Modelar Cidade!
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joabr
Duarte
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Modelar Cidade!
Ola meus amigos, que estão sempre me ajudando, como todos sabem eu estou desenvolvendo o jogo de carro "Baixos Brasil", e estou mudando a cidade dele.
Ai eu queria uma ajuda sabe, eu modelo uma cidade? (Sketchup ou Blender)?, por que tem que ser uma cidade bonita e leve por que o jogo é para mobile!
Ou
Baixos modelos de casas ruas e monto tudo, eu acho que assim fica mais feio, mais acho que pesa mais!
Queria saber oque é melhor modelar ou montar, oque ficaria mais leve para mobile.
E queria ajuda de um modelador por que meu conhecimento em modelagem é quase 0 kk,
Aceito topicos e videos de tutorias para me ajuda a modelar se for a escolha melhor!
Se algum modelador quiser ajudar eu ficaria muito Grato msm! caso algum modelador se interessar entre em contato cmg, Porfavor estou precisando muito de uma City nova!
Ai eu queria uma ajuda sabe, eu modelo uma cidade? (Sketchup ou Blender)?, por que tem que ser uma cidade bonita e leve por que o jogo é para mobile!
Ou
Baixos modelos de casas ruas e monto tudo, eu acho que assim fica mais feio, mais acho que pesa mais!
Queria saber oque é melhor modelar ou montar, oque ficaria mais leve para mobile.
E queria ajuda de um modelador por que meu conhecimento em modelagem é quase 0 kk,
Aceito topicos e videos de tutorias para me ajuda a modelar se for a escolha melhor!
Se algum modelador quiser ajudar eu ficaria muito Grato msm! caso algum modelador se interessar entre em contato cmg, Porfavor estou precisando muito de uma City nova!
Duarte- Programador
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Re: Modelar Cidade!
# O adequado é montar um cenário de sua autoria.
# Existe algumas diferenças entre os aplicativos de modelagem, todavia a melhor opção GRATUITA é o BLENDER, eu usava ele, super recomendo! Totalmente gratuito, muito bem conceituado e você pode utilizar os objetos criados nele para uso comercial, tem nos termos de licença, eu sempre leio isso nos aplicativos!
# Com o blender você consegue modelar tudo que se modela em um aplicativo pago, as diferenças são as facilidades e ferramentas melhores que aplicativos pagos oferecem!
# De nada adianta ter um aplicativo bom, ora se não sabe usar os recursos, eu mesmo humildemente ainda estou aprendendo!
# Seu jogo ta foda p cacete! So nao joguei ainda pq uso windows Phone, sou fã da microsoft, mas irei pesquisar um emulador android p computador gratuito que seja permitido o uso sem ferir a lei autoral. Sucesso amigão! Vida longa e feliz!
# Existe algumas diferenças entre os aplicativos de modelagem, todavia a melhor opção GRATUITA é o BLENDER, eu usava ele, super recomendo! Totalmente gratuito, muito bem conceituado e você pode utilizar os objetos criados nele para uso comercial, tem nos termos de licença, eu sempre leio isso nos aplicativos!
# Com o blender você consegue modelar tudo que se modela em um aplicativo pago, as diferenças são as facilidades e ferramentas melhores que aplicativos pagos oferecem!
# De nada adianta ter um aplicativo bom, ora se não sabe usar os recursos, eu mesmo humildemente ainda estou aprendendo!
# Seu jogo ta foda p cacete! So nao joguei ainda pq uso windows Phone, sou fã da microsoft, mas irei pesquisar um emulador android p computador gratuito que seja permitido o uso sem ferir a lei autoral. Sucesso amigão! Vida longa e feliz!
joabr- Mestre
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Re: Modelar Cidade!
Irei fazer pesquisar sobre o blender entao, mais as modelagens dele pesa muito em mobile?joabr escreveu:# O adequado é montar um cenário de sua autoria.
# Existe algumas diferenças entre os aplicativos de modelagem, todavia a melhor opção GRATUITA é o BLENDER, eu usava ele, super recomendo! Totalmente gratuito, muito bem conceituado e você pode utilizar os objetos criados nele para uso comercial, tem nos termos de licença, eu sempre leio isso nos aplicativos!
# Com o blender você consegue modelar tudo que se modela em um aplicativo pago, as diferenças são as facilidades e ferramentas melhores que aplicativos pagos oferecem!
# De nada adianta ter um aplicativo bom, ora se não sabe usar os recursos, eu mesmo humildemente ainda estou aprendendo!
# Seu jogo ta foda p cacete! So nao joguei ainda pq uso windows Phone, sou fã da microsoft, mas irei pesquisar um emulador android p computador gratuito que seja permitido o uso sem ferir a lei autoral. Sucesso amigão! Vida longa e feliz!
Duarte- Programador
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Re: Modelar Cidade!
