Como lançar um objeto para um local via touch?
2 participantes
Página 1 de 1
Como lançar um objeto para um local via touch?
Estou trabalhando em um jogo para android , e tenho um personagem , ele possui uma habilidade em que você clica na tela e ele lança um objeto para onde você clicou , logo após se esse objeto bater em algo o personagem é impussionado para este objeto.
É quase como uma teia do Homem-Aranha (para facilitar o entendimento kk).
Queria saber como faço para ele lançar o objeto para onde o player clicar na tela.
Ex : Eu tenho uma parede , e quando eu clico nela , o objeto é arremessado para onde eu cliquei.
Para fazer o personagem ir para o objeto posso deixar para depois , agora este de lançar o objeto não sei como fazer.
É quase como uma teia do Homem-Aranha (para facilitar o entendimento kk).
Queria saber como faço para ele lançar o objeto para onde o player clicar na tela.
Ex : Eu tenho uma parede , e quando eu clico nela , o objeto é arremessado para onde eu cliquei.
Para fazer o personagem ir para o objeto posso deixar para depois , agora este de lançar o objeto não sei como fazer.
lesgoy- Mestre
- PONTOS : 3489
REPUTAÇÃO : 49
Respeito as regras :
Re: Como lançar um objeto para um local via touch?
Para lançar, use o AddForce junto com o Rigibody:
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Rigidbody.AddForce.html
Para pegar a posição que você tocou:
https://answers.unity.com/questions/550250/touch-screen-pos-to-world-pos.html
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Rigidbody.AddForce.html
Para pegar a posição que você tocou:
https://answers.unity.com/questions/550250/touch-screen-pos-to-world-pos.html
- Código:
void Update ()
{
if(Input.touchCount > 0 && Input.GetTouch(0).phase == TouchPhase.Began)
{
// create ray from the camera and passing through the touch position:
Ray ray = Camera.main.ScreenPointToRay(Input.GetTouch(0).position);
// create a logical plane at this object's position
// and perpendicular to world Y:
Plane plane = new Plane(Vector3.up, transform.position);
float distance = 0; // this will return the distance from the camera
if (plane.Raycast(ray, out distance)){ // if plane hit...
Vector3 pos = ray.GetPoint(distance); // get the point
// pos has the position in the plane you've touched
}
}
}
Não entendi como faz para obter a posição que cliquei.
Coloquei o script mas nada aconteceu , achei que ele iria criar uma variavel transform e por a posição dentro mas nada aconteceu.
Vou explicar direito :
Quando eu clico em um lugar quero que o objeto vá para este lugar.
Acredito que se eu tivesse a posição que cliquei já seria o sulficiente, porque ai usaria um LookAt e moveria meu objeto para la.
Coloquei o script mas nada aconteceu , achei que ele iria criar uma variavel transform e por a posição dentro mas nada aconteceu.
Vou explicar direito :
Quando eu clico em um lugar quero que o objeto vá para este lugar.
Acredito que se eu tivesse a posição que cliquei já seria o sulficiente, porque ai usaria um LookAt e moveria meu objeto para la.
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Está tudo pronto , quando eu aperto L , ele lança o objeto , e se encostar em algo o personagem é arremessado para lá.
Só falta agr implementar esse sistema de touch , para em vez de eu apertar L para lançar eu clique no ponto que quero que o objeto vá.
Alguma ideia?
Só falta agr implementar esse sistema de touch , para em vez de eu apertar L para lançar eu clique no ponto que quero que o objeto vá.
Alguma ideia?
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
A posição é pega na variável "pos" onde está:
- Código:
Vector3 pos = ray.GetPoint(distance);
Mas eu criei uma váriavel publica para receber esse pos , e quando eu clico na tela todos os eixos continuam com 0
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Ah , outra coisa também , não tem como fazer um raycast ir sempre para a frente do objeto?
Porque eu coloco o Raycast para a frente (Physics.Raycast (transform.position , -Vector3.right,hit , 1))(frente do meu objeto).
E funciona normalmente , mas se eu rotaciono o objeto o raycast não sai mais da frente e sim de outros angulos.
O objeto que é lançado deve parar de andar se colidir com algo.
Para fazer isso fiz ele lançar o raycast e se ele detectar o objeto para.
Para corrigir esse erro , tive que lançar 4 raycasts ,1 para cada lado do objeto ,mas desta forma se ele passa ao lado de um objeto , ele também para e era para ele parar somente se colidisse com algo na frente dele.
