Resolução De Tela x 2D Mobile Game
3 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
Resolução De Tela x 2D Mobile Game
Ola galera,
Estou desenvolvendo um jogo para android em 2D, e estou com algumas duvidas referente a resolução de tela.
Atualmente o projeto esta setado como resolução fixa de 720 X 1280 (portrait), é uma resolução que eu considero satisfatória para o meu jogo, mas eu tenho algumas duvidas, as quais eu nao consigo encontrar respostas, gostaria de uma orientação referente a isso, dividi as minhas duvidas em partes, são elas:
1) Se alguem joga o meu jogo em um dispositivo que tem a resolução de 2048 x 1536, qual sera o comportamento visual do jogo? ele permanecera em fullscreen, distorcendo assim as texturas para que o jogo possa se enquadrar na tela, ou ficara com as famosas bordas? e em dispositivos que possuem resoluções menores do que a que foi setada no desenvolvimento, o que acontecera?
2) Essa segunda duvida é referente ao posicionamento de objetos na cena. EU tenho um enemy spawner, posicionado na posição 6Y (imagem abaixo), em um dispositivo com uma resolução maior, esse objeto ficara na mesma posição, ou assumira uma nova posição relativa a resolução da tela? caso ele assuma uma nova posição, como eu posso estar instanciando esse objeto para corrigir esse problema?
Então pessoal, neste meu contexto, o que voces me orientam a fazer? eu tenho apenas um dispositivo 1280 X 720 para testes, então realmente não sei sobre isso.
Observações
A camera esta sem nenhum script, logo que a mesma não é movimentada durante o gameplay, a mesma esta configurada como ortografica.
Quanto a UI, eu sei como consertar esse problema de funcionar em diversos dispositivos, os problemas são apenas os citados acima.
Agradeço a atenção de todos, tenham uma boa noite.
Imagem Mencionada Na Pergunta:
Estou desenvolvendo um jogo para android em 2D, e estou com algumas duvidas referente a resolução de tela.
Atualmente o projeto esta setado como resolução fixa de 720 X 1280 (portrait), é uma resolução que eu considero satisfatória para o meu jogo, mas eu tenho algumas duvidas, as quais eu nao consigo encontrar respostas, gostaria de uma orientação referente a isso, dividi as minhas duvidas em partes, são elas:
1) Se alguem joga o meu jogo em um dispositivo que tem a resolução de 2048 x 1536, qual sera o comportamento visual do jogo? ele permanecera em fullscreen, distorcendo assim as texturas para que o jogo possa se enquadrar na tela, ou ficara com as famosas bordas? e em dispositivos que possuem resoluções menores do que a que foi setada no desenvolvimento, o que acontecera?
2) Essa segunda duvida é referente ao posicionamento de objetos na cena. EU tenho um enemy spawner, posicionado na posição 6Y (imagem abaixo), em um dispositivo com uma resolução maior, esse objeto ficara na mesma posição, ou assumira uma nova posição relativa a resolução da tela? caso ele assuma uma nova posição, como eu posso estar instanciando esse objeto para corrigir esse problema?
Então pessoal, neste meu contexto, o que voces me orientam a fazer? eu tenho apenas um dispositivo 1280 X 720 para testes, então realmente não sei sobre isso.
Observações
A camera esta sem nenhum script, logo que a mesma não é movimentada durante o gameplay, a mesma esta configurada como ortografica.
Quanto a UI, eu sei como consertar esse problema de funcionar em diversos dispositivos, os problemas são apenas os citados acima.
Agradeço a atenção de todos, tenham uma boa noite.
Imagem Mencionada Na Pergunta:
mathalx- Iniciante
- PONTOS : 2697
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: Resolução De Tela x 2D Mobile Game
Oi, vou tentar responder suas duvidas.
1 - A renderização 3D é auto escalavel de acordo com a resolução do dispositivo, isto é, o jogo não vai ter texturas espichadas ou algo similar. Por exemplo, o seu jogo rodando em um celular WVGA(860x480) vai ter um campo de visão menor, enquanto que se rodar num dispositivo 4K, o campo de visão vai ser maior. Mais o canvas(Interface de usuario UI), deve ser configurado para escalar de acordo com a resolução do dispositivo.
2 - Todos os objetos ficam na mesma posição, em qualquer dispositivo, qualquer resolução, qualquer processador e tal. A posição no mundo é sempre a mesma pra qualquer hardware/software.
Então é isso cara, a diferença mesmo, é que dispositivos de resolução maior, tendem a renderizar um pouco mais de coisas, nada muito alarmante! Pode fazer seu joguinho tranquilo aí!
Espero ter ajudado.
1 - A renderização 3D é auto escalavel de acordo com a resolução do dispositivo, isto é, o jogo não vai ter texturas espichadas ou algo similar. Por exemplo, o seu jogo rodando em um celular WVGA(860x480) vai ter um campo de visão menor, enquanto que se rodar num dispositivo 4K, o campo de visão vai ser maior. Mais o canvas(Interface de usuario UI), deve ser configurado para escalar de acordo com a resolução do dispositivo.
2 - Todos os objetos ficam na mesma posição, em qualquer dispositivo, qualquer resolução, qualquer processador e tal. A posição no mundo é sempre a mesma pra qualquer hardware/software.
Então é isso cara, a diferença mesmo, é que dispositivos de resolução maior, tendem a renderizar um pouco mais de coisas, nada muito alarmante! Pode fazer seu joguinho tranquilo aí!
Espero ter ajudado.
Oi Marcos, obrigado pela resposta,marcos4503 escreveu:Oi, vou tentar responder suas duvidas.
Espero ter ajudado.
Então, eu instancio sempre 4 colliders na cena, eles devem sempre ficar nos extremos do lado direito e esquerdo, cima e baixo, criando assim uma "caixa" na tela, para que eu possa fazer verificações (se o player bater nos lados, superior, ou inferior da tela, se o inimigo esta abaixo do colisor de baixo, para que eu possa desativa-lo, caso o inimigo encoste no colisor lateral, para que eu possa mudar a sua movimentação, entre outros...), a minha duvida é: como eu posso fazer, para que esses colliders sejam instanciados de acordo com a resolução da tela? pois como você explicou, caso alguem jogue o jogo em um dispositivo com resolução maior, esses colliders não vão continuar nos extremos da tela, da maneira que eu desejo.
Vi algo sobre usar o Screen.width e height, porém não consigo pensar em um calculo para deixar estes colliders na posição que eu quero.
Acredito que tudo ficara mais claro com a imagem que eu deixarei abaixo, eu pintei onde são os colliders de vermelho, espero que voce entenda.
Agradeço desde ja.
mathalx- Iniciante
Respeito as regras :
Eita, vou dar um Up nessa dúvida por que eu já vi aqui no tópico algo parecido... Da pra fazer com comandos, ou raycast com Camera.main.screenpointtoworld, algo assim, mas não lembro
MarcosSchultz escreveu:Eita, vou dar um Up nessa dúvida por que eu já vi aqui no tópico algo parecido... Da pra fazer com comandos, ou raycast com Camera.main.screenpointtoworld, algo assim, mas não lembro
Era exatamente isso Marcos,
Utilizei o Camera.main.ScreenToWorldPoint => https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Camera.ScreenToWorldPoint.html
Então como posições eu passei a resolução da tela e fiz calculos simples, logo que o ScreenToWorldPoint é bem facil de usar, o canto inferior do dispositivo tem posição 0,0 e o canto superior direito da tela tem a resolução total.
Agora está tudo ok, muito obrigado !
mathalx- Iniciante
Respeito as regras :