[TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
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[TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
IIII ae pessoal, criei este sistema ultra compledo de:
Tutorial Unity 5
Sistema de fome
Sistema de sede
Barra de estamina - stamina
Barra de vida - life bar
Dano por queda
Vídeo mostrando como faze-lo
ASSISTAM O VÍDEO PARA EVITAR ERROS
Scripts do tutorial:
Tutorial Unity 5
Sistema de fome
Sistema de sede
Barra de estamina - stamina
Barra de vida - life bar
Dano por queda
Vídeo mostrando como faze-lo
ASSISTAM O VÍDEO PARA EVITAR ERROS
Scripts do tutorial:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson;
public class Controle : MonoBehaviour {
private CharacterController controlador;
private GameObject Jogador;
private float UltimaPosicaoEmY,DistanciaDeQueda;
[Range(1,15)]
public float AlturaQueda = 4,DanoPorMetro = 5 ;
public Image BarraVida, BarraEstamina, BarraFome, BarraSede;
[Range(20,500)]
public float VidaCheia = 100, EstaminaCheia = 100, FomeCheia = 100, SedeCheia = 100,velocidadeEstamina = 250;
[HideInInspector]
public float VidaAtual, EstaminaAtual, FomeAtual, SedeAtual;
private bool semEstamina = false;
private float cronometroFome,cronometroSede,velocidadeCaminhando,velocidadeCorrendo;
void Start (){
controlador = GetComponent <CharacterController> ();
VidaAtual = VidaCheia;
EstaminaAtual = EstaminaCheia;
FomeAtual = FomeCheia;
SedeAtual = SedeCheia;
Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
velocidadeCaminhando = Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_WalkSpeed;
velocidadeCorrendo = Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_RunSpeed;
}
void Update (){
SistemaDeQueda ();
SistemaDeVida ();
SistemaDeEstamina ();
SistemaDeFome ();
SistemaDeSede ();
AplicarBarras ();
}
void SistemaDeQueda(){
if (UltimaPosicaoEmY > Jogador.transform.position.y && controlador.velocity.y < 0) {
DistanciaDeQueda += UltimaPosicaoEmY-Jogador.transform.position.y;
}
UltimaPosicaoEmY = Jogador.transform.position.y;
if (DistanciaDeQueda >= AlturaQueda && controlador.isGrounded) {
VidaAtual = VidaAtual - DanoPorMetro*DistanciaDeQueda;
DistanciaDeQueda = 0;
UltimaPosicaoEmY = 0;
}
if (DistanciaDeQueda < AlturaQueda && controlador.isGrounded) {
DistanciaDeQueda = 0;
UltimaPosicaoEmY = 0;
}
}
void SistemaDeFome(){
FomeAtual -= Time.deltaTime;
if (FomeAtual >= FomeCheia) {
FomeAtual = FomeCheia;
}
if (FomeAtual <= 0) {
FomeAtual = 0;
cronometroFome += Time.deltaTime;
if (cronometroFome >= 3) {
VidaAtual -= (VidaCheia * 0.005f);
EstaminaAtual -= (EstaminaCheia * 0.1f);
cronometroFome = 0;
}
} else {
cronometroFome = 0;
}
}
void SistemaDeSede(){
SedeAtual -= Time.deltaTime;
if (SedeAtual >= SedeCheia) {
SedeAtual = SedeCheia;
}
if (SedeAtual <= 0) {
SedeAtual = 0;
cronometroSede += Time.deltaTime;
if (cronometroSede >= 3) {
EstaminaAtual -= (EstaminaCheia * 0.1f);
cronometroSede = 0;
}
} else {
cronometroSede = 0;
}
}
void SistemaDeEstamina(){
float multEuler = ((1/EstaminaCheia) * EstaminaAtual)*((1/FomeCheia) * FomeAtual);
if (EstaminaAtual >= EstaminaCheia) {
EstaminaAtual = EstaminaCheia;
} else {
EstaminaAtual += Time.deltaTime*(velocidadeEstamina/40)*Mathf.Pow(2.718f,multEuler);
}
if (EstaminaAtual <= 0) {
EstaminaAtual = 0;
Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_RunSpeed = velocidadeCaminhando;
semEstamina = true;
}
