Aplicar roupa no Rig do blender...
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Aplicar roupa no Rig do blender...
Bem, eu tenho meu personagem e o esqueleto dele, e eu criei uma camisa e uma calça(sem cloth simulate), só que eu não consigo coloca-los no meu personagem para que se movam juntos ao esqueleto e ao corpo, sem atravessar a mesh.
Alguém pode me ajudar?
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INKnight- Avançado
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Re: Aplicar roupa no Rig do blender...
Junte a malha da roupa ao corpo do personagem e recalcule a influência do esqueleto.Ghosthy escreveu:Bem, eu tenho meu personagem e o esqueleto dele, e eu criei uma camisa e uma calça(sem cloth simulate), só que eu não consigo coloca-los no meu personagem para que se movam juntos ao esqueleto e ao corpo, sem atravessar a mesh.
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depois selecione somente as partes da roupa e separe o objeto novamente(no modo de edição, selecione a camisa(mouse sobre+ tecla L) após a seleção, pressione P para separar a seleção.)
feito isso, tu terá novamente dois objetos, com a devida influência do esqueleto funcionando em ambos.
Fagner- Moderador
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Re: Aplicar roupa no Rig do blender...
Outra coisa, seu personagem tem malha sob a roupa, ela não será renderizada, mas será levada em conta pelo esqueleto... Então porque não deletar as partes que não aparecem? você pouparia espaço nas UVs, seria menos malha pra teu esqueleto deformar, e de quebra já elimina o problema da roupa fazendo interseção com o corpo...Ghosthy escreveu:Bem, eu tenho meu personagem e o esqueleto dele, e eu criei uma camisa e uma calça(sem cloth simulate), só que eu não consigo coloca-los no meu personagem para que se movam juntos ao esqueleto e ao corpo, sem atravessar a mesh.
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Fagner- Moderador
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Re: Aplicar roupa no Rig do blender...
Fagner escreveu:Junte a malha da roupa ao corpo do personagem e recalcule a influência do esqueleto.Ghosthy escreveu:Bem, eu tenho meu personagem e o esqueleto dele, e eu criei uma camisa e uma calça(sem cloth simulate), só que eu não consigo coloca-los no meu personagem para que se movam juntos ao esqueleto e ao corpo, sem atravessar a mesh.
Alguém pode me ajudar?
depois selecione somente as partes da roupa e separe o objeto novamente(no modo de edição, selecione a camisa(mouse sobre+ tecla L) após a seleção, pressione P para separar a seleção.)
feito isso, tu terá novamente dois objetos, com a devida influência do esqueleto funcionando em ambos.
Mesmo aplicando o esqueleto novamente, não funcionou muito bem
INKnight- Avançado
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Re: Aplicar roupa no Rig do blender...
Salva tua cena no Onedrive ou G.drive e me manda pra eu olhar aquiGhosthy escreveu:Fagner escreveu:Junte a malha da roupa ao corpo do personagem e recalcule a influência do esqueleto.Ghosthy escreveu:Bem, eu tenho meu personagem e o esqueleto dele, e eu criei uma camisa e uma calça(sem cloth simulate), só que eu não consigo coloca-los no meu personagem para que se movam juntos ao esqueleto e ao corpo, sem atravessar a mesh.
Alguém pode me ajudar?
depois selecione somente as partes da roupa e separe o objeto novamente(no modo de edição, selecione a camisa(mouse sobre+ tecla L) após a seleção, pressione P para separar a seleção.)
feito isso, tu terá novamente dois objetos, com a devida influência do esqueleto funcionando em ambos.
Mesmo aplicando o esqueleto novamente, não funcionou muito bem
Fagner- Moderador
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Re: Aplicar roupa no Rig do blender...
Ou manda aqui no meu email:
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Fagner- Moderador
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Re: Aplicar roupa no Rig do blender...
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INKnight- Avançado
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Re: Aplicar roupa no Rig do blender...
Vamos lá...
1 - Seu esqueleto tinha ossos fora da hierarquia, alguns duplicados (do pescoço pra cima).
2 - A camisa e a calça, tiveram seu interior/exterior modelado(O que nem sempre é ruim, mas você acaba tendo problemas pra por esqueleto, e também está gastando vértices com áreas que não serão vistas.)
3 - O corpo está OK, algumas vértices duplicadas(use sempre a tecla W, depois escolha remover duplicados), mas se tem uma roupa cobrindo, não há necessidade de modelar o que tem por baixo, a menos que o objetivo seja trocar de roupas por exemplo.
