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[RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

5 participantes

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Resolvido [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por lesgoy Qui Jun 28, 2018 6:12 pm

Tenho uma caixa com um rigdbody , tudo certinho.
O problema é que quando eu tiro o chaõ que está em baixo dela , a caixa simplesmente não cai!
Ai basta qualquer alteração que ela volta ao normal e cai .(Tipo ativar e desativar o BoxCollider ou o RigidBody).
É muito estranho , eu desativo tudo que está em volta dela e ela fica simplesmente voando kkkk
Tem um script nela , eu desativei para fazer testes e mesmo com o script desativado da esse problema.
Sobre a cena :

Tenho um chão com um buraco no meio , esse buraco é em formato de quadrado (por onde a caixa iria cair).
Em baixo desse chão tem um objeto que pode ser movido pelo player, é esse objeto que faz com que a caixa não caia.
Ai basta mover este objeto para o lado , que não fica mais nada em baixo para segurar a caixa , e assim ela cai no buraco.... Mas ela não cai kkk
Eu acho que de alguma forma o collider da caixa esta entrando dentro do collider do chão mas n sei oque pode resolver isso


Última edição por dstaroski em Dom Jul 01, 2018 4:21 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Resolvido)

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por lesgoy Qui Jun 28, 2018 6:17 pm

Não acho mais que esta colidindo com o chão , pois ao desativar o chão a caixa continua voando

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por FelipeSouza11 Qui Jun 28, 2018 6:47 pm

Intrigado ,estranho ,mas nao acho q seja um problema,pode ser um bug raro,ou alguma coisa esta invisivel ali sei la,a gravidade ta ativada,  vc ja desativou todos os objetos e deixou  só a caixa na cena pra testar se cai,  Intrigado
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por lesgoy Qui Jun 28, 2018 6:51 pm

Sim , desativei tudo , até cameras , luzes tudo , deixei só a caixa e continua a mesma coisa kk
Já tentei criar um cubo normal do unity e tbm fica assim

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por insiide Qui Jun 28, 2018 6:54 pm

Muda o size de todos os lados do box collider da caixa que esta caindo para 0.99
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por FelipeSouza11 Qui Jun 28, 2018 7:09 pm

em outro caso se o Is Kinemactic,tiver marcado nao ira cair, se a dica do amigo nao funcionar vai em "Edit" -> Project Settings -> physics  e veja se as config tá tudo normal,

veja se o "y" esta em -9.81, bom eu uso a 2018.1.6 e meu ta assim, se tiver em 0 nao ira cair


,se tiver acontecendo com todos os objetos da unity o jeito é criar um novo proj e testar novamente,  espero q alguem possa ajudar,ate logo.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por lesgoy Qui Jun 28, 2018 9:45 pm

Mas gente , o objeto esta normal , tanto que se eu desativar e ativar o box collider ele cai kk

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por lesgoy Qui Jun 28, 2018 9:45 pm

insiide escreveu:Muda o size de todos os lados do box collider da caixa que esta caindo para 0.99
Não entendi , é pra eu diminir o tamanho do box collider?

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por insiide Qui Jun 28, 2018 10:01 pm

lesgoy escreveu:Não entendi , é pra eu diminir o tamanho do box collider?
Sim
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por Tiago95 Sex Jun 29, 2018 7:43 am

Envie-me o projeto no meu email tiagovarmassera@gmail.com em uma pasta zip

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por lesgoy Sex Jun 29, 2018 7:05 pm

insiide escreveu:
lesgoy escreveu:Não entendi , é pra eu diminir o tamanho do box collider?
Sim
Mas ai o player vai entrar dentro do box collider kkk

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por lesgoy Sex Jun 29, 2018 7:07 pm

Tiago95 , espero que me entenda , eu sei que vc só quer ajudar , mas n tenho confiança sulficiente para enviar meu projeto para alguem que não conheço.
Sei que talvez não possa fazer muita coisas sem ver detalhes , mas enviar o projeto esta fora de questão. Sinto muito

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por NKKF Sex Jun 29, 2018 7:10 pm

Lesgoy, não precisa ser necessariamente ser o projeto que está tendo o erro em questão. Aliás, você já tentou criar outro projeto e realizar alguns testes?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por lesgoy Sex Jun 29, 2018 8:34 pm

isso ja aconteceu antes , o objeto simplesmente não receber atualizações, ai bastava eu da um toquinho nele ou desligar e ligar algo que ele voltava ao normal

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por Tiago95 Sáb Jun 30, 2018 7:30 am

Tudo bem meu amigo, te entendo. Também era possível somente exportar os dois objetos, o que deve cair e o que deve mover. Mas box collider tem a opção de deixar a verificação continua, ou ativa somente quando acordar. Alguma coisa assim, não estou com unity aberto agr para ver exatamente. Mas tente isso. Pedi p me enviar pq, de repente poderia resolver para vc via script, p ter certeza q ia funcionar. Mas TD bem, boa sorte no projeto!

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por lesgoy Sáb Jun 30, 2018 7:47 pm

Gente , fiz um vídeo pra vocês poderem visualizar :

E ai , alguma ideia agora?

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por FelipeSouza11 Sáb Jun 30, 2018 9:59 pm

não há muito o que dizer amigo, o seu projeto deve esta bugado, ou tal coisa,tem alguma coisa a ver com esse collisor que nao faz muito sentido,é meio q um enigma, sem dialogo,

tentei pesquisar aqui sem resultado ..

tente a dica Do Nkkf, ou em últimos casos ,instale uma  nova versão, boa noite!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por lesgoy Dom Jul 01, 2018 12:10 am

Tentei criar outro projeto e continuou a mesma coisa :/

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por lesgoy Dom Jul 01, 2018 12:16 am

Eu não posso instalar outras versões , ja fiz isso uma vez e quase perdi meu projeto por incompatibilidade.
Não acredito também que instalar uma nova versão possa resolver ...
Versão atual : 5.6.6f2

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por lesgoy Dom Jul 01, 2018 12:19 am

Gente , enviei uma parte da cena pro mega : 
https://mega.nz/#!uy5iwYbY!ZEuT3Zzxuwzce6NfUp7Hu_bJ2U2KWZu38bmIpgKcpME
Acho que agr fica mais fácil de tentar identificar o problema.
OBS : O "Objeto para empurrar" é que deve ser empurrado  e vcs podem empurra-lo manualmente (pelas setinhas do Edit) para fazer testes.
Se empurrar devagar ,a caixa cai , mas se empurrar um pouco mais rápido(que é o caso do jogo real) a caixa flutua.
Tentei ai , é só por em algum projeto vazio , arrastar o "Parte da Cena" para a cena, dar play e empurrar com a setinha o "Objeto para Empurrar"

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por Tiago95 Dom Jul 01, 2018 7:17 am

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Cubo : MonoBehaviour {

   Rigidbody cuboRb;


   void Start () {
      //inicializar Rigidbody
      cuboRb = GetComponent<Rigidbody> ();
   }
   



   void OnCollisionExit(Collision col){//acessa o objeto que parou de colidir

      // print(col.gameObject.name);    //retorna o nome do objeto que
                  //estava colidindo e parou de colidir

      //desativar e ativar gravidade do objeto
      cuboRb.useGravity = false;
      cuboRb.useGravity = true;
   }
}

Bem meu amigo, realmente deve se tratar de algum bug do unity. Então propus uma solução via script. Verifiquei que se fizer qualquer alteração no componente, ele começa a funcionar. Uma alteração minima que fiz é, se o objeto sair da colisão, logo eu desligo a gravidade e a ligo novamente. Fazendo assim, ter alguma modificaçao sem alterar comportamento do objeto, e fazer acontecer o que você deseja.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por Tiago95 Dom Jul 01, 2018 7:18 am

boa sorte no projeto meu amigo, e obrigado pela confiança. Sucesso!!

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por Tiago95 Dom Jul 01, 2018 10:16 am

Aguardamos o retorno se deu certo. Bom dia!

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por lesgoy Dom Jul 01, 2018 12:13 pm

Até funciona quando eu arrasto objeto com a setinha kkk Mas quando é o jogador (o boneco movimentado pelo player) que move o objeto que segura a caixa , continua a mesma coisa :/

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity

Mensagem por Tiago95 Dom Jul 01, 2018 12:36 pm

Bem, só consegui testar usando a setinha q é o q tinha em mãos kkk mas se vc pensar um pouco, pode analisar algum evento que esteja acontecendo no jogo. Então, vc encontra alguma forma de fazer esta atualização via script, p fazer ativar a função do rigidbody ou boxcollider. Entre em contato no meu email. tiagovarmassera@gmail.com

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Mensagem por lesgoy Dom Jul 01, 2018 12:52 pm

Vou tentar isso , talvez quando o objeto passe de uma determinada posição , vou fazer alguns testes levando em conta o que disse e volto com notícias , obrigado kk

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Mensagem por Tiago95 Dom Jul 01, 2018 1:36 pm

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Cubo : MonoBehaviour {

   Rigidbody cuboRb;
   bool saiu;

   void Start () {
      saiu = false;
      //inicializar Rigidbody
      cuboRb = GetComponent<Rigidbody> ();
   }
   void Update(){
      if (saiu) {
      cuboRb.useGravity = false;
      cuboRb.useGravity = true;
      }
   }
   void OnCollisionEnter(Collision col){
      saiu = false;
   }


   void OnCollisionExit(Collision col){//acessa o objeto que parou de colidir
      
      saiu=true;
      //desativar e ativar gravidade do objeto
      cuboRb.useGravity = false;
      cuboRb.useGravity = true;
   }
}

Use este ajuste tecnico (gambiarra);

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Mensagem por lesgoy Dom Jul 01, 2018 2:21 pm

Obrigado pela ajuda , isso "forçar uma atualização" deu certo , se voltar com problemas volto aqui obrigaduu

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Mensagem por Tiago95 Dom Jul 01, 2018 2:27 pm

Que bom que deu certo. Exatamente isso, forçar atualização. Dentro do if, você pode colocar 
if(saiu && transform.position.y>=posicaoY)
sendo a posicaoY, alguma altura pré determinada para que ocorra somente enquanto estiver acima desta posiçao. E logo que estiver abaixo, nao entra mais no if e consequentemente nao consuma mais processamento. Se possivel, manda um video do funcionamento dessa parte. Ate mais!

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Mensagem por lesgoy Dom Jul 01, 2018 11:43 pm

Aqui :

Obrigado a todos que ajudaram , e ao tiago pela ideia de forçar uma atualização :D

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Mensagem por Tiago95 Seg Jul 02, 2018 10:35 am

Show de bola, manda a ver no projeto. Sucesso!

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