[TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
NÃO NECESSÁRIAMENTE O MARCOS, MAS QUALQUER OUTRO QUE ENTENDA, ESTAREI GRATO POR ME AJUDAR! :lol!:zOverLexYT escreveu:Eu não entendo muito de programação, então, será que você (Marcos Schultz) pode separar apenas o dano de queda e a Stamina num Script pra mim?
Posso esperar até que faça isso por mim!
Por favor, estou precisando muito!
zOverLexYT- Iniciante
- PONTOS : 2691
REPUTAÇÃO : 5
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
MarcosSchultz escreveu:IIII ae pessoal, criei este sistema ultra compledo de:
Tutorial Unity 5
Sistema de fome
Sistema de sede
Barra de estamina - stamina
Barra de vida - life bar
Dano por queda
Vídeo mostrando como faze-lo
ASSISTAM O VÍDEO PARA EVITAR ERROS
Scripts do tutorial:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson;
public class Controle : MonoBehaviour {
private CharacterController controlador;
private GameObject Jogador;
private float UltimaPosicaoEmY,DistanciaDeQueda;
[Range(1,15)]
public float AlturaQueda = 4,DanoPorMetro = 5 ;
public Image BarraVida, BarraEstamina, BarraFome, BarraSede;
[Range(20,500)]
public float VidaCheia = 100, EstaminaCheia = 100, FomeCheia = 100, SedeCheia = 100,velocidadeEstamina = 250;
[HideInInspector]
public float VidaAtual, EstaminaAtual, FomeAtual, SedeAtual;
private bool semEstamina = false;
private float cronometroFome,cronometroSede,velocidadeCaminhando,velocidadeCorrendo;
void Start (){
controlador = GetComponent <CharacterController> ();
VidaAtual = VidaCheia;
EstaminaAtual = EstaminaCheia;
FomeAtual = FomeCheia;
SedeAtual = SedeCheia;
Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
velocidadeCaminhando = Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_WalkSpeed;
velocidadeCorrendo = Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_RunSpeed;
}
void Update (){
SistemaDeQueda ();
SistemaDeVida ();
SistemaDeEstamina ();
SistemaDeFome ();
SistemaDeSede ();
AplicarBarras ();
}
void SistemaDeQueda(){
if (UltimaPosicaoEmY > Jogador.transform.position.y && controlador.velocity.y < 0) {
DistanciaDeQueda += UltimaPosicaoEmY-Jogador.transform.position.y;
}
UltimaPosicaoEmY = Jogador.transform.position.y;
if (DistanciaDeQueda >= AlturaQueda && controlador.isGrounded) {
VidaAtual = VidaAtual - DanoPorMetro*DistanciaDeQueda;
DistanciaDeQueda = 0;
UltimaPosicaoEmY = 0;
}
if (DistanciaDeQueda < AlturaQueda && controlador.isGrounded) {
DistanciaDeQueda = 0;
UltimaPosicaoEmY = 0;
}
}
void SistemaDeFome(){
FomeAtual -= Time.deltaTime;
if (FomeAtual >= FomeCheia) {
FomeAtual = FomeCheia;
}
if (FomeAtual <= 0) {
FomeAtual = 0;
cronometroFome += Time.deltaTime;
if (cronometroFome >= 3) {
VidaAtual -= (VidaCheia * 0.005f);
EstaminaAtual -= (EstaminaCheia * 0.1f);
cronometroFome = 0;
}
} else {
cronometroFome = 0;
}
}
void SistemaDeSede(){
SedeAtual -= Time.deltaTime;
if (SedeAtual >= SedeCheia) {
SedeAtual = SedeCheia;
}
if (SedeAtual <= 0) {
SedeAtual = 0;
cronometroSede += Time.deltaTime;
if (cronometroSede >= 3) {
EstaminaAtual -= (EstaminaCheia * 0.1f);
cronometroSede = 0;
}
} else {
cronometroSede = 0;
}
}
void SistemaDeEstamina(){
float multEuler = ((1/EstaminaCheia) * EstaminaAtual)*((1/FomeCheia) * FomeAtual);
if (EstaminaAtual >= EstaminaCheia) {
EstaminaAtual = EstaminaCheia;
