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Change Material

4 participantes

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DÚVIDA Change Material

Mensagem por michelly Qua Dez 13, 2017 5:02 pm

Boa Tarde.

Sei que a troca de cor de objeto é fácil, queria sabe se é possível mudar a cor de um determinado shader/material
Por exemplo tenho "Cordapele,olhos,cabelos,etc, é possível algum comando apenas atingir a cor da pele"?



Acabei de fazer um script, mais ele pega todo player
Código:
       public void MudarCor (Material mat)
        {
            for (int x = 0; x < parts.Length; x++)
            {
                print("New Material");
            }
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DÚVIDA Re: Change Material

Mensagem por Phph09 Qua Dez 13, 2017 7:32 pm

Poste o seu script completo;
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DÚVIDA Re: Change Material

Mensagem por michelly Qua Dez 13, 2017 8:19 pm

esse já é o script completo rsrs
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DÚVIDA Re: Change Material

Mensagem por recagonlei Qua Dez 13, 2017 11:47 pm

Isso varia de acordo com o material da mesh... Se o modelo quando modelado, for criado as texturas separadas(olhos, boca, pele e geralmente as roupas ou armaduras), você consegue trocar as cores dos materiais de acordo, mas se for um material para a mesh só, fica complicado... No caso, tu teria que separar os materials para trocar independente, ao contrário, ele trocaria como se fosse um Albebo Map, que trocaria a cor por inteiro. Mas caso esse não seja o caso e esteja separado, você no caso já sabe como trocar a cor? Tu queria detectar qual material seria? O mais fácil seria pegar pelo nome dele, você vê qual é o nome do da pele, e você compara com a variável "name" do material... Veja se assim funciona!
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DÚVIDA Re: Change Material

Mensagem por michelly Qui Dez 14, 2017 1:07 am

Os materiais são separados
eles estão com essas características
Image Ilustrativa

Esse script acima que fiz, mesmo os material sendo separados ele colorir td
teria algum jeito de apenas colorir a pele sem atingir as demais?
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DÚVIDA Re: Change Material

Mensagem por recagonlei Qui Dez 14, 2017 12:24 pm

Faça como eu disse, compare com o nome e depois de um break, ex:

Código:
public void MudarCor (Material mat) {
   for (int x = 0; x < parts.Length; x++)  {
          if(parts[x].name == "cordoobjeto"){        
          print("New Material");
          break;
          }
  }        
}


Última edição por recagonlei em Qui Dez 14, 2017 5:21 pm, editado 3 vez(es)
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DÚVIDA Re: Change Material

Mensagem por michelly Qui Dez 14, 2017 5:15 pm

fiz como dito Adicionei Tbm, mas não funcionou
Código:
parts[x].GetComponent<MeshRenderer>().material = mat;
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DÚVIDA Re: Change Material

Mensagem por recagonlei Qui Dez 14, 2017 5:22 pm

Você fez a verificação do nome do material para mudar apenas ele? Essa linha apenas muda o material.
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DÚVIDA Re: Change Material

Mensagem por michelly Qui Dez 14, 2017 5:39 pm

Uhum fiz a verificação
a linha que fiz era que faltava pra a cor ir no material, mais mesmo assim nao funcionou
é só eu tirar a variável q vc fez que funciona. O msm está assim se estiver errado me corrija


Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
//////////////////////////////////////////////////
/////////////////////////////////////////////////
public class Player : MonoBehaviour {
   public GameObject[] parts;
   public void MudarCor (Material mat) {
      for (int x = 0; x < parts.Length; x++)  {
         if(parts[x].name == "cordoobjeto"){
         parts[x].GetComponent<MeshRenderer>().material = mat;
         print("New Material");
         break;
         }
      }
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DÚVIDA Re: Change Material

Mensagem por MarceloYBP Qui Dez 14, 2017 5:51 pm

cara eu sei change material mas em JS
Código:
#pragma strict
var Mat : Material;

function Start () {
   
}

function Update (){
 GetComponent.<MeshRenderer>().material = Mat;
}
Mas pode se o mesh ser SkinnedMeshRenderer so e trocar de   
GetComponent.<MeshRenderer>().material
para
GetComponent.<SkinnedMeshRenderer>().material
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DÚVIDA Re: Change Material

Mensagem por recagonlei Qui Dez 14, 2017 5:54 pm

michelly escreveu:Uhum fiz a verificação
a linha que fiz era que faltava pra a cor ir no material, mais mesmo assim nao funcionou
é só eu tirar a variável q vc fez que funciona. O msm está assim se estiver errado me corrija


Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
//////////////////////////////////////////////////
/////////////////////////////////////////////////
public class Player : MonoBehaviour {
 public GameObject[] parts;
 public void MudarCor (Material mat) {
 for (int x = 0; x < parts.Length; x++)  {
 if(parts[x].name == "cordoobjeto"){
 parts[x].GetComponent<MeshRenderer>().material = mat;
 print("New Material");
 break;
 }
 }

O erro é está fazendo a verificação por partes... A mesh é uma só, correta? Pelo menos de acordo com a foto... Pegue os materials da mesh e faça a verificação, em vez de pegar pelas partes... E faça um Debug.Log() com o nome dos materiais e veja se está pegando os materiais corretos para a troca de cor:

Código:
parts[x].GetComponent<MeshRenderer>().materials

Faça um For nos materials das partes ou na Mesh por inteira e o Debug, para conseguir ver o que possa estar errado.
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DÚVIDA Re: Change Material

Mensagem por michelly Qui Dez 14, 2017 6:40 pm

Já esta ficando chato isso.

o debug fica parado não aparece nada, só quando eu retiro essa variável, juntamente com o break
Código:
if(parts[x].name == "cordoobjeto"){
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DÚVIDA Re: Change Material

Mensagem por MarceloYBP Qui Dez 14, 2017 6:57 pm

cara faz o que eu disse la em cima que da certo sem erro nenhum
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DÚVIDA Re: Change Material

Mensagem por michelly Qui Dez 14, 2017 6:59 pm

Marcelo. Leia a minha dúvida acima que vc vai entender
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DÚVIDA Re: Change Material

Mensagem por recagonlei Qui Dez 14, 2017 7:03 pm

Você tentar dar uma resumida... Na imagem que tu upou, essa aqui:
Change Material I5MA9wZ

Todos esses materiais, estão em uma mesma Mesh, não é mesmo? Os 4 materials, estão juntos em uma só Mesh e cada um é responsável pela cor e outras propriedades cada tipo de parte dessa Mesh, correto?

No código, a variável parts, são quais Meshs? Você associou mais de uma, não? Pois o correto, seria você associar apenas essa Mesh onde estão esses 4 materiais, e fazer a verificação pela variável que eu disse, materials do Renderer(que no caso é o Renderer da Mesh). Com ela, você conseguirá acesso a esses 4 materiais e dentro do For, detectar o nome deles e assim conseguir mudar o material distinto. Ex:

Código:
Renderer tempRend = tempObject.GetComponent<Renderer>();

for(int i = 0; i < tempRend.materials; i++){
   if(tempRend.materials[i].name == "objetName"){
       Debug.Log("Change color to that object");
   }
}

Observando, que a classe Renderer, retorna qualquer Render ativo no objeto, MeshRenderer, Skinned, ou qualquer outro. Caso queira ver se está acessando todos os materiais, tire o If de dentro do For e Debug o nome do material.


Última edição por recagonlei em Qui Dez 14, 2017 8:46 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Melhorando a explicação.)
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DÚVIDA Re: Change Material

Mensagem por MarceloYBP Qui Dez 14, 2017 7:17 pm

mas o que tu quer não e mudar de material?
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DÚVIDA Re: Change Material

Mensagem por recagonlei Qui Dez 14, 2017 7:19 pm

MarceloYBP escreveu:mas o que tu quer não e mudar de material?

"Sei que a troca de cor de objeto é fácil, queria sabe se é possível mudar a cor de um determinado shader/material"


No caso, ele quer mudar apenas a cor e não o material. E deseja mudar a cor de um material distinto em questão, para Meshs com mais de um material... 
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DÚVIDA Re: Change Material

Mensagem por michelly Qui Dez 14, 2017 7:22 pm

Pra teste como estou fazendo agora ,só estou usando apenas 1 mesh, juntamente com esses 4 materiais.

quando eu chegar em casa vejo isso ,porque  estou saindo do trabalho
agora você embaralhou meu cérebro rsrssrs Change Material Icon_scratch
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DÚVIDA Re: Change Material

Mensagem por michelly Sex Dez 15, 2017 9:03 pm

O Script ficou muito confuso pra mim ,ent não conseguir dessa jeito
mais porém eu tive que por o Material na Escala 0
assim a cor vai direto na pele, sem agredir os demais, o pior é q não da pra fazer com os outros ja que quero mudar a cor deles tbm
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