Também estou fazendo um jogo automotivo e estou bem na parte do cenário, e bem, não sou modelador, mas tenho modelado no blender por causa da facilidade com os arrays/curves. Tem ficado bem leve e tem rodado bem em um Galaxy Win velho de guerra:
PS: Sei que tá meio feio, mas com o shader certo e iluminação certa na Unity, até que tá ficando bonitinho.
PS: Sei que tá meio feio, mas com o shader certo e iluminação certa na Unity, até que tá ficando bonitinho.
Re: Modelar Cidade!
No Blender o peso de um modelo vai depender de você, desenvolva modelos com pouco polígono(low poly) ou com poucos detalhes e realismo, vai ficar leve!
Aqui no fórum um usuário postou excelentes dicas de otimizações para celulares: https://www.schultzgames.com/t4985-tutorial-43-otimas-dicas-de-otimizacao-para-jogos-mobile-android
Aqui no fórum um usuário postou excelentes dicas de otimizações para celulares: https://www.schultzgames.com/t4985-tutorial-43-otimas-dicas-de-otimizacao-para-jogos-mobile-android
joabr- Mestre
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Re: Modelar Cidade!
Olha aqui o cenário dele! Ta foda o gráfico! Parabéns! Putssartplayer escreveu:Também estou fazendo um jogo automotivo e estou bem na parte do cenário, e bem, não sou modelador, mas tenho modelado no blender por causa da facilidade com os arrays/curves. Tem ficado bem leve e tem rodado bem em um Galaxy Win velho de guerra:
PS: Sei que tá meio feio, mas com o shader certo e iluminação certa na Unity, até que tá ficando bonitinho.
joabr- Mestre
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Re: Modelar Cidade!
joabr escreveu:No Blender o peso de um modelo vai depender de você, desenvolva modelos com pouco polígono(low poly) ou com poucos detalhes e realismo, vai ficar leve!
Aqui no fórum um usuário postou excelentes dicas de otimizações para celulares: https://www.schultzgames.com/t4985-tutorial-43-otimas-dicas-de-otimizacao-para-jogos-mobile-android
Só acrescentando, além de poucas tris/polys, tente reduzir ao máximo o número da materiais utilizados. Influencia muito no desempenho mobile pela quantidade de calls. Até agora tenho dois materiais somente pro cenário todo (dá trabalho, mas vale a pena) .
Duarte- Programador
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Re: Modelar Cidade!
Ola amigos, desculpem pelo flod, mais eu achei o blender muito dificil de entender e estou meio atrasado com o cenario.
Porem o sketChup eu ja sei utilizar mais ou menos, qual é o problema do sketchup? ele pesa mais?
Porem o sketChup eu ja sei utilizar mais ou menos, qual é o problema do sketchup? ele pesa mais?
Duarte- Programador
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Desenvolvedor Android
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Re: Modelar Cidade!
Em meu ponto de vista, não existe um melhor que o outro, tanto no blender, scketchup ou qualquer outro pago ou não, você será capaz de criar qualquer modelo leve e bonito (basta dominar os recursos, tem vídeo aula aos montes na internet) a diferença entre aplicativos são as facilidades, modificadores, conectores (plugins) que cada um oferece, cada aplicativo tem suas especialidades, se você está habituado com o Scketchup, então vai firme nele amigão, se pesquisar na internet verá que ele é muito bem conceituado também! Deus abençoe!Duarte escreveu:Ola amigos, desculpem pelo flod, mais eu achei o blender muito dificil de entender e estou meio atrasado com o cenario.
Porem o sketChup eu ja sei utilizar mais ou menos, qual é o problema do sketchup? ele pesa mais?
joabr- Mestre
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Re: Modelar Cidade!
Eu aconselho, você montar as suas próprias casas.
Como todos já disseram 2 engines muito boas para modelar, é o SketchUp e o Blender.
Eu recomendo que você use o Blender que é gratuito assim como o SketchUp e vai ficar mais facil pra ti na modelagem.
Como todos já disseram 2 engines muito boas para modelar, é o SketchUp e o Blender.
Eu recomendo que você use o Blender que é gratuito assim como o SketchUp e vai ficar mais facil pra ti na modelagem.
EricKlaus- Iniciante
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Re: Modelar Cidade!
O problema do Sketchup são as UVs e os materiais, Blender você tem um maior controle de tudo envolvido no processo de produção de um modelo 3D.
Como o Artplayer disse, em mobile, a quantidade de materiais pode ser a diferença entre os 60 e os 5 fps, fazer atlas de texturas ajuda bastante também.
Como o Artplayer disse, em mobile, a quantidade de materiais pode ser a diferença entre os 60 e os 5 fps, fazer atlas de texturas ajuda bastante também.
Fagner- Moderador
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Re: Modelar Cidade!