} else {
EstaminaAtual += Time.deltaTime*(velocidadeEstamina/40)*Mathf.Pow(2.718f,multEuler);
}
if (EstaminaAtual <= 0) {
EstaminaAtual = 0;
Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_RunSpeed = velocidadeCaminhando;
semEstamina = true;
}
if (semEstamina == true && EstaminaAtual >= (EstaminaCheia * 0.15f)) {
Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_RunSpeed = velocidadeCorrendo;
semEstamina = false;
}
if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && semEstamina == false) {
EstaminaAtual -= Time.deltaTime*(velocidadeEstamina/15)*Mathf.Pow(2.718f,multEuler);
}
}
void SistemaDeVida(){
if (VidaAtual >= VidaCheia) {
VidaAtual = VidaCheia;
} else if (VidaAtual <= 0) {
VidaAtual = 0;
Morreu ();
}
}
void AplicarBarras(){
BarraVida.fillAmount = ((1/VidaCheia) * VidaAtual);
BarraEstamina.fillAmount = ((1/EstaminaCheia) * EstaminaAtual);
BarraFome.fillAmount = ((1/FomeCheia) * FomeAtual);
BarraSede.fillAmount = ((1/SedeCheia) * SedeAtual);
}
void Morreu (){
Debug.Log("Morreu por falta de comida");
}
}
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Coletaveis : MonoBehaviour{
public enum TIPO{
Comida,
Bebida,
Vida,
Energia
}
public TIPO TipoDoItem;
[Range(1,500)]
public float QuantoRepor = 50;
private GameObject Jogador;
void Start (){
Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
}
void OnTriggerStay(Collider other){
if (Input.GetKeyDown ("e") && other.gameObject == Jogador.gameObject) {
switch (TipoDoItem) {
case TIPO.Comida:
Jogador.GetComponent<Controle> ().FomeAtual += QuantoRepor;
Destroy (gameObject);
break;
case TIPO.Bebida:
Jogador.GetComponent<Controle> ().SedeAtual += QuantoRepor;
Destroy (gameObject);
break;
case TIPO.Vida:
Jogador.GetComponent<Controle> ().VidaAtual += QuantoRepor;
Destroy (gameObject);
break;
case TIPO.Energia:
Jogador.GetComponent<Controle> ().EstaminaAtual += QuantoRepor;
Destroy (gameObject);
break;
}
}
}
}
mayke1040- Iniciante
- PONTOS : 2501
REPUTAÇÃO : 2
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sistema fome sede estamina vida
Marcos n to conseguindo pegar o item vida ,,, criei um cubo coloquei o box collider mas quando aperto "e" n pega a vida...oque pode ser?
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
E a estamina quando acaba barra fome e barra sede a estamina fica diminuindo e aumentado até q acaba a vida e aparece a sms q morreu por falta de comida.
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Bom dia cara! te aconselho a rever o vídeo com calma e fazer do zero o sistema. Deve ter algum detalhe mal configurado no seu projeto, pois o sistema é totalmente funcional.rafael132015 escreveu:E a estamina quando acaba barra fome e barra sede a estamina fica diminuindo e aumentado até q acaba a vida e aparece a sms q morreu por falta de comida.
Abraço!
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Vou tentar de novo . Valew
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Os scripts usados são so o controle e o coletaveis?
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Amigo já refiz deu no mesmo faz todas as funções menos pegar o item....
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Quando acaba fome e acaba barra de sede a de estamina fica aumentando e diminuindo e assim a barra vida vai zerando ate morrer.
