Como criar aplicativos para Windows.
3 participantes
Página 1 de 1
Como criar aplicativos para Windows.
Olá pessoal, eu gostaria de saber como eu faço para fazer aplicações para a plataforma Windows, porém eu queria algo sem engine, sem nada, pois a maioria das coisas são pré-prontas, como a IDE Visual Studio 2017 propõe em seus "Forms", eu queria saber como um .exe é realmente feito, uma interface, etc, assim como foi feito o Shiginima Launcher SE (https://teamshiginima.com/update/3100.php) pois é somente um executável que possui alguns MB, mas sem arquivos externos. Então, como eu faço uma interface gráfica com C Sharp puro?
NKKF- ProgramadorMaster
- PONTOS : 4818
REPUTAÇÃO : 574
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras :
Re: Como criar aplicativos para Windows.
Bem, as IDEs (como Visual Studio, por exemplo) servem justamente pra isso: Ter recursos pré-prontos para que o usuário possa utilizá-los da forma que necessitar sem ter que se preocupar em criá-los do zero, como no caso dos forms q vc citou, temos os botões, labels, textboxes, painéis, e etc... Que já existem na IDE, basta vc saber usar e quando usar, não precisa criar tudo isso do início. O famoso: "Pra quê reinventar a roda?"
Mas se realmente caso queira criar uma aplicação do zero sem IDE e as bibliotecas do C#, vc vai precisar usar no mínimo um notepad (bloco de notas) pra escrever seus códigos, e escrever todos os comportamentos das classes do programa que vc deseja desenvolver.
Por exemplo: Vc deseja criar um programa que tenham um simples botão q se vc apertar ele vai mostrar uma mensagem de pop-up na tela: Isso seria infinitamente muito simples com o Visual Studio, porém, fazendo isso do zero e sem IDE, vc vai ter que criar uma classe-pai que vai gerenciar os elementos contidos no formulário (assim como a classe Form existente no VS), depois criar classes secundárias como a do botão, das mensagens de pop-up, os eventos de click, e aí sim vc poderia instanciar os botões no formulário de acordo com a sua programação.
Eu realmente não sei se vc apenas tem curiosidade de saber como um programa pode ser feito sem IDEs, APIs ou engines, ou se vc realmente quer criar algo assim, de qualquer forma, recomendo vc dar uma olhada nesse vídeo abaixo, lá fica tudo mais bem explicado:
Mas se realmente caso queira criar uma aplicação do zero sem IDE e as bibliotecas do C#, vc vai precisar usar no mínimo um notepad (bloco de notas) pra escrever seus códigos, e escrever todos os comportamentos das classes do programa que vc deseja desenvolver.
Por exemplo: Vc deseja criar um programa que tenham um simples botão q se vc apertar ele vai mostrar uma mensagem de pop-up na tela: Isso seria infinitamente muito simples com o Visual Studio, porém, fazendo isso do zero e sem IDE, vc vai ter que criar uma classe-pai que vai gerenciar os elementos contidos no formulário (assim como a classe Form existente no VS), depois criar classes secundárias como a do botão, das mensagens de pop-up, os eventos de click, e aí sim vc poderia instanciar os botões no formulário de acordo com a sua programação.
Eu realmente não sei se vc apenas tem curiosidade de saber como um programa pode ser feito sem IDEs, APIs ou engines, ou se vc realmente quer criar algo assim, de qualquer forma, recomendo vc dar uma olhada nesse vídeo abaixo, lá fica tudo mais bem explicado:
Eu já havia olhado esse vídeo quando era mais novo (Eu tinha curiosidade para coisas do tipo: Free, Online, Sem Programas, etc..) mas aí ele só diz sobre aplicações em Console.. Eu queria saber como as interfaces gráficas são feitas.. Aliás, eu fujo de do Forms do Visual Studio por ter vários "acompanhantes", sendo que eu gostaria de apenas um .exe sozinho..
NKKF- ProgramadorMaster
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras :
Hum... Então, foi como eu disse, no caso das interfaces gráficas (como ter um button na tela, olhando por um parâmetro mais simples da situação) vc vai precisar criar as classes comportamentais desse elemento.