4 - As "juntas" do personagem precisam de mais malha, pra deformarem melhor, o joelho quando dobra se distorce completamente... o ideal é que a malha se deforme preservando o volume, como no exemplo a seguir:
5 - o cabelo está demasiadamente pesado, tinha umas 30 mil vértices :affraid: tome sempre cuidado com o Polycount, mantenha num nível razoável.
6 - Fiz essas correções que falei, exceto pela redução da quantidade de polígonos do cabelo. teu personagem tá muito bonito, só precisa fazer esses ajustes.
7 - Parabéns jovem, pelo motivo nº 6;
8 - Link de Download do teu personagem.
Espero que continue estudando modelagem, é sempre bom ter novos modeladores aqui no fórum Um bom dia pra ti!
1 - Seu esqueleto tinha ossos fora da hierarquia, alguns duplicados (do pescoço pra cima).
2 - A camisa e a calça, tiveram seu interior/exterior modelado(O que nem sempre é ruim, mas você acaba tendo problemas pra por esqueleto, e também está gastando vértices com áreas que não serão vistas.)
3 - O corpo está OK, algumas vértices duplicadas(use sempre a tecla W, depois escolha remover duplicados), mas se tem uma roupa cobrindo, não há necessidade de modelar o que tem por baixo, a menos que o objetivo seja trocar de roupas por exemplo.
4 - As "juntas" do personagem precisam de mais malha, pra deformarem melhor, o joelho quando dobra se distorce completamente... o ideal é que a malha se deforme preservando o volume, como no exemplo a seguir:
5 - o cabelo está demasiadamente pesado, tinha umas 30 mil vértices :affraid: tome sempre cuidado com o Polycount, mantenha num nível razoável.
6 - Fiz essas correções que falei, exceto pela redução da quantidade de polígonos do cabelo. teu personagem tá muito bonito, só precisa fazer esses ajustes.
7 - Parabéns jovem, pelo motivo nº 6;
8 - Link de Download do teu personagem.
Espero que continue estudando modelagem, é sempre bom ter novos modeladores aqui no fórum Um bom dia pra ti!
Última edição por Fagner em Seg Set 18, 2017 12:28 pm, editado 1 vez(es)
Fagner- Moderador
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Re: Aplicar roupa no Rig do blender...
Muito obrigado cara!
Tem alguma sugestão de como reduzir os polígonos? Tipo um subdivide inverso?
Tem alguma sugestão de como reduzir os polígonos? Tipo um subdivide inverso?
INKnight- Avançado
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Re: Aplicar roupa no Rig do blender...
Nesse caso, eu faria uma retopologia (pesquise sobre.. é bacana), fazendo a retopologia do modelo, tu pode extrair o mapa de Normais, onde os detalhes do modelo pesado, são passados pra o modelo mais leve. dando um efeito bem legal.Ghosthy escreveu:Muito obrigado cara!
Tem alguma sugestão de como reduzir os polígonos? Tipo um subdivide inverso?
Fagner- Moderador
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Re: Aplicar roupa no Rig do blender...
Cara, uma coisa que eu não consegui reproduzir foi a rig das roupas, eu vi no seu personagem que a roupa move perfeitamente com o corpo, eu tentei arrumar o Weight Paint, mas não funcionou.
Você pode me explicar detalhadamente quais os passos para normalizar o movimento da roupa com o corpo?
Você pode me explicar detalhadamente quais os passos para normalizar o movimento da roupa com o corpo?
INKnight- Avançado
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Re: Aplicar roupa no Rig do blender...
Não sei se percebeu, mas removi o interior das roupas, ele estava atrapalhando o rig, só com isso já se foi 90% do resultado, mas ainda tinha um detalhe, a manga da camisa não seguia certinho o braço, pois ela estava recebendo influência de outro osso, o do pescoço! Então o que fiz foi selecionar no modo de edição, as vértices que estavam recebendo esses valores errados, fui até vertex groups e removi a influência do osso do pescoço, na manga da camisa...assim funcionou direitinho, ela passou a receber influência apenas no osso do braçoGhosthy escreveu:Cara, uma coisa que eu não consegui reproduzir foi a rig das roupas, eu vi no seu personagem que a roupa move perfeitamente com o corpo, eu tentei arrumar o Weight Paint, mas não funcionou.
Você pode me explicar detalhadamente quais os passos para normalizar o movimento da roupa com o corpo?
Fagner- Moderador
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Re: Aplicar roupa no Rig do blender...
Caraca! Você é muito bom em modelagem!
Muito obrigado pela ajuda
Muito obrigado pela ajuda
INKnight- Avançado
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Re: Aplicar roupa no Rig do blender...
Vou deixar um modelo 3D pra ti, pra tentar fazer a retopologia, eu recomendo muito que tente, vai lhe auxiliar bastante em simplificar modelos para jogos. link na MP.
Fagner- Moderador
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