[RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity
5 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity
Tenho uma caixa com um rigdbody , tudo certinho.
O problema é que quando eu tiro o chaõ que está em baixo dela , a caixa simplesmente não cai!
Ai basta qualquer alteração que ela volta ao normal e cai .(Tipo ativar e desativar o BoxCollider ou o RigidBody).
É muito estranho , eu desativo tudo que está em volta dela e ela fica simplesmente voando kkkk
Tem um script nela , eu desativei para fazer testes e mesmo com o script desativado da esse problema.
Sobre a cena :
Tenho um chão com um buraco no meio , esse buraco é em formato de quadrado (por onde a caixa iria cair).
Em baixo desse chão tem um objeto que pode ser movido pelo player, é esse objeto que faz com que a caixa não caia.
Ai basta mover este objeto para o lado , que não fica mais nada em baixo para segurar a caixa , e assim ela cai no buraco.... Mas ela não cai kkk
Eu acho que de alguma forma o collider da caixa esta entrando dentro do collider do chão mas n sei oque pode resolver isso
O problema é que quando eu tiro o chaõ que está em baixo dela , a caixa simplesmente não cai!
Ai basta qualquer alteração que ela volta ao normal e cai .(Tipo ativar e desativar o BoxCollider ou o RigidBody).
É muito estranho , eu desativo tudo que está em volta dela e ela fica simplesmente voando kkkk
Tem um script nela , eu desativei para fazer testes e mesmo com o script desativado da esse problema.
Sobre a cena :
Tenho um chão com um buraco no meio , esse buraco é em formato de quadrado (por onde a caixa iria cair).
Em baixo desse chão tem um objeto que pode ser movido pelo player, é esse objeto que faz com que a caixa não caia.
Ai basta mover este objeto para o lado , que não fica mais nada em baixo para segurar a caixa , e assim ela cai no buraco.... Mas ela não cai kkk
Eu acho que de alguma forma o collider da caixa esta entrando dentro do collider do chão mas n sei oque pode resolver isso
Última edição por dstaroski em Dom Jul 01, 2018 4:21 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Resolvido)
lesgoy- Mestre
- PONTOS : 3488
REPUTAÇÃO : 49
Respeito as regras :
Re: [RESOLVIDO] Objeto não sofre efeito da gravidade Unity
Não acho mais que esta colidindo com o chão , pois ao desativar o chão a caixa continua voando
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
,estranho ,mas nao acho q seja um problema,pode ser um bug raro,ou alguma coisa esta invisivel ali sei la,a gravidade ta ativada, vc ja desativou todos os objetos e deixou só a caixa na cena pra testar se cai,
Sim , desativei tudo , até cameras , luzes tudo , deixei só a caixa e continua a mesma coisa kk
Já tentei criar um cubo normal do unity e tbm fica assim
Já tentei criar um cubo normal do unity e tbm fica assim
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Muda o size de todos os lados do box collider da caixa que esta caindo para 0.99
insiide- Iniciante
- PONTOS : 2964
REPUTAÇÃO : 4
Áreas de atuação : Motion Designer e Desenvolvedor Web
Respeito as regras :
em outro caso se o Is Kinemactic,tiver marcado nao ira cair, se a dica do amigo nao funcionar vai em "Edit" -> Project Settings -> physics e veja se as config tá tudo normal,
veja se o "y" esta em -9.81, bom eu uso a 2018.1.6 e meu ta assim, se tiver em 0 nao ira cair
,se tiver acontecendo com todos os objetos da unity o jeito é criar um novo proj e testar novamente, espero q alguem possa ajudar,ate logo.
veja se o "y" esta em -9.81, bom eu uso a 2018.1.6 e meu ta assim, se tiver em 0 nao ira cair
,se tiver acontecendo com todos os objetos da unity o jeito é criar um novo proj e testar novamente, espero q alguem possa ajudar,ate logo.