Vou pesquisar sobre atlas Obriagado!Fagner escreveu:O problema do Sketchup são as UVs e os materiais, Blender você tem um maior controle de tudo envolvido no processo de produção de um modelo 3D.
Como o Artplayer disse, em mobile, a quantidade de materiais pode ser a diferença entre os 60 e os 5 fps, fazer atlas de texturas ajuda bastante também.
Duarte- Programador
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Re: Modelar Cidade!
eu faço a minha cidade pelo sketchup ! segue as imagens !
https://imgur.com/a/6Wb1F
https://imgur.com/a/HcUcz
https://imgur.com/a/08qDw
https://imgur.com/a/wOYxw
https://imgur.com/a/FHOkO
https://imgur.com/a/dNQth
https://imgur.com/a/6Wb1F
https://imgur.com/a/HcUcz
https://imgur.com/a/08qDw
https://imgur.com/a/wOYxw
https://imgur.com/a/FHOkO
https://imgur.com/a/dNQth
nicolasfive- Avançado
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Re: Modelar Cidade!
Manoww, foda estou tentando fazer isso, como voce lida com o tamanho? para quando for exportar para o Unity?nicolasfive escreveu:eu faço a minha cidade pelo sketchup ! segue as imagens !
https://imgur.com/a/6Wb1F
https://imgur.com/a/HcUcz
https://imgur.com/a/08qDw
https://imgur.com/a/wOYxw
https://imgur.com/a/FHOkO
https://imgur.com/a/dNQth
Duarte- Programador
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Re: Modelar Cidade!
Bom com o Tamanho eu Uso a Mulherzinha que Vem & pego um Carro como referencia ! quando exporto pra unity eu Primeiro exporto pra DAE , depois mando pro blender ! seleciono todas as fazer e dou um Join Pro objeto ficar como um Só ! sem Aqueles Inumeros "ID32012" !
nicolasfive- Avançado
- PONTOS : 3187
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Re: Modelar Cidade!
O problema de juntar tudo em um único objeto é que o occlusion Culling não funciona(tu acaba perdendo desempenho pois mesmo se o objeto não estiver na cena, ele será carregado na memória), faça um meio termo, use quantidades que permitam manusear sem dar trabalho, mas não deixe tão poucas a ponto do OC não funcionarnicolasfive escreveu:Bom com o Tamanho eu Uso a Mulherzinha que Vem & pego um Carro como referencia ! quando exporto pra unity eu Primeiro exporto pra DAE , depois mando pro blender ! seleciono todas as fazer e dou um Join Pro objeto ficar como um Só ! sem Aqueles Inumeros "ID32012" !
Fagner- Moderador
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Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
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Re: Modelar Cidade!
Se eu exportar do SketChup em .dae, e depois importar para o blender e exportar em .fbx?Fagner escreveu:O problema de juntar tudo em um único objeto é que o occlusion Culling não funciona(tu acaba perdendo desempenho pois mesmo se o objeto não estiver na cena, ele será carregado na memória), faça um meio termo, use quantidades que permitam manusear sem dar trabalho, mas não deixe tão poucas a ponto do OC não funcionarnicolasfive escreveu:Bom com o Tamanho eu Uso a Mulherzinha que Vem & pego um Carro como referencia ! quando exporto pra unity eu Primeiro exporto pra DAE , depois mando pro blender ! seleciono todas as fazer e dou um Join Pro objeto ficar como um Só ! sem Aqueles Inumeros "ID32012" !
ou baixar um programa para converter para fbx? é melhor? ou o problema e o SketChup?
Duarte- Programador
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Desenvolvedor Android
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Re: Modelar Cidade!
Outra dica seria implementar o que fiz aqui nessa cena(mobile), usei duas UVs, na UV1 deixei a textura sendo repetida, porem pra quebrar o efeito da repetição, usei vertex color para mesclar entre as texturas, dando uma impressão que não existe repetição.
Na UV2 deixei um atlas geral contendo sombras e Ambient occlusion, feitos no blender cycles.
Meu único material combinava as texturas da UV1 conforme as cores da vertex color, e multiplicava as sombras da UV2 do Objeto.
Resultado, a cena completa rodava em praticamente todos os celulares que testei a 60 fps cravados pois quase não há o que se calcular.
usei uma única malha, um único material e duas texturas(Atlas) pra tudo.(vai contra o que eu disse na mensagem anterior, mas cada caso é um caso, ela é bem pequena.)
Última edição por Fagner em Sex Set 08, 2017 10:47 pm, editado 5 vez(es)
Fagner- Moderador
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Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
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Re: Modelar Cidade!