Pra vc ter uma ideia da complexidade da coisa, só dar uma rápida olhada na documentação da própria Microsoft referente à classe "Button" da biblioteca "Wndows.Forms" que vem com o Visual Studio por padrão: https://msdn.microsoft.com/en-us/library/system.windows.forms.button(v=vs.110).aspx
Olha a quantidade de propriedades e eventos/métodos que um simples button implica, como posição, tamanho, texto (aí pro texto ser exibido dentro do botão vc teria que ter a Class "Text" que também vai estar recheada de implementações, tais como: Fonte, cor, tamanho, rolagem e etc), dentre outras coisas que vc pode fuçar lá.
Então, tudo isso já está criado, mas caso vc queria fazer o seu, vai ter que fazer pelo menos 1/4 disso pra tudo funcionar perfeitamente sem parecer uma grande gambiarra.
Sobre os ''acompanhantes'', eu não entendi bem oq vc quis dizer com isso, mas quando vc compila um programa no VS ele criar uma pasta "bin" e dentro dela tem o executável do projeto, só clicar nele que roda, não precisa nem do Visual Studio instalado na máquina nem dos recursos utilizados na aplicação (como imagens ou áudios, por exemplo).
Enfim, eu acho que conteúdo em português sobre esse tipo de coisa fique mais difícil de encontrar, talvez tutoriais gringos possuam informações suficientes sobre o assunto e até ensinem passo-a-passo como criar uma interface sem o Visual Studio e afins.
Pra vc ter uma ideia da complexidade da coisa, só dar uma rápida olhada na documentação da própria Microsoft referente à classe "Button" da biblioteca "Wndows.Forms" que vem com o Visual Studio por padrão: https://msdn.microsoft.com/en-us/library/system.windows.forms.button(v=vs.110).aspx
Olha a quantidade de propriedades e eventos/métodos que um simples button implica, como posição, tamanho, texto (aí pro texto ser exibido dentro do botão vc teria que ter a Class "Text" que também vai estar recheada de implementações, tais como: Fonte, cor, tamanho, rolagem e etc), dentre outras coisas que vc pode fuçar lá.
Então, tudo isso já está criado, mas caso vc queria fazer o seu, vai ter que fazer pelo menos 1/4 disso pra tudo funcionar perfeitamente sem parecer uma grande gambiarra.
Sobre os ''acompanhantes'', eu não entendi bem oq vc quis dizer com isso, mas quando vc compila um programa no VS ele criar uma pasta "bin" e dentro dela tem o executável do projeto, só clicar nele que roda, não precisa nem do Visual Studio instalado na máquina nem dos recursos utilizados na aplicação (como imagens ou áudios, por exemplo).
Enfim, eu acho que conteúdo em português sobre esse tipo de coisa fique mais difícil de encontrar, talvez tutoriais gringos possuam informações suficientes sobre o assunto e até ensinem passo-a-passo como criar uma interface sem o Visual Studio e afins.
Os acompanhantes no caso seria os arquivos que não estão em azul ? se for isso, basicamente é só você não usar as .dll que elas não irão aparecer, ou você pode meio que tentar colocar elas no system32 e tentar usar as de lá(
Nesse "joguinho" que eu fiz um tempo atrás, aparece outros arquivos porque é um debug e a pasta "audio" foi meio que uma escolha minha;
tipo c# puro basicamente eh o .net que é resumidamente essas .dll que aparece...
Então se eu usar apenas using __x__ onde x pertence ao system32, não vai surgir essas DLL's?
NKKF- ProgramadorMaster
Respeito as regras :
Esclareceu, valeu. :DMayLeone escreveu:Hum... Então, foi como eu disse, no caso das interfaces gráficas (como ter um button na tela, olhando por um parâmetro mais simples da situação) vc vai precisar criar as classes comportamentais desse elemento.
NKKF- ProgramadorMaster
Respeito as regras :
eh mais o menos issoNKKF escreveu:Então se eu usar apenas using __x__ onde x pertence ao system32, não vai surgir essas DLL's?