Problemas com a câmera
2 participantes
Página 1 de 1
Problemas com a câmera
Prezados, boa noite.
Estou com um problema com minha câmera, pois a mesma não foca aonde deveria focar e não segue o personagem, como deveria seguir. Já deletei a câmera e criei uma nova, mas sem sucesso, continua com o mesmo problema. Alguém sabe como resolver este problema?
Agradeço desde já.
Valeu
Abs
Estou com um problema com minha câmera, pois a mesma não foca aonde deveria focar e não segue o personagem, como deveria seguir. Já deletei a câmera e criei uma nova, mas sem sucesso, continua com o mesmo problema. Alguém sabe como resolver este problema?
Agradeço desde já.
Valeu
Abs
kenau- Iniciante
- PONTOS : 2387
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras :
Re: Problemas com a câmera
Como você está fazendo isto? Script, Hierarquia, Gambiarra?? (Se for por script, mande-o para a gente, tentaremos resolver.)
NKKF- ProgramadorMaster
- PONTOS : 4818
REPUTAÇÃO : 574
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras :
O script tá da seguinte maneira:
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class CameraBehaviour : MonoBehaviour {
private Vector2 velocity;
public float delayX;
public float delayY;
public bool bounds;
public Vector3 minCameraPos;
public Vector3 maxCameraPos;
public Transform player;
void FixedUpdate(){
float posX = Mathf.SmoothDamp(transform.position.x, player.position.x, ref velocity.x, delayX);
float posY = Mathf.SmoothDamp(transform.position.y, player.position.y, ref velocity.y, delayY);
transform.position = new Vector3(posX, posY, transform.position.z);
if(bounds){
transform.position = new Vector3(
Mathf.Clamp(transform.position.x, minCameraPos.x, maxCameraPos.x),
Mathf.Clamp(transform.position.y, minCameraPos.y, maxCameraPos.y),
Mathf.Clamp(transform.position.z, minCameraPos.z, maxCameraPos.z)
//Min x: -117.6, y: -1088.8; Max x: 635, y: -1039.3
);
}
}
}
kenau- Iniciante
Respeito as regras :
O animator na imagem está desmarcado, mas tanto com ele marcado, como desmarcado o foco da câmera dá erro do mesmo jeito.
kenau- Iniciante
Respeito as regras :
Amigo, porque não usas o Vector3.Lerp ou o Vector3.MoveToWards ?
NKKF- ProgramadorMaster
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras :
Porque nem sei o que fazem nem um nem o outro, mas vou dar uma fuçada. Você acredita que se eu usar um deles eu consiga resolver o problema?
kenau- Iniciante
Respeito as regras :
Sim, consegue sim.
NKKF- ProgramadorMaster
Respeito as regras :
Mas o Vector3.MoveTowards pelo que li no manual do unity faz com que a câmera siga uma linha, e não é bem isso que eu preciso. Eu preciso que a câmera foque no personagem a todo momento, tentando centralizá-lo na tela a todo instante.
kenau- Iniciante
Respeito as regras :
Essa câmera deve acompanhar o personagem a todo momento centralizando-o na tela, independente se ele está parado, ou andando para direita ou esquerda ou subindo ou descendo. Trata-se de um jogo estilo plataforma 2D. Vou estudar mais sobre os comandos que você me sugeriu e vou ver se consigo, valeu.
kenau- Iniciante
Respeito as regras :
Bom o Vector3.MoveTowards, segundo o manual do unity não está disponível em C#, primeiro problema. Além do fato deste comando fazer com que a câmera percorra uma linha. O Vector3.Lerp ainda não encontrei, estou fuçando aqui pra ver se acho alguma coisa.
kenau- Iniciante
Respeito as regras :
Acho que o pessoal não entendeu muito bem o erro que está acontecendo.
Na minha aba Scene aparece o preview da câmara como na imagem abaixo:
Ocorrei que na aba game dentro ainda do Unity aparece que a câmera está pegando a seguinte imagem:
Porém quando dou o play no Unity, o que efetivamente aparece como estar sendo pego pela câmera é a seguinte imagem:
Na minha aba Scene aparece o preview da câmara como na imagem abaixo:
Ocorrei que na aba game dentro ainda do Unity aparece que a câmera está pegando a seguinte imagem:
Porém quando dou o play no Unity, o que efetivamente aparece como estar sendo pego pela câmera é a seguinte imagem:
kenau- Iniciante
Respeito as regras :
Amigo, siga estes passos:
1- Retire seu script (Não precisa deletar, apenas deixe-o de lado.. Remova da cena)
2- Ponha a posição da sua câmera como Z = -10.
3- Crie um script novo (Ou use o da câmera).
4- Coloque o seguinte código (E COLOQUE-O NO PLAYER)
O Vector3.MoveToWards existe sim em C#: https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Vector3.MoveTowards.html
Referência para o lerp: https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Vector3.Lerp.html
Espero ter lhe ajudado. :D
(
Só uma observação: cuidado ao postar várias mensagens semelhantes à que já havia postado.
O limite é de 3 mensagens consecutivas à cada 24 horas.
)
1- Retire seu script (Não precisa deletar, apenas deixe-o de lado.. Remova da cena)
2- Ponha a posição da sua câmera como Z = -10.
3- Crie um script novo (Ou use o da câmera).
4- Coloque o seguinte código (E COLOQUE-O NO PLAYER)
- Código:
//Coloque dentro da void Update
Camera.main.transform.position = Vector3.Lerp(Camera.main.transform.position transform.position - Vector3.forward * 10, 0.7f);
O Vector3.MoveToWards existe sim em C#: https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Vector3.MoveTowards.html
Referência para o lerp: https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Vector3.Lerp.html
Espero ter lhe ajudado. :D
(
Só uma observação: cuidado ao postar várias mensagens semelhantes à que já havia postado.
O limite é de 3 mensagens consecutivas à cada 24 horas.
)
NKKF- ProgramadorMaster
Respeito as regras :
Aê já melhorou!!! Muito obrigado. Mas ainda preciso ajustar a distância da câmera, pois a mesma está muito perto. Você saberia me dizer qual é a opção que consigo ajustar a distância da câmera? seria o position z?
Eu disse que não havia encontrado o Vector3.MoveTowards para C# porque quando dei buscar pelo comando na documentação que veio junto com Unity, encontrei que este comando não estava disponível para C# somente para JS...
Valeu, muito obrigado pela ajuda!!
Eu disse que não havia encontrado o Vector3.MoveTowards para C# porque quando dei buscar pelo comando na documentação que veio junto com Unity, encontrei que este comando não estava disponível para C# somente para JS...
Valeu, muito obrigado pela ajuda!!
kenau- Iniciante
Respeito as regras :
Não, você só deve aumentar o eixo Z caso o seu jogo seja 3D. Como não é o seu caso, verifique isto: https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Camera-orthographicSize.html
NKKF- ProgramadorMaster
Respeito as regras :