Se eu exportar do SketChup em .dae, e depois importar para o blender e exportar em .fbx?Duarte escreveu:Se eu exportar do SketChup em .dae, e depois importar para o blender e exportar em .fbx?Fagner escreveu:O problema de juntar tudo em um único objeto é que o occlusion Culling não funciona(tu acaba perdendo desempenho pois mesmo se o objeto não estiver na cena, ele será carregado na memória), faça um meio termo, use quantidades que permitam manusear sem dar trabalho, mas não deixe tão poucas a ponto do OC não funcionarnicolasfive escreveu:Bom com o Tamanho eu Uso a Mulherzinha que Vem & pego um Carro como referencia ! quando exporto pra unity eu Primeiro exporto pra DAE , depois mando pro blender ! seleciono todas as fazer e dou um Join Pro objeto ficar como um Só ! sem Aqueles Inumeros "ID32012" !
ou baixar um programa para converter para fbx? é melhor? ou o problema e o SketChup?
faça isso.
porém, se não tratar as UVs no blender, dificilmente tu conseguirá usar lighmap na unity. pois as UVs do sketchup são sobrepostas
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4442
REPUTAÇÃO : 667
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Re: Modelar Cidade!
Vou tentar decifrar oque disse amigo kk, modelaçao é tudo muito novo para mim rs!Fagner escreveu:
Outra dica seria implementar o que fiz aqui nessa cena(mobile), usei duas UVs, na UV1 deixei a textura sendo repetida, porem pra quebrar o efeito da repetição, usei vertex color para mesclar entre as texturas, dando uma impressão que não existe repetição.
Na UV2 deixei um atlas geral contendo sombras e Ambient occlusion, feitos no blender cycles.
Meu único material combinava as texturas da UV1 conforme as cores da vertex color, e multiplicava as sombras da UV2 do Objeto.
Resultado, a cena completa rodava em praticamente todos os celulares que testei a 60 fps cravados pois quase não há o que se calcular.
usei uma única malha, um único material e duas texturas(Atlas) pra tudo.(vai contra o que eu disse na mensagem anterior, mas cada caso é um caso, ela é bem pequena.)
Comecei hoje, desenvovler jogo sozinho é foda kk, e nao tenho dinheiro para investir é mais foda ainda, entao tem que ser o faz tudo kkk.
Duarte- Programador
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Re: Modelar Cidade!
vou tentar fazer um tutorial e posto aqui. talvez seja em PDF, pois não consigo gravar vídeos :/ vergonhaDuarte escreveu:Vou tentar decifrar oque disse amigo kk, modelaçao é tudo muito novo para mim rs!Fagner escreveu:
Outra dica seria implementar o que fiz aqui nessa cena(mobile), usei duas UVs, na UV1 deixei a textura sendo repetida, porem pra quebrar o efeito da repetição, usei vertex color para mesclar entre as texturas, dando uma impressão que não existe repetição.
Na UV2 deixei um atlas geral contendo sombras e Ambient occlusion, feitos no blender cycles.
Meu único material combinava as texturas da UV1 conforme as cores da vertex color, e multiplicava as sombras da UV2 do Objeto.
Resultado, a cena completa rodava em praticamente todos os celulares que testei a 60 fps cravados pois quase não há o que se calcular.
usei uma única malha, um único material e duas texturas(Atlas) pra tudo.(vai contra o que eu disse na mensagem anterior, mas cada caso é um caso, ela é bem pequena.)
Comecei hoje, desenvovler jogo sozinho é foda kk, e nao tenho dinheiro para investir é mais foda ainda, entao tem que ser o faz tudo kkk.
Fagner- Moderador
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Re: Modelar Cidade!
kk, Blz manow Obrigadoooo!Fagner escreveu:vou tentar fazer um tutorial e posto aqui. talvez seja em PDF, pois não consigo gravar vídeos :/ vergonhaDuarte escreveu:Vou tentar decifrar oque disse amigo kk, modelaçao é tudo muito novo para mim rs!Fagner escreveu:
Outra dica seria implementar o que fiz aqui nessa cena(mobile), usei duas UVs, na UV1 deixei a textura sendo repetida, porem pra quebrar o efeito da repetição, usei vertex color para mesclar entre as texturas, dando uma impressão que não existe repetição.
Na UV2 deixei um atlas geral contendo sombras e Ambient occlusion, feitos no blender cycles.
Meu único material combinava as texturas da UV1 conforme as cores da vertex color, e multiplicava as sombras da UV2 do Objeto.
Resultado, a cena completa rodava em praticamente todos os celulares que testei a 60 fps cravados pois quase não há o que se calcular.
usei uma única malha, um único material e duas texturas(Atlas) pra tudo.(vai contra o que eu disse na mensagem anterior, mas cada caso é um caso, ela é bem pequena.)
Comecei hoje, desenvovler jogo sozinho é foda kk, e nao tenho dinheiro para investir é mais foda ainda, entao tem que ser o faz tudo kkk.
Duarte- Programador
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