Unity editor lento, mas game final não
+3
recagonlei
cristovoxdgm
AnderGames
7 participantes
Página 1 de 1
Unity editor lento, mas game final não
Olá a todos! td bem?
Estou fazendo um projeto q está ficando muito pesado no editor (cerca de 9 fps em runtime) porém quando eu faço a build dele, ela roda a 60fps. será q tem alguma forma de fazer com q os fps fiquem bons no editor? **Pq é meio chato ficar criando uma build só pra ver se um script funcionou corretamente.
Estou fazendo um projeto q está ficando muito pesado no editor (cerca de 9 fps em runtime) porém quando eu faço a build dele, ela roda a 60fps. será q tem alguma forma de fazer com q os fps fiquem bons no editor? **Pq é meio chato ficar criando uma build só pra ver se um script funcionou corretamente.
Re: Unity editor lento, mas game final não
Isso varia muito da configuração do seu computador , e da otimização do jogo, qual a configuração do seu pc ? tem placa de video ?
cristovoxdgm- Iniciante
- PONTOS : 2632
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras :
Meu pc:cristovoxdgm escreveu:Isso varia muito da configuração do seu computador , e da otimização do jogo, qual a configuração do seu pc ? tem placa de video ?
Processador: Intel core i3 3220
Placa de vid: GTX 750 1gb
Mem RAM: 16gb
Sistema operacional: Windows 10 pro
é um pc até que razoável pra utilizar a unity, ja experimentou diminuir a distância da renderização de objetos no terrain ?? isso me ajudava quando eu tinha um i3, ficava jogável no editor
cristovoxdgm- Iniciante
Respeito as regras :
O jogo ainda n tem cenário, apenas um terreno plano e um cubo, além do jogador e de uma IA, ambos funcionam normalmente se forem separadoscristovoxdgm escreveu:é um pc até que razoável pra utilizar a unity, ja experimentou diminuir a distância da renderização de objetos no terrain ?? isso me ajudava quando eu tinha um i3, ficava jogável no editor
As texturas que você está utilizando são em alta definição ? o jogador em sim o modelo 3d dele é simples ou é muito bem detalhado, não vou lembrar exatamente a palavra, tipo o teu personagem é cheio de polígonos ou simples low poly?
cristovoxdgm- Iniciante
Respeito as regras :
É normal no Editor acontecer isso, muitas serializações, cálculos dos componentes engine e tudo mais... Uma dica é: deixe na aba game a resolução Standalone (1024x768) e sempre teste em fullscreen(Maximize on play), aqui pelo menos sempre fica muito ruim quando em modo janela no editor e fazendo isso melhora 100%, pois apenas o game é renderizado e já ajuda no processamento.
são tudo low poly (tirando pelo casaco do jogador, mas acho q por ser a única coisa com mais polígonos não interfere muito):cristovoxdgm escreveu:As texturas que você está utilizando são em alta definição ? o jogador em sim o modelo 3d dele é simples ou é muito bem detalhado, não vou lembrar exatamente a palavra, tipo o teu personagem é cheio de polígonos ou simples low poly?
Ajudou um pouco, de 9fps foi pra 15, mas ainda é meio complicado de jogarrecagonlei escreveu:É normal no Editor acontecer isso, muitas serializações, cálculos dos componentes engine e tudo mais... Uma dica é: deixe na aba game a resolução Standalone (1024x768) e sempre teste em fullscreen(Maximize on play), aqui pelo menos sempre fica muito ruim quando em modo janela no editor e fazendo isso melhora 100%, pois apenas o game é renderizado e já ajuda no processamento.
Estranho, meu Notebook é bem Low, 2gb de RAM, placa de video Onborad 256mb, i5, 1.6GHz. e roda liso na Unity...
Veja no profiler, talvez seja algum tipo de otimização... Se puder, grave um vídeo do profiler ativo quando tiver bem baixo, talvez seja algum code do Editor que esteja dando gargalo, já que no build fica normal... Tu desativou o Vsync também? Talvez não seja, mas já é algo para já se descartar caso não seja.
Eu verifiquei no profiler, e descobri o que está causando tantos problemas, mas infelizmente ainda n tenho uma solução:recagonlei escreveu:Veja no profiler, talvez seja algum tipo de otimização... Se puder, grave um vídeo do profiler ativo quando tiver bem baixo, talvez seja algum code do Editor que esteja dando gargalo, já que no build fica normal... Tu desativou o Vsync também? Talvez não seja, mas já é algo para já se descartar caso não seja.
Note o "EditorOverhead" é o que mais gasta na maioria do tempo, Pesquisei um pouco, e ele é responsável pela interface da Unity, e esse erro ficou mais evidente nas versões posteriores a Unity 2017.1.
Boom, identificamos o problema... Está usando qual versão do Unity? Vi que esse problema está afetando a muitos, talvez a ultima versão ou o patch resolva, ou ao menos amenize... Enquanto não há uma solução, o jeito é tentar testar quais versões estão mais estáveis até fixarem esse "bug" futuramente.
https://unity3d.com/unity/qa/patch-releases?version=2017.3
Bom eu estava na v 2017.3f, agora atualizei para a versão 2017.3.0.p3 disponível no path, mas não resolvelrecagonlei escreveu:Boom, identificamos o problema... Está usando qual versão do Unity? Vi que esse problema está afetando a muitos, talvez a ultima versão ou o patch resolva, ou ao menos amenize... Enquanto não há uma solução, o jeito é tentar testar quais versões estão mais estáveis até fixarem esse "bug" futuramente.
O jeito vai ser esperar uma próxima atualização e torcer pra que arrumem o erro
Aparentemente sim... Li por ai que a 2017.2 está melhor quanto a isso... Ou baixe a 2018, faça um back logicamente e veja como se comporta... Talvez esteja melhor nessas versões.
AnderGames escreveu:Eu verifiquei no profiler, e descobri o que está causando tantos problemas, mas infelizmente ainda n tenho uma solução:recagonlei escreveu:Veja no profiler, talvez seja algum tipo de otimização... Se puder, grave um vídeo do profiler ativo quando tiver bem baixo, talvez seja algum code do Editor que esteja dando gargalo, já que no build fica normal... Tu desativou o Vsync também? Talvez não seja, mas já é algo para já se descartar caso não seja.
Note o "EditorOverhead" é o que mais gasta na maioria do tempo, Pesquisei um pouco, e ele é responsável pela interface da Unity, e esse erro ficou mais evidente nas versões posteriores a Unity 2017.1.
Se der certo a atualização em fala o meu também esta assim bugando dentro da untiy mais a build rodando de boa!
Galera como analiso esta tela de profiler fiz algumas alterações no meu jogo, e do nada começou ficar lento e com fps baixo dentro da unity ta dando 2.1, a build roda melhor mais ainda sim esta lenta
como publico imagem aqui posso hospedar em qualquer lugar?
como publico imagem aqui posso hospedar em qualquer lugar?
Você pode tentar desativar o recurso de sombras da Direction Light, pois esse recurso pesa bastante.
rafaelllsd- ProgramadorMaster
- PONTOS : 5241
REPUTAÇÃO : 507
Áreas de atuação : Unity, Audacity, Blender, Gimp, C#, JS, MySQL.
Respeito as regras :
Não é isto ja desativei ele pra tentar melhorar alguma coisa, na verdade jogo quase nao recebe iluminação grande parte esta na texturarafaelllsd escreveu:Você pode tentar desativar o recurso de sombras da Direction Light, pois esse recurso pesa bastante.