[RESOLVIDO] Inimigo caminha infinitamente para a direita
2 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Inimigo caminha infinitamente para a direita
Olá pessoal da SchultzGames!
Pessoal, estou com um problema e gostaria da ajuda de vocês.
Estou criando, juntamente com alguns colegas de classe, um projeto de jogo para encerrar o semestre e eu fiquei como responsável pela programação.
Escrevi um script para que os inimigos terrestres (são dois tipos de inimigos, um voador e um terrestre e foi dado apenas CTRL + C e CTRL + V em ambos e espalhando-os pela cena) fiquem em uma área específica andando e se caso colidisse com o player, provoca um dano - estilo Super Mario.
O problema é especificamente fazer com que o inimigo caminhe. Quando escrevi e testei o script, o inimigo ficou caminhando para trás (direita) de forma infinita, ignorando os Box Colliders que foram colocados na plataforma para limitar a área.
Esse é o script que escrevi:
O jogo está sendo construído em 2D estilo plataforma.
Agradeço por qualquer sugestão que todos possam me dar.
Estou criando, juntamente com alguns colegas de classe, um projeto de jogo para encerrar o semestre e eu fiquei como responsável pela programação.
Escrevi um script para que os inimigos terrestres (são dois tipos de inimigos, um voador e um terrestre e foi dado apenas CTRL + C e CTRL + V em ambos e espalhando-os pela cena) fiquem em uma área específica andando e se caso colidisse com o player, provoca um dano - estilo Super Mario.
O problema é especificamente fazer com que o inimigo caminhe. Quando escrevi e testei o script, o inimigo ficou caminhando para trás (direita) de forma infinita, ignorando os Box Colliders que foram colocados na plataforma para limitar a área.
- Código:
public class Inimigo : MonoBehaviour {
private bool eLadoDireito;
[SerializeField]
private float velocidade;
// Use this for initialization
void Start () {
eLadoDireito = true;
}
// Update is called once per frame
void Update () {
Mover();
}
private void OnTriggerEnter2D(Collider2D collision) {
if(collision.tag == "Limite")
{
MudarDirecao();
}
}
private void Mover() {
transform.Translate(PegarDirecao() * (velocidade * Time.deltaTime));
}
private Vector2 PegarDirecao() {
return eLadoDireito ? Vector2.right : Vector2.left;
}
private void MudarDirecao() {
eLadoDireito = !eLadoDireito;
this.transform.localScale = new Vector3(-transform.localScale.x, transform.localScale.y, transform.localScale.z);
}
}
Última edição por dstaroski em Ter Dez 05, 2017 10:37 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Resolvido)
LPDig25- Iniciante
- PONTOS : 2549
REPUTAÇÃO : 0
Áreas de atuação : Futuro Desenvolvedor de Jogos
Respeito as regras :
Re: [RESOLVIDO] Inimigo caminha infinitamente para a direita
Boa tarde cara! se eu não me engano, o Translate ignora colisões. Por isso creio que se deva fazer um esquema para quando chegar em tal lado da tela a direção dele se inverta, e vice-versa. Aqui tem um exemplo:LPDig25 escreveu:Olá pessoal da SchultzGames!
- Código:
public class Inimigo : MonoBehaviour {
private bool eLadoDireito;
[SerializeField]
private float velocidade;
// Use this for initialization
void Start () {
eLadoDireito = true;
}
// Update is called once per frame
void Update () {
Mover();
}
private void OnTriggerEnter2D(Collider2D collision) {
if(collision.tag == "Limite")
{
MudarDirecao();
}
}
private void Mover() {
transform.Translate(PegarDirecao() * (velocidade * Time.deltaTime));
}
private Vector2 PegarDirecao() {
return eLadoDireito ? Vector2.right : Vector2.left;
}
private void MudarDirecao() {
eLadoDireito = !eLadoDireito;
this.transform.localScale = new Vector3(-transform.localScale.x, transform.localScale.y, transform.localScale.z);
}
}
Abraço!
Obrigado pela ajuda dstaroski.
Eu segui o vídeo mas não deu certo, então eu fiz pequenas modificações no código que escrevi, coloquei um Rigidbody 2D nos inimigos e mudei o Body Type para Kinematic e funcionou.
Eu segui o vídeo mas não deu certo, então eu fiz pequenas modificações no código que escrevi, coloquei um Rigidbody 2D nos inimigos e mudei o Body Type para Kinematic e funcionou.
LPDig25- Iniciante
- PONTOS : 2549
REPUTAÇÃO : 0
Áreas de atuação : Futuro Desenvolvedor de Jogos
Respeito as regras :
blz cara! Abraço e sucesso!LPDig25 escreveu:Obrigado pela ajuda dstaroski.