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
seu player está com a tag Player(Player)? você está anexando nos scripts tudo que ele pede no inspector?rafael132015 escreveu:Quando acaba fome e acaba barra de sede a de estamina fica aumentando e diminuindo e assim a barra vida vai zerando ate morrer.
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Sim fiz tudo isso 3vezes mano ta cm tag çlayer mas n pega objeto
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Tag Player ...coloquei box collider strigger mas mesmo assim n pega o item
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
os objetos de comida e tals estão com o is trigger marcado na colisão deles? e as distâncias setadas corretamente?rafael132015 escreveu:Sim fiz tudo isso 3vezes mano ta cm tag çlayer mas n pega objeto
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Como assim distância acho q pode ser isso.
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Como listo a distancia
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Striggers marcados.
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
aumente a colisão dos objetos de forma que o player possa ficar dentro dela, acredito ser isso o problema, ele precisa estar dentro da colisão para então funcionar.rafael132015 escreveu:Striggers marcados.
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
N pegou mano.
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
faz o seguinte, compacta seu projeto e manda um link pra mim baixar e dar uma olhada, blz?rafael132015 escreveu:N pegou mano.
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
pode mandar por MP ou por aqui mesmo, fica a seu critério.rafael132015 escreveu:Blz
Abraço!
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Blz vales cara
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
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projeto vida fome stamina sede
Cara me ajuda pfv.
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Manda seu email pra mim madar o arquivo
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Como faço pra mandar por aqui
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
clica no meu nome, dstaroski e clica em enviar MP.rafael132015 escreveu:Como faço pra mandar por aqui
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Me manda seu email n to conseguindo mandar por aqui ...
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Rafa, tenta evitar muitas mensagens seguidas (3+) em um único tópico, por favor .rafael132015 escreveu:Me manda seu email n to conseguindo mandar por aqui ...
NKKF- ProgramadorMaster
- PONTOS : 4820
REPUTAÇÃO : 574
Idade : 20
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Boa noite cara! e-mail não dá mano, só se for privado. Procura ai por enviar PM(Mensagem privada, é super fácil). Dai manda o link por ela.rafael132015 escreveu:Me manda seu email n to conseguindo mandar por aqui ...
Abraço!
Última edição por dstaroski em Seg Fev 05, 2018 9:27 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acréscimo de informação)
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
N tem opção de arquivo
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
mano, não tem opção de arquivo, você precisa upar seu projeto na nuvem, tipo google drive, Mega, e passar o link para o download. Você só precisar passar o link com o download do seu projeto.rafael132015 escreveu:N tem opção de arquivo
Abraço!
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Consegui resolver amigo... Valeww ai pela atenção ... Graças a deus deu certo
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Boa tarde! como resolveu?rafael132015 escreveu:Consegui resolver amigo... Valeww ai pela atenção ... Graças a deus deu certo
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Coloquei objeto em publico e linquei o player.
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Alguém sabe oque pode estar acontecendo com o meu inimigo...coloquei o script da inteligência mas quando ele vai passear pelos AIpoints no primeiro que ele vai ele fica la parado o resto das funções faz normal so isso q ele n passeia pelos AIs
rafael132015- Membro
- PONTOS : 2529
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Bom dia! abra um tópico para esse problema.rafael132015 escreveu:Alguém sabe oque pode estar acontecendo com o meu inimigo...coloquei o script da inteligência mas quando ele vai passear pelos AIpoints no primeiro que ele vai ele fica la parado o resto das funções faz normal so isso q ele n passeia pelos AIs
Abraço!
