Load de músicas e de cenas , como fazer?
4 participantes
Página 1 de 1
Load de músicas e de cenas , como fazer?
Minha versão do unity : Unity 5.3.5f1 (32-bit).
Primeira dúvida : Quando eu abro uma cena com sua respectiva música o carregamento é muito rápido. Mas quando eu vou de outra cena (ex : Do menu para a fase1 ) o load demora muito mais , e isso por causa da música.
Se eu deixo a cena sem a música vai normal , agr se eu deixo ativada o jogo da uma travada , e ai dps de carregada a música ele entra.
Tem algum formato específico de música? Estou usando mp3 .
Segunda dúvida : Estou feliz na fase 1 , e logo estarei na Fase 2 , tem alguma forma de ja ir carregando a fase 2 enquanto estou na fase 1 ? E quando terminasse o "pré-carregamento" ele fosse direto sem travar?
Tipo assim : Por exemplo , antes de ir para a fase 2 existe um dialogo , e durante esse dialogo queria que ja fosse carregando a cena.
(Ou igual aqueles jogos de FIFA kkk , que você fica brincando com a bola até que o load termine e vc de start para começar)
E ai?
Primeira dúvida : Quando eu abro uma cena com sua respectiva música o carregamento é muito rápido. Mas quando eu vou de outra cena (ex : Do menu para a fase1 ) o load demora muito mais , e isso por causa da música.
Se eu deixo a cena sem a música vai normal , agr se eu deixo ativada o jogo da uma travada , e ai dps de carregada a música ele entra.
Tem algum formato específico de música? Estou usando mp3 .
Segunda dúvida : Estou feliz na fase 1 , e logo estarei na Fase 2 , tem alguma forma de ja ir carregando a fase 2 enquanto estou na fase 1 ? E quando terminasse o "pré-carregamento" ele fosse direto sem travar?
Tipo assim : Por exemplo , antes de ir para a fase 2 existe um dialogo , e durante esse dialogo queria que ja fosse carregando a cena.
(Ou igual aqueles jogos de FIFA kkk , que você fica brincando com a bola até que o load termine e vc de start para começar)
E ai?
lesgoy- Mestre
- PONTOS : 3489
REPUTAÇÃO : 49
Respeito as regras :
Re: Load de músicas e de cenas , como fazer?
Leia sobre LoadSceneAsync:
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/SceneManagement.SceneManager.LoadSceneAsync.html
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/SceneManagement.SceneManager.LoadSceneAsync.html
Phph09- Profissional
- PONTOS : 3789
REPUTAÇÃO : 240
Respeito as regras :
E quanto as músicas , alguma ideia?
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Uso musicas em WAV (acho q eh assim q se escreve) tente usar assim tbm e veja o resultado
Phph09- Profissional
Respeito as regras :
Talvez seja o buffer da música, que bugue o carregamento... Tente ver se tenha como carregar o buffer antes, talvez seja isso... Talvez...
Marquei a opção "LoadinBackGroun" e parece que funcionou , agora vou tentar fazer esse Async que me passaram
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Mas ele esta indo para a cena direto , eu queria que ele carregasse e quando eu por exemplo apertasse um botão ele fosse.
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
já consegui resolver aqui vlw
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Relacionado ao carregamento está tudo ok.
Mas as músicas não .
Se eu não marco a opção LoadInBackGround , ele da uma travada monstra ao entrar na cena somente para carregar essa música e logo após carregar o jogo volta ao normal.
Eu sei que é a música porque quando desativo a música o jogo corre normal , sem travamentos.
E para não restar dúvidas resolvi deixar ela desativada e ativa-la ao apertar uma tecla .
Resultado : O jogo travou na hora que eu apertei na tecla para carregar o audio kk.
Mas e se eu marco a opção LoadInBackGround?
Ai o audio é carregado antes sem travar.
Mas o jogo fica sem som!A diferença é que em vez do jogo travar para carregar o audio , ele carrega o som em segundo plano ,após carregado ele executa.
Isso estraga totalmente o clima, você entra na fase e fica tudo sem som kkk Ai do nada você toma um susto porque o audio carrego e executou.