Mas gente , o objeto esta normal , tanto que se eu desativar e ativar o box collider ele cai kk
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Não entendi , é pra eu diminir o tamanho do box collider?insiide escreveu:Muda o size de todos os lados do box collider da caixa que esta caindo para 0.99
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Simlesgoy escreveu:Não entendi , é pra eu diminir o tamanho do box collider?
insiide- Iniciante
- PONTOS : 2964
REPUTAÇÃO : 4
Áreas de atuação : Motion Designer e Desenvolvedor Web
Respeito as regras :
Envie-me o projeto no meu email tiagovarmassera@gmail.com em uma pasta zip
Tiago95- Avançado
- PONTOS : 2628
REPUTAÇÃO : 32
Respeito as regras :
Mas ai o player vai entrar dentro do box collider kkkinsiide escreveu:Simlesgoy escreveu:Não entendi , é pra eu diminir o tamanho do box collider?
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Tiago95 , espero que me entenda , eu sei que vc só quer ajudar , mas n tenho confiança sulficiente para enviar meu projeto para alguem que não conheço.
Sei que talvez não possa fazer muita coisas sem ver detalhes , mas enviar o projeto esta fora de questão. Sinto muito
Sei que talvez não possa fazer muita coisas sem ver detalhes , mas enviar o projeto esta fora de questão. Sinto muito
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Lesgoy, não precisa ser necessariamente ser o projeto que está tendo o erro em questão. Aliás, você já tentou criar outro projeto e realizar alguns testes?
NKKF- ProgramadorMaster
- PONTOS : 4817
REPUTAÇÃO : 574
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras :
isso ja aconteceu antes , o objeto simplesmente não receber atualizações, ai bastava eu da um toquinho nele ou desligar e ligar algo que ele voltava ao normal
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Tudo bem meu amigo, te entendo. Também era possível somente exportar os dois objetos, o que deve cair e o que deve mover. Mas box collider tem a opção de deixar a verificação continua, ou ativa somente quando acordar. Alguma coisa assim, não estou com unity aberto agr para ver exatamente. Mas tente isso. Pedi p me enviar pq, de repente poderia resolver para vc via script, p ter certeza q ia funcionar. Mas TD bem, boa sorte no projeto!
Tiago95- Avançado
Respeito as regras :
Gente , fiz um vídeo pra vocês poderem visualizar :
E ai , alguma ideia agora?
E ai , alguma ideia agora?
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
não há muito o que dizer amigo, o seu projeto deve esta bugado, ou tal coisa,tem alguma coisa a ver com esse collisor que nao faz muito sentido,é meio q um enigma, sem dialogo,
tentei pesquisar aqui sem resultado ..
tente a dica Do Nkkf, ou em últimos casos ,instale uma nova versão, boa noite!
tentei pesquisar aqui sem resultado ..
tente a dica Do Nkkf, ou em últimos casos ,instale uma nova versão, boa noite!
Tentei criar outro projeto e continuou a mesma coisa :/
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Eu não posso instalar outras versões , ja fiz isso uma vez e quase perdi meu projeto por incompatibilidade.
Não acredito também que instalar uma nova versão possa resolver ...
Versão atual : 5.6.6f2
Não acredito também que instalar uma nova versão possa resolver ...
Versão atual : 5.6.6f2
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Gente , enviei uma parte da cena pro mega :
https://mega.nz/#!uy5iwYbY!ZEuT3Zzxuwzce6NfUp7Hu_bJ2U2KWZu38bmIpgKcpME
Acho que agr fica mais fácil de tentar identificar o problema.
OBS : O "Objeto para empurrar" é que deve ser empurrado e vcs podem empurra-lo manualmente (pelas setinhas do Edit) para fazer testes.
Se empurrar devagar ,a caixa cai , mas se empurrar um pouco mais rápido(que é o caso do jogo real) a caixa flutua.
Tentei ai , é só por em algum projeto vazio , arrastar o "Parte da Cena" para a cena, dar play e empurrar com a setinha o "Objeto para Empurrar"
https://mega.nz/#!uy5iwYbY!ZEuT3Zzxuwzce6NfUp7Hu_bJ2U2KWZu38bmIpgKcpME
Acho que agr fica mais fácil de tentar identificar o problema.
OBS : O "Objeto para empurrar" é que deve ser empurrado e vcs podem empurra-lo manualmente (pelas setinhas do Edit) para fazer testes.