if (semEstamina == true && EstaminaAtual >= (EstaminaCheia * 0.15f)) {
Jogador.GetComponent<FirstPersonController> ().m_RunSpeed = velocidadeCorrendo;
semEstamina = false;
}
if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift) && semEstamina == false) {
EstaminaAtual -= Time.deltaTime*(velocidadeEstamina/15)*Mathf.Pow(2.718f,multEuler);
}
}
void SistemaDeVida(){
if (VidaAtual >= VidaCheia) {
VidaAtual = VidaCheia;
} else if (VidaAtual <= 0) {
VidaAtual = 0;
Morreu ();
}
}
void AplicarBarras(){
BarraVida.fillAmount = ((1/VidaCheia) * VidaAtual);
BarraEstamina.fillAmount = ((1/EstaminaCheia) * EstaminaAtual);
BarraFome.fillAmount = ((1/FomeCheia) * FomeAtual);
BarraSede.fillAmount = ((1/SedeCheia) * SedeAtual);
}
void Morreu (){
Debug.Log("Morreu por falta de comida");
}
}
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Coletaveis : MonoBehaviour{
public enum TIPO{
Comida,
Bebida,
Vida,
Energia
}
public TIPO TipoDoItem;
[Range(1,500)]
public float QuantoRepor = 50;
private GameObject Jogador;
void Start (){
Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
}
void OnTriggerStay(Collider other){
if (Input.GetKeyDown ("e") && other.gameObject == Jogador.gameObject) {
switch (TipoDoItem) {
case TIPO.Comida:
Jogador.GetComponent<Controle> ().FomeAtual += QuantoRepor;
Destroy (gameObject);
break;
case TIPO.Bebida:
Jogador.GetComponent<Controle> ().SedeAtual += QuantoRepor;
Destroy (gameObject);
break;
case TIPO.Vida:
Jogador.GetComponent<Controle> ().VidaAtual += QuantoRepor;
Destroy (gameObject);
break;
case TIPO.Energia:
Jogador.GetComponent<Controle> ().EstaminaAtual += QuantoRepor;
Destroy (gameObject);
break;
}
}
}
}
Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:16 pm, editado 1 vez(es)
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Muito Bom
Thalles Br- Iniciante
- PONTOS : 3352
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
O que é o switch o break e o case ? vi no site da unity mas n entendi muita coisa !
GustavoMaster- Avançado
- PONTOS : 3772
REPUTAÇÃO : 14
Idade : 21
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
GustavoMaster escreveu:O que é o switch o break e o case ? vi no site da unity mas n entendi muita coisa !
Talvez isto ajude :D
https://www.schultzgames.com/t742-tutorial-entenda-como-funciona-enum-switch-break-case-no-c#3938
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
VLW :D
GustavoMaster- Avançado
- PONTOS : 3772
REPUTAÇÃO : 14
Idade : 21
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Marcos, urgente, eu estou fazendo um projeto oficial mas por acidente eu deletei os materiais e as texturas dos meus prefabs e agora esta tudo rosa, como eu faço para voltar ou arrumar???
Urgente!!!!!
Urgente!!!!!
Marssa- Membro
- PONTOS : 3356
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Mano, eu fiz um comando no scripts de vida para nao aparecer a vida na tela, mas no caso tenho um problema, eu nao consigo alterar para 100 de vida nao aparece me da um help por favor *-*
iagoangelo25@gmail.com- Iniciante
- PONTOS : 3286
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 30
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Marssa escreveu:Marcos, urgente, eu estou fazendo um projeto oficial mas por acidente eu deletei os materiais e as texturas dos meus prefabs e agora esta tudo rosa, como eu faço para voltar ou arrumar???
Urgente!!!!!
Não misture dúvidas que não tem nada a ver com o tópico...