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
[list=linenums]
[*]using UnityEngine;
[*]using System.Collections;
[*]using UnityEngine.UI;
[*]using UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson;
[*]public class Controle : MonoBehaviour {
[*] private CharacterController controlador;
[*] private GameObject Jogador;
[*] private float UltimaPosicaoEmY,DistanciaDeQueda;
[*] [Range(1,15)]
[*] public float AlturaQueda = 4,DanoPorMetro = 5 ;
[*] public Image BarraVida, BarraEstamina, BarraFome, BarraSede;
[*] [Range(20,500)]
[*] public float VidaCheia = 100, EstaminaCheia = 100, FomeCheia = 100, SedeCheia = 100,velocidadeEstamina = 250;
[*] [HideInInspector]
[*] public float VidaAtual, EstaminaAtual, FomeAtual, SedeAtual;
[*] private bool semEstamina = false;
[*] private float cronometroFome,cronometroSede,velocidadeCaminhando,velocidadeCorrendo;
[*] void Start (){
[*] controlador = GetComponent <CharacterController> ();
[*] VidaAtual = VidaCheia;
[*] EstaminaAtual = EstaminaCheia;
[*] FomeAtual = FomeCheia;
[*] SedeAtual = SedeCheia;
[*] Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
[*] velocidadeCaminhando = Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_WalkSpeed;
[*] velocidadeCorrendo = Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_RunSpeed;
[*] }
[*] void Update (){
[*] SistemaDeQueda ();
[*] SistemaDeVida ();
[*] SistemaDeEstamina ();
[*] SistemaDeFome ();
[*] SistemaDeSede ();
[*] AplicarBarras ();
[*] }
[*] void SistemaDeQueda(){
[*] if (UltimaPosicaoEmY > Jogador.transform.position.y && controlador.velocity.y < 0) {
[*] DistanciaDeQueda += UltimaPosicaoEmY-Jogador.transform.position.y;
[*] }
[*] UltimaPosicaoEmY = Jogador.transform.position.y;
[*] if (DistanciaDeQueda >= AlturaQueda && controlador.isGrounded) {
[*] VidaAtual = VidaAtual - DanoPorMetro*DistanciaDeQueda;
[*] DistanciaDeQueda = 0;
[*] UltimaPosicaoEmY = 0;
[*] }
[*] if (DistanciaDeQueda < AlturaQueda && controlador.isGrounded) {
[*] DistanciaDeQueda = 0;
[*] UltimaPosicaoEmY = 0;
[*] }
[*] }
[*] void SistemaDeFome(){
[*] FomeAtual -= Time.deltaTime;
[*] if (FomeAtual >= FomeCheia) {
[*] FomeAtual = FomeCheia;
[*] }
[*] if (FomeAtual <= 0) {
[*] FomeAtual = 0;
[*] cronometroFome += Time.deltaTime;
[*] if (cronometroFome >= 3) {
[*] VidaAtual -= (VidaCheia * 0.005f);
[*] EstaminaAtual -= (EstaminaCheia * 0.1f);
[*] cronometroFome = 0;
[*] }
[*] } else {
[*] cronometroFome = 0;
[*] }
[*] }
[*] void SistemaDeSede(){
[*] SedeAtual -= Time.deltaTime;
[*] if (SedeAtual >= SedeCheia) {
[*] SedeAtual = SedeCheia;
[*] }
[*] if (SedeAtual <= 0) {
[*] SedeAtual = 0;
[*] cronometroSede += Time.deltaTime;
[*] if (cronometroSede >= 3) {
[*] EstaminaAtual -= (EstaminaCheia * 0.1f);
[*] cronometroSede = 0;
[*] }
[*] } else {
[*] cronometroSede = 0;
[*] }
[*] }
[*] void SistemaDeEstamina(){
[*] float multEuler = ((1/EstaminaCheia) * EstaminaAtual)*((1/FomeCheia) * FomeAtual);
[*] if (EstaminaAtual >= EstaminaCheia) {
[*] EstaminaAtual = EstaminaCheia;
[*] } else {
[*] EstaminaAtual += Time.deltaTime*(velocidadeEstamina/40)*Mathf.Pow(2.718f,multEuler);
[*] }
[*] if (EstaminaAtual <= 0) {
[*] EstaminaAtual = 0;
