[Duvida] Bug Null relacionado à texto.
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[Duvida] Bug Null relacionado à texto.
É galera, não tá facil kkk. Um texto está sendo apontado como vazio, não sei o que fazer kk.
imagem do erro:
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
public class MoveToDeck : MonoBehaviour {
//Variaveis//
public GameObject bot1, bot2;
public bool botActv1 = false;
ItemDataBase data;
public Text vagas1;
//Functions//
void Awake(){
vagas1.text = "vagas" + data.vagas.ToString ();//Linha que dá o "Erro";
bot2.SetActive (false);
}
public void MoveHand(){
if (data.vagas > 0) {
if (botActv1 == true) {
bot1.SetActive (false);
bot2.SetActive (true);
botActv1 = !botActv1;
data.vagas--;
}
} else {
Debug.LogError ("Você não tem vagas!");
}
}
public void MoveChest(){
if (botActv1 == false) {
bot1.SetActive (true);
bot2.SetActive (false);
}botActv1 = !botActv1;
data.vagas++;
}
}
imagem do erro:
- Spoiler:
- Spoiler:
Re: [Duvida] Bug Null relacionado à texto.
como a classe nao é estatica,tem q declarar ela tambem,
- Código:
data=new ItemDataBase();
Última edição por felipehobs1 em Qui Jan 25, 2018 8:43 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correcao)
Re: [Duvida] Bug Null relacionado à texto.
Tu não ta setando a classe "data" antes de chamar a função, ou seja, o banco de dados não está sendo carregado.
Obs: tu criou dois tópicos iguais, o outro foi apagado.
Obs: tu criou dois tópicos iguais, o outro foi apagado.
Re: [Duvida] Bug Null relacionado à texto.
Bom, fiz o que vocês disseram e deu certo. Porem as vagas não diminuem como deveriam, aliás não diminuem de nenhum jeito... e aparece a seguinte msg..(que tá mais pra aviso do que pra erro).
Re: [Duvida] Bug Null relacionado à texto.
É que você está criando uma classe do MonoBehaviour com o "new"... Crie a classe na mesma classe que o MoveToDeck que isso já resolve...
Re: [Duvida] Bug Null relacionado à texto.
Cara, sou bem leigo e não entendi bem o que fazer, pode me explicar mais precisamente kk. desculpa a demora, estava sem net.
Re: [Duvida] Bug Null relacionado à texto.
Tipo assim, cada script que cria, tu ve que tem o nome : MonoBehaviour, que é o script derivado da classe... No mesmo script, você pode declarar outras classes, mas fora do MonoBehaviour. Em teoria, elas são, mas é do scoupe daquele script que é derivado, ex:
Você nota que a classe MyEyes, é o script, por isso derivada do MonoBehaviour, se tentar instanciar e aplicar o "new" ele dará aquele warning, mas se ti tentar instanciar o MyNose que é um classe derivativa, esse problema se esvai.
- Código:
using UnityEngine;
public class MyNose{
public int m_noseId = 0;
}
public class MyEyes : MonoBehaviour{
void Start(){
Debug.Log("Hey, it is my eyes!!!");
}
}
Você nota que a classe MyEyes, é o script, por isso derivada do MonoBehaviour, se tentar instanciar e aplicar o "new" ele dará aquele warning, mas se ti tentar instanciar o MyNose que é um classe derivativa, esse problema se esvai.
Re: [Duvida] Bug Null relacionado à texto.
Ata, então em vez de criar outro script, eu crio uma classe no mesmo que tudo funciona? Preciso declarar igual anteriormente? muito obrigado pela disposição de ensinar.
Re: [Duvida] Bug Null relacionado à texto.
Bom, eu fiz essa tramoia aqui, não sei se está certo:
- Código:
using System.Collections.Generic;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine;
public class ItemData1{
public int totalVagas = 3;
}
public class MoveToDeck : MonoBehaviour {
//Variaveis//
public GameObject bot1, bot2;
public bool botActv1 = false;
ItemData1 data;
public Text vagas1;
//Functions//
void Awake(){
data = new ItemData1();
vagas1.text = "vagas" + data.totalVagas.ToString ();
bot2.SetActive (false);
}
public void MoveHand(){
if (data.totalVagas > 0) {
if (botActv1 == true) {
bot1.SetActive (false);
bot2.SetActive (true);
botActv1 = !botActv1;
data.totalVagas--;
}
} else {
Debug.LogError ("Você não tem vagas!");
}
}
public void MoveChest(){
if (botActv1 == false) {
bot1.SetActive (true);
bot2.SetActive (false);
}botActv1 = !botActv1;
data.totalVagas++;
}
}
Re: [Duvida] Bug Null relacionado à texto.
Beleza... Tu por acaso irá criar outras variáveis na classe ou deixará só esse int? Quais os métodos que estão chamando essas funções (MoveHand e MoveChest)? Essa variáveil botActv1 está desativado na declaração, você está ativando ela antes de chamar as funções? Pelo menos a para diminuir...
Nessa parte, diferente do MoveHand, o botActv1 vai ser desativado ou ativado, independente se for falso, pois está fora da declaração, não sei se era a intenção.
- Código:
public void MoveChest(){
if (botActv1 == false) {
bot1.SetActive (true);
bot2.SetActive (false);
}botActv1 = !botActv1;
data.totalVagas++;
}
Nessa parte, diferente do MoveHand, o botActv1 vai ser desativado ou ativado, independente se for falso, pois está fora da declaração, não sei se era a intenção.
Re: [Duvida] Bug Null relacionado à texto.
Agora que reparei esse erro, obrigado por avisar.. Quanto ao erro das vagas não serem subtraídas... ele persiste.. o que fazer? Sem isso o jogo não vai sair do papel...recagonlei escreveu:Beleza... Tu por acaso irá criar outras variáveis na classe ou deixará só esse int? Quais os métodos que estão chamando essas funções (MoveHand e MoveChest)? Essa variáveil botActv1 está desativado na declaração, você está ativando ela antes de chamar as funções? Pelo menos a para diminuir...
- Código:
public void MoveChest(){
if (botActv1 == false) {
bot1.SetActive (true);
bot2.SetActive (false);
}botActv1 = !botActv1;
data.totalVagas++;
}
Nessa parte, diferente do MoveHand, o botActv1 vai ser desativado ou ativado, independente se for falso, pois está fora da declaração, não sei se era a intenção.
Obrigado pela compreensão.
Re: [Duvida] Bug Null relacionado à texto.
Tu colocou um debug dentro da função para ver se ela está sendo chamada? Talvez o erro seja antes, pois aparentemente está ok...
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