Se empurrar devagar ,a caixa cai , mas se empurrar um pouco mais rápido(que é o caso do jogo real) a caixa flutua.
Tentei ai , é só por em algum projeto vazio , arrastar o "Parte da Cena" para a cena, dar play e empurrar com a setinha o "Objeto para Empurrar"
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class Cubo : MonoBehaviour {
Rigidbody cuboRb;
void Start () {
//inicializar Rigidbody
cuboRb = GetComponent<Rigidbody> ();
}
void OnCollisionExit(Collision col){//acessa o objeto que parou de colidir
// print(col.gameObject.name); //retorna o nome do objeto que
//estava colidindo e parou de colidir
//desativar e ativar gravidade do objeto
cuboRb.useGravity = false;
cuboRb.useGravity = true;
}
}
Bem meu amigo, realmente deve se tratar de algum bug do unity. Então propus uma solução via script. Verifiquei que se fizer qualquer alteração no componente, ele começa a funcionar. Uma alteração minima que fiz é, se o objeto sair da colisão, logo eu desligo a gravidade e a ligo novamente. Fazendo assim, ter alguma modificaçao sem alterar comportamento do objeto, e fazer acontecer o que você deseja.
Tiago95- Avançado
Respeito as regras :
boa sorte no projeto meu amigo, e obrigado pela confiança. Sucesso!!
Tiago95- Avançado
Respeito as regras :
Aguardamos o retorno se deu certo. Bom dia!
Tiago95- Avançado
Respeito as regras :
Até funciona quando eu arrasto objeto com a setinha kkk Mas quando é o jogador (o boneco movimentado pelo player) que move o objeto que segura a caixa , continua a mesma coisa :/
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Bem, só consegui testar usando a setinha q é o q tinha em mãos kkk mas se vc pensar um pouco, pode analisar algum evento que esteja acontecendo no jogo. Então, vc encontra alguma forma de fazer esta atualização via script, p fazer ativar a função do rigidbody ou boxcollider. Entre em contato no meu email. tiagovarmassera@gmail.com
Tiago95- Avançado
Respeito as regras :
Vou tentar isso , talvez quando o objeto passe de uma determinada posição , vou fazer alguns testes levando em conta o que disse e volto com notícias , obrigado kk
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class Cubo : MonoBehaviour {
Rigidbody cuboRb;
bool saiu;
void Start () {
saiu = false;
//inicializar Rigidbody
cuboRb = GetComponent<Rigidbody> ();
}
void Update(){
if (saiu) {
}
}
void OnCollisionEnter(Collision col){
saiu = false;
}
void OnCollisionExit(Collision col){//acessa o objeto que parou de colidir
saiu=true;
//desativar e ativar gravidade do objeto
}
}
Use este ajuste tecnico (gambiarra);
Tiago95- Avançado
Respeito as regras :
Obrigado pela ajuda , isso "forçar uma atualização" deu certo , se voltar com problemas volto aqui obrigaduu
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Que bom que deu certo. Exatamente isso, forçar atualização. Dentro do if, você pode colocar
if(saiu && transform.position.y>=posicaoY)
sendo a posicaoY, alguma altura pré determinada para que ocorra somente enquanto estiver acima desta posiçao. E logo que estiver abaixo, nao entra mais no if e consequentemente nao consuma mais processamento. Se possivel, manda um video do funcionamento dessa parte. Ate mais!
if(saiu && transform.position.y>=posicaoY)
sendo a posicaoY, alguma altura pré determinada para que ocorra somente enquanto estiver acima desta posiçao. E logo que estiver abaixo, nao entra mais no if e consequentemente nao consuma mais processamento. Se possivel, manda um video do funcionamento dessa parte. Ate mais!
Tiago95- Avançado
Respeito as regras :
Aqui :
Obrigado a todos que ajudaram , e ao tiago pela ideia de forçar uma atualização :D
Obrigado a todos que ajudaram , e ao tiago pela ideia de forçar uma atualização :D
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Show de bola, manda a ver no projeto. Sucesso!
Tiago95- Avançado
Respeito as regras :