Fazer 4 Objetos receberem cada um uma Tag aleatoriamente
3 participantes
Página 1 de 1
Fazer 4 Objetos receberem cada um uma Tag aleatoriamente
Eu tenho 4 GameObjects que precisam receber cada um uma das 4 Tags referentes a eles, de forma que cada Tag fique em apenas 1 dos objetos, sem se repetir nos outros. É que quero fazer com que cada vez que o Jogo for aberto, os "inimigos" de cada cor se comportem de maneira diferente, tipo, o Azul vai para cima quando tiver a Tag "Cima", porem vai pra Esquerda se tiver a tag "Esquerda"... e assim com os inimigos "verde", "amarelo" e "vermelho" tambem.
Gazoles- Iniciante
- PONTOS : 2750
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: Fazer 4 Objetos receberem cada um uma Tag aleatoriamente
Gazoles escreveu:Eu tenho 4 GameObjects que precisam receber cada um uma das 4 Tags referentes a eles, de forma que cada Tag fique em apenas 1 dos objetos, sem se repetir nos outros. É que quero fazer com que cada vez que o Jogo for aberto, os "inimigos" de cada cor se comportem de maneira diferente, tipo, o Azul vai para cima quando tiver a Tag "Cima", porem vai pra Esquerda se tiver a tag "Esquerda"... e assim com os inimigos "verde", "amarelo" e "vermelho" tambem.
- Código:
List<string> lista = new List<string>();
for (int i = 0; i < 4; i++)
{
lista.Add("tag"+i);
}
gameObject.tag = lista[Random.Range(0, lista.Count-1)];
ou se preferir use um comando switch com random tambem serve
googolepton- Avançado
- PONTOS : 2791
REPUTAÇÃO : 38
Respeito as regras :
googolepton escreveu:Gazoles escreveu:Eu tenho 4 GameObjects que precisam receber cada um uma das 4 Tags referentes a eles, de forma que cada Tag fique em apenas 1 dos objetos, sem se repetir nos outros. É que quero fazer com que cada vez que o Jogo for aberto, os "inimigos" de cada cor se comportem de maneira diferente, tipo, o Azul vai para cima quando tiver a Tag "Cima", porem vai pra Esquerda se tiver a tag "Esquerda"... e assim com os inimigos "verde", "amarelo" e "vermelho" tambem.
- Código:
{
lista.Add("tag"+i);
}
Eu sou bem leigo em programação ainda... não consegui introduzir esse metodo no meu script... :/
Gazoles- Iniciante
Respeito as regras :
Tags nao sao usadas para esse tipo de coisa. Nao precisa de tags pra fazer isso. Apenas com a logica de programacao voce consegue definir as direcoes para que cada inimigo mova.
Exemplo:
Class Enemy
- Segura informacoes de direcao, cor, id, nome.
Class EnemyManager
- Segura os possiveis inimigos na cena, randomiza suas cores e posicoes e os spawna randomicamente.
Tenta pensar um pouco ai, faca algum codigo e poste novamente, ai te ajudamos com todo prazer!
Boa sorte, nao desista.
Obs: Caso nao consiga, passa mais detalhes que faco pra voce... (Mas apenas se nao conseguir realmente)
Exemplo:
Class Enemy
Class EnemyManager
- Segura os possiveis inimigos na cena, randomiza suas cores e posicoes e os spawna randomicamente.
Tenta pensar um pouco ai, faca algum codigo e poste novamente, ai te ajudamos com todo prazer!
Boa sorte, nao desista.
Obs: Caso nao consiga, passa mais detalhes que faco pra voce... (Mas apenas se nao conseguir realmente)
dimmuo escreveu:Tags nao sao usadas para esse tipo de coisa. Nao precisa de tags pra fazer isso. Apenas com a logica de programacao voce consegue definir as direcoes para que cada inimigo mova.
Exemplo:
Class Enemy
Class EnemyManager
Boa sorte, nao desista.
Vou tentar aqui dessa forma, mas vou te dar os detalhes aqui pra você ver se vai dar certo mesmo.
É que quero que cada vez que o jogo for carregado o comando pra destruir o inimigo de cada cor seja diferente.
Exemplo, se o Inimigo azul é destruido com o comando pra cima, mas na proxima vez que abrir o jogo o comando pode ser outro, e eu precisaria fazer com que no "tutorial" mostrasse o comando atual.
Ai pensei em fazer usando as Tags...
Tipo
Se a Tag for do Inimigo for "Cima", entao iria iria ser o Case 1, onde ia estar definido o comando do controle pra direção Cima e o SetActive com uma seta indicando pra cima no tutorial.
Gazoles- Iniciante
Respeito as regras :
coloque seus objetos na list objetos e as tags na lista tags, nao se esqueca que as tags deverao estar criadas na unityGazoles escreveu:googolepton escreveu:Gazoles escreveu:Eu tenho 4 GameObjects que precisam receber cada um uma das 4 Tags referentes a eles, de forma que cada Tag fique em apenas 1 dos objetos, sem se repetir nos outros. É que quero fazer com que cada vez que o Jogo for aberto, os "inimigos" de cada cor se comportem de maneira diferente, tipo, o Azul vai para cima quando tiver a Tag "Cima", porem vai pra Esquerda se tiver a tag "Esquerda"... e assim com os inimigos "verde", "amarelo" e "vermelho" tambem.
- Código:
{
lista.Add("tag"+i);
}
Eu sou bem leigo em programação ainda... não consegui introduzir esse metodo no meu script... :/
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class lista : MonoBehaviour {
public List<GameObject> objetos;
List<string> tags;
// Use this for initialization
void Start () {
tags = new List<string>();
tags.Add("direita");
tags.Add("esquerda");