Tentei usar a função OnCollisionEnter , mas não funcionou.
Mesmo que eu ponhasse boxCollider ,rigidbody , também não adiantou, nem por tag foi.
Talvez porque o objeto estava se movendo muito rapido.
Mas voltando ao assunto , não tem como lançar um Raycast sempre para a frente do objeto independente de sua rotação?
Obs : Ainda preciso saber como faz para saber onde o player clicou na tela kk
Porque eu coloco o Raycast para a frente (Physics.Raycast (transform.position , -Vector3.right,hit , 1))(frente do meu objeto).
E funciona normalmente , mas se eu rotaciono o objeto o raycast não sai mais da frente e sim de outros angulos.
O objeto que é lançado deve parar de andar se colidir com algo.
Para fazer isso fiz ele lançar o raycast e se ele detectar o objeto para.
Para corrigir esse erro , tive que lançar 4 raycasts ,1 para cada lado do objeto ,mas desta forma se ele passa ao lado de um objeto , ele também para e era para ele parar somente se colidisse com algo na frente dele.
Tentei usar a função OnCollisionEnter , mas não funcionou.
Mesmo que eu ponhasse boxCollider ,rigidbody , também não adiantou, nem por tag foi.
Talvez porque o objeto estava se movendo muito rapido.
Mas voltando ao assunto , não tem como lançar um Raycast sempre para a frente do objeto independente de sua rotação?
Obs : Ainda preciso saber como faz para saber onde o player clicou na tela kk
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Puts, duro que estou sem sdk e modulo android, não consigo testar o touchInput aqui dai... Faça um debug no raycast e veja se está sendo chamado corretamente no plane...
Em questão do eixo da frente do personagem, seu erro é estar passando o eixo global direito, no raycast, ou seja, ele sempre vai ser jogado para o lado direito globalmente(já que o eixo global não é rotacionado. Para isso use o transform.forward, que é o eixo azul(frente) do objeto de acordo com sua rotação....
Em questão do eixo da frente do personagem, seu erro é estar passando o eixo global direito, no raycast, ou seja, ele sempre vai ser jogado para o lado direito globalmente(já que o eixo global não é rotacionado. Para isso use o transform.forward, que é o eixo azul(frente) do objeto de acordo com sua rotação....
- Código:
Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out hit, Mathf.Infinty);
Não sei muito sobre isso de debug , geralmente quando quero ver o raio eu uso DrawCast ou algo assim , agr para ver o do código eu não sei como faz.
Também eu olhei o código e não consegui entender nada , não sei onde vai o script não oque esta acontecendo.
Vi que quando toca ele cria um plano , mas pra que um plano ?
Tirei a semana para fazer perguntas aqui ;-; kkk
Também eu olhei o código e não consegui entender nada , não sei onde vai o script não oque esta acontecendo.
Vi que quando toca ele cria um plano , mas pra que um plano ?
Tirei a semana para fazer perguntas aqui ;-; kkk
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Nenhuma ideia de como realizar isto?
(De maneira resumida eu tenho um objeto e quero que quando eu clicar na tela este objeto vá para a posição que ele clicou).
Atualmente o código esta quase pronto , o objeto vai para o lugar e se achar um colisor o personagem é lançado para lá.
Só que o objeto esta linkado ao personagem e quando eu aperto a tecla "l" , o objeto é lançado.
Só queria que ao invés de eu apertar a tecla "l" eu clicasse na tela e o objeto fosse para esta posição.
Ou se eu clicasse na tela e obtvesse esta posição no mundo 3d.
(De maneira resumida eu tenho um objeto e quero que quando eu clicar na tela este objeto vá para a posição que ele clicou).
Atualmente o código esta quase pronto , o objeto vai para o lugar e se achar um colisor o personagem é lançado para lá.
Só que o objeto esta linkado ao personagem e quando eu aperto a tecla "l" , o objeto é lançado.
Só queria que ao invés de eu apertar a tecla "l" eu clicasse na tela e o objeto fosse para esta posição.
Ou se eu clicasse na tela e obtvesse esta posição no mundo 3d.
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
A, desculpe não ter respondido... O Debug que eu estava dizendo, é a classe Debug, onde existe o método Log, coloque no método e veja se está sendo atualizado o valor pos printando no console, caso não printe é porque o raycast não está acontecendo... E como eu disse, não consigo debugar aqui pois não desenvolvo mais para android e estou sem sdk e api, exemplo:
- Código:
Vector3 pos = ray.GetPoint(distance);
Debug.Log(string.Format("I am touching on position {0} from world", pos));
Isso funciona com o toque do mouse?Pelo menos para testar, Ou tenque compilar para o android?
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
A intenção é que funcione no editor, o debug funciona no editor, a não ser que ative o development build e faça o Debug.LogAssertion(), que esse além do console do editor ele printa no console da build, quando compilado(não sei se esse build também funciona da mesma maneira no android).
Touch count não está funcionando no editor , e o Debug.Log também nem da as caras.
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Tentei procurar sobre touch Count e GetTouch na unity mas n achei nada lá no site deles.Só alguns scripts mas nada detalhado
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Pelo pouco que vi, esse método funciona apenas no android... Você conseguirá também para standalone, mas só quando criar o build, ou seja, o único método para debug pelo que vejo, seria via Unity Remote, que seria testar o build no seu aparelho linkado ao unity ou apenas dando build, infelizmente... Mas creio que o mais fácil seria que quando estivesse no editor você usaria funções standalone(mouse, botões) e via unity symbols, definir os parâmetros diferentes para outra plataforma(no caso android) quando for compilar!
https://docs.unity3d.com/560/Documentation/Manual/UnityRemote5.html
https://docs.unity3d.com/560/Documentation/Manual/UnityRemote5.html
Mas mesmo assim , só para testar troquei o input.GetTouch por GetKeyDown para poder ver se estava funcionando e não estava.
Na parte de criar o raio pela camera
Ele diz o seguinte : Index out of bounds .
Na parte de criar o raio pela camera
- Código:
Ray ray = camera.ScreenPointToRay(Input.GetTouch(0).position);
Ele diz o seguinte : Index out of bounds .
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
O problema, é que você está pegando o GetTouch com o index 0, que é inexistente, por não funcionar no editor, lembra, a lista sempre é nula, por isso deu o erro... Para isso tu teria que usar o Input.mousePosition para pegar a posição do mouse!
Hmmm, agora obtive algum resultado kkk .
Bom , já é tarde , vou fazer mais alguns testes e depois converto os button's para touch's .
Acredito que dara certo , mais tarde volto para mostrar resultados.
Obrigado!
Bom , já é tarde , vou fazer mais alguns testes e depois converto os button's para touch's .
Acredito que dara certo , mais tarde volto para mostrar resultados.
Obrigado!
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Ok , o script parece funcionar corretamente agora.
Mas ele não está pegando a posição em y.
A posição em Y é sempre a do objeto em que ele está "alocado".
Desta forma se eu clico para ele ir um pouco mais alto , ele não vai, ele vai sim na direção que eu cliquei só que na mesma posição y dele.
Ex : Se o meu personagem está com o y de 3 , e eu clico para ir para um lugar mais alto ou mais baixo que ele , por exemplo y de 7.
Ele vai para esto local só que mais para baixo , (y = 3).
E agora?
Mas ele não está pegando a posição em y.
A posição em Y é sempre a do objeto em que ele está "alocado".
Desta forma se eu clico para ele ir um pouco mais alto , ele não vai, ele vai sim na direção que eu cliquei só que na mesma posição y dele.
Ex : Se o meu personagem está com o y de 3 , e eu clico para ir para um lugar mais alto ou mais baixo que ele , por exemplo y de 7.
Ele vai para esto local só que mais para baixo , (y = 3).
E agora?
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Deixa quieto , achei um jeito de fazer isso.
Aqui esta o código final para a obter a posição do clique na tela no mundo 3d :
Valeu recagonlei!
Aqui esta o código final para a obter a posição do clique na tela no mundo 3d :
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class PoderLennC : MonoBehaviour {
public Camera camera;
public Ray ray;
public GameObject Alvo;
public RaycastHit hitInfo;
public Vector3 PosicaoDoClick;
// Use this for initialization
void Start () {
}
// Update is called once per frame
void Update()
{
if (Input.GetMouseButton(0)){
ray = camera.ScreenPointToRay(Input.mousePosition);
if (Physics.Raycast( ray, out hitInfo ))
{
PosicaoDoClick = hitInfo.point;
}
}
Alvo.transform.position = PosicaoDoClick;
}
}
Valeu recagonlei!
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
A posição do click fica armazenada na variável hitInfo.point ,no caso acima criei um GameObject para armazenar este valor.
Assim é só eu fazer meu objeto seguir este alvo .
Assim é só eu fazer meu objeto seguir este alvo .
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Parabéns velho, fico feliz por ter conseguido por conta!