(Acredita que por muito tempo[Mais de um ano] eu não tinha computador, a condição financeira o de minha família não era tão boa, a falta de uma máquina para desenvolvimento é uma barreira quase impenetrável mas, ainda te permite estudar). Hoje na área de programação C# voltada para desenvolvimento web e comercial sou de um bom nível onde sei as necessidades que são requisitadas para formulação de um projetos do tipo com autonomia(Na Unity eu ainda sou um iniciante), se você quer ser autônomo vai necessitar saber em que área vai ser e se for no geral vai demorar bastante, nada que estudo e esforço resolvam, mas também pode depender de quanto você ama o que faz, se você não bota seu coração no que irá desenvolver ou estudar, como vai absorver bem o vê?, a verdade é que através de necessidade pode ser uma boa, mas se for ver o script de um e de outro logo verá a diferença.
Voltando mais para sua pergunta considero que, mesmo dependente de tudo foi falado, com menos de um ano dá para ter uma base intermediaria (já puxando uma borda do avançado) para criar do scripts de nível bem complexo sendo um autónomo, o tempo que a Mayleone deu também é valido, mas como ela falou e eu falo de outro modo, desenvolva sua mente de programador e seu olhar do mesmo, cada um aqui tem as suas especialidades e formas de compreender, eu tenho uma, a MayLeone tem uma, o dono do fórum tem uma e você tem uma forma de desenvolver. Aperfeiçoe o que faz através de seu tempo e não tenha pressa ("A pressa é inimiga da perfeição" vou deixar um exemplo meu disso abaixo em uma imagem/link), depois de tudo isso e muito mais que virá em sua vida, tenho certeza que será um ótimo programador autônomo.
Obs.: eu gostaria de deixar um texto mais informativo, mas saiu algo mais pra inspirador (o informativo da Mayleone já é mais que o suficiente e foi um ótimo textão), abraços cara e até.
Este é um exemplo do que se faz com pouco e com muito tempo.
Caso a imagem esteja com link quebrado clica aqui!
Tegh- Avançado
- PONTOS : 2654
REPUTAÇÃO : 97
Idade : 23
Respeito as regras :
Re: Programação e autonomia
Que isso em nenhum momento você se intrometeu, pelo contrario você ajudou e muito. Muito obrigado Tegh por também dedicar uma parte do seu tempo pra me auxiliar nessa jornada. Tudo de bom pra vocês e boa sorte nessa jornada. Aliás gostei muito da sua arte
QueriaStarMorto- Avançado
- PONTOS : 2424
REPUTAÇÃO : 19
Respeito as regras :
Tópicos semelhantes
» PROGRAMAÇÃO
» Programação procedural
» programação procedural
» PROGRAMAÇÂO VISUAL
» Duvidas sobre programação em C#
» Programação procedural
» programação procedural
» PROGRAMAÇÂO VISUAL
» Duvidas sobre programação em C#
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos