[RESOLVIDO] Dúvida sobre animações Blender & Unity.
2 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Dúvida sobre animações Blender & Unity.
Eu modelei um personagem simples para ir aprendo a usar o Blender e os controles de animação da Unity. Eu tenho um personagem e quero que ele use 3 armas diferentes(armas diferentes, animações diferentes). Essas armas são modelos separados do personagem(com arquivos de animações diferentes, porém "sincronizados") ou só ficam "escondidas" enquanto outra animação está acontecendo?
Para tentar explicar melhor vou usar Dark Souls como exemplo. Quando o jogador está jogando com X espada, as habilidades do personagem são relativas a X espada. Ele não vai fazer animações idênticas da espada X enquanto estiver usando o machado Y. O que acontece com a espada enquanto ele está com o machado? É um modelo separado com animações próprias que é ativado e desativado? Ou é um modelo sem animação com algum tipo de IK que o faz seguir os movimentos da mão do personagem animado?
Obrigado pela ajuda.
Para tentar explicar melhor vou usar Dark Souls como exemplo. Quando o jogador está jogando com X espada, as habilidades do personagem são relativas a X espada. Ele não vai fazer animações idênticas da espada X enquanto estiver usando o machado Y. O que acontece com a espada enquanto ele está com o machado? É um modelo separado com animações próprias que é ativado e desativado? Ou é um modelo sem animação com algum tipo de IK que o faz seguir os movimentos da mão do personagem animado?
Obrigado pela ajuda.
Última edição por dstaroski em Seg Dez 04, 2017 5:03 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Resolvido)
Marmota- Iniciante
- PONTOS : 2759
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras :
Re: [RESOLVIDO] Dúvida sobre animações Blender & Unity.
Geralmente as armas são todas instanciadas(ou não) e ativadas e desativadas de acordo... Na questão das animações é bem simples, modelos humanoids ou generics, tem os seus Avatares quando importados e existe um recurso chamado AvatarMask na Unity que junto com o Avatar do modelo, pode ser lincado a uma certa layer do animator, para que ative apenas alguma parte do corpo na animação(apenas o(s) braço(s), ou pernas, cabeça, ou tronco também, a escolha é livre), para mesclar com outra, ex:
Você tem a layer de movimentação do personagem, onde ele fica em idle, run e outras animações e outra layer apenas para ataque. Na segunda layer, terá um avatar mask configurado para que apenas os braços sejam movimentado com a animação e no modo blending desejado de acordo com a necessidade... Por isso que caso mude de arma e mude a animação na layer, o resto das movimentações na outra layer ficam normal(o resto do corpo em idle ou run)...
https://docs.unity3d.com/Manual/class-AvatarMask.html
Você tem a layer de movimentação do personagem, onde ele fica em idle, run e outras animações e outra layer apenas para ataque. Na segunda layer, terá um avatar mask configurado para que apenas os braços sejam movimentado com a animação e no modo blending desejado de acordo com a necessidade... Por isso que caso mude de arma e mude a animação na layer, o resto das movimentações na outra layer ficam normal(o resto do corpo em idle ou run)...
https://docs.unity3d.com/Manual/class-AvatarMask.html
Hmm, então no meu caso vou precisar animar 3 modelos diferentes(3 armas) e controlar qual dessas animações eu quero usando o que você acabou de explicar? Na minha cabeça, o modelo do jogador e da espada são objetos/esqueletos/meshes diferentes e eu teria que animar a espada para ficar na mão do jogador enquanto acontecia as animações dele, saca? Falo isso porque vi um vídeo onde o cara simplesmente colocou uma espada como filho do osso da mão do esqueleto, então a espada meio que seguia a animação de acordo com a mão. Como era um vídeo acelerado não entendi se era apenas um modelo ou modelo animado, entendeu a minha confusão? kkkkk
Marmota- Iniciante
Respeito as regras :
Depende da forma de criação, mas geralmente não são esqueletos diferentes... Mas é basicamente isso mesmo que tu disse, se você parenteia algo, seu filho vai seguir sua movimentação, já que sei pai está sendo movimentado, ou seja, as animações de mão, caso coloque algo como filho dela, obviamente irá movimentar, não precisa animar a espada, pois não existe lógica sendo que esse conceito é basicamente bem simples, apenas tu ajustar a posição e rotação certinha de acordo com a mão... O que precisará é animar 3 modelos de animação dos braços, apenas isso... Você pode tanto animar o personagem inteiro, como apenas os braços, que como tu queres usar o AvatarMask, não importa, já que tu setará apenas o(s) braço(s) para serem movimentados de forma adicional.
Hahaha agora eu entendi, obrigado pelo esclarecimento :D
Marmota- Iniciante
Respeito as regras :