Crie um tópico específico para a dúvida relatando o problema passo a passo
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
iagoangelo25@gmail.com escreveu:Mano, eu fiz um comando no scripts de vida para nao aparecer a vida na tela, mas no caso tenho um problema, eu nao consigo alterar para 100 de vida nao aparece me da um help por favor *-*
Cara, explica melhor o que você fez, postando o que você alterou no script e prints
Scripts
Marcos, me da um help mano ! fiz um comando para por no scripts, copiando uns dos seus tutoriais ! só que quando termino de fazer o comando, nao aparece o 100 de vida para definir 100 ou 50 de vida
iagoangelo25@gmail.com- Iniciante
- PONTOS : 3286
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 30
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Como eu ja disse, poste o script e prints... não tem como saber o que você fez só com isso de informaçãoiagoangelo25@gmail.com escreveu:Marcos, me da um help mano ! fiz um comando para por no scripts, copiando uns dos seus tutoriais ! só que quando termino de fazer o comando, nao aparece o 100 de vida para definir 100 ou 50 de vida
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Veja o print ai mano, to quebrando e tentando descobrir desde das 9 da manha
iagoangelo25@gmail.com- Iniciante
- PONTOS : 3286
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 30
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
iagoangelo25@gmail.com escreveu:
Veja o print ai mano, to quebrando e tentando descobrir desde das 9 da manha
Definitivamente não estou entendendo o problema... o valor que você colocar na variavel "VidaInicial" será passado para a varável estática "VIDA"
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Assim, era para aparecer esse comando " Vida Inicial 100 " só que no meu caso essa opção nao aparece no Player ( script )
iagoangelo25@gmail.com- Iniciante
- PONTOS : 3286
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 30
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
iagoangelo25@gmail.com escreveu:
Assim, era para aparecer esse comando " Vida Inicial 100 " só que no meu caso essa opção nao aparece no Player ( script )
Pode não estar aparecendo por que o script está com erros ou o nome dele está diferente do nome da classe... ai não vai compilar as variáveis
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
E como resolvo esse problema mano ? tenho que arrumar isso ate amanha meio dia por favor me ajuda !!! tem algum tutorial explicando isso corrigindo !! ??
iagoangelo25@gmail.com- Iniciante
- PONTOS : 3286
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 30
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
iagoangelo25@gmail.com escreveu:E como resolvo esse problema mano ? tenho que arrumar isso ate amanha meio dia por favor me ajuda !!! tem algum tutorial explicando isso corrigindo !! ??
Crie um tópico exclusivo para dúvidas que não tenham a ver com o assunto do tópico. O tópico deve ser criado na área "Dúvidas em geral".
Poste o seu script e prints da sua cena para uma melhor resolução do problema
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Cara, eu keria saber como colocar essa barra de vida sendo que ela so caia ou diminua quando o inimigo atacar tem como?
lenon lima- Iniciante
- PONTOS : 3082
REPUTAÇÃO : 0
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
lenon lima escreveu:Cara, eu keria saber como colocar essa barra de vida sendo que ela so caia ou diminua quando o inimigo atacar tem como?
Quer implementar ela em um sistema de inimigo que você já tem ou quer apenas tirar a parte da fome/sede, etc?
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Cara, eu tenho o Script do inimigo ,kero implementar ela ao player e quando o inimigo atacar seja essa bara diminua na tela a cada ataque,MarcosSchultz escreveu:lenon lima escreveu:Cara, eu keria saber como colocar essa barra de vida sendo que ela so caia ou diminua quando o inimigo atacar tem como?
Quer implementar ela em um sistema de inimigo que você já tem ou quer apenas tirar a parte da fome/sede, etc?
lenon lima- Iniciante
- PONTOS : 3082
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Crie um tópico separado com a sua dúvida, postando o seu script do inimigo e postando o link deste tópico, para saber-mos que tem relação com estes scripts aqui :Dlenon lima escreveu:Cara, eu tenho o Script do inimigo ,kero implementar ela ao player e quando o inimigo atacar seja essa bara diminua na tela a cada ataque,MarcosSchultz escreveu:lenon lima escreveu:Cara, eu keria saber como colocar essa barra de vida sendo que ela so caia ou diminua quando o inimigo atacar tem como?
Quer implementar ela em um sistema de inimigo que você já tem ou quer apenas tirar a parte da fome/sede, etc?
e poste a sua dúvida no tópico.
