Fisica para plataformer 2d sem usar rigidibody!
+3
dstaroski
MayLeone
carloshlc007
7 participantes
Página 1 de 1
Fisica para plataformer 2d sem usar rigidibody!
Olá pessoal estou começando com unity, preciso desenvolver um game plataforma 2d, no entanto a física da unity não agrada aos outros colaboradores, resumindo, preciso fazer minha própria física, por favor me indiquem tutorias e matérias para eu estudar e que me ajudem a fazer a própria física
desde já agradeço!!!
desde já agradeço!!!
carloshlc007- Iniciante
- PONTOS : 3192
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: Fisica para plataformer 2d sem usar rigidibody!
Por que criar sua própria física que vai requerer cálculos de gravidade, rotação, colisões, velocidade, torque, dentre outros, sendo que a própria Unity lhe oferece uma engine de física bem avançada e de fácil utilização? É realmente algo necessário não utilizar os componentes de física primitivos da Unity? Pois isso vai levar mais tempo a ser desenvolvido, mais trabalho, e pode não ficar tão perfeito quanto o que já temos na ferramenta.
De qualquer forma, recomendo que veja vídeo-aulas de física estática e física mecânica na internet (caso não tenha conhecimento sobre esses assuntos) para saber como aplicar tais conceitos e suas respectivas fórmulas.
De qualquer forma, recomendo que veja vídeo-aulas de física estática e física mecânica na internet (caso não tenha conhecimento sobre esses assuntos) para saber como aplicar tais conceitos e suas respectivas fórmulas.
Boa tarde! olha brother, não sei o que da física da Unity não agrada vocês ai, siga os conselhos da MayLeone, ou talvez procurem outra Engine, agora a física da Unity funciona muito bem, é claro que precisa entender sobre ele e saber configura-lá para obter o resultado desejado.
Abraço!
Abraço!
vlw MayLeone!
vlw dstaroski!
vou da uma olhada
pra falar a verdade eu tbm não sei o que não agrada, eu acho que o problema em si não é a física, e sim o sistema de colisão, eles falam que trava/enrosca muito nas plataformas, me falaram pra usar raycast pra colisões em vez do boxcollider, isso é mesmo possível? seria muito dificil de utilizar?
vlw dstaroski!
vou da uma olhada
pra falar a verdade eu tbm não sei o que não agrada, eu acho que o problema em si não é a física, e sim o sistema de colisão, eles falam que trava/enrosca muito nas plataformas, me falaram pra usar raycast pra colisões em vez do boxcollider, isso é mesmo possível? seria muito dificil de utilizar?
carloshlc007- Iniciante
Respeito as regras :
carloshlc007 escreveu:vlw MayLeone!
vlw dstaroski!
Vou da uma olhada
Pra falar a verdade eu tbm não sei o que não agrada, eu acho que o problema em si não é a física, e sim o sistema de colisão, eles falam que trava/enrosca muito nas plataformas, me falaram pra usar raycast pra colisões em vez do boxcollider, isso é mesmo possível? Seria muito difícil de utilizar? É viável ?
carloshlc007- Iniciante
Respeito as regras :
Lembre-se que os colisores mais circulares deslizam melhor sobre a superficie de outro colisores.carloshlc007 escreveu:vlw MayLeone!
vlw dstaroski!
vou da uma olhada
rafaelllsd- ProgramadorMaster
- PONTOS : 5242
REPUTAÇÃO : 507
Áreas de atuação : Unity, Audacity, Blender, Gimp, C#, JS, MySQL.
Respeito as regras :
carloshlc007 escreveu:vlw MayLeone!
vlw dstaroski!
vou da uma olhada
Se enrosca na lateral dá plataforma, é por conta do atrito. Isso nao é bug, vc deve resolver via programação. Ou na plataforma, vc faz um boxcollider um pouco menor no plano X , e cria novos boxcollider nas laterais e coloca material físico nos box laterais com parâmetro de atrito em 0(zero)
Tiago95- Avançado
- PONTOS : 2629
REPUTAÇÃO : 32
Respeito as regras :
:v Olá,
Também tinha um problema parecido com este, mas solucionei usando Physics Material.
Segue as referências:
API: https://docs.unity3d.com/Manual/class-PhysicsMaterial2D.html
Tutorial (Inglês): https://www.youtube.com/watch?v=23HEMKfMKKk
E um tópico no Fórum da Unity oficial: https://answers.unity.com/questions/1073009/physics-2d-friction-problem.html
Todas estão para 2D, boa sorte
Também tinha um problema parecido com este, mas solucionei usando Physics Material.
Segue as referências:
API: https://docs.unity3d.com/Manual/class-PhysicsMaterial2D.html
Tutorial (Inglês): https://www.youtube.com/watch?v=23HEMKfMKKk
E um tópico no Fórum da Unity oficial: https://answers.unity.com/questions/1073009/physics-2d-friction-problem.html
Todas estão para 2D, boa sorte
NKKF- ProgramadorMaster
- PONTOS : 4818
REPUTAÇÃO : 574
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras :
Usar Raycast é um dos piores métodos que se tem para ChacacterController.
Usa-se Raycast para detectar o chão, se está pisando nele, a tag dele, se há obstáculos na frente, etc, etc, mas diretamente para a simulação não é uma boa escolha, pois vai dar mais dor de cabeça do que usar algum colisor.
Vá em Assets > ImportPackage > 2D, e dê uma estudada no prefab do chacarter 2D que já vem pronto no exemplo da Unity... eles usam um CircleCollider para a parte de baixo do jogador, e um boxCollider para a parte de cima. Isto minimiza o "travamento" do player em colisores mal posicionados.
Usa-se Raycast para detectar o chão, se está pisando nele, a tag dele, se há obstáculos na frente, etc, etc, mas diretamente para a simulação não é uma boa escolha, pois vai dar mais dor de cabeça do que usar algum colisor.
Vá em Assets > ImportPackage > 2D, e dê uma estudada no prefab do chacarter 2D que já vem pronto no exemplo da Unity... eles usam um CircleCollider para a parte de baixo do jogador, e um boxCollider para a parte de cima. Isto minimiza o "travamento" do player em colisores mal posicionados.