Transformar modelos reais(pessoas) em modelos 3D
2 participantes
Página 1 de 1
Transformar modelos reais(pessoas) em modelos 3D
Olá pessoal, tenho o seguinte projeto a resolver:
Preciso transformar modelos(pessoas mesmo) usando moda praia em modelos 3D para o Unity.
As peças de roupas devem ficar nítidas e perfeitas. Deverão ser diversos modelos portanto, tem que ser algo rápido de criar.
alguma ideia ?
grato.
Preciso transformar modelos(pessoas mesmo) usando moda praia em modelos 3D para o Unity.
As peças de roupas devem ficar nítidas e perfeitas. Deverão ser diversos modelos portanto, tem que ser algo rápido de criar.
alguma ideia ?
grato.
idealbrasil- Iniciante
- PONTOS : 2333
REPUTAÇÃO : 2
Re: Transformar modelos reais(pessoas) em modelos 3D
O método mais utilizado para escaneamento de pessoas envolve estruturas contendo dezenas de câmeras, e a captura ocorre em uma fração de segundo, pois como pessoas(ao menos vivas) tem a mania de respirar e se mexer, isso causa problemas com scanners 3D padrão, onde o processo de captura pode levar alguns minutos. Esse método consiste na captura de fotos em diversos ângulos utilizando a estrutura que comentei anteriormente, e o processamento das fotos precisa ser feito por um software como o Agisoft Photoscan, RealityCapture ou similar.
Numa rápida pesquisa, vi que existem algumas empresas nacionais que realizam o processo de escaneamento, mas elas utilizam scanners padrão, o que pra você seria inviável pelo tipo de objeto a escanear.
Um outro ponto a ser levado em conta, é a finalidade desses modelos, que você não especificou na sua pergunta. Esse tipo de escaneamento produz um objeto formado por milhões de polígonos, o que impossibilita sua utilização em algumas plataformas, como mobile.
Dependendo de onde você for utilizar esses modelos, eles deverão passar por outro processo, chamado retopologia, existem softwares que fazem de maneira automática, mas a malha resultante ainda necessita de algumas correções que precisam ser feitas manualmente.
Enfim, é possível fazer, mas talvez não aqui no Brasil, não de forma rápida, e com certeza não de forma barata.
Sei que você deixou claro sua necessidade, mas a melhor alternativa que vejo seria comprar modelos de pessoas já escaneadas, de preferência, semi-nuas, corrigir as texturas das partes íntimas e reproduzir as roupas que você deseja num programa como o Marvelous Designer, o que permitiria roupas bem definidas e bastante fiel às reais.
Isabela- Avançado
- PONTOS : 2834
REPUTAÇÃO : 260
Respeito as regras :
Isabela, muitissimo obrigado pela sua resposta. Não achei que teria uma resposta tão precisa no meu primeiro post. Definindo melhor meu projeto.
Tenho uma empresa de software não voltada a games e afins, mas tenho noções plenas de desenvolvimento tanto é que criei alguns pequenos exemplos usando Realidade Aumentada.
Tambem tenho uma loja de roupas, mais precisamente, moda praia e fitness da marca Liquido e pensei em criar um app com o seguinte objetivo:
Lembrando que minha loja vende produtos para o sexo feminimo, pensei em criar um "Jogo Americano", aquele papel que fica embaixo do prato nos restaurantes, com estampas dos nossos produtos. Imagine uma cliente sentada na mesa do restaurante, apontando o celular com o nosso app no jogo americano e ali apareceria um AR? Uma modelo desfilando em cima da mesa. E após a exibição, o cliente receberia um brinde, um biquine, uma necessaire ou um desconto. Para que isso aconteça, o app precisa ser dinâmico, os biquines/modelos devem ser alterados diariamente.
Valew Isabela.
Tenho uma empresa de software não voltada a games e afins, mas tenho noções plenas de desenvolvimento tanto é que criei alguns pequenos exemplos usando Realidade Aumentada.
Tambem tenho uma loja de roupas, mais precisamente, moda praia e fitness da marca Liquido e pensei em criar um app com o seguinte objetivo:
Lembrando que minha loja vende produtos para o sexo feminimo, pensei em criar um "Jogo Americano", aquele papel que fica embaixo do prato nos restaurantes, com estampas dos nossos produtos. Imagine uma cliente sentada na mesa do restaurante, apontando o celular com o nosso app no jogo americano e ali apareceria um AR? Uma modelo desfilando em cima da mesa. E após a exibição, o cliente receberia um brinde, um biquine, uma necessaire ou um desconto. Para que isso aconteça, o app precisa ser dinâmico, os biquines/modelos devem ser alterados diariamente.
Valew Isabela.
idealbrasil- Iniciante
- PONTOS : 2333
REPUTAÇÃO : 2
Bom, dada as dificuldades da plataforma mobile, eu tenho uma ideia pra ti. Ao invés de ter um modelo completo escaneado em 3D, você poderia criar um manequim ajustável.
É sempre uma dificuldade pra comprar roupa sem tê-la em mãos para provar, criando um manequim utilizando blend shapes para variações de altura e peso, sua cliente poderia informar o peso e altura dela, e o modelo 3D gerado corresponderia aproximadamente ao seu corpo. Com isso ela se identificaria melhor com o corpo/produto.
O manequim poderia ser apenas da área de interesse, como busto ou quadril, te poupando muitos polígonos, e deixando leve o suficiente para funcionar em mobile/Realidade Aumentada.
Sobre as roupas, a dica anterior continua, modelando no Marvelous Designer, você teria os modelos 3D bem detalhados, bastando alterar as texturas para ter inúmeras variações de estampa.
Um ótimo dia pra ti!
#Edit:
Um ótimo dia pra ti!
#Edit:
Peguei um modelo 3D na internet, abri no Blender e criei uma blend shape(bs).
dentro da Unity, utilizo o valor do slider para alterar o valor da bs.
dentro da Unity, utilizo o valor do slider para alterar o valor da bs.
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
public class ControlePeso : MonoBehaviour {
public Slider peso;
public SkinnedMeshRenderer corpo;
void Update () {
corpo.SetBlendShapeWeight (0, peso.value * 100);
}
}
O resultado, você pode ver aqui: Link download
Não é nada demais, mas acho que serve pra você ter algumas ideias.
Isabela- Avançado
- PONTOS : 2834
REPUTAÇÃO : 260
Respeito as regras :