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
COMO EU POSSO FAZER EM TIPO DE % TIPO VIDA : 100% SEDE 9%
aluno virtual- Membro
- PONTOS : 3230
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
vc tem que pegar algo que exiba texto e iguala a variável que guarda o valor da vida
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5727
REPUTAÇÃO : 744
Idade : 26
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
TIPO COMO ?
aluno virtual- Membro
- PONTOS : 3230
REPUTAÇÃO : 1
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
- Código:
public Text labelLife;
public int life;
void Update()
{
lableLife.text = life.ToString();
}
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5727
REPUTAÇÃO : 744
Idade : 26
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
EU APENAS ADICIONO OU SUBSTITUO ALGUMA LINHA MUITO OBRIGado
aluno virtual- Membro
- PONTOS : 3230
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
você adiciona no seu script a variável do tipo Text e iguala com sua variável da vida
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5727
REPUTAÇÃO : 744
Idade : 26
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
Ajuda Ae
unity.standardassets.characters.firstperson.firstpersoncontroller.m_walkspeed is inassecible
unity.standardassets.characters.firstperson.firstpersoncontroller.m_runspeed is inassecible
unity.standardassets.characters.firstperson.firstpersoncontroller.m_runspeed is inassecible
jubileu01- Iniciante
- PONTOS : 3049
REPUTAÇÃO : 0
Idade : 22
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
jubileu01 escreveu: unity.standardassets.characters.firstperson.firstpersoncontroller.m_walkspeed is inassecible
unity.standardassets.characters.firstperson.firstpersoncontroller.m_runspeed is inassecible
Nuss, ta até destacado no tutorial em vermelho "VEJAM O VÍDEO PARA EVITAR ERROS", e foi isto que você não fez...
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Estou com alguns erros, o personagem não coleta os consumíveis e outro referente ao andar/correr, agradeço se puder ajudar." />
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityStandardAssets.Characters.ThirdPerson;
public class Controle : MonoBehaviour
{
private CharacterController controlador;
private GameObject Jogador;
private float UltimaPosicaoEmY, DistanciaDeQueda;
[Range(1, 15)]
public float AlturaQueda = 4, DanoPorMetro = 5;
public Image BarraVida, BarraEstamina, BarraFome, BarraSede;
[Range(20, 500)]
public float VidaCheia = 100, EstaminaCheia = 100, FomeCheia = 100, SedeCheia = 100, velocidadeEstamina = 250;
[HideInInspector]
public float VidaAtual, EstaminaAtual, FomeAtual, SedeAtual;
private bool semEstamina = false;
private float cronometroFome, cronometroSede, velocidadeCaminhando, velocidadeCorrendo;
void Start()
{
controlador = GetComponent<CharacterController>();
VidaAtual = VidaCheia;
EstaminaAtual = EstaminaCheia;
FomeAtual = FomeCheia;
SedeAtual = SedeCheia;
Jogador = GameObject.FindWithTag("Player");
//velocidadeCaminhando = Jogador.GetComponent<ThirdPersonController>().walkSpeed;
//velocidadeCorrendo = Jogador.GetComponent<ThirdPersonController>().runSpeed;
velocidadeCaminhando = GetComponent<ThirdPersonController>().walkSpeed;
velocidadeCorrendo = GetComponent<ThirdPersonController>().runSpeed;
}
void Update()
{
SistemaDeQueda();
SistemaDeVida();
SistemaDeEstamina();
SistemaDeFome();
SistemaDeSede();
AplicarBarras();
}
void SistemaDeQueda()
{
if (UltimaPosicaoEmY > Jogador.transform.position.y && controlador.velocity.y < 0)
{
DistanciaDeQueda += UltimaPosicaoEmY - Jogador.transform.position.y;
}
UltimaPosicaoEmY = Jogador.transform.position.y;
if (DistanciaDeQueda >= AlturaQueda && controlador.isGrounded)
{
VidaAtual = VidaAtual - DanoPorMetro * DistanciaDeQueda;
DistanciaDeQueda = 0;
UltimaPosicaoEmY = 0;
}
if (DistanciaDeQueda < AlturaQueda && controlador.isGrounded)
{
