[TUTORIAL] Som de passos para Personagem Terceira Pessoa
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[TUTORIAL] Som de passos para Personagem Terceira Pessoa
Boa noite!
Segue vídeo com um tutorial simples para som de passos com personagem em terceira pessoa.
Segue script utilizado:
ATENÇÃO: Após ver o primeiro vídeo, ou quem já viu, segue outro com uma errata:
Desculpe, e obrigado!
Abraço!
Segue vídeo com um tutorial simples para som de passos com personagem em terceira pessoa.
Segue script utilizado:
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
[RequireComponent(typeof(SphereCollider))] //Irá adicionar o componente automaticamente no objeto com o script
[RequireComponent(typeof(AudioSource))] //Irá adicionar o componente automaticamente no objeto com o script
public class SomPassos : MonoBehaviour {
public AudioClip[] sons; //Clipes de audio para reprodução
private AudioSource audio; //Componente de Audio Source anexado ao objeto com o script
private bool podeReproduzir = false; //Chave para impedir a reprodução do som no inicio do jogo, por motivo das colisões já estarem fazendo efeito ao iniciar
void Start()
{
audio = GetComponent<AudioSource> (); //Variável recebe o componente Audio Source na inicialização
StartCoroutine(PodeReproduzir()); //Coroutine para a chave booleana "podeReproduzir"
}
void OnTriggerEnter(Collider col) //Funcão para detectar a entrada de colisão
{
if(col.transform.tag == "Untagged" && podeReproduzir) //Condição para a reprodução dos sons.
{
Reproduzir (); //É chamada a função para finalmente reproduzir o som.
}
}
void Reproduzir() //Função para a reprodução do som
{
audio.clip = sons [Random.Range (0,sons.Length)]; //Aqui ele irá sortear o som a ser reproduzido, causando um efeito aleatório
audio.Play (); //Som é reproduzido.
}
IEnumerator PodeReproduzir() //Função para tratar a booleana "podeReproduzir"
{
yield return new WaitForSeconds (1f);
podeReproduzir = true;
}
}
ATENÇÃO: Após ver o primeiro vídeo, ou quem já viu, segue outro com uma errata:
Desculpe, e obrigado!
Abraço!
Última edição por dstaroski em Dom maio 06, 2018 10:25 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Alterado conteúdo)
Re: [TUTORIAL] Som de passos para Personagem Terceira Pessoa
Ótimo tutorial mn muito bem explicado, poderia fazer mais , já tive essa ideia mais não à coloquei em prática, vai me poupar tempo, vlw !
Última edição por MRX em Sex maio 04, 2018 10:56 pm, editado 1 vez(es)
Re: [TUTORIAL] Som de passos para Personagem Terceira Pessoa
Muito bom, script bem facil de entender.
rafaelllsd- ProgramadorMaster
- PONTOS : 5241
REPUTAÇÃO : 507
Idade : 24
Áreas de atuação : Unity, Audacity, Blender, Gimp, C#, JS, MySQL.
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Som de passos para Personagem Terceira Pessoa
dstaroski escreveu:Boa noite!
Segue vídeo com um tutorial simples para som de passos com personagem em terceira pessoa.
Segue script utilizado:Sinta-se a vontade para melhor o código, editar, e sejam felizes :lol!:
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
[RequireComponent(typeof(SphereCollider))] //Irá adicionar o componente automaticamente no objeto com o script
[RequireComponent(typeof(AudioSource))] //Irá adicionar o componente automaticamente no objeto com o script
public class SomPassos : MonoBehaviour {
public AudioClip[] sons; //Clipes de audio para reprodução
private AudioSource audio; //Componente de Audio Source anexado ao objeto com o script
private bool podeReproduzir = false; //Chave para impedir a reprodução do som no inicio do jogo, por motivo das colisões já estarem fazendo efeito ao iniciar
void Start()
{
audio = GetComponent<AudioSource> (); //Variável recebe o componente Audio Source na inicialização
StartCoroutine(PodeReproduzir()); //Coroutine para a chave booleana "podeReproduzir"
}
void OnTriggerEnter(Collider col) //Funcão para detectar a entrada de colisão
{
if(col.transform.tag == "Untagged" && podeReproduzir) //Condição para a reprodução dos sons.
{
Reproduzir (); //É chamada a função para finalmente reproduzir o som.
}
}
void Reproduzir() //Função para a reprodução do som
{
audio.clip = sons [Random.Range (0,sons.Length)]; //Aqui ele irá sortear o som a ser reproduzido, causando um efeito aleatório
audio.Play (); //Som é reproduzido.
}
IEnumerator PodeReproduzir() //Função para tratar a booleana "podeReproduzir"
{
yield return new WaitForSeconds (1f);
podeReproduzir = true;
}
}
Abraço!
Muito bom, parabéns...
Zecandy- Mestre
- PONTOS : 3505
REPUTAÇÃO : 155
Idade : 42
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Som de passos para Personagem Terceira Pessoa
Bom dia pessoal! Segue vídeo com uma errata sobre o primeiro:
Obrigado!
Obrigado!
Última edição por dstaroski em Dom maio 06, 2018 10:23 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Alterado conteúdo)
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