Resumindo , é claro que eu sei que o audio deve ser carregado em algum momento , mas porquê ele não está sendo carregado quando chamo o LoadAysncScene(ou algo assim ).
O audio só é carregado quando eu entro na cena.
Não sei mais oque fazer , alguma ideia?
OBS : É a mesma coisa com os formatos MP3 , WAV ou OGG. Todos travam quando são executados.
Mas as músicas não .
Se eu não marco a opção LoadInBackGround , ele da uma travada monstra ao entrar na cena somente para carregar essa música e logo após carregar o jogo volta ao normal.
Eu sei que é a música porque quando desativo a música o jogo corre normal , sem travamentos.
E para não restar dúvidas resolvi deixar ela desativada e ativa-la ao apertar uma tecla .
Resultado : O jogo travou na hora que eu apertei na tecla para carregar o audio kk.
Mas e se eu marco a opção LoadInBackGround?
Ai o audio é carregado antes sem travar.
Mas o jogo fica sem som!A diferença é que em vez do jogo travar para carregar o audio , ele carrega o som em segundo plano ,após carregado ele executa.
Isso estraga totalmente o clima, você entra na fase e fica tudo sem som kkk Ai do nada você toma um susto porque o audio carrego e executou.
Resumindo , é claro que eu sei que o audio deve ser carregado em algum momento , mas porquê ele não está sendo carregado quando chamo o LoadAysncScene(ou algo assim ).
O audio só é carregado quando eu entro na cena.
Não sei mais oque fazer , alguma ideia?
OBS : É a mesma coisa com os formatos MP3 , WAV ou OGG. Todos travam quando são executados.
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Alguém? :bounce:
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :
Como vc esta Fazendo, eu fiz um carregamento sem chamar outra cena apenas chamo um painel no canvas com o async e fica de boas a musica da cena que vai entrar.
Aqui eu fiz um exemplo que quando vc aperta a tecla E ele carrega a cena seguinte na mesma, so que ai vc faz um painel de carregamento com o canvas pra aparecer quando começar a carregar a cena logo apos aperta a tecla E;
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;
using UnityEngine.UI;
public class CarregarCena : MonoBehaviour {
private AsyncOperation async = null;
public GameObject painelCarregando;
void Update()
{
if(async == null)
return;
if(Input.GetKeyDown(KeyCode.E))
{
painelCarregando.SetActive(true);// Aqui vc coloca o painel do canvas
StartCoroutine(Carregando());
}
}
IEnumerator Carregando()
{
async = SceneManager.LoadSceneAsync("Fase1");
yield return async;
}
}
Aqui eu fiz um exemplo que quando vc aperta a tecla E ele carrega a cena seguinte na mesma, so que ai vc faz um painel de carregamento com o canvas pra aparecer quando começar a carregar a cena logo apos aperta a tecla E;
Zecandy- Mestre
- PONTOS : 3506
REPUTAÇÃO : 155
Respeito as regras :
Tente colocar o AudioSource com a musica na primeira cena, dar um DontDestroyOnLoad(this.gameObject); nesse objeto, e simplesmente da um play no momento certo;assim a musica vai estar carregada desde a primeira cena; apenas aguardando o comando de play;;::;;
Phph09- Profissional
Respeito as regras :
Zecandy , o problema das cenas já foi resolvido mas obrigado por tentar ajudar.
Phph09 , parece ser boa a ideia e funcionaria.Já tinha achado uma solução para este caso alterando as configurações do Audio , em vez de ele carregar no começo da cena , parece que com esta opção marcado (stream se não me engano) , ele carrega todos os audios do jogo.
No final foi a mesma coisa que você me passou , obrigado pela ajuda.
Essa questão de audio esta gerando muitos problemas kkk
Phph09 , parece ser boa a ideia e funcionaria.Já tinha achado uma solução para este caso alterando as configurações do Audio , em vez de ele carregar no começo da cena , parece que com esta opção marcado (stream se não me engano) , ele carrega todos os audios do jogo.
No final foi a mesma coisa que você me passou , obrigado pela ajuda.
Essa questão de audio esta gerando muitos problemas kkk
lesgoy- Mestre
Respeito as regras :