DistanciaDeQueda = 0;
UltimaPosicaoEmY = 0;
}
}
void SistemaDeFome()
{
FomeAtual -= Time.deltaTime;
if (FomeAtual >= FomeCheia)
{
FomeAtual = FomeCheia;
}
if (FomeAtual <= 0)
{
FomeAtual = 0;
cronometroFome += Time.deltaTime;
if (cronometroFome >= 3)
{
VidaAtual -= (VidaCheia * 0.005f);
EstaminaAtual -= (EstaminaCheia * 0.1f);
cronometroFome = 0;
}
}
else
{
cronometroFome = 0;
}
}
void SistemaDeSede()
{
SedeAtual -= Time.deltaTime;
if (SedeAtual >= SedeCheia)
{
SedeAtual = SedeCheia;
}
if (SedeAtual <= 0)
{
SedeAtual = 0;
cronometroSede += Time.deltaTime;
if (cronometroSede >= 3)
{
EstaminaAtual -= (EstaminaCheia * 0.1f);
cronometroSede = 0;
}
}
else
{
cronometroSede = 0;
}
}
void SistemaDeEstamina()
{
float multEuler = ((1 / EstaminaCheia) * EstaminaAtual) * ((1 / FomeCheia) * FomeAtual);
if (EstaminaAtual >= EstaminaCheia)
{
EstaminaAtual = EstaminaCheia;
}
else
{
EstaminaAtual += Time.deltaTime * (velocidadeEstamina / 40) * Mathf.Pow(2.718f, multEuler);
}
if (EstaminaAtual <= 0)
{
EstaminaAtual = 0;
Jogador.GetComponent<ThirdPersonController>().runSpeed = velocidadeCaminhando;
semEstamina = true;
}
if (semEstamina == true && EstaminaAtual >= (EstaminaCheia * 0.15f))
{
Jogador.GetComponent<ThirdPersonController>().runSpeed = velocidadeCorrendo;
semEstamina = false;
}
if (Input.GetKey(KeyCode.LeftShift) && semEstamina == false)
{
EstaminaAtual -= Time.deltaTime * (velocidadeEstamina / 15) * Mathf.Pow(2.718f, multEuler);
}
}
void SistemaDeVida()
{
if (VidaAtual >= VidaCheia)
{
VidaAtual = VidaCheia;
}
else if (VidaAtual <= 0)
{
VidaAtual = 0;
Morreu();
}
}
void AplicarBarras()
{
BarraVida.fillAmount = ((1 / VidaCheia) * VidaAtual);
BarraEstamina.fillAmount = ((1 / EstaminaCheia) * EstaminaAtual);
BarraFome.fillAmount = ((1 / FomeCheia) * FomeAtual);
BarraSede.fillAmount = ((1 / SedeCheia) * SedeAtual);
}
void Morreu()
{
Debug.Log("Você Morreu!");
}
}
/*if (UltimaPosicaoEmY > Player.transform.position.y && controlador.velocity.y < 0)
{
DistanciaDeQueda += UltimaPosicaoEmY - Player.transform.position.y;
}
UltimaPosicaoEmY = Player.transform.position.y;
if (DistanciaDeQueda >= AlturaQueda && controlador.isGrounded)
{
VidaAtual = VidaAtual - DanoPorMetro * DistanciaDeQueda;
DistanciaDeQueda = 0;
UltimaPosicaoEmY = 0;
}
if (DistanciaDeQueda < AlturaQueda && controlador.isGrounded)
{
DistanciaDeQueda = 0;
UltimaPosicaoEmY = 0;
}
if (LastPositionY > Jogador.transform.position.y && controlador.velocity.y < 0)
{
DistanceFall += LastPositionY - Jogador.transform.position.y;
}
LastPositionY = Jogador.transform.position.y;
if (DistanceFall >= DistanceFallMax && controlador.isGrounded)
{
VidaAtual = VidaAtual - MeterDamage * DistanceFall;
//Controle.VidaAtual = Controle.VidaAtual - MeterDamage * DistanceFall;
//ZerarVariaveis();
}
if (DistanceFall < DistanceFallMax && controlador.isGrounded)
{
// ZerarVariaveis();
}
}*/
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Coletaveis : MonoBehaviour
{
public enum TIPO
{
Comida,
Bebida,
Vida,
Energia
}
public TIPO TipoDoItem;
[Range(1, 500)]
public float QuantoRepor = 20;
private GameObject Jogador;
void Start()
{
Jogador = GameObject.FindWithTag("Player");
}
void OnTriggerStay(Collider other)
{
if (Input.GetKeyDown("e") && other.gameObject == Jogador.gameObject)
{
switch (TipoDoItem)
{
case TIPO.Comida:
Jogador.GetComponent<Controle>().FomeAtual += QuantoRepor;
Destroy(gameObject);
break;
case TIPO.Bebida:
Jogador.GetComponent<Controle>().SedeAtual += QuantoRepor;
Destroy(gameObject);
break;
case TIPO.Vida:
Jogador.GetComponent<Controle>().VidaAtual += QuantoRepor;
Destroy(gameObject);
break;
case TIPO.Energia:
Jogador.GetComponent<Controle>().EstaminaAtual += QuantoRepor;
Destroy(gameObject);
break;
}
}
}
}
sabrinab- Iniciante
- PONTOS : 3042
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Está dando algum erro? tem como upar a imagem no Imgur e postar uma print do erro aqui?