[*] Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_RunSpeed = velocidadeCaminhando;
[*] semEstamina = true;
[*] }
[*] if (semEstamina == true && EstaminaAtual >= (EstaminaCheia * 0.15f)) {
[*] Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_RunSpeed = velocidadeCorrendo;
[*] semEstamina = false;
[*] }
[*] if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && semEstamina == false) {
[*] EstaminaAtual -= Time.deltaTime*(velocidadeEstamina/15)*Mathf.Pow(2.718f,multEuler);
[*] }
[*] }
[*] void SistemaDeVida(){
[*] if (VidaAtual >= VidaCheia) {
[*] VidaAtual = VidaCheia;
[*] } else if (VidaAtual <= 0) {
[*] VidaAtual = 0;
[*] Morreu ();
[*] }
[*] }
[*] void AplicarBarras(){
[*] BarraVida.fillAmount = ((1/VidaCheia) * VidaAtual);
[*] BarraEstamina.fillAmount = ((1/EstaminaCheia) * EstaminaAtual);
[*] BarraFome.fillAmount = ((1/FomeCheia) * FomeAtual);
[*] BarraSede.fillAmount = ((1/SedeCheia) * SedeAtual);
[*] }
[*] void Morreu (){
[*] Debug.Log("Morreu por falta de comida");
[*] }
[*]}
[/list]
como fazer o player perder vida pelo inimigo usando esse script?
[*]using UnityEngine;
[*]using System.Collections;
[*]using UnityEngine.UI;
[*]using UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson;
[*]public class Controle : MonoBehaviour {
[*] private CharacterController controlador;
[*] private GameObject Jogador;
[*] private float UltimaPosicaoEmY,DistanciaDeQueda;
[*] [Range(1,15)]
[*] public float AlturaQueda = 4,DanoPorMetro = 5 ;
[*] public Image BarraVida, BarraEstamina, BarraFome, BarraSede;
[*] [Range(20,500)]
[*] public float VidaCheia = 100, EstaminaCheia = 100, FomeCheia = 100, SedeCheia = 100,velocidadeEstamina = 250;
[*] [HideInInspector]
[*] public float VidaAtual, EstaminaAtual, FomeAtual, SedeAtual;
[*] private bool semEstamina = false;
[*] private float cronometroFome,cronometroSede,velocidadeCaminhando,velocidadeCorrendo;
[*] void Start (){
[*] controlador = GetComponent <CharacterController> ();
[*] VidaAtual = VidaCheia;
[*] EstaminaAtual = EstaminaCheia;
[*] FomeAtual = FomeCheia;
[*] SedeAtual = SedeCheia;
[*] Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
[*] velocidadeCaminhando = Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_WalkSpeed;
[*] velocidadeCorrendo = Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_RunSpeed;
[*] }
[*] void Update (){
[*] SistemaDeQueda ();
[*] SistemaDeVida ();
[*] SistemaDeEstamina ();
[*] SistemaDeFome ();
[*] SistemaDeSede ();
[*] AplicarBarras ();
[*] }
[*] void SistemaDeQueda(){
[*] if (UltimaPosicaoEmY > Jogador.transform.position.y && controlador.velocity.y < 0) {
[*] DistanciaDeQueda += UltimaPosicaoEmY-Jogador.transform.position.y;
[*] }
[*] UltimaPosicaoEmY = Jogador.transform.position.y;
[*] if (DistanciaDeQueda >= AlturaQueda && controlador.isGrounded) {
[*] VidaAtual = VidaAtual - DanoPorMetro*DistanciaDeQueda;
[*] DistanciaDeQueda = 0;
[*] UltimaPosicaoEmY = 0;
[*] }
[*] if (DistanciaDeQueda < AlturaQueda && controlador.isGrounded) {
[*] DistanciaDeQueda = 0;
[*] UltimaPosicaoEmY = 0;
[*] }
[*] }
[*] void SistemaDeFome(){
[*] FomeAtual -= Time.deltaTime;
[*] if (FomeAtual >= FomeCheia) {
[*] FomeAtual = FomeCheia;
