[TUTORIAL] Como fazer sisteminha 2D para aparecer o dano que voce tomou na tela
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[TUTORIAL] Como fazer sisteminha 2D para aparecer o dano que voce tomou na tela
Primeiro de tudo crie um GameObject e nomeie-o de ShowDano;
Depois crie um texto UI com nome ShowDanoTXT e coloque dentro do ShowDano. Assim tendo 2 objetos.
Depois adicione um canvas UI como component do ShowDanoTXT e deixe como na imagem abaixo. O canvas vai fazer seu texto UI ser renderizado na tela.
Apos crie um prefab vazio e arraste o ShowDano para dentro dele.
Depois crie um C# script assim:
Depois crie mais um C# script:
Por fim crie o script de vida de seu personagem e uma Public void nele que vai fazer todo o trabalho:
Depois para chamar o metodo criado eh simples.
Se fez tudo certo este eh o resultado final ( lembrando que voce pode estilizar todo este texto, trocando fontes etc... )
Depois crie um texto UI com nome ShowDanoTXT e coloque dentro do ShowDano. Assim tendo 2 objetos.
Depois adicione um canvas UI como component do ShowDanoTXT e deixe como na imagem abaixo. O canvas vai fazer seu texto UI ser renderizado na tela.
Apos crie um prefab vazio e arraste o ShowDano para dentro dele.
Depois crie um C# script assim:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
public class DanoShowSlider : MonoBehaviour {
private float tempo=1f; // tempo maximo de queda
private float velocidade=50; // velocidade de queda
// Use this for initialization
void Start () {
}
// Update is called once per frame
void Update () {
transform.Translate(Vector2.down * velocidade * Time.deltaTime); // faz descer
tempo -= Time.deltaTime;
if (tempo <= 0){
DestroyObject(gameObject); // se o tempo acabar o objeto eh destruido
}
}
}
Depois crie mais um C# script:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
public class showdamage : MonoBehaviour {
private GameObject obj; // Objeto em que fica o script que guarda o valor de dano
// Use this for initialization
void Start () {
obj = GameObject.Find("Vida"); // Nome do objeto em que fica o script que guarda o valor de dano
var j = obj.GetComponent<GUIscript>(); // Variavel temporaria do script que guarda o valor de dano
gameObject.GetComponent<Text>().text = "-" + j.danotxt.ToString(); // Setamos aqui o valor que eh para ser mostrado
}
// Update is called once per frame
void Update () {
}
}
Por fim crie o script de vida de seu personagem e uma Public void nele que vai fazer todo o trabalho:
- Código:
[HideInSpector]
public int danotxt
public GameObject show; // Coloque aqui o Prefab que fizemos acima
// debaixo de Update(){...} coloque isso:
public void perdevida(int dano, int escudo){
dano -= escudo; // o dano bruto menos o escudo de seu personagem. Se nao tiver escudo ponha 0.
life -= dano; // A variavel life menos o dano que sobrou depois de descontar o escudo
var X = Random.Range(-80.0f,80.0f); // Aqui ficam as distancias no eixo X em que os textos irao aparecer. Util para um nao ficar em cima do outro.
GameObject.Instantiate(show,new Vector2(X,100),transform.rotation); // instancia o objeto
danotxt = dano;
}
Depois para chamar o metodo criado eh simples.
- Código:
perdevida(dano,escudo);
Se fez tudo certo este eh o resultado final ( lembrando que voce pode estilizar todo este texto, trocando fontes etc... )
Última edição por RenanMSV em Seg Dez 21, 2015 10:13 pm, editado 1 vez(es)
RenanMSV- Instrutor
- PONTOS : 4483
REPUTAÇÃO : 356
Áreas de atuação : Programação em C#, PHP. SQL, JavaScript (Web)
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como fazer sisteminha 2D para aparecer o dano que voce tomou na tela
seu jogo esta daora sistema bem completo legal
gustavo Games Indie- Avançado
- PONTOS : 3466
REPUTAÇÃO : 18
Idade : 28
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Como fazer sisteminha 2D para aparecer o dano que voce tomou na tela
cara me add no skype, pra ajudar pessoalmente.
pablomezak- Iniciante
- PONTOS : 3496
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras :
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