(DÚVIDA) como eu posso fazer para a Câmera ativar um objeto ao ver?
4 participantes
Página 1 de 1
(DÚVIDA) como eu posso fazer para a Câmera ativar um objeto ao ver?
EU estou precisando ativar um objeto ou uma meshrender quando ele entra no campo de visao da camera...
eu tentei com esse script da unity.
será que assim serve?
ou falta mais alguma coisa?
- Código:
usando UnityEngine;
usando System.Collections;
classe pública ExampleClass: MonoBehaviour {
void OnBecameVisible () {
enabled = true;
}
}
será que assim serve?
Última edição por glauco em Sáb Abr 21, 2018 5:33 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro de códico)
Re: (DÚVIDA) como eu posso fazer para a Câmera ativar um objeto ao ver?
glauco escreveu:EU estou precisando ativar um objeto ou uma meshrender quando ele entra no campo de visao da camera...
- Código:
usando UnityEngine;
usando System.Collections;
classe pública ExampleClass: MonoBehaviour {
void OnBecameVisible () {
enabled = true;
}
}
será que assim serve?
Funcionou? Se sim, acho que não precisa de mais nada no script.
Daniel Pires da Silva- Avançado
- PONTOS : 2753
REPUTAÇÃO : 37
Áreas de atuação : Cursando C#
Respeito as regras :
Acabei de ver aqui esse script, pra ele funcionar tem que jogar no mesh renderer do objeto.
Respeito as regras :
mais preciso que ative a mesh ou o objeto quando a cemera ver...Daniel Pires da Silva escreveu:Acabei de ver aqui esse script, pra ele funcionar tem que jogar no mesh renderer do objeto.
o que eu quero fazer é um objeto ser ativado somente quando a camera ver(ou entrar no campo de visao)...
isso que eu não consegui fazer,será que tem como?
Então, é isso oque o seu script faz... é só jogar o script no mesh renderer do objeto que você quer que ative.glauco escreveu:mais preciso que ative a mesh ou o objeto quando a cemera ver...Daniel Pires da Silva escreveu:Acabei de ver aqui esse script, pra ele funcionar tem que jogar no mesh renderer do objeto.
o que eu quero fazer é um objeto ser ativado somente quando a camera ver(ou entrar no campo de visao)...
isso que eu não consegui fazer,será que tem como?
Respeito as regras :
ss mais no meu caso é meio diferente...
eu quero ativar o render,esse script que estou usando ele ativa a animação, na animação ela ativa o render o som e outras coisas..
deu para intender??
eu vou desativar o mesh render,ae soh quando entrar no campo de visao da camera que vai ativar...
eu quero ativar o render,esse script que estou usando ele ativa a animação, na animação ela ativa o render o som e outras coisas..
deu para intender??
eu vou desativar o mesh render,ae soh quando entrar no campo de visao da camera que vai ativar...
Wtf? Fiquei confuso... vc quer ativar o renderer ou o animator? O que você quer ativar exatamente?glauco escreveu:ss mais no meu caso é meio diferente...
deu para intender??
Respeito as regras :
Se quiser ativar uma animação é desse jeito que vc fez, se quiser ativar um objeto acho que é só colocar umglauco escreveu:ss mais no meu caso é meio diferente...
deu para intender??
public GameObject objeto
e na void OnBecameVisible colocar um
objeto.SetActive(true)
AmaralGabriel2- Avançado
- PONTOS : 3058
REPUTAÇÃO : 12
Respeito as regras :
vou traduzir kkWtf? Fiquei confuso... vc quer ativar o renderer ou o animator? O que você quer ativar exatamente?
deu para intender??
eu quero ativar a animação quando a camera ver o objeto...
A animação ela ativa o mesh render toca audio e faz mais outras coisas,então preciso ativar essa animação quando a camera ver...
se vc quiser ativar a animação é só utilizar o script que você ja fez.glauco escreveu:vou traduzir kkWtf? Fiquei confuso... vc quer ativar o renderer ou o animator? O que você quer ativar exatamente?
deu para intender??
A animação ela ativa o mesh render toca audio e faz mais outras coisas,então preciso ativar essa animação quando a camera ver...
AmaralGabriel2- Avançado
- PONTOS : 3058
REPUTAÇÃO : 12
Respeito as regras :
por algum motivo não funciona da maneira que eu preciso.AmaralGabriel2 escreveu:se vc quiser ativar a animação é só utilizar o script que você ja fez.glauco escreveu:vou traduzir kkWtf? Fiquei confuso... vc quer ativar o renderer ou o animator? O que você quer ativar exatamente?
deu para intender??
eu quero que ativa a animação somente quando o player ver esse objeto!
eu coloquei o script em uma imagem para ativar uma animação quando a camera ver essa imagem,mas quando dou play a animação ativa sozinha sem a camera olhar para a imagem,eu ja deixei o animation desativado para o script ativar..