[*] }
[*] if (FomeAtual <= 0) {
[*] FomeAtual = 0;
[*] cronometroFome += Time.deltaTime;
[*] if (cronometroFome >= 3) {
[*] VidaAtual -= (VidaCheia * 0.005f);
[*] EstaminaAtual -= (EstaminaCheia * 0.1f);
[*] cronometroFome = 0;
[*] }
[*] } else {
[*] cronometroFome = 0;
[*] }
[*] }
[*] void SistemaDeSede(){
[*] SedeAtual -= Time.deltaTime;
[*] if (SedeAtual >= SedeCheia) {
[*] SedeAtual = SedeCheia;
[*] }
[*] if (SedeAtual <= 0) {
[*] SedeAtual = 0;
[*] cronometroSede += Time.deltaTime;
[*] if (cronometroSede >= 3) {
[*] EstaminaAtual -= (EstaminaCheia * 0.1f);
[*] cronometroSede = 0;
[*] }
[*] } else {
[*] cronometroSede = 0;
[*] }
[*] }
[*] void SistemaDeEstamina(){
[*] float multEuler = ((1/EstaminaCheia) * EstaminaAtual)*((1/FomeCheia) * FomeAtual);
[*] if (EstaminaAtual >= EstaminaCheia) {
[*] EstaminaAtual = EstaminaCheia;
[*] } else {
[*] EstaminaAtual += Time.deltaTime*(velocidadeEstamina/40)*Mathf.Pow(2.718f,multEuler);
[*] }
[*] if (EstaminaAtual <= 0) {
[*] EstaminaAtual = 0;
[*] Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_RunSpeed = velocidadeCaminhando;
[*] semEstamina = true;
[*] }
[*] if (semEstamina == true && EstaminaAtual >= (EstaminaCheia * 0.15f)) {
[*] Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_RunSpeed = velocidadeCorrendo;
[*] semEstamina = false;
[*] }
[*] if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && semEstamina == false) {
[*] EstaminaAtual -= Time.deltaTime*(velocidadeEstamina/15)*Mathf.Pow(2.718f,multEuler);
[*] }
[*] }
[*] void SistemaDeVida(){
[*] if (VidaAtual >= VidaCheia) {
[*] VidaAtual = VidaCheia;
[*] } else if (VidaAtual <= 0) {
[*] VidaAtual = 0;
[*] Morreu ();
[*] }
[*] }
[*] void AplicarBarras(){
[*] BarraVida.fillAmount = ((1/VidaCheia) * VidaAtual);
[*] BarraEstamina.fillAmount = ((1/EstaminaCheia) * EstaminaAtual);
[*] BarraFome.fillAmount = ((1/FomeCheia) * FomeAtual);
[*] BarraSede.fillAmount = ((1/SedeCheia) * SedeAtual);
[*] }
[*] void Morreu (){
[*] Debug.Log("Morreu por falta de comida");
[*] }
[*]}
[/list]
como fazer o player perder vida pelo inimigo usando esse script?
joaob- Iniciante
- PONTOS : 2742
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
poste o script dentro da caixa de scripts, do contrário ele perde a formatação...
O ideal seria você criar um tópico para a sua dúvida
O ideal seria você criar um tópico para a sua dúvida
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Marcos eu queria saber como é que eu faço pra diminuir a velocidade da fome, ela tá descendo muito rápido
TgamerBR- Iniciante
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Ola Marcos, eu não utilizo o Character Controller, fiz meu propio codigo de animação e ja tenho barra de vida funcionando com colliders de dano, mas gostaria de inserir o dano por queda, você pode auxiliar, obrigado.
vitorpruss- Iniciante
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Show de bola, porém teria como fazer este tutorial em terceira pessoa o personagem.
vitorpruss- Iniciante
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Consegui resolver, tinha pulado a parte que ele mostra uma parte do código PlayerController sem querer.