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Marcos estou com um problema, com o box collider do consumivel, tipo
Eu uso no cenario um terreno (3D Object > Terrain) e quando coloco um box collider no objeto sem marcar o Is Trigger, ele se mantem em cima do terreno
Porem quando eu marco "Is Trigger" ele passa pelo terreno e cai no "VOID" da unity, atravessa o terreno em si.. Tem alguma solução pra isso?
OBS: Está atravessando também objetos 3D comom Cube e Plane
E o problema é o Rigdbody, Porem preciso dele pra usar a função de Gravidade, pois como é uma fruta o meu consumivel, tenho o script que faz com ela caia do prefab arvore, e pra cair precisa da Use Gravity do rigidbody
Eu uso no cenario um terreno (3D Object > Terrain) e quando coloco um box collider no objeto sem marcar o Is Trigger, ele se mantem em cima do terreno
Porem quando eu marco "Is Trigger" ele passa pelo terreno e cai no "VOID" da unity, atravessa o terreno em si.. Tem alguma solução pra isso?
OBS: Está atravessando também objetos 3D comom Cube e Plane
E o problema é o Rigdbody, Porem preciso dele pra usar a função de Gravidade, pois como é uma fruta o meu consumivel, tenho o script que faz com ela caia do prefab arvore, e pra cair precisa da Use Gravity do rigidbody
WiredD- Avançado
- PONTOS : 3326
REPUTAÇÃO : 14
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
WiredD escreveu:Marcos estou com um problema, com o box collider do consumivel, tipo
Eu uso no cenario um terreno (3D Object > Terrain) e quando coloco um box collider no objeto sem marcar o Is Trigger, ele se mantem em cima do terreno
Porem quando eu marco "Is Trigger" ele passa pelo terreno e cai no "VOID" da unity, atravessa o terreno em si.. Tem alguma solução pra isso?
OBS: Está atravessando também objetos 3D comom Cube e Plane
E o problema é o Rigdbody, Porem preciso dele pra usar a função de Gravidade, pois como é uma fruta o meu consumivel, tenho o script que faz com ela caia do prefab arvore, e pra cair precisa da Use Gravity do rigidbody
Adicione 2 colisores no objeto. um pequeno (sphere collider) sem o "IsTrigger" marcado. Depois vá em AddComponent e adicione um BoxCollider bem grandão e marque a opção "IsTrigger". pronto
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Resolvido xD Thx
WiredD- Avançado
- PONTOS : 3326
REPUTAÇÃO : 14
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Obrigado Marcos, seus tutoriais estão me ajudando muito, olhando o código eu vi que vc não colocou perca de dano na sede, foi intencional?
Seria na linha 77.
Seria na linha 77.
- Código:
VidaAtual -= (VidaCheia * 0.005f);
dinodragom- Iniciante
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
dinodragom escreveu:Obrigado Marcos, seus tutoriais estão me ajudando muito, olhando o código eu vi que vc não colocou perca de dano na sede, foi intencional?
Seria na linha 77.
- Código:
VidaAtual -= (VidaCheia * 0.005f);
Sim, por que é algo que geralmente deveria acontecer, ou perca de estamina, mas isto da para alterar... e é por sinal, uma perda bem baixa.