Eu li lá nos docs do Unity sobre essa função, o script é ativado quando a camera do Editor também olhar pro mesh... não é só com as câmeras do jogo, a camera do editor também ativa o script(não sei por que eles acharam uma boa ideia a câmera do editor também ativar a void)
Respeito as regras :
ah sério!Daniel Pires da Silva escreveu:Eu li lá nos docs do Unity sobre essa função, o script é ativado quando a camera do Editor também olhar pro mesh... não é só com as câmeras do jogo, a camera do editor também ativa o script(não sei por que eles acharam uma boa ideia a câmera do editor também ativar a void)
isso estragou essa função,vou ter que fazer um jeito diferente de colocar um susto no meu jogo...
Use o Vector3.Distance, pode ser bom para você
(Por precaução, não use isto em cada objeto da cena, coloque isto no player e um OnTrigger e pah, grave todos os Transforms pertos dele. (Ou da câmera, no caso.))
(Por precaução, não use isto em cada objeto da cena, coloque isto no player e um OnTrigger e pah, grave todos os Transforms pertos dele. (Ou da câmera, no caso.))
NKKF- ProgramadorMaster
- PONTOS : 4817
REPUTAÇÃO : 574
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras :
Não se preocupa, essa função não afeta a versão final do jogo, é só deixar a câmera do editor apontado pra outro local pra não ativar a void.glauco escreveu:ah sério!Daniel Pires da Silva escreveu:Eu li lá nos docs do Unity sobre essa função, o script é ativado quando a camera do Editor também olhar pro mesh... não é só com as câmeras do jogo, a camera do editor também ativa o script(não sei por que eles acharam uma boa ideia a câmera do editor também ativar a void)
isso estragou essa função,vou ter que fazer um jeito diferente de colocar um susto no meu jogo...
Respeito as regras :
a distancia não daria certo pq entraria em conflito com outras coisas,pq se trata somente quando o player ver a imagem...Souris escreveu:Use o Vector3.Distance, pode ser bom para você
deu certo quando eu tirei a camera do editor e coloquei em tela cheia...Daniel Pires da Silva escreveu:Não se preocupa, essa função não afeta a versão final do jogo, é só deixar a câmera do editor apontado pra outro local pra não ativar a void.glauco escreveu:ah sério!Daniel Pires da Silva escreveu:Eu li lá nos docs do Unity sobre essa função, o script é ativado quando a camera do Editor também olhar pro mesh... não é só com as câmeras do jogo, a camera do editor também ativa o script(não sei por que eles acharam uma boa ideia a câmera do editor também ativar a void)
mais aconteceu uma coisa bem chata!
quando eu olhei para a posição da imagem a animação tocou msm assim.
tipo o cenario e uma casa, a imagem fica em um quarto, ae quando olho essa imagem essa imagem a animação toca,msm eu olhado de um lugar distante tipo outro quarto,so basta eu olhar para a direção da imagem para ela tocar...
mais eu acho que sei resolver isso,so colocar um colisor do quarto aonde a imagem estiver para ativar o script...
É assim mesmo, a void ativa, não importa a distância. Talvez seja mais fácil pra você usar um OnTriggerEnter, ou fazer outra coisa que me veio na cabeça :
Não sei se está do jeito que quer, mas acho que é isso oque você está tentando fazer, já que queria ativar apenas quando ele entrar no quarto.
- Código:
bool olhando;
void OnBecameVisible(){
olhando = true;
}
void OnBecameInvisible(){
olhando = false;
}
void Update(){
GameObject player = GameObject.FindGameObjectWithTag("Player");
//procura pelo player, o jogador deve ter a tag "Player"
player.GetComponent<NomeDoScriptDoPlayer>().olhando = olhando;
//Iguala o bool do player como a própria bool para receber a mensagem de true ou false
}
/*o código acima ficaria no objeto que vai dar o jumpscare, então, caso a bool for
verdadeira, o Player receberia a mensagem desta bool em sua bool*/
//o código abaixo ficaria no player
public bool olhando;
void OnTriggerEnter(Collider col){
if(col.gameObject.tag == "sua tag" && olhando == true){
//façaSuaAçao
}
}
Não sei se está do jeito que quer, mas acho que é isso oque você está tentando fazer, já que queria ativar apenas quando ele entrar no quarto.
Respeito as regras :
Tenta gravar um vídeo sobre o erro, assim a gente entende melhor.
Respeito as regras :
eu ate gravaria,mas não quero dar spoiler kkTenta gravar um vídeo sobre o erro, assim a gente entende melhor.
mais o erro ja esta quase resolvido,é so eu colocar o triggerEnter que resolverá..
por enquanto não tem problema,dps vou testar;
@Daniel Pires da Silva
quero ver vc jogando o meu jogo blz!
eu vou tentar dar uma arrumada no cenário e fazer umas coisas,so não vai ter objetivo pq vai demorar muito...
kk vou jogar sim :v, vou chamar o Vinícius também pra participar do vídeo.glauco escreveu:eu ate gravaria,mas não quero dar spoiler kkTenta gravar um vídeo sobre o erro, assim a gente entende melhor.
mais o erro ja esta quase resolvido,é so eu colocar o triggerEnter que resolverá..
por enquanto não tem problema,dps vou testar;
@Daniel Pires da Silva
quero ver vc jogando o meu jogo blz!
eu vou tentar dar uma arrumada no cenário e fazer umas coisas,so não vai ter objetivo pq vai demorar muito...
Respeito as regras :