Última edição por SuperGamer em Dom Out 07, 2018 11:08 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Resolvido)
SuperGamer- Avançado
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Ola Marcos eu não entendo muito de C# e eu queria saber qual e o script só pra dano de queda
? o dano de queda e pra uma faze do meu projeto bem rápida.
? o dano de queda e pra uma faze do meu projeto bem rápida.
Pablo Conti- Iniciante
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Áreas de atuação : HardWare,PhotoShop
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Pablo Conti escreveu:Ola Marcos eu não entendo muito de C# e eu queria saber qual e o script só pra dano de queda
? o dano de queda e pra uma faze do meu projeto bem rápida.
Você está querendo um código separado só para o dano da queda?
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
MarcosSchultz escreveu:iagoangelo25@gmail.com escreveu:
Veja o print ai mano, to quebrando e tentando descobrir desde das 9 da manha
Definitivamente não estou entendendo o problema... o valor que você colocar na variavel "VidaInicial" será passado para a varável estática "VIDA"
Oi Iago, eu vi que você colocou o void Update dentro do Void Start. No caso o Start é aquele que inicia tudo que será preciso para execução do código em loops. O que é executo em loops é o void update. Por isso está dando erro. Eu acho.
fabricadegame- Membro
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
A explicação é muito boa e muito clara, eu vejo que existe uma certa dúvida de como é a estrutura de programação, lógica, e tudo mais que envolve a programação de jogos. Por exemplo tem dúvidas bem básicas de como fazer o quê.
Eu nem conheço o fórum tanto assim, mas pela qualidade desses dois dias de acesso eu tenho certeza que tem um básico ou alguma coisa sobre introdução. Quem for novato com a Unity evite pegar coisas mais complexas, vai pro B + A = BA mesmo isso vai ajudar muito nos casos complexos.
De resto muito obrigado por compartilhar.
Eu nem conheço o fórum tanto assim, mas pela qualidade desses dois dias de acesso eu tenho certeza que tem um básico ou alguma coisa sobre introdução. Quem for novato com a Unity evite pegar coisas mais complexas, vai pro B + A = BA mesmo isso vai ajudar muito nos casos complexos.
De resto muito obrigado por compartilhar.
fabricadegame- Membro
- PONTOS : 2216
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Eu estou com uma dúvida onde eu encontro o FPS Controller.
fabricadegame- Membro
- PONTOS : 2216
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Achei aqui, é só baixar o Standard Assets Controller, na Unity, aí vai ter isso dentro de um pacote que tem um monte de coisa, aí é só importar o que precisa.fabricadegame escreveu:Eu estou com uma dúvida onde eu encontro o FPS Controller.
Foi mal. rsrs
fabricadegame- Membro
- PONTOS : 2216
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
MarcosSchultz escreveu:IIII ae pessoal, criei este sistema ultra compledo de:
Tutorial Unity 5
Sistema de fome
Sistema de sede
Barra de estamina - stamina
Barra de vida - life bar
Dano por queda
Vídeo mostrando como faze-lo
Olá, estou usando outro Fps controller ao invés do standart assets, ai logo que coloquei o script no player, já deu erro nessas paradas, alguém pode me ajudar me dizendo o que fazer? não tenho noção ainda de como funciona tudo isso. Agradeço desde já a ajuda!
SamonBR- Iniciante
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Idade : 25
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
SamonBR escreveu:Olá, estou usando outro Fps controller ao invés do standart assets, ai logo que coloquei o script no player, já deu erro nessas paradas, alguém pode me ajudar me dizendo o que fazer? não tenho noção ainda de como funciona tudo isso. Agradeço desde já a ajuda!
Link da imagem no Imgur, pois a que coloquei antes não está aparecendo
SamonBR- Iniciante
- PONTOS : 1866
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