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Deu um erro aqui error CS1061: Type `FirstPersonController' does not contain a definition for `m_WalkSpeed' and no extension method `m_WalkSpeed' of type `FirstPersonController' could be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)
Eduardoro39- Avançado
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Eduardoro39 escreveu:Deu um erro aqui error CS1061: Type `FirstPersonController' does not contain a definition for `m_WalkSpeed' and no extension method `m_WalkSpeed' of type `FirstPersonController' could be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)
É por que você não assistiu o vídeo -.- Precisa modificar scripts.
Além disso, o erro está se referindo ao FirstPerson em vez do FPSController da Unity 5, que é usado no vídeo.
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Ola Marcos eu estou tendo um problema quando tento adicionar o script ao meu personagem sabe oque devo fazer?
mglucas0123- Membro
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
verifique se o nome do arquivo tem o mesmo nome da classe
Weslley- Moderador
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Como Verifico ? Sou Novato Nessa AreaweslleyFx escreveu:verifique se o nome do arquivo tem o mesmo nome da classe
mglucas0123- Membro
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
O nome que você colocou tem que ser exatamente igual ao nome da classe ué
Primeiramente, assista o vídeo completo para evitar erros com a importação dos assets...
Agora, para verificar o nome do script, basta ver se o nome que você colocou no script na hora de criá-lo é TOTALMENTE IGUAL ao nome da classe que tem no script... Por exemplo, perto do início do script tem um trecho assim:
Ali está a classe, e o nome dela é "Controle". Então, o nome que você tem que ter colocado no seu script na hora de criá-lo tem que ser exatamente este, diferenciando minúsculas de maiúsculas.
Primeiramente, assista o vídeo completo para evitar erros com a importação dos assets...
Agora, para verificar o nome do script, basta ver se o nome que você colocou no script na hora de criá-lo é TOTALMENTE IGUAL ao nome da classe que tem no script... Por exemplo, perto do início do script tem um trecho assim:
- Código:
public class Controle : MonoBehaviour {
Ali está a classe, e o nome dela é "Controle". Então, o nome que você tem que ter colocado no seu script na hora de criá-lo tem que ser exatamente este, diferenciando minúsculas de maiúsculas.
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Cara Muito Obrigado.MarcosSchultz escreveu:O nome que você colocou tem que ser exatamente igual ao nome da classe ué
Primeiramente, assista o vídeo completo para evitar erros com a importação dos assets...
Agora, para verificar o nome do script, basta ver se o nome que você colocou no script na hora de criá-lo é TOTALMENTE IGUAL ao nome da classe que tem no script... Por exemplo, perto do início do script tem um trecho assim:
- Código:
public class Controle : MonoBehaviour {
Ali está a classe, e o nome dela é "Controle". Então, o nome que você tem que ter colocado no seu script na hora de criá-lo tem que ser exatamente este, diferenciando minúsculas de maiúsculas.
mglucas0123- Membro
- PONTOS : 2958
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
como posso fazer para a vida e a estamina se regenerarem sozinha? sem ter que usar os coletáveis
PrimeStudio- Membro
- PONTOS : 3232
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
PrimeStudio escreveu:como posso fazer para a vida e a estamina se regenerarem sozinha? sem ter que usar os coletáveis
Tente adicionar isto na void Update do script principal:
- Código:
EstaminaAtual += Time.deltaTime * 0.2f;
VidaAtual += Time.deltaTime * 0.2f;
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Marcos, muito bom mesmo!! Já pensei no meu próximo game, me baseando nessa seu sistema! Abraço
Hardencio- Avançado
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Alguem faz pro RigidBodyFirstPersonController to presizando
garden- Iniciante
- PONTOS : 2805
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
MARCOS POR FAVOR ME AJUDA QUERIA DEIXA a barra de vida,Estamina etc COMO A BARRA DE VIDA QUE VC FEZ QUE TEM DUAS TEXTURAS MUITO OBG
xNIIELx- Iniciante
- PONTOS : 2756
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Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Está falando daquele tutorial que é feito com GUI?
Re: [TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Eu não entendo muito de programação, então, será que você (Marcos Schultz) pode separar apenas o dano de queda e a Stamina num Script pra mim?
Posso esperar até que faça isso por mim!
Por favor, estou precisando muito!
Posso esperar até que faça isso por mim!
Por favor, estou precisando muito!
zOverLexYT- Iniciante
- PONTOS : 2689
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